WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

Para Jabes Ribeiro, Ufsba integra processo de reconstrução da região

“A universidade integra o conjunto de obras e investimentos na nossa região, como a duplicação da BR 415, a implantação do Porto Sul e a construção do novo aeroporto, mostrando que estamos avançando no sentido da recuperação econômica, social e cultural”.

O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, destacou a importância da Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufsba), para o desenvolvimento da região, durante a solenidade de implantação da instituição, na tarde desta sexta-feira, dia 20, em Itabuna. “A universidade integra o conjunto de obras e investimentos na nossa região, como a duplicação da BR 415, a implantação do Porto Sul e a construção do novo aeroporto, mostrando que estamos avançando no sentido da recuperação econômica, social e cultural”, afirma o prefeito de Ilhéus.

Jabes Riberio parabenizou o governador Jaques Wagner e o prefeito de Itabuna, Vane do Renascer, pela implantação da Ufsba, lembrando que Ilhéus também será contemplado com um colégio universitário da instituição. A cerimônia contou com a presença das reitoras das universidades Federal da Bahia (UFBA), Dora Leal, e Estadual de Santa Cruz (UESC), Adélia Pinheiro, além dos professores que irão compor o conselho universitário da nova instituição pública de ensino superior do Estado, como o reitor pro tempore, Naomar Almeida.

Também estavam presentes na solenidade, secretários estaduais, prefeitos de municípios da região sul baiana, a senadora Lídice da Mata (PSB), o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo (PDT), além de deputados federais e estaduais.

Em uma conversa rápida com o governador Jaques Wagner, o prefeito Jabes Ribeiro, conversou sobre o andamento de obras importantes que estão em fase de execução em Ilhéus, e ressaltou que o município já está aplicando os recursos destinados pelo governo Federal em ações de infraestrutura urbana. “Estamos fazendo contenção de encostas, sistemas de drenagem e vamos iniciar a recuperação de praças, quadras poliesportivas e canteiros centrais”, pontuou o prefeito.


AI/PMI

Prefeitura de Ilhéus

Prefeitura e Faculdade de Ilhéus fazem parceria na área da Saúde
Estudantes da rede municipal participam da 7ª Primavera de Museus
Trânsito na Avenida Itabuna está regularizado
Secretários estaduais participam de formatura do Pronatec em Ilhéus

:: LEIA MAIS »

Contagem Regressiva

A Diocese de Ilhéus começa na madrugada desta sexta-feira 20 de setembro, sua CONTAGEM REGRESSIVA para as comemorações do seu primeiro Centenário. Segundo o nosso Bispo Diocesano Dom Mauro Montagnoli já está confirmada as presenças do Núncio Apostólico Dom Giovanni D’Aniello e do Cardeal Primaz do Brasil e da Arquidiocese do São Salvador Dom Murilo Krieger.

Regressiva

Regressiva

Mais o que realmente os Diocesanos estão eufóricos é para que chegue as Comemorações previstas para o Período em que estaremos com muita alegria, Louvando e Agradecendo a Deus, por este grande momento; como por exemplo nos dias que antecedem as comemorações deste primeiro Centenário: Dia 19/10 teremos Shows e também o Festival de Música Católica da Diocese e no dia 20/10 haverá A Caminhada,  as Apresentações dos Zonais e o grande alto  deste Centenário às 16h00 em frente a Catedral  Diocesana  de Ilhéus uma bela Celebração Eucarística presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello.

Sábado é o Dia D de vacinação antirrábica em Ilhéus

A campanha de vacinação em Ilhéus teve início na segunda-feira, dia 16, sob a coordenação do Centro de Controle de Zoonoses. Depois de sábado, quando haverá mutirão pela vacinação, o serviço continuará sendo oferecido em postos específicos da cidade.

No próximo sábado, 21, o Dia D de vacinação contra raiva em cães e gato, a Secretaria Municipal de Saúde de Ilhéus (Sesau), através do Centro de Zoonoses (CCZ), vai intensificar as atividades. Além do posto de saúde CAE III (antigo SESP), Associação de Moradores do Teotônio Vilela e a Associação de Moradores da Urbis, haverá vacinação nas seguintes unidades: Sarah Kubitscheky, no Malhado, Centro de Saúde do Iguape, São Miguel, PSF (Programa de Saúde da Família) Ilhéus II e PSF Nossa Senhora da Vitória.

A Sesau montará também unidades extras de vacinação localizadas na Praça da Mangueira (Nelson Costa), Praça Santa Rita (Conquista), Posto de gasolina Nego Novo (Banco da Vitória), Praça do Salobrinho, Barro Vermelho (Teotônio Vilela) e no Corpo de Bombeiros (Barra). Nesta sexta-feira, dia 20, haverá equipes do CCZ no Mutirão da Cidadania, no Centro Comunitário Nelson de Oliveira, no Bairro de Nelson Costa, no período das 8 às 14 horas, segundo informações da veterinária, Louise Santos Fernandes de Jesus.

A campanha teve início no município na última segunda-feira, dia 16, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia. Nesta quinta-feira, dia 19, houve aplicação da vacina nos postos de saúde CAE III (antigo SESP), na Associação de Moradores do Teotônio Vilela e na Associação de Moradores da Urbis. Nestas unidades, o CCZ prossegue com a ação, na próxima semana (de segunda a sexta-feira), no período as 8 às 12 horas.

ALERTA – A raiva é uma doença transmitida principalmente por cães, gatos e morcegos. Quando a raiva é transmitida ao homem, é quase sempre letal. A transmissão da doença acontece quando o vírus, presente na saliva do animal infectado, penetra no organismo, através da pele ou mucosas. Isso pode acontecer por meio de mordidas, arranhões, lambidas ou pelo contato com a mucosa dos animais contaminados.


Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 19.09.2013

Prefeitura realiza intervenções no Alto do Belmonte

O serviço consiste na limpeza do declive para em seguida adaptar sacos de cimentos que formarão uma contenção da encosta. A Prefeitura também está executando obras de contenção nos altos da Esperança, Soledade e do Basílio.

Foto: Gidelzo Silva Secom-Ilhéus

Foto: Gidelzo Silva Secom-Ilhéus

Atendendo a solicitação dos moradores do Alto do Belmonte, a Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), iniciou nesta quinta-feira, dia 19, intervenções no local, para evitar o deslizamento de terras. A primeira etapa do serviço consiste na limpeza do declive para em seguida adaptar sacos de cimentos que formarão uma contenção da encosta. Segundo a senhora Geane Santana, que entrou em contato com a secretaria nesta semana, faz mais de cinco anos que a comunidade convive com o problema.

Conforme explica o superintendente de Obras da Sedur, Ednaldo Azevedo, os moradores do local informaram que há um possível proprietário do terreno. “Estamos investigando para identificar o proprietário, mas enquanto isso, para assegurar a integridade física dos moradores, vamos fazer uma intervenção provisória para impedir possível deslizamento de terras e o agravamento da situação das famílias”, explica Azevedo.

Azevedo solicita que o possível proprietário entre em contato com a Sedur para regularizar a situação.

Mais Contenção – A Sedur também está realizando obras de contenção de encostas nos altos da Soledade, do Basílio e da Esperança, onda também está ocorrendo a construção de escadarias e implantação da rede de drenagem. As intervenções tiveram início no último dia 2 de setembro e fazem parte do conjunto de ações planejadas pela Prefeitura de Ilhéus com a primeira parcela dos recursos destinados pelo governo Federal para atendimento emergencial aos municípios, da ordem R$ 1.474.448,74.

Também serão realizadas nos morros a recuperação de acessos e passeios, a instalação de corrimãos e de calha de drenagem, além da recuperação da pavimentação e de escadarias. Os altos da Rua do Cano, da Tapera, do Amparo, do Cacau, do Coqueiro, do Seringal, da Uberlândia, do Basílio, dos Carilos e São Luiz também serão beneficiados com ações estruturantes. A Prefeitura também aplicará a verba do governo Federal em instalação de sistemas de drenagem e na recuperação de praças e de canteiros da cidade.


AI/PMI

Deputada Ângela Sousa cobra visita às obras da Fiol em Ilhéus

FiolOs integrantes da Comissão Especial da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, da Assembleia Legislativa, agendaram uma visita ao canteiro de obras de Brumado, no sudoeste. A vistoria no chamado lote IV do empreendimento está marcada para o próximo dia 18 de outubro. A previsão é a de que, no prazo de dois anos, as obras nesse trecho sejam concluídas.

A deputada estadual Ângela Souza (PSD) elogiou a iniciativa da presidente do colegiado, deputada Ivana Bastos (PSD), de programar a ida a Brumado, mas cobrou também uma visita dos parlamentares ao lote I, em Ilhéus, no sul da Bahia. É em Ilhéus que está sendo construído o Porto Sul, com investimentos estimados em R$ 3,5 bilhões e área total de 1,8 mil hectares. Ele será o destino final da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol).

Tanto Ivana quanto Ângela Souza estão preocupadas com os constantes atrasos no andamento das obras. “Nosso objetivo é visitar todos os canteiros de obras da ferrovia”, afirmou Ivana Bastos. Na semana passada, ela participou de uma reunião de trabalho conduzida pela Casa Civil do Estado da Bahia com representantes da Valec Engenharia e de consórcios executores das obras da Fiol.

A reunião tratou de assuntos funcionais e estruturais que promoverão o andamento mais célere das obras. Foram encaminhadas soluções nas áreas de eletrificação, desapropriação e registros cartoriais. “Acho importante participar também destas reuniões de trabalho e encontros técnicos, pois fundamentalmente são nestes momentos que as menores demandas ou as de maior porte são efetivamente resolvidas”, ponderou a deputada.


AI/DEP.

Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus

A SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE ILHÉUS VOLTA A ATENDER AOS BENEFICIÁRIOS DO PLANSERV A PARTIR DE PRIMEIRO DE OUTUBRO.

O RETORNO DO ATENDIMENTO DO PLANSERV PELA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE ILHÉUS SE DEVE A UMA COMUNHÃO DE ESFORÇOS DE PESSOAS ABNEGADAS COMPROMETIDAS COM A SAÚDE E BEM-ESTAR DOS SEUS SEMELHANTES.

A Diretoria da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus, mantenedora do Hospital São José e Maternidade Santa Helena, por seu provedor Eusínio Lavigne Gesteira, vem a publico agradecer a todos que contribuíram para a renovação do credenciamento deste importante Plano de Saúde, PLANSERV, que abriga em Ilhéus mais de 15.000 mil usuários. E em especial, agradecer a decisiva participação destes dois amigos da SAÚDE e colaboradores desta Santa Casa M. de Ilhéus, Deputada Estadual Ângela Souza, e o Deputado Federal Dr. Antonio Brito, membro da Comissão Parlamentar de Saúde da Câmara dos Deputados em Brasília, que assumiram e cumpriram a promessa de viabilizar os meios legais que tornaram possível a regularização de pendências burocráticas e legais, como a exigência de certidões negativas, que dificultavam a habilitação desta entidade para ingressar na rede de credenciados do PLANSERV.

(E) Provedor  Eusinio Lavigne        -    Deputado Federal Dr. Antonio Brito

(E) Provedor Eusinio Lavigne – Deputado Federal Dr. Antonio Brito

Os esforços desses dois abnegados parceiros revelam o comprometimento que eles têm com todos os seus semelhantes, notadamente com os beneficiários do PLANSERV de Ilhéus e cidades circunvizinhas, que passarão a contar a partir de 1º de outubro de 2013, com todos os serviços oferecidos pelo Hospital São José e Maternidade Santa Helena.

O nosso muitíssimo obrigado, amigos, pela conquista desta importante vitória que não é só da Santa Casa de M. de Ilhéus, e sim de todos: diretoria, funcionários, médicos, colaboradores, beneficiários do PLANSERV e da população regional como um todo.

Governador instala Universidade Federal do Sul da Bahia, em Itabuna

O governador Jaques Wagner participa, nesta sexta-feira (20), às 15h, em Itabuna, do ato de instalação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). A solenidade será no distrito de Ferradas, onde funcionará a reitoria da nova universidade. Também serão assinados termos de cooperação técnica entre a UFSB e as Secretarias Estaduais de Educação (SEC), de Cultura (Secult) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), para viabilizar o funcionamento dos campi.

A UFSB vai funcionar com campi distribuídos em três municípios do Sul e Extremo Sul da Bahia: campus Jorge Amado, em Itabuna; campus Sosígenes Costa, em Porto Seguro; campus Paulo Freire, em Teixeira de Freitas. As atividades começam no segundo semestre de 2014.


Secom – Secretaria de Comunicação Social – Governo da Bahia
www.comunicacao.ba.gov.br

Médicos estrangeiros começam a atuar na Bahia na segunda-feira

Os profissionais que vão atuar no programa ‘Mais Médicos’, do governo federal, terminam o treinamento nesta sexta-feira (20). Eles foram acompanhados na manhã desta quinta-feira (19) pelo secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, durante aula realizada no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador.

“A partir da próxima segunda-feira eles serão encaminhados para seus locais de trabalho. No momento, 30 cidades da Bahia serão beneficiadas com a chegada desses profissionais, nesta primeira etapa. Muitos outros virão nas etapas seguintes”, afirmou Solla.

Os 67 profissionais que se graduaram no exterior passam por treinamento em Salvador desde o dia 26 de agosto, assistindo aulas sobre saúde pública brasileira e língua portuguesa. Desses, 59 estão confirmados para atuar na Bahia.


Secom – Secretaria de Comunicação Social – Governo da Bahia

Moradores do Hernani Sá são beneficiados com melhorias na infraestrutura do bairro

As intervenções, realizadas pela Prefeitura de Ilhéus, incluem operação tapa-buracos, raspagem de sarjetas, pintura de meios-fios, varrição e capinagem.

Operação tapa buracos no Hernani Sá foto Gidelzo Silva Secom-Ihéus 18.09.

Operação tapa buracos no Hernani Sá foto Gidelzo Silva Secom-Ihéus 18.09.

Os moradores do Hernani Sá são contemplados com serviços de melhoria e recuperação da infraestrutura do bairro, localizado na zona sul de Ilhéus. Iniciadas na manhã desta quarta-feira, dia 18, as intervenções incluemoperação tapa-buracos, raspagem de sarjetas, pintura de meios-fios, varrição e capinagem. O trabalho, que conta com a parceria da comunidade e da associação de moradores, é promovido pela Prefeiturade Ilhéus, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur).

:: LEIA MAIS »

Prefeitura de Ilhéus

Convite - Certificação de alunos do Pronatec

Ceplac comemora o Dia da Árvore

A Ceplac realiza, na sexta-feira (20), uma programação especial em homenagem ao Dia da Árvore, com atividades culturais, palestras e plantio solene de essências florestais da mata atlântica.  O evento ocorrerá no auditório Hélio Reis (Cepec), sob coordenação do Setor de Recursos Ambientais (Seram/Cepec), com participação de autoridades, ambientalistas e artistas da região.

 

.

.

O Dia da Árvore na Ceplac contará com a participação da Orquestra Sinfônica de Itabuna e Ibirapitanga e com representação dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia. Também haverá apresentação de roda de capoeira e de artistas locais, como Fernando Caldas (músico e compositor), Larissa Profeta (atriz) e Robério Pacheco (músico e compositor).

 

.

.

Estão previstas ainda as presenças de autoridades políticas como Dinalva Melo, (secretária da Educação de Itabuna), Lanns Almeida (secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Itabuna) e Roberto José (presidente da FICC).

O engenheiro florestal Dan Erico Petit Lobão proferirá palestra sobre Conservação Produtiva com enfoque no sistema agrossilvicultural caca-cabruca. Será exibido também um documentário sobre a conservação produtiva, produzido por Raquel Rocha. Ao final da programação, será realizado um plantio solene de árvores representativas da mata atlântica.

Assessoria de Comunicação da Ceplac





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia