:: ‘Notícias’
Atlântico Feminino é Tricampeão da III Copa Gabriela Regional/Cacau de Futebol Feminino de Ilhéus
Neste sábado, dia 21/09, não faltou emoção na grande final entre a atual bi-campeã o Atlântico (Ilhéus) e o estreante São Caetano (Itabuna), em jogo bem disputado e varias chance de gols para ambas as equipes. o lance que determinou que tivesse a prorrogação foi quando o time do técnico Sérgio teve um pênalti a seu favor e na cobrança a capitã Deo chutou para fora dando números final ao jogo em 0 a 0.
O time do Atlântico(Ilhéus) do técnico Almérindo Martins, que fez três substituições, voltou bem melhor. A jogadora Ariana da camisa 20, entrou no segundo tempo e na prorrogação com um belíssimo gol deu o titulo de tri campeão ao Atlântico Feminino. ela que é moradora da terra do treta campeão do mundo o gigante Aldair.
Prefeitura de Canavieiras
Cortejo Poético Cultural “encanta” Canavieiras
A Secretaria da Cultura de Canavieiras promoveu nesta sexta-feira (20) mais um Cortejo Poético Cultura. A caravana, integrada por músicos, poetas, atores e artistas de diversas expressões culturais, se concentrou no “sinal” da rua 13, e a partir das 18 horas, iniciou a caminhada em direção ao Colégio Noécia.
No percurso, o cortejo realizava apresentações, declamando poesias de poetas canavieirenses e outros de renome nacional, bem como músicas de diversos autores. Durante a caminhada, caravana cultural também parava em frente às residências e bares, cantando músicas e declamando poesias, para a satisfação dos moradores.
Explica o prefeito de Canavieiras, Almir Melo, que Canavieiras sempre foi rica em manifestações culturais, com expoentes em várias linguagens culturais. “Além de ser uma atividade lúdica que proporciona bem-estar, essa é mais uma oportunidade de enriquecermos o turismo de nossa cidade”, explica o prefeito.
Segundo o secretário municipal da Cultura, Jorge Carvalho, o projeto Cortejo Poético Cultural é promovido a cada período de “lua cheia”, e tem o objetivo de estimular as manifestações culturais de Canavieiras. “Nossa intenção é envolver, cada vez mais, a população com a cultura”, revelou.
No Colégio Noécia o cortejo foi recebido por professores e alunos, que se integraram aos artistas e participaram ativamente da apresentação. Segundo o diretor do Colégio Noécia, Vitor Fábio, a escola está trabalhando com o tema “Centenário de Vinícius de Moraes” e o teatro, cuja culminância será programada para uma data a ser agendada.
Estudante do Pronatec tem Carteira de Trabalho assinada na solenidade de formatura
“A chance de poder trabalhar é única e vou aproveitar para ganhar mais conhecimento e evoluir dentro da empresa”, destacou o novo Auxiliar Administrativo, Ricardo Antônio da Silva, após ter a CTPS assinada por um empresário da região.

O empresário Crispim Pereira assinou a CTPS do formando Ricardo Antônio da Silva – Foto Gidelzo Silva Secom-Ilhéus 23.09.13.
Capacitação profissional, desenvolvimento socioeconômico regional e mais esperanças e oportunidades para jovens são resultados do Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do governo Federal, desenvolvido em Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS). Nesta segunda-feira, dia 23, cerca de 300 estudantes dos municípios de Ilhéus e de Itabuna, receberam o certificado de conclusão dos cursos profissionalizantes oferecidos no primeiro semestre deste ano.
Aula inaugural do Projovem Urbano ocorre nesta quinta em Ilhéus
O programa é destinado a pessoas na faixa etária entre 18 e 29 anos, que não tenham concluído o ensino fundamental. As inscrições continuam abertas aos interessados, de segunda a sexta-feira, na sede da Seduc e no Caic Darcy Ribeiro.
A aula inaugural do programa Projovem Urbano 2013, em Ilhéus, será realizada na próxima quinta-feira, dia 26,às 19 horas, no auditório do Centro de Atenção Integral à Criança Darcy Ribeiro (Caic), na zona sul da cidade. Durante a solenidade de abertura, haverá apresentações do programa e de caráter cultural, com a presença da secretária municipal de Educação, Marlúcia Mendes da Rocha, entre outras autoridades.
Conforme a coordenadora do Projovem Urbano, Emília Souza Vila Nova, as matrículas para o programa continuam abertas na sede da Secretaria de Educação (Seduc) e no Caic, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17h30.
As inscrições são destinadas aos cidadãos e cidadãs na faixa etária de 18 a 29 anos, que ainda não concluíram o ensino fundamental. No ato de inscrição, o interessado deve apresentar documentos como o histórico escolar, carteira de identidade, CPF e comprovante de residência.
A principal finalidade do Projovem é proporcionar formação integral aos jovens, por meio da associação entre a conclusão do ensino fundamental, para elevação da escolaridade, a qualificação profissional e a participação cidadã, com a promoção de experiência de atuação social na comunidade.
Formação e qualidade profissional – O Programa Projovem Urbano combina a formação no ensino fundamental com a qualificação profissional. O período das atividades é de 18 meses, com auxílio de R$ 100 por mês. Nesse núcleo em formação, são oferecidos cursos do Arco Ocupacional de Serviços Pessoais, como manicura e pedicura, cabeleireiro, depilador e maquiador, inclusão digital e conclusão do ensino fundamental, além de ter, na grade curricular, as disciplinas de português, inglês, matemática, ciências naturais e humanas. Ao final do curso, o aluno receberá os certificados de conclusão do Ensino Fundamental e do curso profissionalizante.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 24.09.2013
Legião da Boa Vontade (LBV)
O suicídio não resolve…
Paiva Netto

Paiva Netto
Ensinava Alziro Zarur (1914-1979):
—O suicídio não resolve as angústias de ninguém.
Estava com a razão o autor de Poemas da Era Atômica.
Matar-se abala, por largo tempo, a existência do Espírito, pois ofende a Lei Divina, que é Amor, mas também Justiça.
Quando a dor apertar, por favor, lembre-se desta página de André Luiz, na psicografia do venerando Francisco Cândido Xavier (1910-2002):
MAIS UM POUCO*¹
“Quando estiveres à beira da explosão na cólera, cala-te mais um pouco e o silêncio te poupará enormes desgostos.
“Quando fores tentado a colaborar na maledicência, guarda os princípios do respeito e da fraternidade mais um pouco e a benevolência te livrará de muitas complicações.
“Quando o desânimo impuser a paralisação de tuas forças na tarefa a que foste chamado, prossegue agindo no dever que te cabe, exercitando a resistência mais um pouco e a obra realizada ser-te-á gloriosa bênção de luz.
“Quando a revolta espicaçar-te o coração, usa a humildade e o bom entendimento mais um pouco e não sofrerás o remorso de haver ferido corações que devemos proteger e considerar.
Hans Schaeppi em: H O T E L A R I A E T U R I S M O
por Hans Schaeppi

Hans Schaeppi
A NOVELA DA DRAGAGEM
Conforme informamos na semana passada, a licitação da dragagem emergencial do Porto de Ilhéus, foi vencida pela empresa Ster Engenharia Ltda, pelo custo de R$ 3.442.320,00 tendo sido homologada após passar pela Diretoria Executiva e pelo Conselho da Codeba. Acontece, que os “responsáveis” pelo meio ambiente, exigiram o “monitoramento” da dragagem, ou seja “vamos ver se tem algum caramujo em extinção lá no fundo”, e os impactos ambientais que podem causar essa dragagem. Dragagem que, ao nosso ver, não passa de uma limpeza do fundo do canal de acesso e atracação. O preço proposto pela empresa que será encarregada do “monitoramento” foi de cerca de R$ 2 milhões, considerado alto, estando em negociação com a Codeba, a redução desse valor. É a “tartaruga mor” atrapalhando mais uma vez…
A NOVELA INTERMODAL
Em junho deste ano, o Governo do Estado doou uma área à Bahia Mineração (Bamin) para construção do seu Terminal off-shore de embarque de minério de ferro procedente da mina Pedra de Ferro, em Caeteté. A partir daí, vamos continuar esperando do governo federal a Licença de Execução da obra, o que somente acontecerá em 2014, acreditando-se que a obra termine no mesmo ano. A Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), somente tem os trechos entre Ilhéus e Caeteté em construção, segundo a Valec. O Porto Sul estadual, ainda depende de Licença Ambiental e audiências públicas. O Aeroporto Internacional ainda não tem localização definida. Meus bisnetos vão adorar, quando tudo estiver pronto…
ACADEMIA DE LETRAS
A Academia de Letras de Ilhéus deu continuidade à sua programação Primavera Cultural, apresentando na quarta-feira passada, 18, o acadêmico Ruy Póvoas, que proferiu a palestra com o tema “O real oculto e dado evidente no mundo do candomblé: uma abordagem bachelardiana”. Presença de acadêmicos, estudantes e interessados no tema. Na próxima quarta-feira, encerrando o programa Primavera Cultural, o professor e também acadêmico, Dorival Passos, vai proferir a palestra “Oração aos Jovens”.
TAPA BURACOS
A principal via de acesso dos turistas vindos de Salvador, nosso principal pólo emissor, a Avenida Proclamação, continua totalmente esburacada e deveria ter prioridade considerando a próxima temporada de navios, que começa no dia 12 de outubro como o navio National Geographic Explorer, que trará observadores que filmarão a cidade e posteriormente publicarão suas belezas e também suas deficiências, em sua tradicional revista National Geographic Magazine, e no seu canal de televisão. Também os visitantes e habitantes das vizinhas cidades de Uruçuca e Itararé; e os diretores e funcionários do Distrito Industrial e do Pólo de Informática, utilizam diariamente essa via turística, e merecem ter uma avenida em melhores condições.
B I T S – T U R
A Hotelaria continua sofrendo com a baixa frequência de turistas *** Vale a pena conhecer e degustar a deliciosa comida do Restaurante Casa de Sá Barreto, localizada na Avenida Proclamação *** Além da comida, muito da história de Ilhéus pode ser relembrada através de fotos e documentos *** O Mar Aberto tem sido uma das grandes atrações da noite ilheense. Está situado na Avenida Lomanto Júnior e apresenta música ao vivo todas as noites, com direito a pista de dança *** Outros bares de destaque em Ilhéus: O Bar Vesúvio, que também tem música ao vivo todas as noites; e o Barrakítica, com música nos finais de semana. *** Também é necessário conferir a programação do Bataclan, outra grande opção *** Culturalmente falando, a Tenda do Teatro Popular de Ilhéus está sempre apresentando bons espetáculos, a partir das 20 horas. *** Não se pode mais alegar que Ilhéus não tem vida noturna *** Aguardados para o próximo mês de outubro, a vinda dos super astros Djavan e a querida baiana Gal Costa *** E viva a chegada da Primavera!
Prefeitura informa que poda de árvores compete ao proprietário do terreno
O proprietário deve fazer requerimento na Secretaria Municipal de Ambiente e Urbanismo, solicitando vistoria para identificar as intervenções necessárias,evitando dados aos cidadãos. A prefeitura só é responsável pela execução de podas em terrenos pertencentes ao município.
A Prefeitura de Ilhéus informa que não é responsável por podas de árvores em áreas que não sejam de domínio do município. Isso inclui terrenos privados e pertencentes a outros entes governamentais. Conforme explica o chefe do setor de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Sema), Paulo Fonseca, compete ao município apenas liberar a autorização para que o proprietário da área realize a poda, seguindo as determinações do órgão. A ação do município está inteiramente ligada ao controle e proteção ambiental.
No caso da Cesta do Povo, em relação ao incidente que aconteceu no último sábado, dia 21, a Prefeitura lamenta o ocorrido, e reitera que não tem poder para intervir em área pertencente a terceiros, embora, nos casos envolvendo instituições ou entidades vinculadas à administração pública, como neste caso, a Gerência de Serviços Públicos, Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), até se proponha a realizar o serviço, como contribuição, caso haja solicitação, mas a responsabilidade legal do governo municipal é limitada à poda de árvores em terrenos pertencentes ao município.
Procedimento – O gerente de Serviços Públicos da Sedur, Dermeval Gomes, explica o procedimento correto para a realização da poda de árvores. O primeiro passo é fazer requerimento na Sema, solicitando aos fiscais de meio ambiente uma vistoria, na qual serão identificadas as intervenções necessárias para evitar dados aos cidadãos.
Para realizar a vistoria é cobrada uma taxa de R$ 18, 00. “Se houver risco e a árvore estiver em área pertencente ao município, a Prefeitura faz o serviço, através do nosso setor (Gerência de Serviços Públicos); caso esteja em terreno privado, a prefeitura apenas orienta o que deve ser realizado ou colabora, segundo solicitação do requerente”, informa. Gomes salienta ainda que no caso da Cesta do Povo, não chegou a sua gerência nenhum tipo de solicitação para execução do serviço.
—
Secretaria de Comunicação (Secom)
Ilhéus- 23.09.13
Procedimento disciplinar vai apurar envolvimento de juiz com adoções ilegais na Bahia
Por unanimidade, o plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu, nesta segunda-feira (23/9), durante a 175ª Sessão Ordinária, instaurar Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar o envolvimento do juiz Vítor Manuel Sabino Xavier Bizerra, do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), com adoções ilegais de cinco crianças de uma mesma família do interior do estado. O plenário também decidiu que o magistrado ficará afastado de suas funções pelo menos até a conclusão do PAD.
A proposta de abertura do PAD e de afastamento do juiz foi apresentada em plenário pelo corregedor nacional de Justiça, ministro Francisco Falcão, relator da Correição Nº 0006775-41.2012.2.00.0000. Em seu voto, o corregedor enumerou vários indícios de irregularidades apurados durante correição que a Corregedoria Nacional de Justiça realizou nas comarcas de Monte Santo, Cansanção e Euclides da Cunha, todas do interior da Bahia, no período de 12 a 16 de novembro.
O caso se refere a adoções de cinco irmãos por quatro famílias do estado de São Paulo, duas de Campinas, duas de Indaiatuba. Por decisão do juiz Vitor Bizerra, os pais biológicos perderam a guarda das crianças em processo de medida de proteção ajuizado pelo Ministério Público.
PINTURAS DE JANE HILDA EXPOSTAS NO MUSEU DA PIEDADE DURANTE A 7ª. SEMANA DOS MUSEUS
Integrando a programação regional da 7ª. Primavera de Museus a artista plástica Jane Hilda Badaró realiza exposição individual no Museu da Piedade, em Ilhéus, de 23 de setembro a 6 de outubro, sob curadoria de Anarleide Menezes, gestora do Museu. Na oportunidade serão mostradas pinturas com temática da cultura afro-brasileira interligada com a cultura sulbaiana. “A Bahia é um estado brasileiro bem marcado pelas influências africanas, nos mais diversos aspectos. Sinto na minha arte estas marcas. Assim mostro alguns trabalhos que expressam isso, seja na religiosidade, na alimentação, na dança- através dos orixás, de baianas de acarajé, da capoeira- dentre outros aspectos”, diz.
“Museu, Memória e Cultura afro-brasileira” é o tema da 7ª. Primavera dos Museus, proposto pelo IBRAM, e, na região cacaueira, organizado pela Rede de Museus e Pontos de Memória do Sul da Bahia. A programação do evento em âmbito regional- aberta em 26 de setembro no Museu da Piedade com palestra do Professor da Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC, Ruy Póvoas- se estende até o dia 29 de setembro, com diversas atividades envolvendo visitas guiadas, apresentação de filmes/cinema, teatro, música, dança/balé afro, mini-cursos, oficinas,enfim, diversas manifestações artísticas nos municípios de Ilhéus, Itabuna, Itajuípe, Uruçuca e Barro Preto.
A Primavera dos Museus acontece anualmente desde 2007, e é resultado de uma ação conjunta entre as instituições museológicas de todo o país e do Instituto Brasileiro de Museus- IBRAM, visando a aproximação destes com a sociedade. O propósito é mobilizar os museus brasileiros a partir de um esforço de concentração de suas programações em torno de um mesmo tema, e os museus que participam da ação têm conseguido alcançar importantes resultados, como aumento da visitação, fortalecimento da imagem do museu e aumento de sua visibilidade. Todas as informações da Programação Regional podem ser obtidas no Museu do Cacau, na Rua Eustáquio Bastos- Ilhéus, das 9 às 17 horas.
ACADEMIA DE LETRAS DE ILHÉUS
ORAÇÃO AOS JOVENS É PALESTRA DE ENCERRAMEN TO DO PRIMAVERA CULTURAL
Quarta-feira, dia 25, a Academia de Letras de Ilhéus apresenta a última palestra do Projeto Primavera Cultural – A Primavera das Letras, com o tema “Oração aos Jovens”, que será ministrada pelo professor Dorival de Freitas (FOTO). O professor, que nasceu na cidade de Santa Inês, estado da Bahia, a 8 de dezembro de 1932, passou a residir em Ilhéus em 1933.
Secretaria da Fazenda de Ilhéus entrega demonstrativo do segundo quadrimestre à Câmara de Vereadores
Mesmo sem a audiência pública, o secretário Marco Carmo entregou e protocolou o demonstrativo referente às contas do segundo quadrimestre deste ano, que será publicado na Imprensa Oficial do Município, a partir desta segunda-feira, dia 23.

Entrega do demostrativo ref as contas do 2º quadrimestre 2013 da PMI foto Gidelzo Silva Secom-Ilhéus.
O secretário municipal da Fazenda, Marco Antônio Porto Carmo, entregou e protocolou o demonstrativo das contas do município, referente ao segundo quadrimestre de 2013, na Câmara de Vereadores de Ilhéus, na manhã desta segunda-feira, dia 23. Além disso, Carmo informou que o material será publicado na Imprensa Oficial do Município, a partir desta segunda, para acesso e conhecimento de toda a população.
Estava agendada para a manhã desta segunda-feira, a audiência pública para apresentação das contas à Comissão de Finanças da Câmara de Vereadores. Contudo, o presidente da comissão, James Costa (PMN), determinou o adiamento do ato, marcando nova audiência para a próxima quarta-feira, dia 25, a partir das 14 horas.
Conforme explicou o presidente, o motivo da transferência da data foi que os outros dois vereadores membros da comissão, Alisson Mendonça (PT) e Tarcísio Paixão (PSD), não puderam comparecer à audiência nesta manhã. Líderes sindicais dos servidores do município estiveram presentes ao ato de entrega da documentação.
—
Secretaria de Comunicação (Secom)
Ilhéus- 23.09.13
Vereador Cosme Araújo apresenta Projeto de Livre Acesso no Município de Ilhéus.
A atividade parlamentar inclui como dever constitucional, definido no art. 70 da Constituição Federal, a fiscalização e o controle do Poder Executivo. A Lei Orgânica Municipal determina que a Câmara exerça a fiscalização da administração financeira e orçamentária do Município, com o auxílio do Tribunal de Contas do Estado e julgar as contas do Prefeito.
O projeto de Lei do Vereador Cosme Araújo (PDT), oportunamente, será protocolado e apresentado na próxima sessão ordinária da Câmara Municipal de Ilhéus, assegurando livre acesso dos vereadores ilheenses aos órgãos da administração direta e indireta do Município, mesmo sem prévio aviso, sendo-lhes devidas todas as informações necessárias.
Para o legislador, Cosme Araújo, é crescente a presença de empresas e outras entidades de direito privado na prestação de serviços e gestão de recursos de natureza pública em Ilhéus, em função de concessão, permissão, autorização ou transferência de recursos para prestação de serviço público. “Precisamos dá transparência e publicização dos atos do executivo, sempre fundamentando na verdade e nos princípios da legalidade”, pontua.
Na opinião do autor do projeto, torna-se premente a necessidade de criar mecanismos eficazes de fiscalização, não só da administração direta e indireta, mas também dessas empresas e entidades, no que diz respeito aos procedimentos, processos, documentos, arquivos ou expedientes relativos à concessão, permissão ou autorização efetivada pelo Poder Público Municipal ou, ainda, aos vínculos mantidos pelas entidades que lhes permitam perceber recursos públicos do Município.
—
AI/VEREADOR




























































