:: ‘Notícias’
Moradora mais velha de Ilhéus festeja 104 anos nesta sexta-feira
A ilheense Enedina Pereira aprendeu a ler aos 100 anos e promete dançar, cantar e recitar versos na sua festa de aniversário.
Ilhéus festeja nesta sexta-feira, dia 27, uma história de força, perseverança e exemplo de vida. Dona Enedina Pereira, a moradora mais velha do município, completa 104 anos de vida e comemora seu aniversárioem uma festa com muita música e animação. A aniversariante promete recitar versos que traz da sua trajetória através da oralidade, afinal dona Enedina só aprendeu a ler aos 100 anos de idade, como aluna do programa estadual Todos pela Alfabetização (Topa).A festa, organizada pela educadora Eunice Correia, vai ocorrer na Creche Menor Carente (Creche da Zita), no bairro de Teotônio Vilela, às 18 horas. “A dedicação e persistência de dona Eunice devem ser referência para todos nós, apesar de uma vida dura, de catadora de caranguejo, ela nunca deixou de sorrir e de levar alegria por onda passa”, confirma a professora, responsável pela alfabetização da aniversariante.
Para o prefeito Jabes Ribeiro, dona Enedina é um exemplo de determinação e um orgulho para Ilhéus. “Alguém que, apesar das dificuldades, nunca desistiu de vencer os próprios obstáculos e conquistou sua alfabetização, a dinâmica da própria cidadania. Por isso, o aniversário de dona Enedina é uma festa para Ilhéus e deve ser um espelho para nossa juventude”, declarou o prefeito.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 26.09.2013
Equipes do Bolsa Família atendem beneficiários nos distritos de Ilhéus
Nesta semana, os agentes do programa foram até o distrito de Inema e realizaram o cadastramento e recadastramento de 120 famílias. No mês passado, foram efetuados mais de 500 procedimentos no mesmo distrito.
O Programa Bolsa Família além de atender os beneficiários nas instalações da Secretaria de Desenvolvimento Social de Ilhéus (SDS) e nos Mutirões da Cidadania, que vêm acontecendo desde julho de 2013, está comparecendo às comunidades mais distantes do município. Esta semana uma equipe do programa foi ao distrito de Inema, onde realizou o cadastramento e recadastramento de 120 famílias.
Em agosto, as equipes efetuaram mais de 500 atendimentos na mesma localidade. O coordenador do programa, Fernando Reis, acredita que “levar o Bolsa Família até localidades mais distantes é uma maneira de colaborar com os beneficiários e tornar o atendimento mais tranquilo e democrático para todos”. Durante os meses em que o Mutirão da Cidadania da Prefeitura Municipal de Ilhéus, vem acontecendo, o programa Bolsa Família atendeu mais de 800 pessoas.
O Bolsa Família é um programa integrante do Plano Brasil Sem Miséria (BSM) e oferece transferência de recursos para famílias que têm renda per capita inferior a R$ 70 por mês, seguindo alguns critérios delimitados pelo governo Federal. Atualmente, são beneficiadas 22.167 famílias ilheenses pelo programa.
Atendimento agendado – Para regularização de cadastros na sede da SDS (Rua Mário Alfredo s/n, Av. Itabuna), o cidadão deve procurar a recepção, entre o período das 7 e 14 horas, e agendar o dia e horário do atendimento. A pretensão da secretaria é, até dezembro de 2013, totalizar mais de 19.000 atualizações cadastrais e com elas verificar também a existência de pendências e cadastros irregulares. De acordo o secretário da pasta, Jamil Ocké, “a realização de mutirões nos distritos colabora para a identificação denovos beneficiários para cadastramento, atualização de benefícios antigos e orientar as famílias sobre o programa”.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 26.09.2013
No blog do Gusmão
AGENTES DA POLÍCIA FEDERAL CRUZAM OS BRAÇOS NESSA QUARTA-FEIRA
PF Solidária no abrigo São Vicente de Paula.
Para dar continuidade à agenda de manifestações planejadas pelo Sindicato dos Policiais Federais no estado da Bahia (SINDIPOL/BA), os agentes da Polícia Federal em todo o estado cruzam os braços nessa quarta-feira (25).
O objetivo da paralisação é alertar a população sobre o processo de sucateamento que o órgão vem sofrendo desde 2009, promovido pelo governo federal.
As ações ocorrem em todas as delegacias do estado. Em Ilhéus, os policiais federais, que são responsáveis por 52 municípios, além de cruzar os braços, deram prosseguimento à campanha “PF Solidária”, com uma visita ao abrigo de idosos São Vicente de Paula, onde realizaram a entrega de cem quilos de fraldas geriátricas.
Apenas o serviço de plantão para ocorrências de urgência serão atendidos hoje na Polícia Federal.
Conselho Nacional de Justiça (CNJ)
Exigência de petição eletrônica é legal, conclui CNJ
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou, na última segunda-feira (23/9), ao Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, que mantenha equipamentos de digitalização e de acesso à internet à disposição dos interessados para a distribuição de peças processuais. E considerou legal o ato administrativo da Presidência do Tribunal que proibiu o recebimento de documentos em papel. A decisão cautelar, do conselheiro Guilherme Calmon, foi confirmada pelo Plenário do Conselho durante a 175ª Sessão Ordinária.
A decisão foi tomada nos autos do recurso administrativo 0003981-13.2013.2.00.0000, no qual Eduardo Binks dos Santos Pinheiro alegou que o ato da Presidência do Tribunal, estabelecendo o peticionamento exclusivamente eletrônico, dificultava o acesso à Justiça. Entre outros ataques ao processo judicial eletrônico (PJe), o requerente alegou que o tribunal não colocou equipamentos à disposição dos interessados, conforme manda a Lei 11.419/2006.
O conselheiro Guilherme Calmon deu razão ao requerente somente neste item, e considerou que não há “nenhum ato de arbítrio” dos tribunais ao impor a obrigatoriedade do peticionamento eletrônico. “O que se extrai da redação da lei é que o peticionamento em processos judiciais eletrônicos é feito, em regra, eletronicamente, com a obrigação de os tribunais manterem local suficiente para que os próprios advogados digitalizem suas peças”, despachou o conselheiro. “Dizer-se de que alguém que não tem condições de trabalhar no sistema PJe não terá acesso à justiça é desconhecer o próprio sistema”, acrescentou.
O peticionamento exclusivamente eletrônico já foi adotado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), lembrou o conselheiro, citando as resoluções 417/09 e 427/10 do STF. Guilherme Calmon explicou ainda que estão sendo “adotados todos os esforços” para que o PJe seja implantado em todos os ramos do Poder Judiciário, o que trará benefícios aos jurisdicionados e aos próprios advogados.
—
Gilson Luiz Euzébio
Agência CNJ de Notícias
Manutenção da iluminação pública contempla mais de 80% de Ilhéus
Os serviços já atingiram vários pontos do centro de Ilhéu e bairros das regiões norte e sul. Até está sexta-feira, dia 27, os trabalhos estão concentrados em ruas do São Miguel, Barra e Conquista. Está no cronograma operacional o retorno ao Bairro Teotônio Vilela.
Os serviços de manutenção de iluminação pública já beneficiaram moradores de diversas localidades de Ilhéus, atingindo mais de 80% da cidade. Aação contemplou àsavenidas Esperança (Governador Roberto Santos) e Soares Lopes e bairros de São Miguel, Banco da Vitória, Salobrinho, Pontal, Sapetinga, Jardim Pontal, Nossa Senhora da Vitória e Jardim Atlântico. Parte do Malhado, Outeiro de São Sebastião, alto do Mambape e da Avenida Princesa Isabel também receberam os benefícios. Até está sexta-feira, dia 27, os trabalhos estão concentrados em ruas do São Miguel, Barra e Conquista. Está no cronograma o retorno ao Bairro Teotônio Vilela.
Semana Nacional do Trânsito
GIDELZO SILVA / FACEBOOK
A semana Nacional do Trânsito é organizada em Ilhéus pela 13ª Ciretran, Polícia Militar , Corpo de Bombeiros em parceria com a Prefeitura Municipal, a partir da Superintendência de Transporte e Trânsito (Sutran). O evento teve início em todo o país no último dia 18,com o tema ‘Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito: efeitos, responsabilidades e escolhas’, a programação deste ano inclui a realização de palestras, ações educativas e atividades promocionais.
No encerramento 25/09/2013 da campanha foi feito um simulado de acidente onde envolveu um motor ciclista que não usava capacete,e dois veículos que se colidiram de frente.
Atenção: as imagens são meramente ilustrativas – com Roberto Rabat Chame.















UESC Realiza o IV Seminário Sul-Baiano de Farmacologia
A Liga Acadêmica de Farmacologia Clínica (FARMED), da Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC, realizará, no dia 11 de outubro, com abertura às 8 horas, o IV Seminário Sul-Baiano de Farmacologia. O evento acontecerá no Auditório Jorge Amado na Universidade, com carga horária de 10 horas. O público alvo engloba estudantes e todos os profissionais da área de saúde. O objetivo do evento é socializar conhecimentos e atualizações sobre o tratamento e abordagem da Síndrome Metabólica entre esse publico especifico da área da saúde e a comunidade em geral, promovendo discussões sobre o uso das diferentes terapêuticas, desde as mais utilizadas até as mais inovadoras abordagens, comparando sua eficácia, vantagens e desvantagens para o paciente. Entre as palestras já confirmadas estão as de Síndrome Metabólica: Abordagem Geral e caracterização clínica; Dislipidemias e suas repercussões clínicas; Tratamento Farmacológico na Síndrome Metabólica; Síndrome Metabólica em Criança; Abordagem Nutricional em pacientes com Síndrome Metabólica e Dislipidemias e Novas abordagens terapêuticas à Síndrome Metabólica.
Prefeitura de Canavieiras
CRAS presta orientações nas escolas sobre o Bolsa Família
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) promoveu durante toda a terceira semana de setembro uma mobilização nas escolas das redes públicas Estadual e Municipal de Canavieiras. O objetivo dessa mobilização foi o de prestar informações e orientações às famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família.
Segundo a psicóloga Taísa Vasconcelos, a equipe técnica do CRAS, integrada por uma psicóloga e assistentes sociais realizaram reuniões nas escolas, no sentido de explicar todas as condicionalidades do Programa Bolsa Família e divulgação de todos os serviços que são oferecidos pelo CRAS no município de Canavieiras.
Entre essas condicionalidades na área da educação estão matricular as crianças e adolescentes de 6 a 15 anos em estabelecimento regular de ensino; garantir a frequência escolar de no mínimo 85% da carga horária mensal do ano letivo, informando sempre à escola em casos de impossibilidade do comparecimento do aluno à aula e apresentando a devida justificativa; e informar de imediato ao setor responsável pelo PBF no município, sempre que ocorrer mudança de escola e de série dos dependentes de 6 a 15 anos, para que seja viabilizado e garantido o efetivo acompanhamento da frequência escolar.
Na primeira etapa da mobilização, foram visitadas as escolas Centro Educacional Osmário Batista (CEOB), Noécia, Frederico Minervino e Isbela Freire. Entretanto, a proposta é abranger todas as famílias beneficiárias do município. A equipe técnica informa que essa ação será realizada de forma contínua, a fim de promover esclarecimento às famílias sobre todos os serviços ofertados na Secretaria do Bem-Estar Social.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Com o objetivo de evitar a disseminação de informações incorretas sobre o projeto da ponte Salvador – Ilha de Itaparica, a Secretaria do Planejamento da Bahia (Seplan) esclarece que não há a intenção de começar a desapropriar terrenos nos Municípios de Itaparica e Vera Cruz ainda em 2013 e os Decretos nº 13.387, 13.388 e 13.389, publicados no Diário Oficial da Bahia, no dia 28 de outubro de 2011, tiveram quatro objetivos cautelares: garantir uma expansão urbana regulada/planejada na Ilha de Itaparica; incrementar a preservação ambiental; controlar a especulação imobiliária sobre áreas ainda não ocupadas e preservar as faixas ao longo da BA 001, visando sua futura requalificação.
Estes Decretos não implicam que, obrigatoriamente, haverá desapropriação em toda área e, ainda, não determinam efetivamente a certeza sobre os usos das áreas. As poligonais, definidas a partir de estudos preliminares, foram traçadas de modo a delimitar áreas que são rurais e de baixa densidade populacional. Somente após a conclusão do projeto básico de engenharia, bem como dos estudos de impactos ambientais e urbanísticos, entre outros em processo de contratação, se terá a definição do traçado exato do sistema viário, dos seus impactos e da modelagem econômica-financeira para implementação do projeto. Além disso, as eventuais necessidades de desapropriação devem ser realizadas em face das diretrizes dos Planos Diretores de Desenvolvimento Urbano, instrumentos cuja iniciativas estão reservadas aos municípios de Itaparica e Vera Cruz.
—
Assessoria de Comunicação
Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia
Mutirão da Cidadania ocorre em dois distritos de Ilhéus nesta semana
Serão contemplados moradores das localidades de Maria Jape, nesta quinta-feira, dia 26, e de Mamoan na sexta-feira, dia 27. Desde agosto, a ação da Prefeitura de Ilhéus já beneficiou mais de 10 mil cidadãos.
Para fechar o segundo mês de atendimento, o Mutirão da Cidadania estará em dois distritos de Ilhéus nesta semana. Nesta quinta-feira, dia 26, a ação via beneficiar os moradores de Maria Jape. O atendimento será realizado na Escola Maria Vitória e no Posto de Saúde da Família. Na sexta-feira, dia 27, o mutirão estará em Mamoan, atendendo a comunidade no espaço do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), localizado próximo à Igreja Batista. Nas duas localidades, as ações vão ocorrer no período das 8 às 14 horas.
Querem acabar com o corpo de Bombeiros!
O Comando da PM que decide, muito mal, os rumos do Corpo de bombeiros, decidiu que seriam apenas 180 vagas o concurso para SD Bombeiro, de um total de vagas de 3200 homens que o Governo disponibilizou para concursos.
Veja que o CMT GERAL da PM, muito competente no âmbito da Polícia, está sendo um carrasco para o Corpo de Bombeiros, não se importando com o que sofrerá a população!
Nomeou uma comissão para regulamentar a mudança de quadro de Bombeiros para o quadro de policiais militares.
Vemos que é uma medida orquestrada, maquinada maliciosamente com o objetivo de prejudicar o Bombeiro, retirando o efetivo descontente com as medidas decididas pelo Comando da PM em relação ao futuro funcional dos Bombeiros, que com certeza solicitarão, como muitos já fizeram, para sair das Unidades de Bombeiro para ir para as Companhias de Polícia, pois assim terão condições, pelo maior número de vagas nas diversas graduações, de ascendência funcional com promoções.
Sabendo que a separação está vindo, o Comandante está buscando uma forma de tirar efetivo do Bombeiro para a PM.
Hoje o corpo de Bombeiros não tem efetivo nem viaturas para atender com qualidade a população.
E a situação está assim por causa do Comando da PM no decorrer do tempo, e ficará pior com por causa do Comando atual.
Em função de não terem condições hoje por falta de vagas nas graduações , vendo seus colegas de turma do quadro da PM sendo promovidos, os Bombeiros aproveitaram esse momento para deixar a atividade de Bombeiro, para dessa forma poder concorrer a promoções.
Tem Grupamentos no interior do Estado que mais de 20% do efetivo já manifestou interesse sair da Unidade para ir para atividade de Polícia.
Será uma catástrofe.
E mais uma vez o povo vai sobrar!!!
Espaço aberto para manifestação/contestação.
68ª COMPANHIA DE POLÍCIA MILITAR
POLÍCIA MILITAR DA BAHIA
COMANDO DE POLICIAMENTO REGIONAL SUL
68ª COMPANHIA DE POLÍCIA MILITAR
68ª CIPM APREENDE ARMA DE FOGO NO ALTO DO ROMBUDO/CONQUISTA
No dia 25/09/2013, por volta das 17h00min, a guarnição da viatura PETO 6811, ao realizar abordagens no Alto do Rombudo/Conquista, apreendeu um revólver calibre 38, Taurus, numeração 121855, com 06 cartuchos intactos, em poder de WILES MOURA PEREIRA, 20 anos, que estava em companhia de CAIQUE JESUS DA SILVA, 20 anos, e do menor B.S. 16 anos, todos residentes no Alto Rombudo/Conquista. Que os indivíduos, bem como a arma apreendida, foram apresentados ao plantão da 7ª COORPIN, onde foram adotadas as medidas legais.
FONTE: PETO 68ª CIPM






























































