WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

Hans Schaeppi em: H O T E L A R I A E T U R I S M O

por Hans  Schaeppi

Hans Schaeppi

CRUZEIROS MARÍTIMOS

         Mais dois transatlânticos movimentaram a cidade nesta semana: o luxuoso MSC Preziosa, já nosso conhecido, que chegou pela quarta vez. O Club Med 2, que nos visita neste sábado, 25, pela primeira vez nesta temporada, é um veleiro construído em 1992 e reformado em 2006, trazendo o conceito de cinco tridentes da rede francesa, tendo capacidade para 400 passageiros e 200 tripul antes, sendo 60 GOs. Suas 184 cabio nes externas com escotilha, são divididas em três classes: “Club”, com 168 unidades, “De Luxe” com 5 apartamentos, e 11 suites. Apesar de veleiro com 5 mastros e sete velas, é movido a motor. Tem 2 restaurantes, 3 bares, 2 piscinas de água salgada, loja, salão de beleza e fitness Center. Utiliza o sistema “all inclusive”, servindo 3 refeições e bebidas à vontade. O grupo possui mais de 80 villages em todo o mundo, sempre nas praias. O veleiro está com chegada prevista para as 7 hras e partida às 17 horas.

NOVO SECRETÁRIO DE TURISMO

       Pedro Galvão ex- vice presidente da ABAV-BA é o secretário Estadual de Turismo da Bahia, em substituição a Domingos Leonelli, que deixou o cargo para se candidatar a deputado. Galvão é nosso antigo companheiro de luta pelo turismo baiano, tendo sido presidente e vice da ABAV-Ba e do CBTUR (Conselho Baiano de Turismo). Em suas primeiras declarações, falou em seguir o caminho de Minas, tendo como metas a Estrada Real da Bahia e o desenvolvimento de turismo de negócios, juntamente com o Convention Bureau. Vamos lembrar ao novo secretário,  o roteiro Estrada do Chocolate e do Cacau e o Pavilhão de Feiras e Exposições de Ilhéus.

QUEDA

    O ano de 2013 não foi dos melhores para a capital baiana. Caiu o número de passageiros desembarcados no Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães e a ocupação dos hotéis. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-Ba), a rede hoteleira de Slavador fechou o ano de 2013 com uma ocupação média de 56,27%, inferior 2,5 % inferior à de 2012, que foi de 58,76%.. O número de passageiros desembarcados, segundo a Infraero, caiu de 8.105.936, para 7.683389, representando uma perda de  5,2%. A maioria das demais capitais nordestinas teve aumento de desembarques e na ocupação hoteleira. O maior invcremento teve Maceió, com 10,8%. O presidente da ABIH-Ba, Manuel Garrido atribuiu a queda de Salvador, à deterioração da cidade e de seus atrativos turísticos como a orla, pontos históricos, parques, mobilidade e falta de segurança.

O Escritor Baiano Cyro de Mattos Lança “Um Grapiúna em Frankfurt”

20131212082928960_0001O escritor Cyro de Mattos está lançando o livro “Um Grapiúna em Frankfurt e outras crônicas” (Dobra Literatura).  A obra conta com 50 crônicas, algumas inéditas e outras publicadas semanalmente no “Diário da Bahia”, do sul da B ahia. Este é o quarto livro de crônicas do escritor, que possui obras em diversos gêneros. O livro tem capa do desenhista baiano Sante Scaldaferri e prefácio do poeta paulista Álvaro Alves de Faria.

Segundo Alves de Faria,  “o poeta deixou que passasse à sua frente esse tempo que ainda vive no que guarda da sua criação da Beleza, buscando lá atrás as cenas que ainda existem, porque fazem a história de cada dia. Por isso tudo, este livro é obra rara no vale de lágrimas destes tempos brasileiros que só invertem os valores e isso inclui também a literatura, que deveria ser a identidade de um povo”.

Cyro de Mattos tem 75 anos de idade e estreou na literatura ainda em 1966. Para este ano de 2014, tem previsto os lançamentos de livros infantis, um romance juvenil e um romance para adultos. A Editora da Universidade da Bahia deve ainda publicar a segunda edição do “Cancioneiro do Cacau”, livro que rendeu prêmios literários ao escritor inclusive no exterior.

Agrissênior Notícias – Nº 460 – 29 de janeiro de 2014

PARA LER EM TELA CHEIA CLIQUE ONDE ESTÃO AS 4 SETINHAS (LADO DIREITO).

Prefeitura de Canavieiras

Prefeito assina Ordem de Serviço e obras do Projeto Orla são iniciadas

Após o prefeito de Canavieiras, Almir Melo, ter assinado a ordem de serviço, a empresa vencedora do pregão presencial, Roble Serviços Ltda., iniciou as obras da primeira etapa do Projeto Orla de Canavieiras. De acordo com o contrato, tem o prazo de 60 dias para a entrega da obra.

Obras do  Projeto Orla Foto Fernando Volpi.

Obras do Projeto Orla Foto Fernando Volpi.

Explica o prefeito Almir Melo, que primeira etapa do projeto tem o custo de R$ 3.061.224,24 e abrange dois trechos da Praia da Costa, compreendendo as avenidas Beira-Mar (um quilômetro) e Tucunaré (dois quilômetros). Os recursos para a urbanização são oriundos do Ministério do Turismo, com contrapartida da Prefeitura de Canavieiras.

:: LEIA MAIS »

PT abre inscrições para pré-candidaturas

As inscrições para as pré-candidaturas de deputado federal e estadual no PT estão abertas até o dia 22 de fevereiro. Interessados(as) devem procurar as secretarias de administração e finanças na sede estadual do partido na rua Alagoinhas,118,Rio Vermelho.  A decisão foi aprovada na primeira reunião da nova Comissão Executiva.

CDL DE ILHÉUS ENCERRA CAMPANHA DE NATAL SORTEANDO 10 ELETRODOMÉSTICOS E 1 CARRO ZERO KM

No total foram 3 sorteios com 30 eletrodomésticos, 2 motos e 1 carro zero km para os consumidores que compraram nas lojas participantes da Campanha de Natal 2013 da Câmara de Dirigentes Lojistas de Ilhéus.

ganhador do carro da Campanha de Natal, Ítalo, ao lado da mãe Geonavia e dos empresários.

Ganhador do carro da Campanha de Natal, Ítalo, ao lado da mãe Geonavia e dos empresários.

Com o tema “Realize o seu sonho neste Natal”, a campanha conseguiu superar as expectativas dos empresários. “A campanha foi um sucesso. Muitos comerciantes aderiram em toda a cidade e conseguiram aumentar significativamente as vendas em relação ao Natal de 2012. Comércio lotado, empresários e consumidores felizes”, concluiu Paulo Ganem, presidente da CDL de Ilhéus.

O último sorteio foi realizado na noite desta sexta-feira (23.01), no stand montado na Praça Cairú, e contou com a presença de muitos consumidores que, a todo tempo, depositavam os cupons na esperança de ganhar algum dos prêmios. Mas, o sortudo da vez foi o Ítalo dos Santos Souza, de 15 anos, morador do Alto do Coqueiro, no Malhado. “Eu estava na Igreja Católica, no grupo de jovens que participo, quando recebi a ligação da minha mãe. Eu nem acreditei. Estou muito feliz!”, disse emocionado, ao chegar ao stand e encontrar a mãe Giovana e ver o Gol zero km.

O sorteio foi transmitido ao vivo pelo programa Cidade Informe do radialista Ciro Zatele, na Conquista FM e contou com a animação de um minitrio, a locução do radialista Robertinho Scarpita e o show de humor do ator Emerson Marques, o cover do Sílvio Santos.

 Além da diretoria da CDL, estiveram presentes parceiros como o vice-prefeito e sec. de Indústria e Comércio de Ilhéus, Carlos Machado (Cacá); o chefe de gabinete da prefeitura, Victor Veiga;  o gerente da Caixa Econômica Federal, Victor Hugo Hamada; o gerente da D&D Home Center, Pedro Santana e Paulô Carvalho, diretor da Bitway.

Relação ganhadores

Relação ganhadores

Moradores e gestores públicos discutem Festival Gastronômico Criativo do Pontal

O festival será realizado no período de 1º a 11 do mês de maio, oferecendo diversos pratos elaborados a base de tilápia e cordeiro.

O Movimento Pontalense da Cidadania promove reunião com a finalidade de discutir aspectos técnicos e operacionais necessários para a realização do Festival Gastronômico Criativo do Pontal. O encontro vai ocorrer na próxima segunda-feira, dia 27, a partir das 19 horas, no Restaurante Lanamari, na Rua Coronel Pessoa, com a participação de moradores e membros da Secretaria de Turismo de Ilhéus (Setur), do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Associação de Turismo de Ilhéus (Atil).

Esta é segunda reunião realizada pelo Movimento para discutir a promoção do evento. A primeira ocorreu no último dia 20, no Bada Petiscos. Também participam das discussões representantes dos setores de hotelaria, pousadas, restaurantes, bares, botequins, padarias, agências de viagens, empresas de alimentos, bebidas, peixarias, frigoríficos, locadoras de carros, entre outros.

O Festival Gastronômico Criativo do Pontal será realizado no período de 1º a 11 do mês de maio, oferecendo diversos pratos elaborados a base de tilápia e cordeiro. Com isso, pretende-se movimentar ainda mais o comércio e a vida cultural do bairro.


Secretaria de Comunicação (Secom)

Assistência Social de Ilhéus cria grupo gestor

O objetivo da equipe, formada por assistentes sociais, é nortear as ações da SDS no tocante à vigilância socioassistencial bem como garantir a efetivação das políticas sociais, assegurando a promoção dos serviços à comunidade.

O grupo vai nortear as ações da SDS no tocante à vigilância socioassistencial - Foto SDS.

O grupo vai nortear as ações da SDS no tocante à vigilância socioassistencial – Foto SDS.


A Secretaria de Desenvolvimento Social de Ilhéus (SDS) criou uma equipe gestora para monitorar, avaliar e gerir o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O objetivo do grupo, formado por assistentes sociais, é nortear as ações da SDS no tocante à vigilância socioassistencial bem como garantir a efetivação das políticas sociais, assegurando a promoção dos serviços à comunidade.

Para o secretário da pasta, Jamil Ocké, “a implantação dessa nova equipe, formada por profissionais qualificados e comprometidos com o social, irá facilitar o trabalho de toda rede assistencial”. Do mesmo modo, o responsável pela Gestão do SUAS, Valéria Monteiro, destaca que a equipe irá implementar a organização da secretaria. “Vamos trabalhar também para extinguir vícios existentes há anos nos serviço público”.

Cada representante da equipe ficará responsável pelas áreas de Gestão do SUAS: Proteção Básica, Vigilância Social e Proteção Especial de Média e Alta Complexidade. As ações do grupo irão monitorar e avaliar atividades de programas da SDS exemplo do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e todos os outros serviços da SDS.


Secretaria de Comunicação (Secom)

Projetos de lazer animam as praias de Ilhéus neste domingo

Os projetos Verão 2014, da TV Cabrália, e Jogos de Verão, da TV Santa Cruz, promovem atrações musicais, de dança e brincadeiras na praia do Sul. As ações de entretenimento contam o apoio da Prefeitura de Ilhéus.

Projeto Verão Record

Projeto Verão Record

Dois grandes projetos animam as praias do Sul de Ilhéus neste domingo, dia, com o apoio da Prefeitura Municipal. A TV Record/Cabrália promove a última edição do Projeto Verão 2014, na Cabana Gabriela, das 10 às 15 horas, quando haverá apresentação de grupos de dança e atrações musicais como o Grupo Remelexo, Os Panclays, Kidance, Ritmo Dance, Os Mercenários, Bem Bolado, Fuska Maluco e Tom Oliveira, além de aulas de Zumba e sorteios de brindes.

:: LEIA MAIS »

ITABUNA / Banco de Sangue da SCMI necessita de doadores

O Banco de Sangue da Santa de Misericórdia de Itabuna lança o sinal de alerta e convoca doadores com urgência. A unidade que atende a 160 municípios da região está com estoque de sangue reduzido de todos os grupos negativos: A, B, AB e O Negativo.

A unidade funciona em prédio anexo ao Hospital Calixto Midlej Filho, de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas; e aos sábados, das 7 às 13 horas.

 

Prefeitura de Canavieiras

Cuidados com o meio ambiente são redobrados em Canavieiras

CARANGUEJO-UÇÁ

CARANGUEJO-UÇÁ

O prefeito de Canavieiras, Almir Melo, determinou à Assessoria de Assuntos do Meio Ambiente maior fiscalização das questões ambientais no município, com a finalidade de manter a preservação do meio ambiente. Entre os motivos elencados pelo prefeito, a concessão de licenças simplificadas e o cumprimento dos períodos do defeso do caranguejo-uçá.

Segundo o Assessor de Assuntos Ambientais, Patrick Nery, estão sendo monitorados os períodos de “andada” do caranguejo-uçá. Nessas datas, se estabelece a proibição da captura, transporte, beneficiamento, industrialização e comercialização de qualquer indivíduo da espécie Ucides cordatus, conhecido popularmente como caranguejo-uçá.

Manguezais de Canavieiras

Manguezais de Canavieiras

Informa, Patrick Nery, que a Assessoria vem realizando um trabalho de conscientização das pessoas que trabalham com o esses crustáceos, proibição hoje já bem compreendida. A medida, tomada em conjunto pelos ministérios da Pesca e Aquicultura e Meio Ambiente, abrange os estados produtores: Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

Períodos

:: LEIA MAIS »

Concluídas reformas das unidades de saúde do Basílio I e II, Banco da Vitória e Ilhéus II

Os moradores do Alto do Basílio e dos bairros Banco da Vitória e Ilhéus II serão beneficiados com a reabertura das unidades da rede básica de saúde. Foi iniciada ontem a obra de reforma e ampliação do Centro de Saúde Avançado da Zona.

O prefeito Carlos Machado (Cacá) e o secretário de Saúde, Antônio Ocké, visitaram as  obras de reformas das unidades de saúde. Foto Gidelzo Silva. Secom-Ilhéus.

O prefeito Carlos Machado (Cacá) e o secretário de Saúde, Antônio Ocké, visitaram as obras de reformas das unidades de saúde. Foto Gidelzo Silva. Secom-Ilhéus.

O secretário de Saúde da Prefeitura de Ilhéus, José Antonio Ocké, informou que já foram concluídas as obras de reforma das unidades de saúde do alto do Basílio I e II, Banco da Vitória e Ilhéus II. Os serviços foram vistoriados na tarde de ontem, dia 22, com a presença do prefeito em exercício, Carlos Machado Filho (Cacá), quando também foram iniciados os trabalhos de reforma e ampliação do Centro de Saúde Avançado da Zona Sul, localizado no bairro Hernani Sá (Urbis).

A visita às obras teve ainda a presença de técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e do Diretor de Obras da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Ednaldo Azevedo. Conforme entendimento entre o prefeito em exercício e o secretário de Saúde, os postos de saúde que tiveram as obras de reforma concluídas agora passarão por um serviço de limpeza e de montagem de equipamentos para que sejam inauguradas nos próximos dias.

:: LEIA MAIS »





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia