:: ‘Notícias’
Prefeitura Municipal de Ilhéus
Novo movimento em defesa do Porto Sul será realizado no dia 20 de abril
Novo sistema estabelece horários para coleta de lixo
TAM Viagens venderá pacotes promocionais para o período do centenário de Jorge Amado
Saúde divulga novos índices de infestação da dengue em Ilhéus
Ilhéus implanta em maio aulas do ProJovem Urbano
Teatro Municipal apresenta infantil “A Bela e a Fera” neste fim de semana
Posse e instalação da Academia Grapiúna de Letras
Será instalada oficialmente na próxima terça-feira, 27, a Academia Grapiúna de Letras, a primeira do gênero a ser criada em Itabuna, e que tem na presidência o acadêmico Ivann Krebs Montenegro (foto). A solenidade de posse vai acontecer às 19 horas no salão de festas da Loja Maçônica 28 de Julho.
A AGRAL reúne um grupo de personalidades não somente da literatura, mas também das letras em geral, artes e ciências e objetiva o cultivo da língua e da literatura brasileira, a preservação da memória cultural nacional, especialmente de Itabuna e da região, além de amparar e estimular todas as manifestações afins.
Tendo como patrono o escritor itabunense Jorge Amado a Academia Grapiúna de Letras, além do presidente Ivann Montenegro, conta em sua diretoria com os acadêmicos fundadores Vercil Rodrigues (Vice-presidente), Washington Cerqueira e José Carlos Oliveira (Secretários), Antonio Costa e Jorge Carrilho (Tesoureiros) e Ramiro Aquino (Diretor de Eventos). Por ocasião da posse serão ocupadas ainda as diretorias de relações públicas, arquivo, biblioteca e revista.
Eventos – Segundo informa o presidente Ivann Montenegro a AGRAL pretende participar dos grandes eventos culturais do município, sendo o principal deles este ano o do centenário de Jorge Amado, em agosto, juntando-se às manifestações que estão sendo preparadas pela Prefeitura e por entidades culturais.
Na cerimônia de instalação e posse o acadêmico Vercil Rodrigues, cujo patrono é o mesmo da Academia, Jorge Amado, ficará responsável pela palestra em torno de vida e obra do escritor baiano, cabendo ao jornalista Ramiro Aquino saudar os acadêmicos. Haverá ainda manifestações culturais.
Ministro diz que projeto da Bahia Pesca é exemplo para o Brasil
O ministro da pesca e aquicultura Marcelo Crivella esteve hoje (22) em Salvador e em Santo Amaro da Purificação onde visitou as obras do Terminal Pesqueiro Público e o Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Produção da Bahia Pesca na Fazenda Oruabo.
“Com muito esforço a Bahia Pesca está fazendo um esforço extraordinário. Vamos inverter a situação da pesca no Brasil com ciência e tecnologia a exemplo do que vi aqui”, disse o Ministro se referindo a Fazenda Oruabo. Ele disse também que “a meta é aumentar a produção de tilápia para que o preço se torne cada vez mais acessível à população.”
O presidente da Bahia Pesca, empresa vinculada à Seagri, Isaac Albagli, que fez o convite ao ministro em nome do governador Jaques Wagner, entregou o projeto de criação do Centro de Maricultura e Pesca a ser construído na fazenda Oruabo. Ele também entregou uma relação com projetos da empresa que estão em andamento no Ministério da Pesca e Aquicultura.
Já o prefeito de Santo Amaro, Ricardo Machado, reivindicou dentre outras obras a construção de um píer. Também participaram das visitas os deputados federais João Leão, Mário Negromonte, Márcio Marinho e o deputado estadual Mario Negromonte Júnior.
Representantes de entidades ligadas à pesca reivindicaram maior fiscalização contra os “bombistas”, pessoas que utilizam bombas para matar e capturar os peixes em águas doces e salgadas.
O ministro Marcelo Crivella se comprometeu a, juntamente com os órgãos de defesa ambiental, intensificar a fiscalização contra este ato que muito prejudica os pescadores e o meio ambiente de modo geral.Após a visita à fazenda,o ministro Crivella,o presidente da Bahia Pesca Isaac Albagli e outras autoridades tiveram audiência com o governador Jaques Wagner.
Terminais Pesqueiros
CDL DE ILHÉUS PREPARA O PROJETO BYE BYE VERÃO

Representantes da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Ilhéus estão visitando todas as lojas da cidade a partir desta quinta-feira (22/03) para apresentar o projeto Bye Bye Verão que será realizado do dia 27 a 31 de março, nos bairros Nelson Costa, Teotônio Vilela e no Centro da cidade.
De acordo com a presidente da Cdl, Nadja Argollo, a ideia é levar música e entretenimento para pontos estratégicos do comércio da cidade, fomentando as vendas e estimulando os lojistas a baixarem ainda mais os preços neste período promocional, pra atrair cada vez mais consumidores. Os consumidores que comprarem no comércio de Ilhéus neste período, vão ganhar cupons para concorrerem a vários prêmios. Cada local terá sua urna, onde o consumidor deverá depositar os cupons.
“Queremos atingir muito além do centro da cidade, por isso fizemos uma parceria com comerciantes da zona sul, mais especificamente do Nelson Costa, e também do bairro Teotônio Vilela, que são bairros com grande número de comerciantes e que merecem uma atenção especial”, explicou Nadja complementando que outros comércios de bairros periféricos também serão contemplados em outros projetos a serem desenvolvidos pela entidade ao longo do ano.
POLICIAIS DA 68ª CIPM APREENDEM MAQUINAS DE CAÇA NIQUEL
POLICIA MILITAR DA BAHIA
COMANDO DE POLICIAMENTO REGIONAL SUL
68ª COMPANHIA INDEPENDENTE DE POLICIA MILITAR
POLICIAIS DA 68ª CIPM APREENDEM MAQUINAS DE CAÇA NIQUEL
Nesta data, por volta das 08h00min, Policiais Militares desta CIPM, realizaram uma ação policial na central de abastecimento do Malhado, na localidade conhecida como “Malvinas”, onde apreenderam 08(oito) máquinas caça-níqueis, bem como conduziram para a DP: ADEILTON COSTA DE SOUZA, 49 anos, e EDVALDO PINTO DA SILVA, 39 anos, ambos suspeitos da prática da contravenção penal, através da exploração de jogos de azar.
Na DP foi registrada a ocorrência n° 12-01744, pela Autoridade Policial.
Prefeitura Municipal de Ilhéus
IPTU com 10% de desconto poderá ser pago até dia 30 de março em Ilhéus.
Curso sobre Jorge Amado também será voltado para educadores da rede particular
Atletas ilheenses participam da II Etapa da Copa Brasil de Triathlon Sprint
Serviços gratuitos à população serão oferecido no Dia do Bem
Secretária da Saúde em Ilhéus oferece vagas para médicos
Rosana Braga em: Seu amor é do tipo impossível?
Algumas pessoas, e em especial alguns poetas, costumam enxergar algo de muito belo, sublime e até nobre em cultivar um amor do tipo platônico, daquele que precisa ser vivido à distância, somente na fantasia, nos mais profundos recônditos da mente e do coração do tal amante.
Em geral, esse tipo de amor é direcionado a pessoas que, até segunda ordem, são “impossíveis”. Sim, aquelas de quem, por quaisquer razões, não se pode aproximar; seja por estar fisicamente muito distante, seja por representar um alto risco, um perigo iminente. Pode ser o chefe, o namorado da melhor amiga, a mulher do tio e até as ditas celebridades, aquelas que vivem numa realidade muito, muito diferente de quem as ama. Enfim, pessoas comprometidas ou indisponíveis.
Como tema de poesia, convenhamos, dá mesmo “pano pra manga”. Rende. Porém, no dia a dia, se você anda mirando por tempo demais ou, pior, por vezes demais em corações proibidos, é hora de rever suas crenças sobre poder realmente ser feliz no amor.
O fato é que todos nós temos crenças que, em última instância, exercem influência significativa sobre nossas escolhas mais íntimas. Ainda mais quando estão inconscientes, ou seja, quando nem imaginamos que estamos sendo guiados por elas. E quanto menos nos conhecemos, quanto menos observamos nossas ações e a dinâmica que estabelecemos nas relações que vivemos, menos teremos noção de quais crenças estão determinando quem atraímos e quem repelimos!
Maria Regina Canhos Vicentin em: Escrevendo sobre o óbvio

Esta semana, reconheço, escrevo sobre o óbvio. Estranhamente, no entanto,
nem sempre conseguimos constatá-lo. Algumas coisas são certas na vida já
desde o momento em que nascemos. Talvez a maior dessas constatações seja
que, um dia, vamos morrer. Sabemos disso, mas não pensamos sobre isso da
forma como deveríamos. Olhamos para a morte sempre com medo, como se ela
fosse uma intrusa em nossa vida. E, como ficamos com medo, procuramos nem
pensar sobre o que ela tem para nos ensinar. Vou dividir com vocês algumas
reflexões que andei fazendo sobre o tema.
Admito que aguardo com ansiedade a minha aposentadoria. Ainda demora, mas
é vista por mim como a possibilidade de ter uma vida um pouco mais
tranquila e diferente daquela que estou tendo, por trabalhar
excessivamente e me sentir cansada de tantos afazeres. Nesses meus
devaneios, fiz as contas, e cheguei à conclusão que poderia me aposentar
em torno dos cinquenta e cinco anos. Num primeiro momento, tive vontade de
chorar. Faltavam ainda vários anos e eu gostaria que acontecesse logo.
Compreendam como realmente estava me sentindo cansada. Depois, recobrei a
calma e me resignei com a situação, imaginando que o tempo passaria
rápido, como acontece logo que completamos dezoito anos de idade.
ILHÉUS SERÁ PONTO DE CHEGADA DE CAVALEIROS DE MINAS GERAIS
Uma comitiva de aproximadamente 60 cavalheiros das cidades de Almenara e Jordânia Minhas Gerais, que fazem parte do Grupo Vale do Jequitinhonha Minas Gerais, que fazem parte do (grupo vale do Jequitinhonha), formado por pessoas de várias profissões, como: empresários, comerciantes, advogados estão em viagem montados a cavalos, burros e mulas, passando em várias cidades que dão acesso a região do cacau, com chegada até o litoral na cidade de Ilhéus.
Cdl de Ilhéus participa de café da manhã do Programa Agricultura Familiar
A presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Ilhéus, Nadja Argollo, participou na manhã desta terça-feira (20/03) de um café da manhã com representantes da Agricultura Familiar, que teve como tema “Promovendo produtos para Alimentação Escolar”. O evento, que é uma parceria da Unicafes – União de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bahia – com EBDA, SEC, SEAGRI/SUAF, AGENDHA e Ministério do Desenvolvimento Agrário, foi realizado no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Ilhéus.
De acordo com Nadja, o objetivo das instituições envolvidas era contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar, inserindo a produção no PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar – nos municípios de atuação das Direc’s – Diretorias Regionais de Educação.
“Foi um encontro muito proveitoso. Com essas parcerias ganham todos: agricultores que têm onde entregar seus produtos; alunos que têm suas necessidades nutricionais atendidas durante sua permanência em sala de aula, o que contribui para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar dos estudantes, bem como promove a formação de hábitos alimentares saudáveis”, concluiu Nadja complementando que todo projeto que contribui para melhoria do social, terá o apoio da CDL.




























































