WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

Serviços municipais voltam a funcionar em Ilhéus e Prefeitura intensifica controle do ponto

Com o fim da greve dos servidores municipais, o prefeito Jabes Ribeiro determinou que todas as secretarias providenciem um esforço extra para que toda a cidade volte a normalidade, e para isso, o controle do ponto será intensificado com a finalidade de melhorar ainda mais a produtividade.

Após o fim da greve dos servidores municipais de Ilhéus, a população já começa a contar, a partir desta semana com a regularização da prestação dos serviços públicos, em decorrência, inclusive, de um esforço extra solicitado pelo prefeito Jabes Ribeiro aos secretários para que o município retorne, o mais rápido possível, à normalidade. Em entrevista ao radialista Jota Carlos, da Rádio Santa Cruz, o prefeito fez restrição, apenas, ao que chamou de tentativa de judicialização das negociações, por parte dos sindicatos, ao entrarem com ações na Justiça do Trabalho.

Lembrando que a Prefeitura continua aberta ao diálogo, o que foi demonstrado em dezenas de reuniões feitas, antes e durante a paralisação, pela Comissão Permanente de Negociação com os sindicalistas, o prefeito observou que, caso a Justiça determine o pagamento integral das reivindicações, também será inevitável que a administração municipal faça a imediata adequação das despesas aos limites exigidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). “E esta adequação, como já aconselhou a própria Justiça do Trabalho e o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), só poderá ocorrer com a medida que tenho evitado tomar desde que assumi este mandato: a demissão de trabalhadores. Como já disse inúmeras vezes, é preciso que os sindicalistas pensem no conjunto dos servidores e também no conjunto da comunidade de Ilhéus, não apenas em seus interesses imediatos”.

:: LEIA MAIS »

Atividades em Juerana abre comemorações pelo mês das crianças em Ilhéus

Com participação da comunidade, a Biblioteca Itinerante funcionou, nesta terça-feira, dia 8, na Escola Aritaguá II, com atividades como leituras feitas pelos meninos e meninas e uma sessão com uma contadora de estórias, além da distribuição de lanches.

A chegada da Biblioteca Itinerante à Vila Juerana, litoral norte de Ilhéus, marcou o início dos eventos do mês da criança promovidos pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult). Com uma grande participação das crianças da comunidade, a Biblioteca Itinerante funcionou, nesta terça-feira, dia 8, na Escola nucleada Aritaguá II, com atividades como leituras feitas pelos meninos e meninas e uma sessão com uma contadora de estórias, além da distribuição de lanches. Nesta quarta-feira, dia 9, a ação ocorre no distrito de Aritaguá e na quinta-feira, dia 10, no distrito deSambaituba.

As crianças receberam a Biblioteca com muita expectativa e a chegada dos livros e dos animadores causou rebuliço. O estudante João Vítor Nascimento Santana, do 5º ano, afirmou que acha importante eventos como aquele para incentivar a leitura. “A gente se desenvolver mais. Gostei muito. Vieram novos livros para ler”, afirmou.

O secretário de Cultura, Paulo Atto, presente ao primeiro dia do evento, observou que um dos objetivos de levar esse projeto a zonas distritais é democratizar o acesso à cultura. “A nossa ação é para que a Prefeitura tenha capilaridade e que suas atividades sejam estendidas e não fiquem apenas no centro da cidade. Vimos também a importância que este tipo de evento tem para a vida das crianças, pois foi possível ver a alegria das mesmas diante dos livros e das estórias narradas pela contadora.”

Projeto incentivador – A presença da contadora de estórias Mírian Oliveira, trouxe para as crianças uma nova maneira de ver a leitura e ela revelou seu entusiasmo com a atividade. “Ler estórias para as crianças é uma experiência maravilhosa, pois a partir do momento que ouvem eles aprendem a apreciar a leitura. Eu acho que a Secretaria de Cultura deveria estender este projeto da biblioteca para o ano todo”, afirmou.

Para alguns pais, a biblioteca, além de ter sido bem recebida pelas crianças, foi uma surpresa e destacaram a decisão da Secretaria de Cultura de facilitar o acesso à literatura para expandir o conhecimento das crianças. “Incentivar crianças à leitura, estimula a mente, desenvolve a leitura, é muito bom para que deixem de lado os celulares e a televisão” revelou Edilene Santos Alves, dona de casa e mãe de um dos alunos.

Programação – A Secult continua com sua programação em comemoração ao mês da criança até o dia 31 de outubro, com o seguinte cronograma:

Dia 15, Terça-feira: Coutos;

Dia 16, quarta-feira: Santo Antônio;

Dia 30, quarta-feira: Banco do Pedro;

Dia 31, quinta-feira: Inema.


Secretaria de Comunicação Social (Secom)
09.10.13

Semana da Criança na Tenda TPI conta com musical e workshop

A Tenda Teatro Popular de Ilhéus (TPI) homenageia o público infantil com atividades especiais. De quinta-feira a sábado (10 a 12), será apresentado o musical Lendas da Lagoa Encantada, sempre às 19 horas. As entradas custam R$ 20 e R$ 10. E no sábado, dia das crianças, acontece o Workshop Conto e Cantigas, com os professores Ricardo Maciel e Luciene Nunes. A atividade de contação de história e musicalização está marcada para as 16 horas. A entrada será a doação de um livro infantil ou uma almofada.

Em Lendas da Lagoa Encantada, personagens míticos se unem aos seres humanos para proteger as tradições populares e o meio ambiente. Eles querem afastar o bicho mondrongo que aparece na pequena vila de pescadores, ameaçando destruir tudo em nome do progresso. O espetáculo musical da Cia. Boi da Cara Preta é inspirado no imaginário do povoado ilheense da Lagoa Encantada. O texto é de Romualdo Lisboa, direção musical de Elielton Cabeça e direção geral de Tânia Barbosa.

O Workshop Conto e Cantigas é voltado para crianças maiores de quatro anos. A professora Luciene Nunes conta uma história, enquanto o professor Ricardo Maciel se encarrega dos efeitos e trilha sonora. Ao final, os pequenos poderão expressar suas impressões sobre a experiência. Será a primeira atividade realizada nas novas instalações da Biblioteca da Tenda TPI, que leva o nome do escritor Jorge de Souza Araújo. Pede-se que os participantes levem livros para doação ou almofadas a fim de deixar o público mais aconchegado.

Projeto de Resolução que corrige funcionamento do legislativo ilheense, é apresentado pelo vereador Cosme Araújo (PDT).

Vereador ilheense, Cosme Araújo_3Fundamentando no RI – Regulamento Interno do Poder Legislativo Municipal, o vereador Cosme Araújo apresentou na Câmara, Projeto de Resolução nº 011/2013, que estabelece cumprimento e critérios para funcionamento das sessões ordinárias, extraordinárias, especiais, solenes e audiências públicas.

Pelo Projeto de Resolução aprovado em plenário e que segue para competência, as sessões ordinárias devem continuar acontecendo nos dias de terças e quartas-feiras, como determina o regimento.  Podendo, inclusive, ser prorrogadas conforme o §1º do Art.137-RI.

Para o vereador Cosme Araújo, as sessões Extraordinárias, Especiais, Solenes e Audiências Públicas não podem acontecer em dias de terças e quartas feiras, reservadas exclusivamente para as sessões ordinárias. “É notória a avalanche de requerimentos aprovados para que aconteçam sessões especiais e até mesmo audiências públicas em dias de 3ª e 4ª feiras. Apesar de importantes, é preciso respeitar o Regimento Interno”, pontua Araújo.

Numa análise lúcida e regimental, o autor propõe que as sessões extraordinárias, especiais, solenes e audiências públicas sejam aprovadas até em caráter de urgência, porém, que sejam realizadas somente em dias de 2ª, 5ª, 6ª feiras, sábados, domingos, feriados ou mesmo à noite, se preferirem. Mas, 3ª e 4ª feiras devem ser reservadas exclusivamente para as sessões ordinárias. “Dessa forma não fere o regimento, não atrasa os encaminhamentos de proposições e discussões importantes, facilitando assim, o andamento dos trabalhos cameral”, mais uma vez adverte o autor do Projeto de Resolução.

 —

Assessoria.

Prefeitura de Ilhéus

Fotos: Alfredo Filho e Roberto Santos.

Fotos: Alfredo Filho e Roberto Santos.

Ilhéus recebe moto estradeiros de todo o país neste final de semana
Vandalismo em posto de saúde no Ilhéus II
Lei de Diretrizes Orçamentárias define metas fiscais de Ilhéus para 2014
Mulheres atendidas pelo Cras da Barra são contempladas com Mutirão de Beleza
Construtora entrega chaves de equipamentos do Minha Casa Minha Vida à Prefeitura de Ilhéus

:: LEIA MAIS »

Prefeitura de Canavieiras

Ampliação do atendimento na Atenção Básica reduz a demanda no hospital

Atendimento no Interior de Canavieiras.

Atendimento no Interior de Canavieiras.

A reativação do programa de atendimento médico e ambulatorial no interior do município vem reduzindo, consideravelmente, a procura pelo atendimento no Hospital Municipal Régis Pacheco. Desde que o programa começou, em 13 de setembro deste ano, já foram prestados 249 atendimentos médicos, 96 consultas de enfermagem, 31 exames ginecológicos preventivos, seis consultas de pré-natal e distribuição de medicamentos.

Nesse período, foram contempladas as comunidades de Ouricana, Hermelândia, Perelândia, Pedra Alta, Pimenteira, Estreito, Era Nova, Juerana e Campinhos. Antes, os moradores dessas comunidades eram obrigados a se deslocar até a sede do município para buscar atendimento médico ambulatorial nos postos de saúde ou no hospital.

Atendimento no Interior de Canavieiras.

Atendimento no Interior de Canavieiras.

Paralelamente ao programa de atendimento ambulatorial no interior do município, outras ações foram implantadas pela Secretaria da Saúde, a exemplo do restabelecimento das atividades nos postos de saúde, que se encontravam desativados. Segundo a secretária da Saúde, Roberta Barros, a situação era de caos e foi necessário montar um programa de reestruturação de curto prazo, no sentido de restabelecer os serviços.

Explica a secretária Roberta Barros, que o Governo da Reconstrução encontrou problemas como profissionais descredenciados, inclusive na área de atendimento pediátrico, deficiência nos equipamentos e ausência total de insumos. “Partido do princípio de que com a Atenção Básica bem estruturada poderíamos resolver cerca de 80% dos nossos problemas, partimos para a implantação desses projetos, o que vem produzindo resultados positivos”, concluiu.

Alemanha receberá o talento da escritora Daniela Galdino

Daniela Galdino - foto Karoline Vital.

Daniela Galdino – foto Karoline Vital.

A itabunense Daniela Galdino estará na Alemanha participando de um projeto de circulação artística. Ela estará em terras germânicas entre os dias 13 e 29 de outubro, ministrando palestras e fazendo leituras dramáticas do seu livro de poesias “Inúmera”. A obra foi publicada em 2011 pela Mondrongo, editora do Teatro Popular de Ilhéus.

Entre as atividades que serão desenvolvidas na Alemanha, Daniela Galdino ministrará a palestra “Escrita feminina: confluências transgressoras na poesia brasileira” e fará leituras públicas do seu livro “Inúmera”, na Universidade de Bremen. Além disso, a grapiúna participará da Feira do Livro de Frankfurt, o maior evento literário e editorial do mundo. Ela é uma das escritoras que integram a antologia “Literatura Baiana” organizada pela Secretaria de Cultura da Bahia (Secult-BA), que divulgará a produção de 18 autores baianos.

O convite para o intercâmbio cultural partiu da professora Katrin Nissen, da Universidade de Bremen. A visita de Daniela Galdino à Alemanha conta ainda com apoio dos brasileiros radicados no país europeu Carlos Berg Guerra e Débora Ramos. Os também conterrâneos Edney Pereira, coordenador do espaço cultural A Livraria e Murah Soares, da Ong Fórum e.V.Brasil, em Berlin.

Daniela Galdino foi a primeira mulher a ter um livro publicado pela Mondrongo e já está a caminho a segunda edição. Em dois anos, a editora do Teatro Popular de Ilhéus lançou mais de 40 livros, incluindo a Série Horizontes, que trouxe obras de autores de Feira de Santana e do Recôncavo Baiano.

Deliciosamente RECOMENDADO

mestre cuca valter_2

Juerana é o primeiro distrito de Ilhéus contemplado com a Biblioteca Itinerante

A secretaria Municipal de Cultura (Secult) promove entre os dias 8 e 31 de outubro, uma programação infantil, com atividades culturais para festejar o mês das crianças.

A partir desta terça-feira, dia 8, a Secretaria Municipal de Cultura (Secult), inicia o projeto especial para comemorar o mês das crianças, nos distritos do município. A primeira localidade contemplada com a Biblioteca Itinerante é Juerana. As atividades consistem em apresentação e grupos teatrais da própria comunidade e um stand de livros com 100 volumes infanto-juvenis.

Segundo o secretário de Cultura, Paulo Atto, a programação está prevista para começar a partir das 14 horas e conta com a participação da contadora de histórias Mírian Oliveira. “Será montado um toldo com almofadas e brinquedos, criando assim um ambiente propício a atividade”, informa Atto.

Segundo a diretora da Biblioteca Municipal, Regina Figueroa, organizadora do evento, levar à Biblioteca Itinerante a cada distrito é estimular nos jovens o prazer da leitura. com a ação, a Secult promove além de diversão, o acesso das crianças com os livros.

Cronograma – as atividades iniciam no dia 8, em Juerana; na quarta-feira, dia 9, serão contempladas as crianças de Sambaituba e na quinta dia 10, as da comunidade de Aritaguá. As atividades prosseguem no dia 15 de outubro, em Coutos, em seguida (dia 16/10), na localidade de Santo Antônio. As últimas apresentações serão nos distritos de Banco do Pedro (30/10) e de Inema (31/10).

Secretaria de Educação – A Secretaria Municipal de Educação (Seduc) promove até o próximo dia 12, uma serie de atividades também em função do dia das crianças. Os estudantes da rede municipal vão participar de visitas a museus, assistir peças de teatro e de piqueniques nos sítios próximos à comunidade.


Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 07.10.2013

Centro Cultural de Olivença é beneficiado por serviços de melhoria

Entre as ações já realizadas estão a limpeza da área e melhoria da iluminação no entorno do equipamento, recuperação dos banheiros e medidas de prevenção e combate à dengue, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

Limpeza no entorno do Centro Cultural de Olivença - Foto Alfredo Filho (Secom Ilhéus) 05.10.2013

Limpeza no entorno do Centro Cultural de Olivença – Foto Alfredo Filho (Secom Ilhéus) 05.10.2013

O secretário de Cultura de Ilhéus, Paulo Atto, e o administrador de Olivença, Rogério Matos, acompanharam neste último sábado, dia 5, os serviços de melhoria que foram executados no ramal que dá acesso ao Centro Cultural de Olivença. Realizado pela Gerência de Ações Regionais, o trabalho integra uma série de intervenções que vem sendo adotada pela Secult, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), com a proposta contínua de revitalizar e valorizar ainda mais aquele importante espaço.

Prefeitura realiza ações para revitalizar e valorizar o equipamento de cultura de Olivença - Foto Alfredo Filho (Secom Ilhéus) 05.10.2013.

Prefeitura realiza ações para revitalizar e valorizar o equipamento de cultura de Olivença – Foto Alfredo Filho (Secom Ilhéus) 05.10.2013.

Entre as ações já realizadas, Paulo Atto destaca a limpeza da área que abriga o equipamento, a recuperação dos banheiros e a melhoria da iluminação pública do entorno do Centro, além de medidas de prevenção e combate à dengue, esta em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). O secretário enfatiza, ainda, que a Secult segue apoiando e estimulando a utilização do espaço por associações locais e, principalmente, pela comunidade indígena Tupinambá para a realização de eventos variados.

Na opinião do titular da Secult, as melhorias executadas no ramal que dá acesso ao Centro representam mais uma ação importante do governo municipal para atender as demandas da comunidade. “Acreditamos que, dentro de pouco tempo, o Centro Cultural de Olivença estará completamente requalificado para cumprir de forma plena seus objetivos e propostas”, garante.

Olivença – Localizada a 15 quilômetros da sede de Ilhéus, Olivença possui a extração da piaçava como uma de suas principais atividades econômicas. A localidade é, também, a única estância hidromineral situada na faixa litorânea do Brasil. Em Olivença, encontram-se sediadas diversas comunidades indígenas, representantes dos Tupinambás. Além de receber reuniões e encontros diversos promovidos pela população em geral, o centro cultural é um belo espaço para que a comunidade indígena possa expor seus trabalhos, mantendo, também, no local, um conjunto de informações sobre a sua história.


Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 07.10.2013

I Workshop de Fotojonalismo na UNIME – Itabuna

Durante os dias 18, 19 e 20 de outubro acontece o I Workshop de Fotojonalismo na UNIME – Itabuna.

O profissional convidado para o evento é EVANDRO TEIXEIRA, fotojornalista baiano, nascido em Irajuba, com mais de cinquenta anos de trabalho, a maior parte destes, no Jornal do Brasil (JB), cobrindo os eventos mais marcantes desse período, das passeatas estudantis na ditadura a Copas do Mundo e atos presidenciais.

 EVANDRO TEIXEIRA

EVANDRO TEIXEIRA

Entre uma pauta e outra, ele também achou tempo de desenvolver um elogiado trabalho autoral, e o conjunto da obra o colocou, há muito tempo, entre os mais importantes fotojornalistas brasileiros.

Agora é a oportunidade de ouvir o Mestre, em dois momentos:

1. Palestra sobre Fotojornalismo, na sexta-feira, 18/10/2013, às 19h, na UNIME Itabuna – Campus 2. 

Público alvo: Estudantes e profissionais da Comunicação, e todos os entusiastas da fotografia.

Investimento para a palestra: R$ 10,00

Inscrições com professores e alunos do curso de Jornalismo da UNIME.

Na oportunidade, haverá exposição de fotos históricas de Evandro Teixeira, que serão autografadas pelo autor e sorteadas entre os participantes.

EXPOSIÇÃO

EXPOSIÇÃO

2.  Workshop com saída fotográfica para a Vila Juerana, no dia 19/10 a partir das 7h.  O workshop tem vagas limitadas (apenas quarenta) e é destinado a estudantes e profissionais da fotografia, que tenham experiência em fotografar no modo Manual. Haverá ônibus para levar os participantes, saindo da Unime, passando por Ilhéus e indo até à Vila Juerana.

Inscrições online através do link  https://docs.google.com/forms/d/1r8zxqnIBNFXpW3KpV1B3YUm-FPdaOeXDT9cyA44e-m4/viewform

Investimento para o Workshop (inclui a palestra): R$ 200,00.

Maiores informações no evento criado no Facebook (confirme sua presença por lá): 

 —
Realização: Curso de Comunicação Social – Jornalismo, UNIME – Itabuna
Coordenação: Rodrigo Muniz e Anabel Mascarenhas

Prefeitura de Canavieiras

Educação Inclusiva é realidade em Canavieiras

Prefeitura de Canavieiras - Foto Walmir Rosário - Ascom PM Canavieiras.

Prefeitura de Canavieiras – Foto Walmir Rosário – Ascom PM Canavieiras.

A introdução de novos paradigmas na educação é uma das prioridades da Secretaria Municipal da Educação de Canavieiras. E entre esses modelos, a educação inclusiva, com a retirada de todas as barreiras existentes, está sendo assegurada às crianças portadoras de necessidades especiais nas escolas da rede municipal de Educação.

Segundo explica a secretária municipal da Educação, professora Emília Cristina Augusto dos Santos, para a introdução desse novo conceito, foi realizado um mapeamento prévio do número de alunos com necessidades especiais. A partir do resultado, o prefeito Almir Melo determinou que todas as mudanças físicas e pedagógicas fossem implementadas nas escolas.

:: LEIA MAIS »





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia