WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

Moradores do Pontal aprovam projeto de recuperação da Praça São João

Os moradores pediram a manutenção da quadra poliesportiva e a possibilidade de adaptação de um anfiteatro, visando o incentivo a práticas culturais. A Praça São João foi incluída no Programa de Adoção de Praças.

 

O prefeito Jabes Ribeiro incluiu a praça São João Batista no programa de adoção de praças - Foto Gidelzo Silva (Secom Ilhéus) 01.10.13.

O prefeito Jabes Ribeiro incluiu a praça São João Batista no programa de adoção de praças – Foto Gidelzo Silva (Secom Ilhéus) 01.10.13.

Durante reunião promovida pelo Movimento Pontalense de Cidadania, os moradores do Bairro do Pontal manifestaram a aprovaçãodo projeto de recuperação da Praça São João Batista, incluída pelo prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, no Programa de Adoção de Praças, em parceria com a Cidadelle Empreendimentos. O encontro foi realizado no salão paroquial da Igreja de São João e reuniu autoridades e lideranças populares que pediram a manutenção da quadra poliesportiva existente no local.

:: LEIA MAIS »

Terminal Pesqueiro de Ilhéus sedia Ação Cidadã Pescando o Futuro

A ação tem por finalidade promover a inclusão social dos pescadores, marisqueiras e caranguejeiros, com seus familiares, através de oficinas diversas, assim como oferecimento de serviços.

 

Terminal Pesqueiro de Ilhéus - Foto Alfredo Filho (28.09.2013).

Terminal Pesqueiro de Ilhéus – Foto Alfredo Filho (28.09.2013).

Está confirmada para a próxima sexta-feira, dia 11, a realização da ação social intitulada Ação Cidadã Pescando o Futuro, cujo evento acontecerá nas dependências do Terminal Pesqueiro de Ilhéus, nos turnos da manhã e da tarde, com a previsão de dois mil atendimentos. O objetivo principal é promover a inclusão social dos pescadores, marisqueiras e caranguejeiros, entre outros, com seus familiares, através de oficinas diversas, serviços na área de saúde, educação, lazer, cidadania, emprego e renda, além de treinamentos específicos, conforme explica o secretário de Agricultura e Pesca da Prefeitura de Ilhéus, Sebastião Vivas.

:: LEIA MAIS »

Prefeitura de Canavieiras

Terminal Rodoviário vai ser administrado pela Prefeitura

Terminal Rodoviário de Canavieiras - Foto Agerba.

Terminal Rodoviário de Canavieiras – Foto Agerba.

 Um convênio entre a Prefeitura de Canavieiras e a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), foi firmado esta semana. A finalidade do acordo é a transferência da administração do Terminal Rodoviário de Canavieiras para o Município, pelo prazo de cinco anos.

Informa o prefeito Almir Melo, que a Agerba está realizando um levantamento completo do equipamento, para, em seguida, passar a administração para o Município. Segundo o prefeito, assim que assumir a direção, serão elaborados os critérios de trabalho dos concessionários dos serviços, a exemplo dos táxis, bem como realizado estudos para a implantação de uma linha de ônibus urbano.

O terminal rodoviário também vai passar por uma urbanização completa, com a realização de obras que facilitem o embarque, desembarque e o acesso aos táxis e carros particulares. Entre as obras a serem executadas estão a ampliação da cobertura, para evitar que as chuvas molhem os passageiros, e a ampliação do estacionamento de veículos particulares. O terminal rodoviário de Canavieiras recebe ônibus intermunicipais e interestaduais, fluxo que aumenta bastante durante o período de verão

Deputada cobra mais celeridade no processo de implantação do Porto Sul

Comissão Porto SulMembro titular da Comissão Especial do Porto Sul da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, a deputada estadual Ângela Sousa (PSD) participou na manhã desta quarta-feira (02) da audiência que contou com as presenças do superintendente regional do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Célio Pinto, e com o diretor de Logística da Bahia Mineração (Bamin), Aildo Fonseca, para discutir sobre os entraves para a concessão da licença ambiental de implantação do Complexo Intermodal Porto Sul. O objetivo da audiência foi identificar os possíveis entraves, as pendências e o que pode ser feito para iniciar de fato o processo de implantação do Porto Sul.

Durante a audiência a deputada estadual Ângela Sousa ressaltou que é preciso dar mais celeridade na avaliação do processo para que o Ibama possa conceder a licença ambiental definitiva de implantação do Porto Sul, uma vez que a população aguarda esse grandioso projeto, que com certeza mudará os destinos da região sul baiana. Explica a deputada que o Complexo Intermodal Porto Sul vai gerar não somente empregos e renda, mas será responsável pelo desenvolvimento de toda a Bahia, atraindo novas empresas e consequentemente mais riquezas para o estado.

:: LEIA MAIS »

Vestibular da Faculdade de Ilhéus oferece vagas em sete cursos

A Faculdade de Ilhéus, maior instituição de ensino superior da rede privada no município, já abriu o prazo de inscrições para o vestibular 2014.1, com vagas para os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Nutrição, Odontologia e Psicologia. O período de inscrição segue até o próximo dia 6 de novembro, e a aplicação das provas será feita no dia 10 de novembro, na sede da instituição, localizada na rodovia Ilhéus-Olivença, Km 1,5, bairro São Francisco.

Os interessados podem efetuar a inscrição através do site www.faculdadedeilheus.com.br, ou presencialmente na secretaria da Faculdade, de segunda a sexta-feira, das 8 às 21 horas, e aos sábados, das 8 às 12 horas. Outra opção é a sede da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas de Ilhéus), situada na Praça Rui Barbosa, nº 155, no centro da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas, e das 14 às 18 horas, e aos sábados, das 8 às 12 horas. O valor da taxa de inscrição é de 50 reais.

11 anos – Neste mês de outubro, a Faculdade de Ilhéus completará 11 anos de existência. A instituição iniciou suas atividades com os cursos de Administração e de Ciências Contábeis, funcionando em apenas um turno, nas dependências do Colégio Vitória, no bairro da Conquista. Atualmente, com cerca de 2.500 alunos, a Faculdade que concluiu projeto original da sede própria, oferece sete cursos de graduação e mais onze na área de pós-graduação.

Os cursos de Psicologia e de Odontologia – pioneiro no Sul e Extremo Sul da Bahia – foram os mais recentes autorizados pelo Ministério da Educação (MEC). “Esse conjunto de investimentos só foi possível, desde o início, há dez anos, porque sempre acreditamos na força de nossa gente e nas potencialidades de Ilhéus e região”, afirma o diretor geral Almir Milanesi.

Fundamentos da Oncologia

O câncer continua sendo o maior desafio da medicina, embora imensos recursos financeiros, tecnológicos e humanos estejam à disposição da pesquisa médica. Essa doença tem sido responsável por grande parte das causas de morte no mundo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estimou que, no ano 2030, podem-se esperar 27 milhões de casos incidentes de câncer. Nesse sentido, a prevenção e o controle do câncer precisam adquirir o mesmo foco e a mesma atenção que a área de serviços assistenciais, pois, quando o número de casos novos aumentarem de forma rápida, não haverá recursos suficientes para dar conta das necessidades de diagnóstico, tratamento e acompanhamento.

 

Oncologia

Oncologia

Devido a esta problemática, a Faculdade Madre Thais promove o Curso Fundamentos da Oncologia,  que será aplicado aos profissionais e estudantes da área da saúde, com o propósito de transmitir o conhecimento básico e geral sobre o câncer. O curso será constituído por dois módulos com temas diferenciados e correlacionados a oncologia geral, ministrados por colabores médicos e biomédicos, com carga horária de 30 horas, nos dias 18, 19, 20 de outubro (Módulo I) e nos dias 09 e 10 de novembro (Módulo II). As inscrições podem ser realizadas pelo site  www.fmt.com.br, bem como na Secretaria Acadêmica da Faculdade. Participem!

Prefeitura de Canavieiras

CDA faz vistoria em pequenas propriedades de Canavieiras

Secretário da Agricultura e equipe da CDA.

Secretário da Agricultura e equipe da CDA.

 Uma equipe da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), órgão ligado à Secretária de Agricultura do Estado da Bahia (Seagri), se encontra em Canavieiras realizando vistoria em 62 propriedades rurais. O objetivo é analisar as pendências detectadas pela Procuradoria Geral do Estado (PGE), para entregar os títulos dessas terras aos agricultores.

As 62 duas propriedades vistoriadas estão localizadas nas comunidades de Puxim, Hermelândia, sede, Estreito, Ouricana, Pedra Alta, Era Nova, Oiticica e km 2. Esses imóveis medem de 6 a 20 hectares e estão em processo final de eliminação de pendências para a regularização da documentação pela Coordenação de Desenvolvimento Agrário.

A equipe, formada pelo engenheiro agrônomo George Weber e o técnico Luidney, analisa toda a documentação, bem como as benfeitorias, tipos de solo e cultivo existentes. Também são realizadas entrevistas com os confrontantes, para identificar possíveis litígios com as propriedades vizinhas, eliminando todos os problemas existentes.

Segundo o secretário municipal da Agricultura, João Brasil, a CDA está realizando um trabalho fundiário sem precedentes no município de Canavieiras, o que vai beneficiar um grande número de pequenos agricultores. Após a finalização da vistoria desse processo de Regularização Fundiária, os agricultores receberão os títulos definitivos da propriedade.

 

PM APREENDE 245 PEDRAS DE CRACK EM ILHÉUS

Ontem (01), por volta das 17 horas uma guarnição do PETO da 69ª CIPM, conseguiram desarticular mais uma quadrilha na área da Zona Sul de Ilhéus. Foi apreendido na Rua Padre Luiz Palmeiras, 2ª Travessa do bairro Nova Brasília, 245 (duzentas e quarenta e cinco) pedras de crack, uma carabina calibre 12 sem numeração com 03 cartuchos e 07 celulares.
Foram conduzidos Cristian Bonfim de Matos de 21 anos, Magno Maia Reis de 22 anos, Carlos Bezerra Santos o “Capenga” de 21 anos, o menor de iniciais D.A.N. de 17 anos e Odiney Andrade Pereira de 20 anos.
Todos foram apresentados na delegacia e a delegada Drª Marilia fez o flagrante.

Maria Regina Canhos em: Vampiros afetivos

Existem pessoas que não se relacionam pensando em somar, mas em sugar. Tiram do outro o que necessitam e depois simplesmente o descartam sem qualquer compaixão; de forma irônica e grotesca. São vampiros afetivos. Sugam a sua energia, o seu entusiasmo, o seu dinheiro, as suas forças, o seu dinamismo… São parasitas que só conseguem sobreviver atrelados a um provedor financeiro, de energia e afeto. Somente aquele que tem pode dar. Aquele que não tem “rouba” do outro. Vive sugando, vampirizando, adquirindo do outro através da sua exploração. Hoje em dia isso é muito comum. Estamos rodeados por uma corja de incompetentes em todos os sentidos. Pessoas que não conseguem prover sua subsistência através de meios próprios e optam por encostarem-se àqueles que são valorosos e batalhadores, que com esforço e dedicação constroem ao invés de destruir.

Difícil está separar o joio do trigo. Já disse o Senhor que eles crescerão juntos até a época da colheita (Mt 13, 24-30). Então, podemos nos preparar para muita vagabundagem, safadeza, mau-caratismo… Quem é joio não está nem um pouco preocupado com a colheita; está é usufruindo das benesses de crescer ao lado de quem é trigo. Suga, vampiriza, usa e abusa… Acha que a festança não vai acabar nunca. Pensa que “ad eternum” vai poder parasitar a alma penitente, amorosa, verdadeira e produtiva. Mas, o próprio Deus alertou para isso: o joio deverá ser amarrado em feixes para ser queimado, literalmente destruído. Não vai restar nada do aproveitador.

:: LEIA MAIS »

Sesau conclui curso de inspeção de prestadores de serviço

Os 14 servidores que participaram da capacitação serão responsáveis, pela vistoria técnica a hospitais, laboratórios e clínicas, interessados em prestar serviços de saúde complementar, ambulatorial e hospitalar, de média e alta complexidades.

 

Capacitação para inspeção técnica de prestadores de serviços de saúde - Foto Sesau.

Capacitação para inspeção técnica de prestadores de serviços de saúde – Foto Sesau.

A Secretaria Municipal de Saúde de Ilhéus (Sesau) concluiu nesta terça-feira, dia 1º de outubro, a capacitação de 14 servidores que serão responsáveis pela vistoria técnica a hospitais, laboratórios e clínicas, interessados em prestar serviços complementar, ambulatorial e hospitalar, de média e alta complexidades.  O curso foi realizado em três encontros, sendo que o primeiro ocorreu no dia 18 de setembro.

A comissão técnica de inspeção deverá fazer avaliação jurídica e documental das prestadoras de serviços de saúde e em seguida se dirigir à sede das empresas para verificar as informações prestadas no cadastramento. Conforme explica a chefe do setor de Média e Alta Complexidade da Sesau, Fernanda Ludgero, a cada chamamento público, será efetuada a inspeção técnica para garantir a qualidade do serviço aos usuários da saúde pública.

Edital – Para contratação, todas as prestadoras de serviços interessadas devem estar inscritas no Sistema de Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (SCNES/MS). Nesta categoria se incluem os serviços ambulatoriais, laboratoriais e hospitalares. A documentação exigidano Edital de Chamamento Público 001/2013 deve ser entregue à Sesau.

Ainda foi necessária a apresentação de certidões de regularidade fiscal como as de Fazendas públicas, municipal, estadual e Federal, além de certificados de Seguridade Social (INSS) e Fundo e Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). A íntegra do Edital do Chamamento Público 001/2013 encontra-se a disposição no Diário Oficial do Município:

http://www.ioe.org.br/prefeitura/ilheus/listagem.cfm?frompage=1&StartRow=41&pagina=listagem_dop

Secretaria de Comunicação Social (Secom)

Ilhéus – 01.10.2013

68ª CIPM ALERTA A POPULAÇÃO ILHEENSE SOBRE LEI MUNICIPAL

POLÍCIA MILITAR DA BAHIA  

COMANDO DE POLICIAMENTO REGIONAL SUL

68ª COMPANHIA DE POLÍCIA MILITAR

 68ª CIPM ALERTA A POPULAÇÃO ILHEENSE SOBRE LEI MUNICIPAL

 O Comando da 68ª CIPM, alerta a população Ilheense, para que atentem sobre o disposto na Lei Municipal nº 2.835 de 27 de Abril de 2000, que regula a circulação de cães das raças Pit-Bill, Rottweiler, Dobermann, Fila Brasileiro, Pastor e outras raças de médio e grande porte, nas vias públicas do município de Ilhéus.

Art. 1º – Fica proibida a circulação de cães nas vias publicas no município de Ilhéus, sem estarem devidamente amordaçados, mesmo que estejam sendo conduzidos pelos seus respectivos proprietários;

Art. 2º – Ficam a Prefeitura Municipal de Ilhéus, a Polícia Militar e o IBAMA responsáveis pela fiscalização e execução desta Lei;

Art. 3º – Comprovada a infração desta Lei, o animal será apreendido e a sua liberação será realizada após o proprietário do animal, pagar aos cofres públicos a multa conforme previsto na tabela X da Taxa de Serviços Diversos do Código Tributário do Município;

Parágrafo Único – No caso de reincidência, o animal será apreendido e ficará sob custódia da Prefeitura Municipal que providenciará local adequado para a guarda do mesmo, e posteriormente doado a órgãos de segurança ou leiloados, cuja renda auferida será revertida para instituições de caridade.

Art. 4º – Qualquer cidadão que seja ameaçado ou vitimado deverá acionar a Polícia Militar, Fiscalização do IBAMA e Prefeitura Municipal para que tomem as devidas providências.

Art. 5º – Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 6º – Revogam-se as disposições em contrário.

Gabinete do Prefeito Municipal de Ilhéus, em 27 de abril de 2000, 468º de Capitania e 118º de elevação à Cidade.

 Jabes Ribeiro

PREFEITO

FACULDADE DE ILHÉUS

FENOPO DA FACULDADE DE ILHÉUS COMEÇA NESTA QUARTA-FEIRA

A VIII Feira de Negócios e Oportunidades (FENOPO) da Faculdade de Ilhéus será aberta nesta quarta-feira, às 19 horas, com solenidade e palestra sobre “Desafios do Profissional do Século XXI”, com Geraldo Sardinha Almeida, Doutor em Desenvolvimento Sustentável pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável – CDS, e prossegue até o dia 5 de outubro, na sede da instituição, com feira, exposição de produtos e atrações culturais. A comunidade regional pode visitar os estandes e interagir com as propostas de negócios apresentadas por estudantes e empresários.

Compõe o evento uma programação científica, com palestras, mesas-redondas e minicursos nas diversas áreas do conhecimento, cuja participação depende de inscrição. No primeiro dia, 2, estão sendo oferecidos, no período da manhã, o minicurso sobre “Suporte básico para leigos” com o professor Wagner Sousa Alves, e uma palestra às 16 horas, com o dentista e professor Henrique Braitt, sobre o tema “O sucesso na Odontologia não acontece por acaso”.

Workshop – No último dia da FENOPO, será também promovido o I Workshop do Empreendedor, a partir das 9 horas, com o apoio do Sebrae, CDL, Banco do Brasil e da Secretaria de Indústria e Comércio do Município de Ilhéus. Entre os temas a serem apresentados constam “Desafios do Empreendedor”, “Propostas de produtos específicos para empreendedores”, uma mesa redonda sobre o “Comitê gestor municipal para micro e pequenas empresas”, apresentação do case “Silvio Santos Cover”, palestras sobre o “Cenário mercadológico de Ilhéus” e “Atendimento, vendas e marketing de serviços”.

Shows – Conforme informações da professora Juliana Argolo, as atrações musicais da VIII FENOPO se apresentarão sempre das 20 às 22 horas. O show Pão Francês, com Brenda e Laís Marques, anima o primeiro dia; na quinta-feira, a Tryfarol, e na sexta-feira, show com Djalma, vocalista da Banda Xote Apimentado.





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia