:: ‘Notícias’
MARINHA DO BRASIL
PARA LER EM TELA CHEIA CLIQUE ONDE ESTÃO AS 4 SETINHAS (LADO DIREITO).
Ilhéus tem orçamento de quase R$ 305 milhões para 2014
A utilização dos recursos que compõem a estrutura de custos de atividades e projetos obedecerá ao Cronograma de Execução Mensal de Desembolso e demais determinações aprovados em Decreto do Poder Executivo. As pastas com maior volume de verbas são Educação, Saúde e Desenvolvimento Urbano.
Segundo o decreto nº 004, assinado pelo prefeito em exercício, Carlos Machado (Cacá), e publicado na Imprensa Oficial do Município, nesta segunda-feira, dia 20, a Prefeitura de Ilhéus vai investir quase R$ 305 milhões (R$ 304.733.200,00) nas ações e serviços públicos, neste ano de 2014. Segundo o parágrafo único da norma, a utilização dos recursos que compõem a estrutura de custos de atividades e projetos obedecerá ao Cronograma de Execução Mensal de Desembolso e demais determinações aprovados em Decreto do Poder Executivo, em obediência ao disposto na lei complementar n° 101 / 2000 e legislação pertinente.
Desse montante, R$ 9.944 milhões serão repassados à Câmara Municipal de Vereadores. Conforme o planejamento, os recursos deverão ser aplicados na ampliação, recuperação e modernização do prédio, administração da instituição e remuneração de assessores, além da manutenção e funcionamento dos gabinetes dos vereadores e na administração de pessoal e encargos.
MARINHA DO BRASIL
PARA LER EM TELA CHEIA CLIQUE ONDE ESTÃO AS 4 SETINHAS (LADO DIREITO).
Livro “Em tempos de e-mail, cartas para Irene” será lançado neste sábado em Ilhéus
O escritor Rodrigo Dias lança neste sábado, dia 25, às 19 horas, no Centro de Treinamento de Líderes (CTL) de Ilhéus, o seu terceiro livro, “Em tempos de e-mail, cartas para Irene”. uma obra aguardada com grande expectativa pela imprensa regional. O livro, que já foi lançado em Ubatã, reúne uma coletânea de cartas enviadas pelo autor para amigos e familiares ao longo de três anos.
De acordo com o escritor, o enredo conta com uma personagem principal chamada Irene, que recebe as cartas de um vendedor de flores, que no passado havia sido carteiro. De forma nostálgica, o vendedor de flores relembra o tempo em as pessoas utilizavam, com grande freqüência, as cartas para se comunicar.
A metáfora utilizada pelo autor, por meio da escolha de vendedor de flores como personagem, é que como se existe tempo para plantar, colher e florir, a amizade também precisa de tais procedimentos para se sustentar. As cartas seriam, na ótica do enredo, o nutriente para sustentar as amizades mesmo a longas distâncias. Durante a cerimônia de lançamento de “Irene” haverá leitura dramática de alguns trechos da obra.
Rodrigo Dias conta que demorou aproximadamente três anos para concluir o livro. “Fizemos pesquisa em campo, conversei com pessoas que se relacionam por meio de cartas, com pais e filhos que estão distantes, que moram em outros estados, países e que se comunicavam apenas por cartas. Além disso, conversamos também com jovens que fazem uso constante das novas tecnologias da área de comunicação. A motivação para escrever Irene veio do nosso convívio familiar. Meus avós, por exemplo, viviam distantes um do outro no início do relacionamento e se comunicavam apenas por meio de cartas, as famosas cartas de amor. Além disso, a própria música brasileira já deu destaque às cartas enquanto poesia do cotidiano”, explicou o escritor.
Morre pioneiro do karatê na Bahia
A comunidade esportiva baiana lamentou ontem a perda doprofessor de karatê Ivo Rangel, 70 anos, ex-presidente da Federação Baiana de Karatê. Rangel foi também advogado, compositor e professor de Educação Física.
Entre os seus feitos, ele se destaca como o responsável por trazer o karatê para a Bahia. Sepultado ontem, o esportista morreu na terça-feira (22) depois de sofrer uma queda dentro de casa, em Salvador. Shidoshi Ivo Rangel era faixa preta em karatê e foi um dos mais antigos praticantes da arte marcial oriental na Bahia.
Ele participou de diversos momentos da história do karatê baiano, desde os primórdios, um dos fundadores do Clube de Karatê Acrópole. Por diversas vezes como técnico e atleta levou o Acrópole ao título de campeão baiano, além de também atuar como técnico de seleções da Bahia.
Também ajudou, a consolidar a modalidade no Estado, se tornando o professor mais conhecido da Bahia na atualidade. Contribuiu para a fundação de outras entidades com a Presidência da Federação Interestilo da Bahia, seu último cargo como karateka.
TRIBUNA DA BAHIA
http://www.tribunadabahia.com.br/2014/01/23/morre-pioneiro-do-karate-na-bahia
Santa Casa de Itabuna celebra os seus 97 anos de fundação
Uma programação festiva e religiosa marcará na segunda-feira (27) a celebração dos 97 anos de fundação da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI). Durante todo o dia haverá Missa de Ação de Graças, inaugurações e a entrega da Comenda Monsenhor Moysés Gonçalves do Couto – condecoração concedida a pessoas que prestam relevantes serviços para o crescimento da instituição.
De acordo com a programação, às 7h30min será celebrada uma Missa de Ação de Graças na Capela do Hospital Manoel Novaes; às 11horas inaugurada à nova sede do Plansul (Plano de Saúde Hospitalar da Santa Casa de Itabuna), que passa a funcionar em sede própria em um prédio anexo ao Hospital Manoel Novaes; e às 11h30min inaugurada as novas instalações da UTI Neonatal do HMN.
Logo mais às 20 horas, no Tarik Fontes Plaza Hotel, haverá a solenidade de entrega da Comenda Monsenhor Moysés Gonçalves do Couto, que será entregue a três personalidades, criteriosamente selecionadas: o médico oncologista clínico e cirurgião geral Drº Manoel dos Passos Galvão Filho; o médico neurologista e atual membro do Conselho Deliberativo da SCMI, Drº Silvio Porto de Oliveira; e o bispo da Diocese de Itabuna, Dom Ceslau Stanula. A Comenda trata-se de uma medalha onde está esculpida a face do fundador da Santa Casa de Itabuna, Monsenhor Moysés Gonçalves do Couto.
Durante as comemorações dos 97 anos de relevantes serviços prestados com excelência pela Santa Casa de Itabuna à população regional, o provedor Eric Ettinger de Menezes e os demais membros da provedoria receberão autoridades civis, militares e religiosas, além da comunidade em geral. “Espero contar com a presença de todos, pois este será um momento de celebração e de homenagens a personalidades que ajudaram e ainda ajudam e muito no crescimento da Santa Casa de Itabuna”.
OPUS DEI
FAMA DE SANTIDADE
O programa da beatificação inclui atos centrais em Madri e em Roma. A cerimônia da beatificação será presidida pelo Prefeito da Congregação das Causas dos Santos, o Cardeal Angelo Amato. [+] DO PRELADO
“Graças a Deus e ao Papa Francisco”, diz o Prelado do Opus Dei, D. Javier Echevarría, nesta entrevista sobre o motivo para a beatificação de D. Álvaro ser em Madri. [+] Por ocasião do anúncio da data e lugar da beatificação de D. Álvaro del Portillo, o Prelado do Opus Dei escreveu estas palavras. [+] |
Mensagem de agradecimento
Amigos,
Procissão de São Sebastião atraiu fieis e turistas em Ilhéus
O cortejo teve inicio às 17 horas, da segunda-feira, dia 20, saindo da igreja, percorrendo as principais ruas do centro da cidade, e faz parte da programação anual da Catedral de São Sebastião.
Ilheenses e turistas acompanharam na tarde da segunda-feira, dia 20, a procissão em homenagem a São Sebastião, padroeiro dos estivadores e da catedral que leva seu nome. O cortejo teve inicio às 17 horas, saindo da igreja, e percorreu as principais ruas do centro da cidade, como a Avenida Dois de Julho, ruas Aurelino Linhares, Araújo Pinho, Santos Dumont e Antônio Lavigne, passando pelas praças Cairu e J.J.Seabra. Após a procissão, os fiéis assistiram a missa na catedral.
Defesa Civil de Ilhéus alerta população sobre riscos de deslizamentos
Até a manhã dessa quarta-feira, dia 22, a Defesa Civil registrou pequenos deslizamentos no Alto do Amparo e na Avenida Itabuna. Em qualquer situação de perigo, os cidadãos devem entrar em contato com o órgão através do telefone 3234-3597 ou 32343606.
Devido às chuvas dos últimos dias, a Defesa Civil alerta a população de Ilhéus para o risco de deslizamento de terra e aconselha aos moradores de áreas de risco, que procurem abrigo em outros locais, casas de amigo, parentes ou abrigos, caso haja ocorrência ou algum indicativo. Em qualquer situação de perigo os cidadãos devem entrar em contato com o órgão através do telefone 3234-3597 ou 3234-3606.
Até a manhã dessa quarta-feira, dia 22, a Defesa Civil registrou pequenos deslizamentos no Alto do Amparo e na Avenida Itabuna. Conforme informações do coordenador do órgão, Ednaldo Azevedo, os agentes já estão recolhendo a terra e continuam monitorando e visitando áreas de risco, colocando lona, onde necessário, e notificando os locais de periculosidade.
—
Secretaria de Comunicação (Secom)
Prefeitura de Canavieiras
Prazo para regularizar Alvará de Licença e Funcionamento termina em 31 de janeiro
O secretário da Fazenda da Prefeitura de Canavieiras, Paulo Garcia, informa que no dia 31 de janeiro próximo (sexta-feira) encerra-se o prazo para os contribuintes regularizarem a situação com o Alvará de Licença e Funcionamento (ALF). A regularização compreende tanto os pedidos de novos alvarás, como os relativos ao exercício fiscal de 2014.
Explica Paulo Garcia, que o contribuinte pode entrar em contato com o Setor de Tributos através do comparecimento ao prédio da Prefeitura, ou por meio eletrônico, acessando o serviço online. Todos os serviços da Secretaria da Fazenda estão disponíveis no site https://canavieiras.saatri.com.br/ que podem ser acessados através de inscrição e senha.
Para o prefeito Almir Melo, o pagamento das obrigações dos contribuintes é muito importante para o desenvolvimento de Canavieiras, pois permitem a realização de investimentos e do custeio da máquina administrativa. “Os recursos pagos pelos contribuintes são as principais ferramentas de desenvolvimento e prosperidade de nossa cidade”, diz o prefeito
Governo cria grupo para recuperar a cultura do caju na Bahia
O caju, fruta típica do Nordeste que garante à Bahia o quarto lugar na produção nacional, perdendo apenas para o maior produtor que é o Ceará, seguido de Piauí e Rio Grande do Norte, tem enfrentado severas perdas em sua cultura devido ao agravamento do Oidio (Oidium anacardii) no País. Trata-se de uma doença que ataca tanto a produção de castanhas, como de pseudofrutos, ou em ambas, e que até pouco tempo era considerada secundária, não necessitando medidas de controle.
Para reverter essa situação, o governo criou um grupo de trabalho formado por representantes da Casa Civil, da Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), e da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), no fim do ano passado, para elaborar um plano de trabalho com estratégias, metas e com o acompanhamento devido.
Segundo o coordenador de Estudos e Projetos Agrícolas da Seagri, Marcelo Libório, o grupo pretende incluir organizações de produtores e a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). “Juntos, vamos propor ações de combate à doença e a organização do setor”, explica.


























































