WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

É NESTA QUINTA-FEIRA O ÚLTIMO SORTEIO DA CAMPANHA DE NATAL DA CDL DE ILHÉUS

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Ilhéus realizará nesta quinta-feira (23.01) o terceiro e último sorteio da Campanha de Natal 2013. Os prêmios serão 10 eletrodomésticos e o mais esperado pelos consumidores, o carro zero km.

Consumidores depositando cupons no stand da Campanha da CDL.

Consumidores depositando cupons no stand da Campanha da CDL.

 “A movimentação no comércio é intensa, nossa Campanha tem trazido ótimos resultados para os empresários participantes. Os sorteios têm sido um sucesso. Já contemplamos consumidores de vários bairros com 20 eletrodomésticos e 2 motos zero km. Essa é uma forma de fomentar as vendas e também valorizar os consumidores que compram no comércio da nossa cidade”, disse o presidente da CDL de Ilhéus Paulo Ganem.

Os consumidores que compram nas lojas participantes da Campanha devem exigir os cupons, preencher e depositar nas urnas disponibilizadas nas lojas ou no stand montado na Praça Cairú, no centro da cidade, até quinta-feira, às 17h, quando começará o sorteio. “Vamos fazer um sorteio bem animado, transmitido ao vivo pelo radialista Ciro Zatelli da Rádio Conquista FM, com a presença do ator Emerson Marques interpretando o Sílvio Santos cover, e a animação de um mini trio”, finalizou Paulo Ganem bem entusiasmado dizendo que espera contar com a presença de todos: diretores, associados, comerciantes e consumidores.

Maria Regina Canhos em: O mal versus o bem

Tenho percebido uma onda de temor generalizado em razão do mal que grassa pelo mundo. Muitas pessoas adoecendo, matando e morrendo. Crimes hediondos, violência, extermínios. O mal aparentemente se sobrepondo ao bem e deixando a população alarmada, em pânico. Parece não haver mais segurança para caminhar pelas ruas no período noturno. Intensificam-se as orações de alguns, principalmente para pedir a proteção dos entes queridos e o seu retorno seguro para casa. A promiscuidade se alastra de modo galopante, pondo em risco a saúde das pessoas e o equilíbrio familiar. Incompreensões, intolerâncias, vícios incuráveis, situações irremediáveis… Seriam esses sinais do fim dos tempos?

Houve uma época em que não conseguíamos identificar o mal. Estava sempre encoberto, camuflado, escondido. A gente se equivocava por acreditar em pessoas erradas, fazia negócios que se revelavam verdadeiros embustes, perdia tempo e dinheiro com situações e pessoas aparentemente boas, mas que na verdade eram ruins. Hoje não. Você olha para o sujeito e percebe que ele não é confiável. Verifica as opções disponíveis e tem condição de discernir qual a menos adequada. Pressente uma situação de perigo antes que ela possa efetivamente se instaurar em seu caminho. Consegue enxergar onde está o mal e onde está o bem. Isso é sinal que estamos evoluindo apesar de parecer que estamos retrocedendo. Atualmente o mal é visível, palpável, mensurável. Não somos facilmente enganados.

Muitas pessoas melhoraram e sua luz resplandece sobre aqueles que ainda estão na escuridão. É possível vê-los caminhar e armar suas ciladas. Antes a gente não via, não sabia. Atualmente a gente vê, a gente sabe que ali está acontecendo algo de errado, de sujo, de traiçoeiro. Quem é do bem toma cuidado para não se misturar, pisar em falso, cair. Há uma nítida separação entre os que são do bem e os que são do mal. Será que o Senhor já está nos preparando para o juízo final? Joio e trigo crescerão juntos até a época da colheita, é o que diz a Palavra. Assim, não pensemos que as coisas estão ficando fora de controle, pelo contrário, estavam previstas há séculos.

A cada dia a claridade se torna mais intensa e desvenda as estratégias espúrias daqueles que optaram seguir o caminho do mal. Aproveite este momento para fazer a sua escolha. Nada há de escondido que não venha a ser revelado. O véu que cobria os malfeitores está sendo paulatinamente retirado para que seus rostos sejam conhecidos. De que lado você está? Do lado do bem ou do lado do mal? Faça rápido a sua opção, pois a luz vai cegar aqueles que se achavam bem confortáveis em suas falcatruas e obscenidades. Cuidado malfeitor; você está com os seus dias contados!

Maria Regina Canhos (e.mail: contato@mariaregina.com.br) é escritora.

Novas atrações nesta semana na Tenda TPI

De quarta-feira a sábado, o público pode conferir diferentes atrações na Tenda Teatro Popular de Ilhéus (TPI). Amanhã (22), naQuarta do Cinema, tem Cine Incidental a partir das 19 horas, em frente ao espaço cultural. A Quinta da Dança traz Casa de Farinha, às 20 horas. Na Sexta do Teatro, a sátira em cordel Teodorico Majestade, as últimas horas de um prefeito, no mesmo horário. No sábado (25) às 16 horas, música e histórias infantis no projeto Conto e Cantigas e, às 20 horas, o Sábado Sim Verão traz shows de Dr. Imbira e Mendigos Blues.

            O Cine Incidental combina cinema e música. Assim como nos primórdios do cinema, os músicos Elielton Cabeça e Pablo Lisboa são os responsáveis pelos efeitos e trilha sonora do filme Dia de Pagamento, de Charles Chaplin. A obra do mestre do humor ganha ainda mais vida através dos sons produzidos ao vivo, com instrumentos tradicionais e alternativos. A apresentação dura 30 minutos, é gratuita e livre para todos os públicos.

:: LEIA MAIS »

Exercícios físicos no verão e na praia requerem cuidados especiais

Especialista do Núcleo de Ortopedia do Hospital Samaritano de São Paulo dá dicas para aproveitar a estação mais quente do ano e ficar em forma

Com a chegada do verão, muitas pessoas querem ficar com a saúde e com o corpo em dia. Porém, começar uma atividade física sem um preparo adequado pode resultar em uma série de problemas, ao invés do “corpo sarado”.

São comuns problemas musculares, como distensões, contraturas e dores musculares, além de problemas decorrentes da excessiva exposição ao sol, como queimaduras de pele, insolação e desidratação.

O ortopedista e médico do esporte do Núcleo de Ortopedia do Hospital Samaritano de São Paulo, Marco Antonio Ambrósio, lembra alguns cuidados especiais que devem ser levados em consideração nessa época do ano: escolha de roupas adequadas, como camisetas confortáveis e tênis adequado, além de outros mecanismos de proteção como boné e óculos escuros; uso de protetor solar; manter-se hidratado, já que no calor o corpo perde mais água e sais minerais durante a prática da atividade física.

A escolha do horário para o treino também é importante. O mais indicado é praticar atividades no início da manhã, pois a poluição e a temperatura são menores, ou de noite, quando o calor é mais ameno. A alimentação também deve ser cuidada. A pessoa deve optar por alimentos de fácil digestão, como vegetais, carnes magras e frutas, evitando doces e gorduras. “Uma dieta saudável aliada à atividade física é uma receita infalível para boa saúde e bom condicionamento físico”, afirma o especialista.

:: LEIA MAIS »

AGRICULTURA / BAHIA

Novo secretário diz que trabalho continua na Seagri para fortalecer agropecuária baiana

 Jairo Carneiro, ao assumir o cargo na tarde desta segunda-feira (20)

Jairo Carneiro, ao assumir o cargo na tarde desta segunda-feira (20)

Jairo Carneiro_Secretário Estadual da Agricultura.

Jairo Carneiro_Secretário Estadual da Agricultura.

“A Bahia quer mais. O trabalho continua”, disse o secretário estadual da Agricultura, Jairo Carneiro, ao assumir o cargo na tarde desta segunda-feira (20), em substituição ao engenheiro agrônomo Eduardo Salles, que deixou a função para disputar uma cadeira na Assembléia Legislativa do Estado. Num evento dos mais concorridos, com o auditório lotado por servidores, representantes dos movimentos sociais, de associações e cooperativas de produtores, prefeitos, deputados estaduais e federais, e representantes de entidades da agricultura familiar e empresarial, o novo secretário afirmou que “vamos dar continuidade ao trabalho desenvolvido por Eduardo Salles e pela equipe da Seagri, congregando e ampliando os laços”.

Jairo Carneiro destacou que os esforços feitos no sentido de atrair investimentos nacionais e estrangeiros para agroindustrializar a Bahia vão continuar, visando agregar valor à produção, gerar empregos e renda e melhorar a vida do homem do campo. Carneiro lembrou ainda a criação das 22 câmaras setoriais e a elaboração dos planos estaduais do mel, do leite e da borracha, afirmando que “vamos arregaçar as mangas e prosseguir nessa jornada”. De acordo com ele, sem esquecer a agricultura empresarial, a Seagri vai continuar priorizando a agricultura familiar, segmento que na Bahia conta com 665 mil famílias, (15% desse setor no Brasil), e responde por 7% do PIB estadual.

:: LEIA MAIS »

CDL DE ILHÉUS É CONTEMPLADA COM TERRENO DA CICON

Diretores da Câmara de dirigentes lojistas de Ilhéus foram surpreendidos, na noite da última sexta-feira (17.01), no pré-lançamento do mais novo empreendimento da Cicon em Ilhéus, o loteamento Alphapark.

A Cdl foi uma das onze entidades contempladas pela empresa com um terreno no loteamento que fica localizado  na rodovia Ilhéus – Olivença e possui planejamento para 609 lotes residenciais, 5 lotes para implantações comerciais e de conveniências.

Para o presidente da Cdl de Ilhéus, Paulo Ganem, essa ação solidária da Cicon demonstra o respeito que a empresa tem à classe empresarial e às entidades assistenciais que prestam relevantes serviços à sociedade ilheense. “Nós da diretoria da Cdl estamos muito felizes porque este pode ser o primeiro passo para a construção da nossa sede própria, sonho que há anos estamos alimentando e tentando tornar realidade. Um grande presente sem dúvida, no ano em que a Cdl completa quarenta anos de existência. A Cicon está colaborando, mais uma vez, para o crescimento e fortalecimento do nosso comércio”, disse Ganem parabenizando a diretoria da Cicon pela história de sucesso consolidada em Ilhéus.

Ainda representando a Cdl, participaram do pré-lançamento os diretores Clóvis Júnior, Paulo Sérgio (Céo), Marcelo Oliveira,  o gerente de relacionamento, Marcus Vinícius, e a jornalista Adana Matos. O lançamento da primeira etapa do loteamento será no dia 25 de fevereiro.

Ilheenses e turistas se divertem no terceiro dia do Projeto Verão 2014

O prefeito em exercício e secretário de Indústria e Comércio, Carlos Machado (Cacá), esteve no evento, destacou a sua importância para a dinâmica turística de Ilhéus e falou sobre projetos do Balcão do Empreendedor em qualificar a mão de obra local para o setor.

Ilheenses e turistas aproveitaram as atrações do projeto verão 2014 da Record Cabrália Secom-Ilhéus.

Ilheenses e turistas aproveitaram as atrações do projeto verão 2014 da Record Cabrália Secom-Ilhéus.

Na penúltima edição do Projeto Verão 2014, neste domingo dia, 19, ilheenses e turistas se animaram ao som de DJs, da banda Fusca Virado e seguiram instrutores, que ensinaram a coreografia de rits do axé music e de outros gêneros dançantes. O evento, promovido pela TV Record/Cabrália, em parceria com a Prefeitura de Ilhéus e outras instituições, teve início no último dia 5, e é realizado na Cabana Gabriela, na zona sul de Ilhéus, sempre aos domingos, no período das 10 às 14 horas.

O Prefeito de Ilhéus em exercício, Carlos Machado (Cacá) encontrou o deputado Federal Márcio Marinho (PRB) no Projeto Verão 2014 da Record Cabrália  Secom-Ilhéus.

O Prefeito de Ilhéus em exercício, Carlos Machado (Cacá) encontrou o deputado Federal Márcio Marinho (PRB) no Projeto Verão 2014 da Record Cabrália Secom-Ilhéus.

O prefeito em exercício e secretário de Indústria e Comércio de Ilhéus, Carlos Machado (Cacá), esteve no evento, onde encontrou o deputado Federal, Márcio Marinho (PRB), e, em conversa com o diretor Executivo da Record/Cabrália, Marcelo Almeida, e com a diretora comercial da empresa, Cristine Ribeiro, afirmou que iniciativas como estas são necessárias para dinamizar o turismo no município. “O turismo é um setor que só se desenvolve com a interação de toda a comunidade, prefeitura, empresários, trabalhadores e população local, por isso, eventos como estes que propõem integração são de extrema importância para fomentar esse processo, uma vez que todos os setores estão participando”, frisou.

:: LEIA MAIS »

Campeonato da Cidade tem inicio neste sábado, dia 25

O campeonato é promovido pela Divisão de Esportes da Prefeitura de Ilhéus em parceria com Liga de Futebol e tem como objetivo fortalecer a prática de esportes no município, além de revelar talentos do futebol.

 A partir do próximo sábado, dia 25, o Estádio Mário Pessoa vai sediar o Campeonato da Cidade, realizado pela Divisão dos Esportes da Prefeitura de Ilhéus em parceria com Liga de Futebol. Estarão disputando os jogos oito equipes na categoria Master e oito na categoria sub 20. A entrada é gratuita e durante as partidas, serão realizados sorteios de brindes. Segundo o presidente da Divisão de Esportes, Roberto Andrade, o evento tem o objetivo de fortalecer a prática de esportes no município, além de revelar os talentos do futebol.

Na última semana, entre os dias 15 e 19, cerca de 1.200 jovens, representando os estados da Brasília, Maranhão, Piauí e diversos municípios do sul da Bahia participaram da I Copa Núcleo do Vasco de Ilhéus. Os jogos ocorreram no Mário Pessoa em outros campos de futebol da cidade, como no AABB.

A final aconteceu na manhã do domingo, dia 19, no Mário Pessoa. A equipes vencedoras na categoria sub-10 foram Vasco de Ilhéus (1ª colocada) e Meninos de Ilhéus (2ª colocada). Na categoria sub-12, ficou em primeiro lugar a equipe Vasco de Ilhéus e, em segundo, a Juventus. No grupo mirim, os vencedores foram Juventus (1º lugar) e Maranhão (2º colocado). No juvenil, o campeão foi a equipe Bom de Bola, de Buerarema, e o vice foi o time de Terezina.

Conforme o coordenador da I Copa Núcleo do Vasco, Renato Peixoto, o evento só foi realizado por conta do apoio total da Prefeitura de Ilhéus, através da Divisão de Esportes e das secretarias municipais de Educação, Saúde e de Desenvolvimento Urbano, além do Gabinete do Prefeito.

 —

Secretaria de Comunicação (Secom).

Associação dos Pequenos Produtores de Ilhéus, Una e Buerarema (ASPAIUB)

ASSOCIAÇÃO E SINDICATOS VÃO A SALVADOR TRATAR DE CONFLITOS INDÍGENAS NO SUL E EXTREMO SUL BAIANO

Produtores rurais e representantes de sindicatos se reuniram em Eunápolis. (Foto: Aspaiub)

Produtores rurais e representantes de sindicatos se reuniram em Eunápolis. (Foto: Aspaiub)


Representantes da Associação dos Pequenos Produtores de Ilhéus, Una e Buerarema (ASPAIUB) e presidentes de nove sindicatos rurais se reúnem nesta segunda-feira, dia 20, com a direção da FAEB (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia).

O encontro acontecerá em Salvador, na sede da FAEB. O objetivo da reunião é discutir a segurança jurídica dos agricultores em meio aos conflitos indígenas no sul e extremo sul baiano. Muitos deles tiveram suas terras invadidas por supostos índios. Outros, são ameaçados constantemente de invasão.

A reunião com a diretoria da FAEB é conseqüência de um ofício elaborado num encontro da Associação, produtores rurais e os sindicatos no final de 2013, na cidade de Eunápolis.

Posse e caravanas PT

PT inicia este mês caravanas em dez regiões da Bahia e no Brasil

O presidente do Diretório Nacional do PT Rui Falcão disse ontem (17), durante posse da executiva do PT/Bahia, que a reeleição de Dilma é vista com muito otimismo, mas assim como as outras será uma campanha difícil. Ele acredita que o segundo mandato será melhor que o primeiro, a exemplo do que aconteceu com Lula.

O presidente disse que este segundo governo vai dar uma dimensão de futuro para avançar o que já conquistamos para fazer as reformas, citando a democratização dos meios de comunicação e a reforma política. Disse também que é importante reduzir os índices de desigualdade.

Alianças

Sobre as alianças, ele falou que “tem que ter uma linha vertebral programática que manifeste os compromissos fundamentais do nosso projeto e, por outro lado, não borre nossa identidade. Até porque, com todos os ataques que temos sofrido, o PT é ainda o partido da preferência nacional, com diferenças de gradação nos estados.”

 Caravanas

Rui Falcão falou que “Lula já se comprometeu que a partir de março vai viajar o país todo em campanha permanente pela eleição da presidenta Dilma e dos nossos candidatos.” Disse que “aqui na Bahia Lula e a presidenta cumprem um papel decisivo em relação ao pré-candidato ao governo, Rui Costa. É um elemento importante nessa campanha.”

Nesta mesma linha, o pré-candidato do PT ao governo da Bahia, Rui Costa, em seu discurso, disse que dia 28 deste mês inicia uma caravana por dez macros regiões do estado para mobilizar o conjunto da sociedade e formar grupos de trabalho para a elaboração do programa de governo.

O novo presidente do partido na Bahia, Everaldo Anunciação, enfatiza que  a candidatura de Rui Costa é de todos os partidos da base. “Essa campanha não é só do PT. É também dos partidos da base aliada que têm repetido em diversas manifestações. Então, a estratégia será montada com eles”.

ILHÉUS / 68ª CIPM

PARA LER EM TELA CHEIA CLIQUE ONDE ESTÃO AS 4 SETINHAS (LADO DIREITO).

Vereador Cosme Araújo apresenta Projeto de Resolução criando “Prêmio de Honra ao Mérito” para profissionais de imprensa.

Já parcialmente elaborado e apresentado em 1ª fase no plenário na Câmara Municipal de Ilhéus, Projeto de Resolução de autoria do Vereador Cosme Araújo (PDT), instituindo o ‘Prêmio de Honra ao Mérito’, destinado a contemplar os profissionais de imprensa do município de Ilhéus que tenham se destacado pela realização de estudos e reportagens na modalidade do jornalismo impresso, eletrônico, vídeo e da Radiodifusão.

Poderão concorrer ao Prêmio, jornalistas, repórteres fotográficos e cinegrafistas, blogueiros e Radialistas em cada área de atuação, preferencialmente que desenvolvam ações e obras voltadas a difusão do jornalismo informativo e cultural e, de algum modo contribuam para o desenvolvimento do município, pessoas e comunidades.

O PR é o processo de criação de uma Resolução. Esta se destina a regular, com eficácia de Lei Ordinária, matérias de competência privativa da Câmara de Vereadores, de caráter político, processual, legislativo ou administrativo, ou quando a Casa deva se pronunciar.

O vereador propositor, Cosme Araújo, em entrevista a uma emissora local afirmou que toda a imprensa, representada pelo Sinjorba, ABI, Blogueiros e Sindicato dos Radialistas de Ilhéus, serão convidados para uma reunião aberta, para discussão de todo o conjunto posterior da Resolução; dia e mês de realização da homenagem; nome que será intitulado ao prêmio (Profissional de imprensa ‘in memoriam’), bem como sistema de escolha e votação e disposições e atribuições legais do Projeto.

Também de autoria do vereador, foi aprovado recentemente o Projeto de Lei nº 063/2013 que intitula o dia 04 de Abril como O DIA DO BLOGUEIRO no município de Ilhéus.

Para Cosme Araújo, a imprensa é um dos pilares da democracia e da fiscalização na transparência dos poderes e, portanto, merecedores de nossas homenagens. “destaco nossos profissionais, pela maneira séria e coerente como cobre o dia a dia da comunidade em geral, ressaltando que a imprensa é parceira e que a Câmara de vereadores se sente protegida e bem a vontade para discutir com ela os problemas existentes no município”, finaliza Araújo.





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia