WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

MARINHA DO BRASIL

Se liga, você é o Capitão!

por Vice-Almirante Antônio Fernando Monteiro Dias

Comandante do 2º Distrito Naval.

Em meio à alegria do verão, é triste ver que descuidos evitáveis na utilização de embarcações ainda ceifam preciosas vidas de pessoas que só queriam desfrutar momentos de lazer em contato com as belezas de nossos mares, rios e lagos.

Apesar de ter a defesa da pátria como principal destinação constitucional, a Marinha do Brasil dedica muita atenção à sua atribuição subsidiária de promover a segurança da navegação. Nós, marinheiros, compreendemos bem o quanto é nobre e necessária a tarefa de salvaguardar a vida humana embarcada.

Por essa razão, institucionalizamos, na chamada Operação Verão, um esforço concentrado de fiscalização do tráfego aquaviário em uma época na qual ele se faz mais necessário. Esse trabalho vem se intensificando ano a ano. Só na jurisdição da Delegacia da Capitania dos Portos em Ilhéus, o número de abordagens a embarcações aumentou de 1.805, em 2012, para 3.763, em 2013.

Mesmo assim, acidentes continuam a acontecer em nossas águas, fazendo-nos refletir que: por maior que seja a fiscalização, só a responsabilidade do condutor pode efetivamente evitar que acidentes aconteçam, pois a fiscalização nunca será onipresente. Assim como nos acidentes automobilísticos, a maioria dos acidentes náuticos ocorre por falhas do condutor.

Ciente disso, a Marinha do Brasil também trabalha na conscientização dos navegantes. A campanha Legal No Mar – Navegue com Segurança, da Capitania dos Portos da Bahia, busca sensibilizar e orientar os condutores, proprietários e usuários de embarcações, quanto aos procedimentos e normas a serem seguidas para uma navegação segura. Somente no litoral baiano, estão previstas 46 palestras em colônias de pesca, associações, iates clubes, marinas e terminais náuticos.

Desse modo, a Marinha do Brasil, por meio da campanha publicitária da Operação Verão, busca sensibilizar a sociedade no sentido de enfatizar que o principal responsável pela segurança a bordo é o condutor da embarcação, por isso o seu slogan: “Se liga, você é o Capitão!”.

Sedur realiza mutirão na Rua Pedro Calmon e Avenida Paulista

Os agentes do órgão estão realizando serviços de tapa-buracos, raspagem de meio-fio, roçagem, limpeza das sarjetas e desentupimento de bocas de lobo e de bueiros.

 

Fotos by  Gidelzo Silva.

Fotos by Gidelzo Silva.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) iniciou nesta terça-feira, dia 28, um mutirão de limpeza nas ruas Pedro Calmon e Luiz Viana Filho, no Bairro da Conquista.  Estão sendo realizados serviços de tapa-buracos, raspagem de meio-fio, limpeza das sarjetas, roçagem, além de desentupimento de bocas de lobo e dos bueiros. Os trabalhos, que fazem parte da Operação Verão Limpo, foram recentemente efetuados na Avenida Petrobrás e nas ruas Osvaldo Cruz e Rotary, no Bairro da Cidade Nova, e na Avenida Litorânea Norte, no Malhado.

Segundo o diretor de Operações da Sedur, César Benevides, os agentes voltaram a atuar em trechos da praia do Marciano, para retirar os entulhos e sujeiras acumulados no local por conta das chuvas que incidiram no município nos últimos dias. Em seguida, a operação será realizada nas praias do Cristo e do Sul. “A expectativa é que todas as praias estejam limpas até o período do carnaval”, observa Benevides.

O morador da Rua Pedro Calmon, Paulo Roberto Santos Chavez, enfatiza a importância do serviço para a população. “Eu estou vendo que vai melhorar, e esperamos que continue constantemente”. E o seu vizinho, Gerson Santos, parabeniza a atuação dos agentes da Sedur. “A mão de obra está excelente, tudo limpo, direitinho. O trabalho está ótimo, e é algo que realmente estávamos necessitando”, atesta.

Ainda, o cidadão Jorge Macedo, que reside na Avenida Paulista, expressa sua satisfação e ressalta que os serviços de limpeza são essenciais para a população. “Pra gente é muito importante esse trabalho, que contribui para o nosso bem estar; estávamos nos sentindo abandonados, agora está nota 10, estão de parabéns” afirma.

Secretaria de Comunicação (Secom)

Final de janeiro na Tenda TPI traz surpresas para o público

A última semana de janeiro na Tenda Teatro Popular de Ilhéus (TPI) mantém a estrutura de atrações do mês, mas com novidades. A Quarta do Cinema do dia 29 segue com filmes de Chaplin sonorizados ao vivo, às 19 horas. Já a Quinta da Dança do dia 30 promove um encontro de grupos e academias de Ilhéus e Itabuna. E, na Sexta do Teatro do dia 31, a magia do musical infanto-juvenil em Lendas da Lagoa Encantada. As apresentações de dança e teatro começam às 20 horas.

            Para a Quarta do Cinema, o projeto Cine Incidental relembra como os filmes mudos eram sonorizados nos primórdios do cinema. Os músicos Elielton Cabeça e Pablo Lisboa revezam-se entre instrumentos tradicionais e alternativos para abrilhantar obras de Charles Chaplin com efeitos e trilha sonora original. A apresentação acontece em frente à Tenda TPI, dura 30 minutos e é gratuita.

            A Quinta da Dança reúne diferentes modalidades de expressão artística corporal. Nesta semana, estão confirmados o Balé Afro Dilazenze, a dança do ventre de Rafaella Canabrava, Balé Allegro da Acadêmia Raiz, IK Dance de Bianca Lavigne, Cia. de Dança Sôanne Marry e Grupo de Dança do Disk Emoções, de Aldenor Garcia. As apresentações são livres para todos os públicos.

            Personagens míticos ajudam os seres humanos a se livrarem da ameaça do bicho mondrongo, no musical da Cia. Boi da Cara Preta. Em Lendas da Lagoa Encantada o público é convidado a embarcar no universo mítico inspirado nas histórias fantásticas do povoado ilheense que dá nome à montagem. O texto é de Romualdo Lisboa, direção musical de Elielton Cabeça e direção geral de Tânia Barbosa.

            As entradas para os espetáculos e shows da Tenda custam R$ 20 e R$ 10 para estudantes, idosos e titulares do Cartão TPI. Quem desejar se tornar sócio da Tenda Teatro Popular de Ilhéus, basta preencher uma ficha com dados pessoais e pagar R$ 25 para ter direito à meia-entrada, além de descontos em cursos e oficinas durante um ano.

Prefeitura de Canavieiras.

Canavieiras recebe ciclistas durante o 9º Ecobike

Ecobike 2014 Foto André Sant'anna.

Ecobike 2014 Foto André Sant’anna.

 Conhecida como a cidade das bicicletas, Canavieiras recebe ciclistas de várias cidades da Bahia, que se juntaram aos de Canavieiras para participar de um dos maiores passeios ciclísticos do Sul da Bahia: o Ecobike, realizado neste domingo (26), das 8 às 17 horas. Promovido pela Bike Shop, o evento, com o percurso de 92 quilômetros, conta com o apoio da Prefeitura e de diversas empresas comerciais de Canavieiras.

Segundo o organizador do evento, Ériston Nascimento, o objetivo do Ecobike é reunir ciclistas que usam a bicicleta como esporte ou meio de transporte no seu dia-a-dia. “Esta é uma atividade de congraçamento entre os amantes do ciclismo, realizado num dos locais mais agradáveis, em que alternamos o esporte e o festivo”, explica Ériston.

:: LEIA MAIS »

Prefeitura de Ilhéus conclui Plano de Contingência da Dengue

O Plano será apreciado pelo Conselho Municipal de Saúde e, em seguida, enviado à Secretaria de Saúde do Estado. Ele prevê uma série de ações envolvendo a rede Hospitalar e laboratorial de atendimento aos pacientes.

Reunião do comitê de Contingência da Dengue  - Foto Gidelzo Silva.

Reunião do comitê de Contingência da Dengue – Foto Gidelzo Silva.

Com o objetivo de adotar ações visando a redução do índice de infestação do mosquito aedes aegypti no município, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ilhéus elaborou o Plano de Contingência da Dengue para o ano de 2014, que já foi enviado para apreciação do Conselho Municipal de Saúde. Segundo o secretário de Saúde, José Antonio Ocké, após a deliberação do Conselho, o plano será enviado à Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), através da 6ª Diretoria Regional de Saúde (Dires).

:: LEIA MAIS »

Novo aeroporto de Ilhéus será delegado ao Governo do Estado

A União, através da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC-PR), delegará o novo aeroporto de Ilhéus ao Estado da Bahia até o mês de fevereiro. O compromisso foi firmado nesta segunda-feira (27), durante reunião entre o secretário-executivo da SAC, Guilherme Ramalho, e o secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, em Brasília.

Segundo o secretário Rui Costa, a delegação do aeroporto é um pedido do governo baiano, que tem o intuito de alavancar a aviação regional. “A concessão da gestão é essencial para que tenhamos o fortalecimento da aviação na região. O novo aeroporto faz parte do tripé de desenvolvimento traçado para o Sul da Bahia: aeroporto, ferrovia e porto”, explicou.

O novo aeroporto de Ilhéus será implantado em uma área de 979 hectares, próxima à Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC). Ele será um aeroporto de passageiros e cargas, com duas pistas de 3 mil metros. Um investimento de cerca de R$ 270 milhões. “Serão beneficiados empreendedores do Polo Industrial de Ilhéus, turistas e toda a população da região”, disse Rui Costa.

Ainda durante a reunião, ficou acertado que a ordem de serviço para o início das obras da pista de pouso e do pátio do novo aeroporto de Vitória da Conquista será assinada até fevereiro. Já no mês de março, vai sai a licitação do terminal de passageiros, além da ampliação do aeroporto de Barreiras, que terá pista e terminal de passageiros reformados.

DT

Prefeitura de Canavieiras

GT da Saúde inicia reuniões de planejamento 2014-17

Grupo de Trabalho da Saúde - Foto Walmir Rosário.

Grupo de Trabalho da Saúde – Foto Walmir Rosário.

 A Secretaria Municipal da Saúde da Prefeitura de Canavieiras criou um Grupo de Trabalho (GT) para realizar um diagnóstico na área da Saúde e elaborar o Plano Municipal da Saúde para o período 2014/17. O Grupo de Trabalho tem o prazo de até 31 de março deste ano para elaborar e apresentar o planejamento para os próximos anos.

Na abertura da primeira reunião do Grupo de Trabalho, a secretária Municipal da Saúde, Roberta Barros, enumerou as mudanças empreendidas nesta área pela equipe do Governo da Reconstrução e ressaltou que outras inovações ainda são necessárias. Para ela, além da execução dos programas federais, é preciso promover o acesso irrestrito aos serviços da saúde – o que já vem sendo feito – à população da sede e do interior.

:: LEIA MAIS »

Iniciado o Projeto Jogos de verão na Praia do Sul

O evento contou com a animação de um DJ, promoção de aulas de alongamento, dança e aeróbica, apresentação de grupos de dança, além de brincadeiras e competições como foot dupla e slackline

Jogos de Verão na praia do Sul-foto Gidelzo Silva Secom-Ilhéus 26.01.14.

Jogos de Verão na praia do Sul-foto Gidelzo Silva Secom-Ilhéus 26.01.14.

O Projeto Jogos de Verão, realizado pela TV Santa Cruz, com o apoio da Prefeitura Municipal de Ilhéus, teve início no domingo, dia 26, na Praia do Sul, e prosseguirá nos próximos dias 2 e 9 de fevereiro. O evento contou com a animação do DJ Djavan, de aulas de alongamento, dança e aeróbica, apresentação de grupos de dança, além de brincadeiras e competições como Foot Dupla e slackline.

VERÃO .

VERÃO .

As atividades aconteceram ao lado da Cabana Soro Caseiro, localizada na orla sul, à margem da rodovia Ilhéus-Olivença, no período das 10 às 14 horas, com grande participação do público jovem. Na edição de estreia, estavam presentes o secretário municipal de Comunicação Social (SECOM) jornalista Paixão Barbosa, e o diretor da TV Santa Cruz, Adriano Martins.

Projeto Verão

:: LEIA MAIS »

Prazo para pagamento da TLF será encerrado dia 31, em Ilhéus

O Setor de Tributos da Prefeitura de Ilhéus alerta aos contribuintes para quitarem débito referente à Taxa de Localização e Funcionamento dentro do prazo.

Iniciado no final do mês de dezembro passado, o prazo para que comerciantes, de modo geral, possam quitar a Taxa de Licença e Funcionamento (TLF) junto à Prefeitura de Ilhéus, será encerrado no próximo dia 31 de janeiro. O pagamento da TLF correspondente à renovação do Alvará de Funcionamento. Os interessados devem se dirigir ao Setor de Tributos da secretaria municipal de Fazenda, localizado no andar térreo do Palácio Paranaguá, na praça J.J. Seabra, no centro histórico da cidade.

Segundo informação do chefe do Setor de Tributos, Fernando Fernandes, os comerciantes devem ficar alerta, pois os que se tornarem inadimplentes estarão sujeitos ao pagamento com juros e multas. “Por isso, é importante que o débito seja quitado dentro do prazo estabelecido. Ele acrescentou que a Prefeitura enviou correspondência para todos os contribuintes cadastrados, mas ressaltou que aqueles que, porventura, não tenham recebido o aviso de cobrança, devem se dirigir ao Setor de Tributos, para que obtenção da documentação necessária.

 —

Secretaria de Comunicação (Secom)

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA AGRICULTURA ACOMPANHARÁ DE PERTO CONFLITOS NO SUL DA BAHIA

Na última quinta-feira (23), o presidente da Associação de Pequenos Agricultores de Ilhéus, Una e Buerarema (ASPAIUB), Abiel Silva, participou, em Brasília, de reunião com representantes da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), para tratar do conflito entre pequenos produtores do Sul da Bahia e índios da etnia tupinambá. O encontro pautou também sobre a demarcação de terras em Ilhéus, Una e Buerarema. O projeto prevê a cessão de 47 mil hectares para índios, boa parte deles, autodeclarados e integrantes de grupos responsáveis por invasões e saques a propriedades na região.

Segundo Abiel, o encontro com a CNA trouxe novidades aos pequenos produtores da região. A confederação deve, nos próximos dias, enviar comitiva ao sul da Bahia para ficar a par dos conflitos.

Junto à comitiva, deve vir à região a advogada Alba Freire, a serviço da confederação, que dará orientações aos agricultores familiares que tiveram as terras invadidas e não têm como arcar com os custos do processo.

Ainda na viagem a Brasília, foram feitas visitas ao Supremo Tribunal Federal (STF), à presidência da República, ao Ministério Público Federal e ao Ministério da Defesa. As visitas serviram para alertar aos órgãos o risco de se destinar grande quantidade de terra para índios e deixar centenas de produtores rurais sem seu sustento no sul da Bahia.

De acordo com Abiel Silva, ao STF foi solicitado também a continuidade dos processos de reintegração de propriedades invadidas em Ilhéus, Una e Buerarema.

Em ofício enviado ao Ministro da Defesa, José Eduardo Cardozo, a associação agradeceu a implantação das três bases de segurança em Ilhéus e Buerarema e solicitou a manutenção destes postos, imprescindíveis para trazer o mínimo de segurança à área e garantir as reintegrações de terra determinadas pela justiça.

Andrei Sansil

Ascom-Aspaiub.

Governo da Bahia realiza oficinas de diagnóstico participativo do Porto Sul

O incentivo ao empreendedorismo na área do entorno do Porto Sul, que será construído em Ilhéus, foi um dos os principais temas tratados nas oficinas de diagnóstico participativo, promovidas pelo Governo da Bahia, nas últimas duas semanas. Os eventos reuniram cerca de 150 representantes de associações de pequenos produtores, colônias de pesca e marisqueiros de Ilhéus, Itacaré e Uruçuca/Serra Grande.

Os participantes receberam informações sobre o projeto e os impactos socioeconômicos no entorno do Porto Sul, e também apresentaram sugestões para melhoria das condições de vida nas comunidades, além de contar com orientações sobre capacitação profissional, linhas de crédito e abertura de novos negócios. Preparando, assim, a população para receber as oportunidades que surgirão com a implantação do Porto Sul.

 A Associação dos Pequenos Produtores do Retiro, por exemplo, já implantou uma fábrica de produção de doces, a Doce Retiro, e o Cacau da Terra, que produz chocolates caseiros. “Estamos gerando 50 empregos e temos certeza de que o Porto Sul vai permitir que a gente amplie a produção, já haverá mais desenvolvimento na região”, afirma Ailton Benvenuto, diretor da Associação do Retiro.

:: LEIA MAIS »

Juerana Esporte em mais um Campeonato Amador

JUERANA

JUERANA

Começamos mais uma jornada no Campeonato Amador de Ilhéus, versão 2014.
Podemos comemorar, mesmo não vencendo a primeira partida, temos o orgulho de poder participar.
Participar é o objetivo, vencer, é consequencia de vários fatores que estão envolvidos em todo o processo.

Estamos na luta e isso é o mais importante!
Parabens aos jogadores, equipe tecnica e em especial a nossa Torcida Fiel.

Continue lendo e vendo fotos no Blog VILA JUERANA.





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia