:: ‘Notícias’
Prefeitura Municipal de Ilhéus
Prefeito de Ilhéus busca investimentos federais na ordem de R$ 36 milhões
Governo do Estado atualiza andamento de projetos importantes para Ilhéus e região
Licitação da merenda escolar é homologada
Sábado de aleluia tem PanAmerica Cup de Triathlonem Ilhéus
Crie de Ilhéus realiza atendimento para os portadores de deficiências
PONTALENSE PARTICIPA DA ETAPA DO TRIATHLON
O triatleta ELTON DOS SANTOS PAIXÃO,acadêmico de Direito na UESC, será um dos participantes no certame promovido pela Associação Pan-americana, neste sábado na nossa cidade.
Um dos nossos representantes neste certame, ele destaca que tal atividade física faz bem ao corpo porque prioriza a saúde e faz bem à alma porque massageia o ego.
Idealizou uma prova simulada com dois parceiros de treino no domingo passado e devido à sua liderança, apareceram quase todos os ilheenses que vão participar da competição no próximo sábado de aleluia.
Com físico e silhueta de competidor grego, faz seis refeições diárias apropriadas, treina quase todos os dias, conciliando preparo físico com intelectual, já que está perto de ser bacharel em direito, hábito saudável de dormir cedo e gosta de tocar sax tenor nas horas vagas, que aprendeu com seu pai que é maestro.
Elton tem o sonho de pendurar uma medalha dourada neste final de semana. Já participou de diversas competições pelo Brasil afora, motivo pelo qual apela para que alguma empresa o adote como patrocinado, já que os recursos próprios para sua manutenção são limitados.
Tendo em vista seu desempenho vai largar na primeira bateria neste final de semana.
Os ilheenses com certeza deverão prestigiar a turma nativa encabeçada pelo atleta PAIXÃO do Pontal.
O nosso atleta ELTON é filho do maestro CLÉLIO FIDELIS PAIXÃO.
ZÉCARLOS JUNIOR
Prefeitura Municipal de Ilhéus
Prefeito entregou 80 casas para moradores carentes do Teotônio Vilela
Palestra em Ilhéus sobre a culinária de Jorge Amado
Infraestrutura para eventos de triathlon já começa a ser montada em Ilhéus
Em Ilhéus, II Festival de Cinema Baiano abre a programação mensal do Teatro
Conta de água fica 12,89% mais cara a partir de maio
A conta de água fica mais cara a partir de 1º de maio. De acordo com publicação no Diário Oficial de 31 de março e 1º de abril, a Embasa está autorizada a reajustar a tarifa em 12,89%, sendo 7,58% por conta do aumento das despesas da estatal e 5,3% referente à segunda parcela de revisão tarifária de 2011.
Com esse reajuste, a tarifa residencial social vai passar de R$ 7,00 para R$ 7,90 ao mês para 10 mil litros de água consumidos; a tarifa residencial intermediária vai aumentar de R$ 13,80 para R$ 15,60 e a residencial normal ou veraneio será R$ 17,65 ao invés dos R$ 15,65 cobrados atualmente.
Em 2011, o aumento na conta foi de 13,64%.
—
No A TARDE ON LINE
Prefeitura Municipal de Ilhéus
Ilhéus quer desenvolvimento focado na conservação produtiva
Ilhéus sedia neste sábado três grandes eventos de triathlon
Servidores da Seast participam de curso de capacitação
Odontomóvel realiza programa de atendimentos para abril
Como Estou
Cyro de Mattos
Solto e leve
Feito pássaro.
Os que preso
Desejam-me
Desconhecem
Que ser poeta
É meu modo
De andar sozinho
Pelo mundo
Sem ambicionar
Nada da vida.
Só voa no chão
Quem de sonho
Está vestido.
Hans Schaeppi em: TURISMO
ACADEMIA DE LETRAS
A Academia de Letras de Ilhéus teve um mês de março agitado, após a reabertura de seus trabalhos literários no Dia da Poesia e aniversário de Castro Alves, 14 de março. Nesse dia, houve uma palestra sobre o aniversariante e patrono da ALI, proferida pelo acadêmico Pawlo Cidade, seguida da entrega do Título Benfeitor, do Prêmio Castro Alves e lançamento do livro “O Velho Adolpho – A história de uma tocaia”, do acadêmico Hans Schaeppi. No dia 20/03 teve “Contação na Academia”, com o Grupo Xale de Chita e o Contador de Histórias Grapiúnas, com José Delmo. No dia 27, foi a vez da Leitura dramática da peça “A Casa de Santinha” do escritor Pawlo Cidade, comemorando o Dia Mundial do Teatro. E encerrando o mês, teve no dia 30, o lançamento do livro “Infecção Focal:: Origem da Alergia”, do médico e escritor José Léu Lavigne; É a ALI cumprindo sua finalidade principal, de promover a Cultura na cidade de Ilhéus.
JORGE AMADO
Curso de Fotografia 2 – Desenvolvendo o Olhar
A proposta deste curso é que o participante pense fotografia de forma mais consciente e seja capaz de observar e utilizar com criatividade seus elementos essenciais. Cada aluno irá realizar um projeto fotográfico individual, como parte da metodologia de descondicionamento do olhar .
Fotografia 2 – Desenvolvendo o Olhar é direcionado para quem já fez o curso de fotografia básica ou quem já tem uma iniciação comprovada em fotografia. Será abordado:
- Revisão de tópicos de fotografia básica;
- Composição (linhas, curvas, formas implícitas, complementação de formas sugeridas, etc.);
- Tipos de luz;
- Comunicando com cores;
- Breve trajeto de como a fotografia foi considerada em momentos pontuais da história da Arte;
- Desenvolvendo/aprimorando o olhar fotográfico;
- Observação/análise de projetos de grandes fotógrafos;
- Ensaio fotográfico: importância de um conceito na construção de sue projeto fotográfico;
- Elaboração de projetos fotográficos individuais;
Local: Fundação Cultural de Ilhéus
Data: 26 e 27 (19h às 21:30h) e 28 (manhã) de abril
Investimento: R$ 80,00
> Necessário levar câmera e cabo de transmissão de dados.
> Participantes receberão certificado, apostila em CD e seu projeto fotográfico impresso.
Vagas limitadas!
Acesse mais informações: http://maonamaquina.com/curso-
Maria Regina Canhos Vicentin em: Avenida Brasil
A estreia da nova novela das 21 horas foi marcada por grande expectativa e já mostrou a que veio. Preparem-se os telespectadores para uma viagem por aquilo que o ser humano pode apresentar de pior. A maldade será a tônica da novela e, sinceramente, aconselho os pais a conservarem suas crianças longe do televisor. A atriz principal, Adriana Esteves, adiantou que seu filho caçula não poderá acompanhar a novela, pois não apresenta “discernimento” para tanto. Ciente de que interpretará a pior vilã de sua carreira, a mãe de Vicente (05), Felipe (12) e Agnes (14), ainda tem dúvidas quanto a permitir que os filhos mais velhos acompanhem o seu trabalho em “Avenida Brasil”. O ator José de Abreu, que interpreta “Nilo” também está impressionado com a vileza de seu personagem, que promete chocar o país com suas atrocidades.
Ora, se o próprio elenco da novela está estarrecido diante das barbaridades que terão de encenar, imaginem o que vem por aí. Poupem-se de contaminar a mente e o espírito com o produto de uma novela a serviço do mal. O ator Marcello Novaes, o “Max”, disse que as cenas em que contracena com a pequena Mel Maia (07), a “Rita”, estão sendo especialmente difíceis, pois ele se preocupa em não machucar a criança, enquanto que o diretor, Ricardo Waddington, manda “pegar mesmo”. Evidente que o ator tem procurado ignorar seus princípios morais e valores éticos, e se encontra em “dissonância cognitiva”, sentindo-se forçado a interpretar um personagem com falas e atitudes violentas em relação à criança, situação que desdenha e pessoalmente abomina.
Considero realmente lamentável o interesse do autor, João Emanuel Carneiro, em se promover à custa da barbárie, como fez em “A favorita”, sua novela anterior, sabendo que o nosso povo é tão sofrido, tão influenciável, carente de esperança e bons exemplos. Contaminar a mente e o espírito das pessoas com ideias abjetas e criminosas é promover o mal. Certamente, advirão consequências nefastas tanto para o elenco, que já está sofrendo ao interpretar esses vilões, quanto para o autor e os indivíduos que se deixarem envolver pelos apelos maldosos do folhetim. Sugiro que as pessoas de bem busquem outro entretenimento nesse horário, esclarecendo a seus filhos sobre os riscos e efeitos deletérios dessa programação.
Ao autor, diretor e elenco da novela “Avenida Brasil” gostaria apenas de recomendar a leitura da passagem bíblica que se encontra no capítulo 18, versículos 6 e 7 do Evangelho de São Mateus, e que diz assim: “Caso alguém escandalize um destes pequeninos que creem em mim, melhor será que lhe pendurem ao pescoço uma pesada mó e seja precipitado nas profundezes do mar. Ai do mundo por causa dos escândalos! Eles são inevitáveis; mas, ai do homem que os causa”. Pelo menos assim, terão consciência de que serão responsabilizados por cada pessoa que, influenciada por esse folhetim, vier a cometer o mal contra si mesmo e contra o seu próximo.
—
Maria Regina Canhos Vicentin (e.mail: contato@mariaregina.com.br) é escritora.



























































