:: ‘Notícias’
Comerciantes cobram a liberação da rua interditada por manifestantes em Ilhéus

Antônio Costa,pres. do Sicomércio, radialista Vila Nova, Paulo Ganem, pres. da CDL de Ilhéus, Major José Câmara da PM.
A diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas de Ilhéus tem recebido inúmeras reclamações de comerciantes de várias partes da cidade, principalmente do Centro, sobre uma das ruas da Praça J.J. Seabra – que fica em frente à Prefeitura – interditada há cerca de três meses por estudantes do Movimento Reúne Ilhéus, que lutam pela redução na tarifa do transporte público na cidade.
De acordo com o presidente da CDL de Ilhéus, Paulo Ganem, a reclamação geral não é contra o movimento, mas sim à interdição de uma via que é pública. “Vivemos num país democrático e é claro que respeitamos os movimentos sociais, mas o que não podemos aceitar é que além dos prejuízos causados pelas greves em nosso município, como a dos Servidores Públicos Municipais, a dos bancários que ainda está aí, sejamos prejudicados por isso também. São muitos comerciantes insatisfeitos. Estamos sendo impedidos do direito de ir e vir. O centro comercial da cidade está feio, sujo, já precisamos começar a organizar a praça para a Campanha de Natal e desenvolver ações culturais, entre outras coisas, mas, se continuar aquele acampamento na rua, certamente não vamos poder. O fluxo de pessoas tem diminuído e muito. Agora está começando a temporada de navios, os turistas chegando e realmente já passou do tempo de encontrarmos uma solução”, disse Paulo, justificando a reunião na noite desta quinta-feira (10.10), na sede da entidade.
Participaram da reunião, representando a imprensa, o radialista Vila Nova, e o major José Diógenes Câmara Alves, comandante da 68ª CIPM. Os dirigentes lojistas cobraram um posicionamento da Polícia Militar no sentido de dialogar com os estudantes para liberar a rua, onde o fluxo de pessoas e carros é intenso. “Essa é a nossa primeira conversa sobre o assunto, e vamos reforçar essa necessidade junto à ao Comando Regional da PM, a Prefeitura, além do Ministério Público” finalizou Ganem.
Ilhéus lança Projeto “Educar para ter Saúde”
Além de ter promovido um mutirão para rastreamento do câncer de mama, a Secretaria de Saúde aproveita o transcurso do Outubro Rosa para lançar um projeto educativo de prevenção à doença.
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ilhéus lança, nesta sexta-feira, dia 11, o Projeto “Educar para ter Saúde”, que consiste na realização de um programa de educação permanente à população e aos profissionais da área, em cada bairro do Município de Ilhéus, com enfoque em temas variados. A palestra de abertura acontecerá na Escola Fé e Alegria, localizada na rua São Jorge, no bairro do Nossa Senhora da Vitória, às 14 horas, e será ministrada pelo médico mastologista José Slaib, sobre o tema “Prevenção do Câncer de Mama e do Colo Uterino.”
Restaurantes e evento de motoqueiros são opções para o fim de semana em Ilhéus
Neste final de semana, com previsão de chuvas, os restaurantes são excelentes alternativas. Ilheenses e moradores de outras localidades também poderão conferir o 1º Moto Legal Ilhéus, que acontece na sexta e no sábado, dias 11 e 12, no Parque de Exposições de Ilhéus, na zona Sul.
Apesar da previsão do tempo para o fim de semana em Ilhéus ser de chuva – segundo o site Clima e Tempo, não é necessário ficar em casa, pois há uma variedade de opções em toda a cidade, para se divertir com familiares e amigos. Uma boa pedida, por exemplo, é a apreciação da culinária dos restaurantes locais, que possuem um cardápio variado com opções que vão desde os sabores regionais, como moquecas e bobó de camarão, acomidas italianas e chinesas. Há algumas indicações no link ‘Espaço do Turista’, no site da Prefeitura Municipal de Ilhéus (www.ilheus.ba.gov.br).
Prefeitura de Canavieiras
Médico é preso em Iraí
Fonte: DP de Iraí
Harrison Andrade
CQR
—
Polícia Civil do Rio Grande do S
http://www.policiacivil.rs.gov.br/conteudo.php?cod_conteudo=24683&cod_menu=461ul
Folha salarial e encargos sociais continuam prejudicando investimentos em Ilhéus
O secretário da Fazenda da Prefeitura de Ilhéus, Marco Antônio Carmo, apresentou na Câmara Municipal o relatório de avaliação e de cumprimento de metas, onde se destacam as limitações de gastos e o peso no pagamento da folha salarial e dos encargos sociais.
A Lei de Responsabilidade Fiscal, no parágrafo 4º do Artigo 9º, determina que o Poder Executivo faça a cada quadrimestre a avaliação do cumprimento das metas fiscais estabelecidas. Nesse sentido, cumprindo a determinação, o secretário da Fazenda da Prefeitura de Ilhéus, Marco Antônio Carmo, participou de reunião na Comissão de Finanças da Câmara Municipal, na presença de vereadores, para apresentar os resultados obtidos no último quadrimestre, ou seja, de maio a agosto deste ano.
Segundo o relatório, no período de janeiro a agosto, estava prevista uma receita de R$ 250.608.881,55, mas este número não foi alcançado, obtendo-se, apenas R$ 161.990,249,94. “Analisando-se esses números, parece que houve uma frustração da receita, mas o que se verifica é que o orçamento de 2013 foi superestimado pela gestão passada, uma vez que no mesmo período de 2012 a receita foi de R$ 157.313.674,53”, salientou o secretário, ressaltando que, assim mesmo, comparando-se os dois resultados, o que foi obtido agora é superior.
Demonstrar amor, sempre! Implorar, jamais!
Por Rosana Braga
Andei escrevendo alguns artigos defendendo as demonstrações de amor, a transparência dos desejos e insistindo em afirmar que forte é aquele que assume o que está sentindo, ainda que isso seja feito através de lágrimas e sofrimento.
Pois muito bem! Recebi dezenas de mensagens de pessoas contando sobre o quanto têm exposto o que sentem e o quanto isso tem lhes rendido mais desafeto, menos estima por si mesmas e frustrações seguidas de frustrações.
Observando tais histórias, notei que, como em tudo o que é sutil e profundo ao mesmo tempo, há um tênue limite a ser observado nesta questão. Ou seja, é preciso amadurecimento e autopercepção para notar a diferença entre ‘demonstrar o que se sente’ e ‘mendigar o amor do outro’ – coisa que nunca defendi e nem pretendo fazê-lo agora; tanto que, numa outra ocasião, escrevi “O outro tem o direito de não gostar de você!”.
Tem muita gente confundindo ‘ser sincero’ com ‘ser inconveniente’; pessoas agindo sem dignidade em nome não de um amor, mas de uma obstinação infantil e neurótica. Quando digo que precisamos começar a admitir mais o que sentimos, não estou dizendo que devemos empurrar esse sentimento ‘goela abaixo’ do outro, nem implorar, esgoelar-se, fazer chantagens ou mendigar afeto.
Torneio de Pesca de Canavieiras
ATENÇÃO!!!!
NO REGULAMENTO DO TORNEIO DE CANAVIEIRAS NÃO CONSTA O TAMANHO MÍNIMO D0 PEIXE. FOI UMA FALHA, POIS SÓ VALERÁ PEIXES ACIMA DE 15cm.
PONTUAÇÃO:
1 PONTO PARA CADA PEIXE E 5 PONTOS PARA CADA 100gr.
VALERÁ TODOS OS TIPOS DE PEIXE ACIMA DE 15cm.
TELEFONES DAS POUSADAS.
POUSADA STELLA MARIS TEL,73-32841242
POUSADA COSTA VERDE TEL 73-32841608 — 9995.9034 — pousada.costa verde@bol.com.br
POUSADA ATLANTIC 73-3284.2049 — WWW.ATLANTICHOTEL.COM.BR
POUSADA OÁSIS DA COSTA 73-3284.3146 CONTATO@OASISBEACHCLUB.COM.BR
POUSADA CORONA FÉRREA 73-3284.1910 – RESERVA@CORONAFERREA.COM.BR


Agricultores familiares de Ilhéus são beneficiados pelo PAA
Agricultores familiares de Ilhéus, no Litoral Sul do Estado, garantem a venda de seus produtos através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O Programa, do Governo Federal, proporciona aos agricultores familiares o planejamento de forma coletiva e a comercialização de seus produtos isentos de licitação, e com preços compatíveis aos praticados nos mercados regionais.
Os trabalhos contam com o apoio da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), que através do escritório local de Ilhéus, presta assistência técnica a Associação de Desenvolvimento dos Produtores e Trabalhadores Rurais de Olivença, inserida no Programa como fornecedores, por um ano.
O técnico da EBDA, Welton Clarindo, explica que o PAA é uma Política Pública que vem favorecendo o agricultor familiar na sua autonomia. “Com esse Programa é possível gerar emprego e renda para as famílias, assegurar alimentação saudável e diminuir o êxodo rural”, disse o técnico.
Prefeito discute os projetos de Ilhéus com o Estado
Em reunião com o Secretário da Casa Civil, Rui Costa, o prefeito pediu agilidade para os projetos da ponte, do aeroporto, do novo hospital regional, do Porto Sul e para o recapeamento asfáltico da cidade.
O prefeito Jabes Ribeiro reuniu-se hoje, 09, pela manhã, em Salvador, com o Secretário da Casa Civil do Governo do Estado, Rui Costa, com o objetivo de solicitar agilidade para os projetos de interesse do desenvolvimento do município. Em entrevista concedida à Rádio Cultura de Ilhéus, no programa Fatos em Detalhes, apresentado por Malthez de Athayde, o prefeito informou que tratou de assuntos relacionados aos projetos do aeroporto internacional, da nova ponte de acesso ao Pontal, do novo hospital regional, do Porto Sul e do recapeamento asfáltico da cidade.
Segundo Jabes, a obra de construção da ponte, já autorizada pelo governador Jaques Wagner, está com os recursos garantidos junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). “Solicitamos ao secretário Rui Costa sua interferência para maior agilidade dessa obra e fiquei muito satisfeito com a sua disposição de trabalhar conosco pela agenda positiva para o nosso município”, declarou.
Empossados em Ilhéus os membros do Comitê Gestor Municipal das Micro e Pequenas Empresas
Em atendimento à Lei 3.495/2010, foram empossados no último sábado (5), no auditório da Faculdade de Ilhéus, no quilômetro 2 da BA-001 (rodovia Ilhéus/Canavieiras), os membros (titulares e suplentes) do Comitê Gestor Municipal das Micro e Pequenas Empresas. A posse aconteceu durante o I Workshop do Empreendedor, evento promovido pela Secretaria de Indústria e Comércio (Sedic), em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Banco do Brasil e CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas). A principal proposta do comitê gestor é apoiar e fiscalizar as ações de tratamento diferenciado e favorecido às microempresas (ME), empresas de pequeno porte (EPP) e microempreendedores individuais (MEI).
Foram nomeados pelo prefeito Jabes Ribeiro, como membros titulares, o vice-prefeito e secretário de Indústria e Comércio de Ilhéus, Carlos Machado (Cacá) de Andrade Filho, o Agente de Desenvolvimento do Município, José Roberto Oliveira Garcia (Poder Executivo), o vereador e líder do governo municipal na Câmara, Alzimário Belmonte (Poder Legislativo), e os representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Clóvis Gomes de Oliveira Júnior, e da Associação Comercial de Ilhéus (ACI), Mário Yamamoto (Entidades Representativas do Segmento das Micro e Pequenas Empresas).
NOTÍCIAS DA AVEP

HAROLDO E CRISPINIANO OS VENCEDORES
Associação dos Veteranos de Esporte Praiano(AVEP)
Local: Praia da Av. Soares Lopes (imediações do Ed. Santa clara)
Dia/Horário: 6.10.2013 – Domingo pela manhã
Equipes Campo Grimaldo: (Cap. Crispiniano)- Ricardo, Djalma Peludo, Valmick, Mario Cabeça Branca, José Eduardo, Dr. Souto, Sena, Slaibi, Crispiniano, Carqueija e Pedro Paulo X (Cap. Renatinho) –Rosivaldo, Paulo Gois, Galletti, Torisco, Silva, Zugaib, Vado, Carlos Alberto Semi Gago, Garrancho, Renatinho e Paulo Sergio
Cartão Amarelo para Mario Cabeça Branca, Renatinho e Paulo Gois
Equipes Campo Martial: (Cap. Haroldo)- Marcelo, Vilas Boas, Heckel, Eduardo Japonês, Silvio Reis, Haroldo, Tabosa, Claudio Assis, Eliandro, Luis Humberto e Ralio X (Cap. Renatinho)- Zeca, Jorge Reis, Danilo, Sizinio, Adauto, Cesinha, Ismar, Enrrico, Eusinio(depois Rico), Erisvan e Jamilton.
Cartão Amarelo para Claudio Assis, Eliandro e Enrrico,
Árbitros: Raimundo Miranda de Souza (Campo Martial) com atuação regular e Vinicius Lopes Araujo da Silva (Grimaldo) boa atuação. – ambos da Liga Ilheense de Futebol
O quadro acima resume a 15ª rodada de “babas de praia” desta Associação. No Campo Grimaldo a equipe do Capitão Crispiniano abateu a do Capitão Renatinho pelo escore de 2 a 1. Gols de Sena(2). Zugaib descontou. A partida esteve equilibrada, mas como o Capitão Renatinho está numa fase azarada, os gols que sua equipe levou foram falhas, o primeiro do beque Paulo Gois e o outro do goleiro Rosivaldo, réus confessos dos lances. O Cap. Crispiniano já esteve assim, não ganhava uma, mas como andou tomando banho de sal grosso, misturado a ervas ‘curadeiras’, recuperou a posição no ranking inclusive a artilharia. Diante da tristeza de Renatinho com mais uma derrota, o seu amigo, o zagueiro Paulo Gois o aconselho procurar alguma benzedeira que lhe tire a urucubaca.
Segundo contundentes comentários, esta foi a melhor partida do centro-avante Carqueija. O baixinho não fez gol, mas jogou até de beque e muito contribuiu para a vitória de seu time.
No Campo Martial, o Capitão Haroldo, mais uma vez comprovando a fama de bom escolhedor de time, goleou o do Capitão Erisvan por 4 a 1. Luis Humberto(2), Ralio e Tabosa foram os goleadores, e próprio Erisvan converteu para o seu time. O predomínio da equipe comandada por Haroldo fora visível do princípio ao fim da partida. No início do segundo tempo o time de Erisvan até esboçou uma reaçãozinha com seguidos ataques, ficando nisso. Em seguida houve o equilíbrio e a retomada do domínio do jogo do quadro haroldiano.
Quem estreou foi o meia de ligação Eusinio, mas fora de forma, não aguentou o repuxo e saiu na maca e do jogo, aos 15 minutos do primeiro tempo acometido de distensão muscular.
Comentários dos Observadores
Fora anotado que os laterais Silvio Reis e Eduardo Japonês doravante não jogarão mais junto. Motivo: ambos são laterais esquerdos e o Silvio, além de não se adaptar na direta, admite ser o companheiro, um conhecedor da posição mais experimentado. E prometeu solicitar aos escolhedores do baba, que não os escolham para o mesmo lado. Não foi á toa que Japonês, mesmo não hesitando em pedir um taxi para voltar toda vez que foi ao ataque, andou curtindo: “Rapaz! eu sigo as pisadas de meu tio Dominguinhos, um dos maiores laterais esquerdos de Ilhéus e da região!”
Neste campo deu de tudo. O atacante Luis Humberto embora tenha feito uma boa partida, duvidaram de seus 2 gols, em razão, comentou-se, de que antes de iniciar a partida este atacante e o goleiro Zeca estiveram no maior tititi, inclusive com trocas de abraços e mais abraços.
O paulista e atacante Enrrico, também estreante, demonstrou categoria e bom futebol. Comentaram que já foi do Guarani de Campinas/SP
MAIS MÉDICOS
O volante ‘atacativo’ Slaibi é realmente um abnegado da Associação. Entrou de vez na campanha “Mais Sócios” do presidente Jackson Lima e, como médico vem em toda oportunidade incorporando mais um seu colega ao quadro avepiano. À abnegação não faltou a espirituosidade de alguns adeptos da Banda Podre( à frente o beque de espera Paulo Gois e o meia de contenção Vado), em dizerem que a AVEP aderiu democraticamente ao Programa “Mais Médicos” do Governo Federal.




































































