WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

Cacau e Cultura

revista cacau e cultura

Projeto da Indicação Geográfica do Cacau Sul da Bahia recebe visita do INPI

Instituto Cabruca promove reuniões sobre delimitação da área geográfica, regimento interno e estatuto

Instituto Cabruca promove reuniões sobre delimitação da área geográfica, regimento interno e estatuto

Instituto Cabruca promove reuniões sobre delimitação da área geográfica, regimento interno e estatuto

Nos dias 12 e 13 de setembro o Instituto Cabruca (IC) recebeu a visita de Raul Bittencourt Pedreira, Técnico do Instituto Nacional de Propriedade Industrial, para dar suporte ao Comitê Gestor na construção do regimento interno, estatuto e delimitação da área para reconhecimento da Indicação Geográfica do Cacau Sul da Bahia. As reuniões aconteceram no IF Baiano- Campus Uruçuca e na sede do próprio instituto, respectivamente.

A delimitação geográfica da área foi o tema discutido no dia 12 de setembro com o objetivo de orientar a seleção da área histórica de produção de cacau na região Sul da Bahia, considerando o levantamento histórico-cultural e os fatores naturais. Para tanto, estiveram presentes Raul B. Pedreira, Técnico do INPI, Euro de Oliveira Araújo, Diretor do IF Baiano, Profª Keyla Viana do Curso de Agrimensura IF Baiano, Antônio Fontes, representante da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), Prof. Durval Libânio, Coordenador do Projeto, e Elvio Menezes, Secretário Executivo do Comitê Gestor IG Cacau Sul da Bahia.

No dia 13 de setembro, a reunião foi para debater sobre o regulamento de uso e o regimento interno, ou seja, as regras que todos os produtores, localizados na área delimitada deverão seguir para a manutenção da IG. Além do técnico do INPI, participaram: Elvio Menezes, Adriana Reis, Consultora do IC, Cláudio Lyrio, Coordenador do projeto e Nadine Dantas, bolsista do mesmo.

“Através deste projeto o Instituto Cabruca ajudará na reorganização e maior interatividade entre os produtores locais, tanto no sentido da troca de experiências e melhorias contínuas a partir dos seus erros e acertos, quanto na rastreabilidade e padronização dos processos, gerando um produto final com maior valor agregado” afirma Elvio Menezes, Secretário Executivo do Comitê Gestor IG Cacau Sul da Bahia.

A visita do técnico do INPI faz parte do projeto da Indicação Geográfica do Cacau Sul da Bahia que visa proteger o cacau da região, sua origem, história e cultura, associados a um produto cultivado sob as árvores da Mata Atlântica, ou seja, num método que busca conservar o meio ambiente.

INSTITUTO CABRUCA

O Inspetor Geral quinta e sexta na Tenda Teatro Popular de Ilhéus

A sátira em cordel O Inspetor Geral – sai o prefeito, entra o vice será a atração destas quinta e sexta-feira (26 e 27) da Tenda Teatro Popular de Ilhéus. Escrita e dirigida por Romualdo Lisboa, a peça é baseada na obra do dramaturgo russo Nikolai Gogol. O espetáculo será apresentado às 20 horas, com ingressos ao preço de R$ 20 e R$10. A classificação indicativa é 14 anos.

O Inspetor Geral traz elementos do Movimento Armorial, Literatura de Cordel e Cancioneiro Popular. A montagem foi um dos projetos selecionados pelo SESI de São Paulo em 2011, realizando quatro meses de temporada na capital paulista. Também já foi apresentada no Rio de Janeiro, Curitiba e Salvador. Em 2012, foi indicada ao Prêmio Shell de Teatro, na categoria especial. Nos dias 13 e 14 deste mês, ficou em cartaz no Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna.

A peça do Teatro Popular de Ilhéus é a continuação da comédia Teodorico Majestade – as últimas horas de um prefeito. Em O Inspetor Geral, Gilton Munheca e seus aliados estão apreensivos com a chegada de um alto funcionário que fiscalizará a administração da fictícia Ilha Bela. Ao mesmo tempo, um viajante misterioso aparece na cidade e acaba desencadeando uma sucessão de intrigas, que expõe a face ridícula da corrupção.

Quem desejar pagar meia-entrada por um ano em todos os espetáculos da Tenda do Teatro Popular de Ilhéus e ainda ter 10% de desconto em cursos e oficinas, pode fazer o Cartão TPI.  Basta preencher um cadastro e pagar uma taxa de R$ 15. Mais informações no local ou pelo telefone (73) 4102-0580.

Novo livro da Mondrongo

A Mondrongo Livros, editora do Teatro Popular de Ilhéus, publica mais uma obra. Nesta quinta-feira (26), será lançado o livro Amor & Dor, de Emanuel Lapa. A solenidade acontecerá às 18h30min, na Academia de Letras de Ilhéus. De acordo com o autor, o incentivo para escrever o livro partiu de amigos e familiares que acompanharam seu drama, quando contraiu a rara Síndrome de Guillain Barré. A partir da doença, que causa paralisia motora, ele conta como um homem ativo, subitamente, encontra-se prostrado na cama de hospital.

Prefeitura de Canavieiras

Equipe do CAPS se reúne com famílias de pacientes

 

Caps

Caps

O Centro de Atenção Psicossocial CAPS) de Canavieiras promoveu nesta terça-feira (24) um encontro com os membros das famílias dos pacientes assistidos pela Unidade. Participaram da reunião a equipe multidisciplinar integrada pelo coordenador Edval Júnior, o médico-psiquiatra André Luiz, a psicóloga Consuelo Carvalho, dentre demais colaboradores.

Dentre os objetivos do encontro, o psiquiatra André Luiz explicou que no tratamento de saúde mental é de vital importância o inter-relacionamento entre o centro de convivência e a família. Segundo ele, a reabilitação para o convívio social necessita de cuidados, obedecendo regras básicas, a exemplo da regularidade no uso dos medicamentos.

Para isso, segundo o médico, durante o tratamento é preciso uma aproximação mais estreita entre a equipe multidisciplinar do CAPS e os familiares, dividindo ações e responsabilidades. “Por isso, a necessidade dessas reuniões periódicas com a família para que seja feita uma troca de informações sobre o comportamento dos pacientes”, esclareceu o médico André Luiz.

Caps

Caps

Segundo o coordenador do CAPS, enfermeiro Edval Júnior, a secretária da Saúde do Município, Roberta Barros, vem desenvolvendo ações para equipar a unidade com novos profissionais, a exemplo de um terapeuta ocupacional. Enfatizou, ainda, Júnior, novas atividades vem sendo implantadas, no sentido de promover a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho e ao lazer, a fim de fortalecer os laços familiares e comunitários.

O CAPS é um instrumento que viabiliza a relação entre a família e usuário e entre o usuário e a instituição, incentivando a participação dos familiares, profissionais, e da comunidade nos projetos propostos a fim de gerar uma parceria. O indivíduo encontra no serviço um apoio, no qual se estabelece uma relação de encontros com outros usuários e profissionais, mantendo-se diálogos relacionados às suas necessidades, desejos, histórias e conhecimentos específicos, trazendo uma troca de experiências, e principalmente um laço afetivo com os seus cuidadores.

Prefeito de Ilhéus trata, em Brasília, de projetos do aeroporto e do teatro

Jabes Ribeiro - foto Gidelzo Silva Secom-Ilhéus.

Jabes Ribeiro – foto Gidelzo Silva Secom-Ilhéus.

Em audiência no Ministério da Aviação Civil, Jabes Ribeiro vai acompanhar o andamento do projeto de implantação do novo aeroporto internacional. Junto ao Ministério da Cultura, o prefeito vai procurar agilizar a liberação da verba de R$ 750 mil para a obra de recuperação do Teatro Municipal de Ilhéus.

O prefeito Jabes Ribeiro foi à Brasília, nesta quarta-feira, dia 25, para duas audiências com ministros nas quais tratará de assuntos do interesse da comunidade de Ilhéus. Na primeira audiência, com o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, o prefeito ilheense vai acompanhar o andamento do projeto de implantação do novo aeroporto internacional, tema que já foi objeto de um encontro que teve, na semana passada, com o pessoal técnico da Secretaria Estadual de Infraestrutura, em Salvador.

O segundo compromisso oficial do prefeito em Brasília será no Ministério da Cultura onde, em companhia do deputado federal Mário Negromonte (PP), vai procurar agilizar a liberação da verba de R$ 750 mil para a obra de recuperação do Teatro Municipal de Ilhéus. Os recursos são resultado de uma emenda parlamentar do deputado Negromonte e serão usados para uma completa reforma, de modo a devolver à casa de espetáculos todo o brilho que já fez o TMI ser considerado o melhor teatro do interior em todo o Brasil.


Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 25.09.2013

EBDA promove II leilão de ovinos

A qualidade dos animais ofertados é garantida por estação experimental da EBDA

Tendo em vista o sucesso obtido no primeiro leilão de ovinos realizado em junho deste ano, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), organiza mais uma edição do evento. O leilão de ovinos acontece na próxima quinta-feira (26), a partir das 9h, na Estação Experimental de Jaguaquara – unidade pertencente à gerência regional da empresa, em Jequié.

O evento é aberto ao público e tem a participação ativa de produtores rurais e comerciantes da região. Serão leiloados 45 animais (matrizes e reprodutores) distribuídos em 12 lotes. Os interessados poderão arrematar fêmeas da raça Santo Inês, Morada nova e Rabo largo (total de 40 fêmeas, dividido em 7 lotes de cinco e seis animais por raças) e machos reprodutores das mesmas raças, separados em cinco lotes. Cada animal possui em média de 30 a 60 kg, sendo que um quilo vivo equivale a R$ 4,50 (preço praticado na região).

De acordo com o chefe da estação experimental da EBDA, Aderbal Rodrigues, os animais já foram avaliados e pesados pela Comissão de Avaliação. “O objetivo do leilão é disponibilizar animais de qualidade para os produtores da região, no intuito de melhorar o rebanho”, afirmou Aderbal Rodrigues, que também dá suporte ao evento.

Os técnicos da EBDA, José Simão Rodrigues e Saul Lima estarão à frente da bancada do leilão. Já o veterinário da empresa, José Fernando Andrade, será presidente da comissão de vendas.

Os ovinos ofertados fazem parte do plantel da Estação Experimental de Jaguaquara. No local, são realizadas pesquisas relacionas à melhoria genética de raças, tanto para corte como para produção de raças puras.


Assimp/EBDA

Prefeitura de Canavieiras

Judô de Canavieiras é destaque na Copa Tropical

 

Copa Tropical de Judô

Copa Tropical de Judô

O prefeito de Canavieiras, Almir Melo, recebeu, em seu gabinete, na manhã desta quarta-feira (25), o presidente da Associação Nissei de Judô, Edimerson Conceição Simplício. Na visita, que contou com a presença do vereador Cleonildo Tibúrcio, Edimerson entregou medalha de reconhecimento e agradeceu ao prefeito o apoio dado pelo Município à realização da X Copa Tropical Nissei de Judô, promovida no último final de semana.

Explica, Edimerson, a X Copa Tropical contou com a participação de 815 atletas – dos três aos 45 anos, dos sexos masculino e feminino – de 18 municípios, o que demonstra a importância do evento esportivo. Também estiveram presentes o presidente da Federação Baiana de Judô (FBJ), Marcelo Ornellas, e o diretor de Cursos da Federação, Jorge Sobreira da Costa – Codancha faixa vermelha e branca.

Na oportunidade, o prefeito Almir Melo ressaltou a qualidade dos cursos ministrados pela Associação Nissei de Judô, e reconheceu ser uma atividade esportiva consagrada mundialmente. “O judô, além de ser uma atividade esportiva, é fundamental para a formação de caráter na vida de crianças e adolescentes”, observou.

Os atletas de Canavieiras obtiveram a primeira colocação, seguida pelas equipes Renascer Ilhéus (segundo lugar), e Anjos de Itacaré (terceiro lugar). A Associação Nissei de Judô atua em Canavieiras há 10 anos e o professor Edimerson também ministra aulas de judô nos municípios de Una, Santa Luzia, Pau Brasil e Camacã.

Qualidade da água das praias de Ilhéus é monitorada

O trabalho é realizado pelo Inema, com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, e consiste em análises periódicas da água a partir de indicadores físicos, químicos e biológicos.

Panorâmica com a Catedral de São Sebastião - Foto Alfredo Filho (Secom Ilhéus).

Panorâmica com a Catedral de São Sebastião – Foto Alfredo Filho (Secom Ilhéus).

A população de Ilhéus conta com um importante trabalho de monitoramento da qualidade das águas das praias do município realizado pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), autarquia vinculada à Secretaria Estadual de Meio Ambiente. A coleta do material, que possui apoio e fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Sema) de Ilhéus, é feita semanalmente por técnicos do instituto, sendo, posteriormente, enviada para laboratórios credenciados.

Morro de Pernambuco - Secom Ilhéus.

Morro de Pernambuco – Secom Ilhéus.

De posse dos resultados, o Inema efetua a divulgação de boletins, indicando, entre outros aspectos, as praias que apresentam condições adequadas para o banho. As informações estão disponíveis no site da Prefeitura de Ilhéus (www.ilheus.ba.gov.br). Lá, o internauta deverá acessar o link Nosso Município e, em seguida, no Espaço do Turista, clicar no link Litoral, onde o usuário vai encotrar em negrito ‘Monitoramento das praias’.

Praia do Sul - Secom Ilhéus

Praia do Sul – Secom Ilhéus

Para o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Antônio Vieira, o trabalho desenvolvido pelo Inema é de fundamental importância para a comunidade, que passa a ter mais um instrumento de informação. “Nosso objetivo é garantir a segurança e o bem-estar de ilheenses e visitantes. Para isso, seguimos trabalhando em conjunto com outros órgãos públicos, a exemplo da Embasa, com a finalidade de eliminar algumas dificuldades e, com isso, garantir a balneabilidade de todas as praias do município”, comentou.

Balneabilidade

:: LEIA MAIS »

ILHÉUS / GREVE CONTINUA

Após assembleia realizada no Ginásio de Esportes Herval Soledade – que decidiu pela continuação da greve – manifestantes e sindicalistas rumaram para o Palácio Paranaguá, sede do governo municipal.

MONT: R2CPRESS.

MONT: R2CPRESS.

Aberta a 7ª Primavera dos Museus em Ilhéus

O evento mobiliza estudantes das redes pública e particular de ensino, com visitas a museus e outras atividades culturais. O encerramento oficial será dia 27, às 16 horas, na Praça Dom Eduardo.

Ruy Póvoas - Abertura da 7º Primavera dos Museus foto Gidelzo Silva Secom-Ilhéus 23.09.13 (37).jpg Ruy Póvoas - Abertura da 7º Primavera dos Museus foto Gidelzo Silva Secom-Ilhéus 23.09.13.

Ruy Póvoas – Abertura da 7º Primavera dos Museus foto Gidelzo Silva Secom-Ilhéus 23.09.13 (37).

Com uma palestra do professor Ruy Póvoas, sobre o tema “Museus, Memória e Cultura Afro Brasileira”, foi aberta nesta segunda-feira, 23, em Ilhéus, a 7ª Primavera dos Museus, cujas atividades prosseguem até a próxima sexta-feira, dia 27 de setembro. O evento de abertura aconteceu no auditório do Instituto Piedade, às 16 horas, com a participação de professores e estudantes das redes pública e privada de ensino.
Durante toda a semana, diversas atividades serão promovidas como ferramentas motivadoras para a troca de experiências e o enriquecimento das práticas coletivas de valorização de Museus e Pontos de Memória. Entre elas, visitas aos museus da cidade e da região, exposições fotográficas, palestras, debates, exibições de filmes, espetáculos de dança e teatro e shows musicais.
Uma programação específica foi elaborada pela Secretaria de Educação (Seduc) para proporcionar a participação dos estudantes da rede municipal de ensino. O objetivo da secretaria é promover atividades extracurriculares que ampliem os conhecimentos ministrados em sala de aula, bem como novas opções de entretenimento e cultura.
Em Ilhéus, os pontos de memória a serem visitados são o Museu da Piedade, Memorial Misael Tavares, Casa Aberta – Assoc. Filtro dos Sonhos, Memorial UnzóTombenci Neto, Grupo Cultural e Bloco Afro Dilazenze, Casa de Cultura Jorge Amado, Casa Sá Barreto, Museu do Mar e da Capitania, Casa de Arte Baiana /Espaço Goca Moreno, Fazenda Primavera, Fazenda Yrerê, Museu do Cacau e o Centro de Documentação (Cedoc) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).
Conforme a coordenadora do evento, Anarleide Menezes, através de parcerias entre as instituições participantes, a 7ª Primavera dos Museus realiza eventos coletivos, cria circuitos de visitação, implementa e fortalece ações de Educação Patrimonial para Ilhéus e cidades circunvizinhas, a exemplo de Itabuna, Itajuípe, Uruçuca e Barro Preto.


Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 24.09.2013

SEMANA DO CORAÇÃO / ALIMENTOS QUE FAZEM BEM AO CORAÇÃO

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o infarto e o derrame são as principais causas de morte em todo o mundo e respondem por mais de 17,5 milhões de óbitos a cada ano. Os números também impressionam no Brasil e as doenças cardiovasculares atingem a marca de 400 mil mortes anualmente. Com o objetivo de minimizar esses números, na próxima semana, diversos estados do país organizam a Semana do Coração, campanha educativa que visa conscientizar a população sobre os cuidados para evitar as doenças cardiovasculares.

Diversos hábitos como tabagismo, sedentarismo, estresse e má alimentação são fatores de risco que podem desencadear as doenças do coração. Diante do cenário, a nutricionista Adriana Bassoul, do Sítio do Moinho, principal produtor de orgânicos do país, preparou uma lista com alguns alimentos que preservam a boa saúde do coração. “Uma alimentação balanceada é muito importante para manter a saúde do coração e os produtos orgânicos são ainda melhores para um prato super saudável”, afirma Adriana.

Confira a lista de alimentos bons para o coração:

1 –  Azeite, Linhaça, Nuts e Abacate – são exemplos de boas gorduras. Ricas em ômegas 3, 6 e 9, elevam as taxas do bom colesterol – HDL e previnem a formação de coágulos e plaquetas nos vasos sanguíneos. Especialmente a Linhaça é rica em Fibras que ajudam na redução das taxas de colesterol no sangue. Em relação as Nuts, as melhores são as in natura, SEM SAL!!

2 –  Frutas Vermelhas e Suco de uva – Possuem alto teor de flavonoides. O Suco de uva é rico em resveratrol. Essas substâncias são antioxidantes e inibem a formação de plaquetas de gordura no sangue, favorecendo o fluxo de oxigênio, dióxido de carbono e nutrientes essenciais, evitando a formação de coágulos e contribuindo para o equilíbrio da pressão arterial.

3 –  Chá Verde e Brócolis – São alimentos ricos em flavonoides, poderosos antioxidantes para o organismo e auxiliam no combate aos radicais livres.

4 –  Alho – Fonte de alicina, uma substância vasodilatadora que previne doenças cardiovasculares.

Prefeito de Ilhéus reduz próprio salário e concede reajuste a servidores

Para evitar demissões, a proposta prevê a redução de 30% no salário do prefeito, de 20% nos vencimentos dos comissionados e concede a revisão salarial da inflação anual e o piso nacional para os professores. Ainda está prevista a redução de 20% na jornada dos servidores, com exceção daqueles que ganham até R$ 1 mil. Jabes pediu o fim imediato da greve.

Prefeito Jabes Ribeiro apresenta proposta de revisão salárial a servidores foto Gidelzo Silva Secom-Ilhéus 24.09.13.

Prefeito Jabes Ribeiro apresenta proposta de revisão salárial a servidores foto Gidelzo Silva Secom-Ilhéus 24.09.13.

Em reunião com os representantes dos sindicatos dos servidores municipais de Ilhéus, o prefeito Jabes Ribeiro, apresentou, na tarde desta terça-feira, dia 24, uma proposta oficial que concede a revisão salarial de 5,84%, mais a concessão do piso nacional da Educação, de 7,97%, para os professores. A proposta é complementada com a redução do próprio salário do chefe do Executivo, em 30%, e de 20% nos vencimentos de todos os comissionados da administração, na redução em 20% da jornada de trabalho de todos os servidores, excetuando-se aqueles com salários de até R$ 1 mil. Ou seja, 1.758 funcionários estariam fora dos ajustes, embora recebam a revisão salarial.

:: LEIA MAIS »





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia