WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

Newton destaca avanços administrativos na reabertura de trabalhos na Câmara

Abertura dos Trabalhos Legislativos (Foto: Mary Melgaço).

Ao participar na tarde desta quarta-feira (15) da sessão especial na Câmara Municipal de Ilhéus, relativa a abertura dos trabalhos legislativos, o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, acompanhado de secretários e assessores, fez um breve balanço dos resultados obtidos durante o transcorrer de 2011, considerando aquele ano como um divisor na atual administração, “e os dados comprovam estas mudanças acenam para um período de menos turbulência e de mais crescimento”. Disse ainda que, “como não poderia deixar de ser, teremos um candidato próprio nesta eleição, como a grande maioria dos que compõem esta egrégia Casa, também visam à reeleição. Por isso, considero fundamental o período que se aproxima para que, de forma democrática, ética, e acima de tudo com respeito mútuo, possamos, Poder Público e Legislativo, corresponder aos anseios da nossa comunidade”.
No que se refere ao balanço administrativo apresentado, Newton destacou que atualmente, através da Secretaria de Administração, está sendo realizada uma auditagem na folha de pagamento salarial da Prefeitura, com a finalidade de realizar um amplo diagnóstico da situação administrativa, financeira e de recursos humanos para adotar medidas para melhoria da gestão. “Por outro lado, foram adotadas medidas para recuperação de créditos oriundos de pagamentos indevidos de FGTS, bem como relacionados à venda de títulos para diminuição das retenções de FPM, pois estas retenções são as principais responsáveis pela dificuldade financeira por que passa o município.

:: LEIA MAIS »

13º Encontro Estadual de Capoeira – Ilhéus-Bahia

O GRUPO DE CAPOEIRA CAMARADA CAMARADINHA (Mestre Ramiro), realizará nos dias 02, 03 e 04 de março de 2012 em Ilhéus-Bahia, o 13º ENCONTRO ESTADUAL DE CAPOEIRA, o evento tem como objetivos, promover intercâmbio cultural entre capoeiristas de Ilhéus e outros municípios da Bahia e de outros estados do Brasil. Durante o encontro haverá, batizado de Capoeira com Troca de Cordões, formatura de Professores e Mestres de Capoeira, vinculados ao Grupo de Capoeira Camarada Camaradinha, além de várias atividades culturais.
CONFIRMADA PRESENÇAS DOS GRUPOS:
•    Liberdade – Mestre Gordo
•    Zambi Axé – Mestre Junior “de percussão”
•    Nação Iorubá – Mestre Oleoso – Profº. Fábio
•    Dança Africana – Profª. Clara

PROGRAMAÇÃO:
DIA 02 DE MARÇO DE 2012 (SEXTA FEIRA).
Às 19h00minh – Roda aberta para os grupos de capoeira de Ilhéus e região.
Local: Sede da Associação dos Funcionários da FUNASA “Associação da SUCAM”, bairro do Malhado (perto do tamarineiro).

DIA 03 DE MARÇO DE 2012 (SÁBADO).
Das 08:00h às 09:00h – Receptivo e café da manhã – Assoc. da SUCAM.
Das 10:00h – Roda de capoeira com os Mestres – Assoc. da SUCAM.
11;00h Palestra Tema escolhido pelo Mestre palestrante – Assoc. da SUCAM.
12;00h Almoço no local – Assoc. da SUCAM.
Tempo livre até às 16:00h
16:30h – Roda  em frente ao Teatro Municipal de Ilhéus, Centro.

DIA 04 DE MARÇO DE 2012 (DOMINGO) – Ginásio de Esportes Herval Soledade, Av.: Canavieiras, Centro.
Das 08h00h às 12:00h – Abertura, Roda de Capoeira, apresentação dos convidados, apresentação de samba de Roda com o grupo Liberdade (Mestre Gordo), apresentação afro com o grupo Zambi Axé (Mestre Junior “de percussão”); apresentação de Maculelê e dança do facão (grupo Camarada Camaradinha); Batizado, Formatura e encerramento.
CONTATO: Ramiro Oliveira “Mestre Ramiro” – (73) 3231-6239 / 8846-2496

Blocos tradicionais abrem nesta sexta-feira o carnaval de Ilhéus

O Carnaval de Ilhéus 2012, que estará homenageando o centenário de nascimento do escritor mais popular do Brasil com o tema “Carnaval na Terra de Jorge Amado por Nós”, será aberto oficialmente às 13 horas deste sábado (18), prosseguindo até a próxima terça-feira (21). Além de vários mini trios e de dois trios elétricos de grande porte, o evento contará com a participação dos cantores Tatau, ex-vocalista da Banda Araketu, e Tonho Matéria.
A festa de momo deste ano também será agitada por grandes bandas regionais, como Top Gun, S4 & Cia, Sambágua, Langerie de Patricinha, Um Love a Mais, Circuito Fechado, Viviane Trípodi, O Som do Povo, Picape de Luxo, Shock, Badaladas, Tribaleira e Companhia do Gueto. Outro destaque do evento, que é realizado pela Prefeitura Municipal e patrocinado pela Petrobras e Governo do Estado, ficará por conta do desfile da escola de samba Grêmio Recreativo Imperadores do Samba e de blocos afro, de sujo e de arrasto.
ANTIGOS CARNAVAIS
A magia dos antigos e inesquecíveis carnavais será um dos destaques da festa. O Carnaval de Ilhéus contará com um espaço voltado para a realização de bailes infantis e dos famosos bailes da saudade. Neste espaço, os foliões terão a oportunidade de cantar e dançar ao som das velhas marchinhas, como “Ta-Hi”, “Abre Alas”, “Bandeira Branca”, “Turma do Funil”, “Máscara Negra” e “Cabeleira do Zezé”.
De acordo com o secretário de Turismo, Paulo Moreira, a ideia é criar um espaço para as pessoas da melhor idade, bem como para todos os foliões apaixonados pelos carnavais do passado. “Será mais uma opção interessante oferecida pelo carnaval de Ilhéus deste ano, que também contemplará os que gostam de trios elétricos, blocos afro ou escola de samba”, comenta Moreira. Segundo ele, com tudo isso, a proposta é que a cidade tenha um carnaval de paz e de tranquilidade, com crianças, adultos e idosos brincando, sempre de forma harmoniosa, na avenida Soares Lopes.
BlOCOS/ABERTURA

:: LEIA MAIS »

Prefeitura de Ilhéus realiza novo psicoteste

A Secretaria Municipal da Administração informa que um novo psicoteste referente a uma das etapas do concurso público da Prefeitura de Ilhéus será realizado no próximo dia 24, no Instituto Municipal de Ensino (IME) Eusínio Lavigne, em dois horários: às 9 e às 11 horas. Vale ressaltar que o procedimento é voltado apenas para os 74 aprovados convocados que não puderam comparecer ao psicoteste realizado nos dias 6 e 7 últimos. De acordo com o secretário da Administração, Fernando Hughes, a maior parte das pessoas que não compareceu justificou ausência e a greve da Polícia Militar foi um dos principais motivos de falta.
A expectativa da comissão responsável pelo certame é que o resultado dos dois psicotestes seja homologado poucos dias ainda em fevereiro. Maiores informações a respeito do certame podem ser adquiridas no site da empresa responsável pelo certame, a SR Concursos e Pesquisas: www.srconcursosepesquisas.com.br

Não há fronteiras para a competência do Dr. Eusínio Lavigne

Eusinio Lavigne

A competência e credibilidade do renomado Cirurgião Ilheense Dr. Eusínio Lavigne parecem não encontrar limites, há muito tempo que já ultrapassaram as fronteiras do Brasil com seu consultório no Hospital de Olhos ELCLIN, frequentemente recebendo e operando pacientes de todos os cantos do Brasil e do mundo. No entanto a procura no exterior por seus cuidados médicos vem crescendo de forma tão vertiginosa que o Dr. Eusínio Lavigne (foto) estará abrindo mais escritórios na Europa.

Nesse mês de fevereiro os escritórios em Lisboa (Portugal) e na Cidade do Porto (Portugal) já estarão agendando cirurgias de Catarata e Refrativas a Laser.

O médico atualmente se encontra em Portugal organizando detalhes desses novos empreendimentos, que terão como sócios empresários da região.

Parabenizamos toda a equipe médica do Hospital de Olhos ELCLIN, profissionais que atuam em Ilhéus com muita competência e orgulham a nossa cidade com o profissionalismo reconhecido por todo o mundo.

Sessão solene abriu as atividades na Assembleia Legislativa da Bahia

         Na manhã desta quarta-feira (15), a deputada Ângela Sousa (PSD) participou da sessão solene para abertura dos trabalhos na Assembleia Legislativa da Bahia, com a presença do governador Jaques Wagner que apresentou relatório das atividades do ano passado.

A deputada Ângela Sousa cumprimentou o governador e parabenizou pelo esforço em mudar os destinos da Bahia, promovendo o desenvolvimento em todo Estado, além de ressaltar a importância das negociações para o fim da greve da Polícia Militar, a qual causou muita insegurança na população.

Em seu discurso, Wagner falou sobre a implantação da Ferrovia Oeste-Leste e Complexo Porto Sul; falou também sobre a greve da PM e entregou ao presidente da ALBA deputado Marcelo Nilo o projeto de lei que define as gratificações concedidas aos policiais baianos.

Ângela Sousa (PSD) também foi bastante prestigiada por seus colegas parlamentares e diversas autoridades pelos rumores de sua pré-candidatura a prefeitura de Ilhéus. A parlamentar agradeceu pelos apoios e disse que estará onde o povo desejar. “Este será um ano de muito trabalho na Assembleia Legislativa, nós continuaremos com a nossa responsabilidade de parlamentar” destacou a parlamentar.

Condema concede novas licenças e discute limites territoriais

O Conselho Municipal do Meio Ambiente realizou sua 93ª reunião no auditório da Fundação Cultural de Ilhéus. Na pauta, a análise do processo de licenciamento de um empreendimento empresarial da construtora Cicon, a ser construído no bairro Cidade Nova, cuja licença ambiental foi concedida durante plenária. Outro projeto discutido entre os conselheiros foi o referente à fábrica da Cargil, localizada no Polo Industrial, no bairro Iguape.
O secretário municipal de Meio Ambiente e vice-presidente do conselho, Harildon Machado, explicou que a Cargill possuía licenciamento ambiental expedido pelo Governo do Estadual. Porém, ficou a cargo do Conselho Municipal deliberar a cerca de novo licenciamento, já que o Estado concedeu a Ilhéus o nível máximo para deliberar o licenciamento ambiental de empreendimentos de grande porte e/ou de grande impacto, conhecido como nível 3. Após um dos integrantes do conselho pedir vistas ao processo, a decisão foi transferida para a próxima reunião, prevista para o dia 12 de março.
Ainda durante a reunião, o conselheiro José Nazal Soub apresentou os últimos avanços dos estudos realizados junto à Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais do Estado da Bahia (SEI) nos municípios de Ilhéus, Itabuna e Uruçuca, visando definir novos limites territoriais. Nazal acredita que haverá mudanças nos limites das cidades em questão. “Os representantes de cada município estão participando ativamente do processo de redefinição e todos estão empenhados a chegar num consenso justo”. Após a fase de campo, a análise segue para a etapa de compilação dos dados.

Carnaval de Ilhéus 2012 também contará com a participação de grandes atrações regionais

Top Gun, S4 & Cia, Sambágua, Langerie de Patricinha, Um Love a Mais, Circuito Fechado, Viviane Trípodi, O Som do Povo, Picape de Luxo, Shock, Badaladas, Tribaleira e Companhia do Gueto são algumas das atrações regionais que estarão participando do Carnaval de Ilhéus 2012. O evento, que também contará com a participação dos cantores Tatau, ex-vocalista da Banda Araketu, e Tonho Matéria, além de outras 20 bandas locais, será aberto oficialmente às 13 horas deste sábado (18), na avenida Soares Lopes, circuito da folia ilheense, prosseguindo até a próxima terça-feira (21).
A maior festa popular de Ilhéus também contará com dois trios elétricos de grande porte, vários mini trios, a escola de samba Grêmio Recreativo Imperadores do Samba, do bairro Teotônio Vilela, e cerca de 80 blocos independentes, distribuídos em blocos afro, de sujo e de arrasto. A infraestrutura terá praças de alimentação, espaços alternativos para blocos e bailes infantis e a praça das marchinhas, com o baile da melhor idade, onde serão relembradas as músicas que marcaram os grandes carnavais.
De acordo com informações do secretário de Turismo, Paulo Moreira, a segurança será outro destaque do Carnaval de Ilhéus. Na reunião preparatória do evento, realizada no início desta semana, no Salão Nobre do Palácio Paranaguá, ficou decidido que a festa contará com os efetivos das polícias Civil e Militar, Guarda Civil Municipal e Corpo de Bombeiros, que estarão atuando em todo o circuito da folia e adjacências. A Polícia Militar, por exemplo, já confirmou que esse ano o efetivo de policiais nas ruas de Ilhéus será maior que no ano passado. Também será montada uma central de monitoramento com câmaras de segurança espalhadas por todo o espaço da folia. As entradas do circuito do carnaval serão fechadas com monitoramente e a revista dos foliões.

:: LEIA MAIS »

Hernani Sá Folia

Extração de areia clandestina em Olivença – Ilhéus – Bahia

Clique para AMPLIAR.

Na tarde de ontem (13/02/2012), sob orientações de Dr. Humberto Mattos – Delegado Titular, uma equipe da Delegacia de Proteção Ambiental – DPA, deslocou até o Distrito de Olivença, Zona Sul de Ilhéus, para coibir a extração e transporte de areia clandestina naquela localidade. Por volta das 17:20 horas, foi encontrado um areal de nome “AREAL PARAÍSO”, de propriedade do Sr. Gilvan Bezerra Lima Júnior em plena atividade de extração e no momento da fiscalização não foi mostrado nenhuma Licença Ambiental, sendo apreendidos 08 (oito) caçambas e 02 (duas) máquinas para a extração da areia e abastecimento das caçambas. Sendo todo o material apreendido e apresentado a autoridade competente.

No dia de hoje (14/02/2012), o proprietário do areal foi ouvido e apesar de mostrar a Licença Ambiental vencida e uma prorrogação que está sendo investigada a sua validade, o AREAL PARAÍSO foi embargado pelo Departamento Nacional de Pesquisa Mineral – DNPM no dia 15/12/2011, o que impede a extração de areia naquela localidade.

Um Inquérito Policial foi aberto para apurar a extração de areia sem autorização dos órgãos competentes e outro Inquérito Policial foi aberto para investigar toda a documentação apresentada pelo proprietário do areal, bem como, os trâmites da Licença Ambiental.

Qualquer denúncia de crime ambiental pode ser encaminhada pelo telefone (73) 3234-8147, email: dpailheus@hotmail.com ou na sede da Delegacia, na Rua Rotary, 261, Cidade Nova, Ilhéus/BA – na mesma rua do exército.


ASCOM – DPA de Ilhéus.

NO CARNAVAL, SECACOPO NO PONTAL


A comissão organizadora do BLOCO SECACOPO DO PONTAL  informa:
-Camisa para a temporada  $ 30,00 com 5 latinhas,na Pastelaria do Pontal,Stand da Praça  ou na Casa da Folia, `a Rua Cel.Pessoa 237 no Pontal-Ilhéus-Ba.
-Contatos Cel  (73)9923 2250 e 3634 1138
e-mail   cleliofidelis@hotmail.com
-Três dias de folia: 19,20 e 21/02 a partir das 20,hs.
-Concentração na Praça S.João-Pontal-Ilhéus-Ba
-Para a terça feira dia 21/02 ,substitua o abadá por qualquer fantasia ;seja ela de pierrot oupalhaço,arlequim,colombina,odalisca,mortalha,bailarina,marinheiro,nêga maluca,gueixa,quimono,rei momo ou algo de sua imaginação desde que não seja ofensiva ao pudor.
-O SECACOPO  está convocando    para a última noite de desfile quem tenha fantasia do Bloco Só Amor Constrói,  em forma de homenagem  ao grande Folião(falecido) BOGODÕ. Da Escola de Samba Vermelho e Branco  com o objetivo de lembrar MUNDINHO CAMPOS(também falecido) ;do famoso Tengão para enaltecer  ZÉ PRETINHO e o grupo da época;do  Caxambí  reverenciando  JOVELINO E CIA.;
Bloco dos 30 para destacar a turma de EDUARDO CHALHOUB ;enfim da Azul e Branco ;Abóbora Selvagem,Filhos de Netuno,a  Escola de Zequinha etc.etc.

PROF.CLÉLIO

-Também no dia   21/02 serão cantadas todas as músicas temáticas de cada um dos blocos e ou Escolas de Samba ,de cuja fantasia  alguém  esteja vestindo nessa terceira noite do SECACOPO,que se transformará  em uma autêntica escola de samba,porque a turma toda  também cantará os grandes e principais sambas enredo da época Joãozinho Trinta.A ZORRA será representada pelo repertório peculiar  do famoso carnavalesco RAIMUNDO  MUQUECA (“…eu soro carnaval em cada esquina…”)Música baiana.
-O apoio será feito com um PSICODÉLICO  CARRO ALEGÓRICO,lembrando Zé Pereira, entrudo,ranchos  e cordões.
-Não se esquecer de se maquear,pintar cabelo, ou usar peruca e portar uma sacolinha cheia de CONFETI E SERPENTINA.
-A diretoria está apelando para as empresas doarem fogos de artifício  para que daqui da terra se possa colorir o céu do Pontal.
Assim sendo  todos os foliões de qualquer bairro ou de outras cidades  vão ter a experiência de
resgatar  do passado O QUE RESTOU DOS CARNAVAIS .

-A animação da folia, ficará por conta da FANTÁSTICA CHARANGA DO PROF.CLÉLIO, que toca  e canta tudo: música de meio de ano, axé ,pagode, e arrocha  nas marchinhas dos  carnavais de outrora.

OPUS DEI

BOLETIM 14 de fevereiro de 2012
Artigos e depoimentos por ocasião dos aniversários da Sociedade Sacerdotal da Santa Cruz e da chamada de mulheres ao Opus Dei. Carta mensal do Prelado (fevereiro).

DO PRELADO

O fruto maduro da caridade é a unidade. Tão desejada na Igreja, o Prelado propõe diversas maneiras de vivê-la no dia a dia. [+]

NOTÍCIAS

Em um 14 de fevereiro, São Josemaria entendeu profundamente que Deus chamava as mulheres e os sacerdotes para serem e fazerem o Opus Dei. Oferecemos alguns textos e histórias sobre esta data. [+]





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia