:: ‘Notícias’
Governos municipal e estadual discutem PDDU e ações integradas para Porto Sul
Com o intuito de dar início à aplicação do projeto de atualização do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) de Ilhéus, representantes das secretarias estaduais de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Relações Institucionais e da Casa Civil estiveram reunidos na manhã da última segunda-feira (13) com o prefeito Newton Lima e secretários municipais no Palácio Paranaguá. As tratativas para a revisão do plano foram iniciadas no fim do ano passado e têm como foco as demandas que envolvem o Complexo Intermodal Porto Sul e a Ferrovia de Integração Oeste-Leste.
O diretor de Infraestrutura e Desenvolvimento Institucional da Gestão Urbana da Sedur, Edmundo Pereira Filho, explicou que o plano de trabalho definido para coordenar a construção das propostas para o PDDU servirá como um sistema de informações que norteará diversos setores da gestão pública municipal. Além de Ilhéus, essa base de dados será integrada às informações das cidades de Itabuna e Uruçuca, que na visão do representante do governo baiano, absorverão de maneira mais direta os impactos gerados pela implantação do intermodal.
Uma das ações do projeto de revisão do PDDU prevê a atualização dos limites municipais e já vem sendo realizada no território litoral sul. Iniciada há 15 dias, a fase de campo foi encerrada nesta terça-feira (14), e de acordo com o chefe de gabinete da Prefeitura de Ilhéus, José Nazal Soub, membro da comissão responsável pela revisão dos limites, os trabalhos seguem para a etapa de compilação dos dados, que deve durar cerca de 30 dias. Ainda de acordo com José Nazal, o município terá uma pequena diminuição no seu território, atendendo a lei estadual 12.057/11, sem grandes prejuízos, “já que não mudaremos nossos índices em que se baseiam a distribuição dos recursos estaduais e federais”.
Carnaval de Ilhéus será aberto oficialmente neste sábado
Tatau, ex-vocalista da Banda Araketu, Tonho Matéria e grandes nomes da música regional serão as atrações do Carnaval de Ilhéus, que será aberto oficialmente às 13 horas deste sábado (18) na avenida Soares Lopes. Além disso, a maior festa popular de Ilhéus contará com dois trios elétricos de grande porte, vários mini trios e com a participação de mais de 80 blocos independentes, os chamados blocos de sujos, blocos afros e a escola de samba Grêmio Recreativo Imperadores do Samba, do bairro Teotônio Vilela. Também serão montada praças de alimentação, espaços alternativos para blocos e bailes infantis e a tradicional praça das marchinhas, com o baile da melhor idade, onde serão relembradas as musicas que marcaram os grandes carnavais.
A segurança será outro destaque do Carnaval de Ilhéus. Na reunião preparatória do evento, realizada na tarde desta segunda-feira (13), no Salão Nobre do Palácio Paranaguá, ficou confirmado que a festa vai contar com os efetivos das polícias Civil e Militar, Guarda Civil Municipal e Corpo de Bombeiros, que estarão atuando em todo o circuito da folia e adjacências. A Polícia Militar, por exemplo, já confirmou que esse ano o efetivo de policiais nas ruas de Ilhéus será maior que no ano passado. Também será montada uma central de monitoramento com câmaras de segurança espalhadas por todo o espaço da folia. As entradas do circuito da festa serão fechadas com a revistas dos foliões e monitoramento.
Esse ano o Carnaval de Ilhéus vai homenagear Jorge Amado, o mais importante escritor baiano, que estaria completando 100 anos, caso estivesse vivo. O tema da festa será “Carnaval na terra de Jorge Amado por nós”. Toda a avenida Soares Lopes será decorada com peças contando a história da vida, dos personagens e das obras de Jorge Amado. O secretário Paulo Moreira alerta, ainda, que o clima de segurança estará inserido em toda a festa, até mesmo a decoração, que vai contar com faixas por toda a avenida destacando a frase de Jorge Amado que diz: “Se você é de paz, pode entrar”.
Contribuintes poderão baixar programa do IR a partir do dia 24 de fevereiro
Os contribuintes poderão baixar o programa do Imposto de Renda a partir das 18h do dia 24/2, na página da Receita Federal na Internet, para preenchimento. Essa é uma das principais novidades no Programa da Declaração de Ajuste Anual do Imposto, pessoa física, exercício 2012, ano-calendário de 2011, contido na Instrução Normativa RFB nº 1.246, de 3/2/2012.
A entrega da Declaração, como sempre, só poderá ser feita a partir das 8 horas do dia 1º de março, e até às 23h59 de 30 de abril, no sítio da Receita Federal na Internet,www.receita.fazenda.
Outras novidades – Ao apresentar o Programa do IR 2012, o subsecretário de Arrecadação e Atendimento da Receita Federal, Carlos Roberto Occaso, também destacou outras duas novidades. A primeira é que serão aceitas, para abatimento na declaração atual, as doações feitas entre 1º de janeiro e 30 de abril de 2012 enquadradas no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. O valor doado por cada contribuinte poderá ser de até 3% do imposto devido, observado o limite global de 6% do valor total do imposto devido para as deduções de incentivo.
Os contribuintes pessoa física com renda superior a R$ 10 milhões terão que utilizar certificado digital para a apresentação da declaração. A obrigatoriedade de uso do certificado pelos grandes contribuintes é a outra novidade, segundo Occaso. De acordo com ele, no ano passado 170 contribuintes se enquadraram nesse total de rendimentos, e a utilização do certificado digital aos poucos irá sendo disponibilizada para um universo maior de contribuintes.
Expectativa – Occaso disse que a expectativa da Receita Federal é que o número de declarações este ano atinja 25 milhões, superando portanto as 24,3 milhões do exercício 2011, ano-calendário 2010.
Reajustes – A Receita utilizou o índice de 4,5% determinado pela legislação para reajustar os valores das declarações este ano.
Com base no reajuste, só estará obrigada a apresentar a DIRPF 2012 a pessoa física que recebeu no ano-calendário 2011 rendimentos tributáveis com soma superior a R$ 23.499,15, ou que recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40 mil.
Multa – O contribuinte que não entregar a declaração no prazo ficará sujeito à multa de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso, calculada sobre o total do imposto devido. Terá como valor mínimo R$ 165,74; máximo, 20% do IR devido.
Assessoria de Comunicação – ASCOM/RFB
Polícia encontra joias roubadas enterradas em sítio de Ilhéus, na Bahia
Material foi encontrado no domingo (12), após investigações policiais.
Segundo a polícia, joias foram roubadas na quarta-feira (8).

Joias foram localizadas pela polícia. (Foto: Polícia Civil/Divulgação)
Joias de prata e folheadas a ouro foram localizadas pela polícia enterradas em um sítio do distrito de Carobeira, em Ilhéus, no sul da Bahia, no domingo (12). Um homem que estava no local conseguiu fugir. A polícia informou que chegou até o sítio após investigações.
Segundo a polícia, o material foi roubado de uma joalheria de Ilhéus na quarta-feira (8). A loja foi arrombada quando a Polícia Militar ainda estava em greve. Ainda de acordo com a polícia, há mais joias que foram roubadas da joalheria no mesmo dia que não estavam no sítio. Os suspeitos do roubo já foram identificados, mas ainda não foram presos. A polícia informou que o material recuperado será devolvido para a joalheria.
—
Do G1 BA, com informações da TV Santa Cruz
Bahia tem 22 municípios com risco de surto de dengue
A Bahia registrou queda de 58,7% nos casos de dengue no início de 2012, segundo relatório do Ministério da Saúde divulgado nesta segunda-feira (13). Foram registrados 2.743 casos da doença, contra 4.669 (2011) entre os dias 1 de janeiro a 11 de fevereiro.
O alerta vermelho de municípios com risco de surto de dengue foi dado em 22 cidades baianas. São elas: Araci, Candeal, Candeias, Conceição do Coité, Guanambi, Ilhéus, Ipirá, Jequié, Madre de Deus, Monte Santo, Presidente Dutra, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, São Sebastião do Passé, Seabra, Sebastião Laranjeiras, Serrinha, Serrolândia, Simões Filho, Uibaí, Valente e Vitória da Conquista.
AÇÕES – Como parte das medidas de combate à dengue, o Ministério da Saúde fez repasse adicional a 1.159 municípios brasileiros de R$ 92,8 milhões para ações de prevenção e controle da doença. O repasse ocorreu no fim de 2011. Também foram adquiridas 2.500 toneladas de larvicidas e 350 mil litros de inseticidas para distribuição aos estados e municípios
O Ministério da Saúde ainda adquiriu 12.717 kits de diagnóstico suficientes para processar mais de um milhão de amostras, intensificou a campanha de prevenção na mídia, disponibilizou no site da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) a atualização do Guia de Manejo e Classificação de Risco do Paciente com Dengue, distribuiu aos estados e municípios 450 mil cartazes da Classificação de Risco do Paciente com Dengue.
MONITORAMENTO – O Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais, desenvolveu em 2011 uma ferramenta que captura na internet rumores relacionados à ocorrência de dengue. Esse sistema é utilizado de forma complementar ao sistema de vigilância tradicional para alertar os gestores sobre o possível aumento de caso de dengue no município. Estão sendo monitorados, semanalmente, todos os municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes.
—
Tiago Nunes
No TRIBUNA DA BAHIA
FESTIVAL DE MÚSICA ERUDITA EM TRANCOSO, EVENTO INÉDITO E INTEIRAMENTE GRATUITO
Comunidade local e turistas assistirão a concertos com alguns dos melhores solistas internacionais e a Orquestra Juvenil da Bahia
* Músicos darão aulas gratuitas a alunos de escolas públicas da região e estudantes de música de todo o País
* Festival também será fonte geradora de negócios e de oportunidades de emprego para a região na baixa temporada
Em uma semana de duração, de 17 a 24 de março, Música em Trancoso – MeT cumprirá uma programação intensa e inteiramente gratuita, voltada para difundir a música clássica e contribuir para a formação musical de jovens da comunidade e o aprimoramento técnico de estudantes de música de todo o País. As reservas de ingresso (até quatro pessoas, por concerto) e as inscrições para as masterclasses podem ser feitas pelo site www.musicaemtrancoso.org.br, pelo telefone (73) 3668-1487/ 2177 ou pessoalmente, na Rua do Telégrafo, 385 – MCPC 248.
O festival deverá atrair um grande e diversificado público. Um anfiteatro, especialmente projetado para acomodar 800 pessoas, irá proporcionar excelência acústica e uma visão fascinante de um dos maiores patrimônios ambientais do País. Inicialmente projetado para ser montado no canyon de Trancoso, nessa edição foi transferido para o alto das falésias, em um cenário igualmente paradisíaco. Os concertos terão início no pôr do sol, um dos momentos do dia mais deslumbrantes da região
COMUNICADO / Câmara Municipal de Ilhéus
A Câmara Municipal de Ilhéus vem a público comunicar que a primeira sessão legislativa do ano de 2012 será realizada na quarta-feira, 15 de fevereiro e não na terça-feira, 14 de fevereiro como divulgado anteriormente. O equivoco aconteceu devido a um erro de digitação no momento em que o release foi escrito.
Em Ilhéus, oficina define propostas voltadas para a conservação e recuperação da Mata Atlântica
Com a participação de mais de vinte entidades representativas do setor governamental e da sociedade civil organizada de Ilhéus, foi realizada nos últimos dias 9 e 10, no auditório da Justiça Federal, a segunda etapa da oficina voltada para a elaboração do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica. O trabalho, que conta com projeto conceitual do Ministério do Meio Ambiente e cooperação financeira do Governo da Alemanha, está sendo executado em Ilhéus pelo Grupo Ambientalista da Bahia (Gambá) em parceria com a Prefeitura.
De acordo com informações do secretário do Meio Ambiente, Harildon Ferreira, durante a primeira oficina, realizada em dezembro passado, no auditório da Associação Comercial (ACI), o trabalho promoveu um minucioso levantamento da situação de Ilhéus em relação à Mata Atlântica. “Já nesta segunda fase, tentamos construir uma visão de futuro com vistas ao município que queremos para daqui a 10 anos em relação ao processo de conservação ambiental”, acrescenta o secretário.
Prefeitura de Ilhéus realiza obras de patrolamento no Salobrinho
A Prefeitura de Ilhéus está realizando as obras de patrolamento e encascalhamento de várias ruas do bairro do Salobrinho. O objetivo é melhorar o acesso para os moradores e facilitar a drenagem pluvial. Na lista de ruas beneficiadas com as obras está a São Francisco, Jaqueira, Vivi e São Paulo. Mas o trabalho continua e a determinação do prefeito Newton Lima é que sejam beneficiadas com esses serviços todas as ruas do bairro que ainda não são pavimentadas.
Para o vereador Tarcisio Paixão, os serviços são de extrema importância para amenizar a situação dos moradores do Salobrinho e significa mais um passo para o desenvolvimento do programa de urbanização, saneamento e drenagem de todo o bairro. De acordo com o vereador, já no mês de março o prefeito Newton Lima deverá determinar o início das obras de pavimentação asfáltica da rua São Francisco, mais conhecida como a rua principal, que dá acesso a várias outras ruas e avenidas do Salobrinho. Outras ruas também serão contempladas, ainda esse ano, com as obras de pavimentação, saneamento e drenagem.
Em dezembro do ano passado o prefeito Newton Lima, acompanhado do vereador Tarcisio Paixão, inaugurou as obras de pavimentação, drenagem pluvial, saneamento básico, contenção de encostas e construção de calçadas e escadarias na rua do Ouro, também no Salobrinho. A obra era uma reivindicação antiga dos moradores, que há mais de 20 anos sonhavam com a pavimentação. A moradora Eliete Ramos lembra que quando chovia as pessoas colocavam sacos de plástico nos pés para poder sair de suas casas para não sujar seus calçados. “Mas agora isso mudou e a gente está vivendo com mais dignidade”, disse emocionada a dona de casa.
O prefeito Newton Lima anunciou que além dessas obras, também estão previstas outras intervenções no bairro, como a construção de uma creche-escola, construção de quadras esportivas e a pavimentação de outras ruas. “Mesmo com todas as dificuldades, que hoje caracterizam a maioria dos municípios brasileiros, seguimos trabalhando para melhorar a qualidade de vida da nossa população. E será assim até o último dia do meu mandato”, disse Newton Lima.
Prefeito assina ordem de serviço para reforma e ampliação da Seast
O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, assinou, sexta-feira (10) a ordem de serviço autorizando à empresa Oceânica de Ilhéus Serviços e Obras Ltda. iniciar a reforma e ampliação da sede da Secretaria da Assistência Social e Trabalho (Seast). A obra foi licitada recentemente, tem o custo de R$ 95 mil e prazo previsto de conclusão dos serviços em 90 dias.
Localizada na rua vereador Mário Alfredo, na Avenida Itabuna, o prédio da sede da Secretaria da Assistência Social e Trabalho acusou diversos problemas de manutenção na sua estrutura física, o que resultou na mudança de endereço para facilitar o atendimento das pessoas que utilizam os programas sociais do município. Segundo o titular da Seast, Ari Silva Santos, assim que as obras forem concluídas será efetuada a mudança, que contará previamente com ampla divulgação.
Explica o secretário da Infraestrutura, Paulo Goulart, as obras de engenharia abrangerão toda a parte física, que será ampliada com a construção de mais duas salas para o atendimento dos programas sociais. A empresa inicia, ainda nesta semana, os serviços de construção e manutenção, com o objetivo de entregar o prédio totalmente reformado no prazo estipulado em contrato.
No projeto executivo constam, dentre os serviços a serem realizados no prédio, estão a execução de reforma completa na cobertura metálica, substituição de esquadrias metálicas, revisão nas redes elétrica e hidráulica, além de reboco e pintura de paredes. “Recebemos a recomendação do prefeito Newton Lima no sentido de que as obras sejam executadas conforme o cronograma estabelecido no contrato, para não prejudicar o atendimento à população”, concluiu Paulo Goulart.
SE LIGUE NA NOTÍCIA / RETALIÇÃO: A RONDESP SUL FOI EXTINTA
Complementar as ações policiais-militares das Unidades Operacionais da RS, no policiamento ostensivo ordinário, de forma preventiva e repressiva. Antecipar ao emprego do BP Choque em situações de grave ameaça da ordem pública.
—
Postado por SE LIGUE NA NOTÍCIA no SE LIGUE NA NOTÍCIAem 2/13/2012 06:23:00 AM
QUANDO MATAREM QUALQUER AUTORIDADE RESOLVE …

Aqui em Ilhéus a criminalidade está tentando continuar levando vantagem contra a população da nossa cidade e não sabemos quem levará vantagem – se a Lei ou o Crime – diante de tantas ocorrências de assaltos em diversos locais, principalmente, no centro da cidade.

Que pasmem as autoridades policiais de Ilhéus, mas, todos os dias as pessoas que estacionam seus veículos no espaço compreendido entre as ruas das Quintas, próxima à Paróquia de São Jorge e Conselheiro Dantas, nas imediaçõesde uma clínica ali localizada, quando retornam dos atendimentos médicos descobrem que roubaram seus carros. Repetimos, já foram roubados vários veículos nessas ruas e muitas pessoas estão sendo assaltadas durante todo o dia e noite.
Uma moradora da rua Conselheiro Dantas, nos relatou que seu filho quando saia da residência dela, ao escurecer, um bandido colocou um revolver em direção da cabeça do rapaz e mandou que saísse do carro e ficasse quieto e levou o veículo dele
Pessoas que residem nessas duas artérias públicas – ruas das Quintas e Conselheiro Dantas – não saem à rua no período da noite e quando necessitam sair desistem por tratar-se de uma ação extremamente perigosa e evitando correrem sérios riscos de vida.
—
Já mostramos isso.
Relembre AQUI.
























































