:: ‘Notícias’
Prefeitura permanece à disposição dos vereadores para explicar índice de despesas com pessoal
Diante da nota emitida pelos vereadores Lukas Paiva (PMN) e Alisson Mendonça (PT), referente à matéria com o título ‘Vereadores de Ilhéus entendem planilha de despesas com pessoal da prefeitura’, distribuída à imprensa pela Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), na última sexta-feira, 19, a Comissão Permanente de Negociação da Prefeitura de Ilhéus afirma que continua à disposição da Câmara para novamente explicar os detalhes da planilha de receitas e despesas de pessoal do município.
A Secom esclarece que não afirmou – em momento algum – que os legisladores presentes à reunião concordaram ou discordaram dos números apresentados pela Comissão Permanente de Negociação, mas que houve um “entendimento” quanto aos índices apresentados pela Prefeitura, conforme informação dos secretários municipais que compõem a referida Comissão.
Ainda, segundo a comissão, a Prefeitura entregará, o mais rápido possível, ao Poder Legislativo de Ilhéus os resumos da folha de pagamento de pessoal dos cinco primeiros meses deste ano (janeiro a maio), atendendo a solicitação dos vereadores.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 22.07.2013
Salas multifuncionais ampliam a inclusão educacional em Ilhéus
A prefeitura já entregou o equipamento no Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne (IME) e está em andamento a instalação das salas nas escolas Vovô Isaac e Fé e Alegria.
Tornar a escola um espaço capaz de garantir o acolhimento de todos os alunos, independentemente de suas deficiências e características pessoais, com vistas a fortalecer o processo de inclusão educacional, é um dos principais objetivos da Prefeitura de Ilhéus. Um dos instrumentos utilizados pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc) para cumprir esse objetivo é a instalação de salas de Recursos Multifuncionais, projeto que, em parceria com o Governo Federal, vem sendo executado em várias unidades escolares.Neste mês, por exemplo, uma nova sala multifuncional foi inaugurada no Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne (IME), localizado na Avenida Canavieiras. Segundo o calendário da Seduc, as duas próximas unidades escolares que receberão as salas são as escolas Vovô Isaac e Fé e Alegria. A coordenadora do Centro de Referência à Inclusão Escolar (Crie), Jorsinai Argôlo, responsável pelo projeto, informa que o equipamento já está presente em outras unidades educacionais, como a Heitor Dias, Temístocles Andrade, Perpétua Marques, Paulo Freire, Centro de Atenção Integrada à Criança (CAIC) e as escolas municipais de Olivença, Salobrinho e de Sambaituba.
Abertas inscrições para novo núcleo do Projovem Urbano em Ilhéus
Estão abertas, em Ilhéus, as inscrições para a formação do segundo núcleo do programa Projovem Urbano, destinado aos cidadãos na faixa etária de 18 a 29 anos, que ainda não concluíram o ensino fundamental. As matrículas estão abertas na Secretaria Municipal de Educação (Seduc), de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17h30. As atividades serão iniciadas no próximo dia 5 de agosto, na Escola Caic Darcy Ribeiro, localizada no bairro Hernani Sá.
O programa Projovem Urbano combina a formação no ensino fundamental com a qualificação profissional. O período das atividades é de 18 meses, com auxílio de R$ 100 por mês. Nesse segundo núcleo, o programa promoverá cursos do Arco Ocupacional de Serviços Pessoais, como manicura e pedicura, cabeleireiro, depilador e maquiador, inclusão digital e conclusão do ensino fundamental, além de ter, na grade curricular, as disciplinas de português, inglês, matemática, ciências naturais e humanas. Ao final do curso, o aluno receberá os certificados de conclusão do Ensino Fundamental e do curso profissionalizante.
No ato de inscrição, o interessado deve apresentar documentos como o histórico escolar, carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. A principal finalidade do programa é proporcionar formação integral aos jovens, por meio da associação entre a conclusão do ensino fundamental, para elevação da escolaridade, a qualificação profissional e a participação cidadã, com a promoção de experiência de atuação social na comunidade.
Turismo e Hospitalidade – O primeiro núcleo do Projovem Urbano foi iniciado em junho do ano passado, na Escola Instituto Municipal Eusínio Lavigne (IME), com o Arco Ocupacional Turismo e Hospitalidade. A conclusão dessa turma será no próximo mês de dezembro. As atividades desse Arco se caracterizam pela formação de Organizador de Eventos, Auxiliar de Garçom, Recepcionista de Hotéis e Monitor de Turismo Local.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 22.07.2013
Conselho Tutelar de Ilhéus realizou seminário pelos 23 anos do ECA
Durante o evento, foram debatidos sobre problemas sociais que influenciaram a criação do ECA, os desafios e avanços do Estatuto e sua inserção nas escolas, além da maioridade penal.
Em comemoração ao 23º aniversário do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), criado em 13 de julho de 1990, o Conselho Tutelar de Direitos da Criança e do Adolescente de Ilhéus realizou, na última sexta-feira, dia 19, no auditório da Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac), o Seminário Eca 23 anos, que contou com palestras, momento cultural e debates sobre temas que tratam da rede de proteção infantil.
O seminário teve participação de alunos do curso de Serviço Social, representantes da sociedade civil, membros de programas sociais como o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e do secretário municipal de Desenvolvimento Social, Jamil Ocké. Durante o seminário, muitos questionamentos foram levantados acerca dos problemas sociais que influenciaram a criação do ECA, os desafios e avanços do Estatuto e sua inserção nas escolas, além da maioridade penal.
Servidores de Ilhéus decretam greve geral por tempo indeterminado
Trabalhadores de todas as categorias de servidores públicos municipais de Ilhéus decidiram, em assembleia realizada nesta segunda-feira (22), em frente ao Palácio Paranaguá, decretar greve por tempo indeterminado até que o prefeito Jabes Ribeiro apresente uma proposta de reajuste salarial. A categoria decidiu ainda manter o percentual de serviços essenciais em funcionamento e realizará uma assembleia com todos os servidores nesta terça-feira (23) às 8 horas da manhã, também em frente ao Palácio Paranaguá, para decidir sobre os rumos da greve. Participam do movimento de greve os servidores dos setores de saúde, educação, serviços públicos, agentes de trânsito e guarda civil municipal.
Os trabalhadores aguardavam que o governo municipal apresentasse até a manhã desta segunda-feira uma proposta de reposição salarial, mas como o prefeito Jabes Ribeiro se recusa a negociar com os sindicatos, os servidores decidiram então realizar a greve geral. Os representantes dos sindicatos dos trabalhadores de todas as categorias estarão participando de uma reunião nesta segunda-feira convocada pelo executivo municipal para discutir a situação financeira do município. Nesse encontro os líderes sindicais estarão colocando que os números da folha de pagamento apresentados pelo governo municipal não são verdadeiros e não refletem a realidade financeira do município.
Semana complicada para a prefeitura de Ilhéus
A cobrança/exigência continua em cima da redução do valor da tarifa do transporte coletivo;
Balancete entrada/saída (receita e despesa) das empresas de transporte coletivo;
A merenda escolar tem tido peso forte nas reivindicações;
Postos de saúde equipados com profissionais e medicamentos;
Abertura de diálogo com os líderes do movimento.
Maria Regina Canhos em: Quando um amor se vai…
Quando um amor se vai deixa um pouco de si, leva um pouco de nós. Às vezes, nem a gente compreende porque acabou, mas arrisca dizer que foi pela falta de cuidado. Quem ama deve tomar conta do ser amado sob pena de ver seu amor ruir com o passar dos anos. É doloroso constatar o fim de um grande amor. Amor que não foi respeitado, não foi valorizado, não foi cuidado. É muito triste ver que grandes amores por vezes perduram apenas nos filmes românticos, porque ali os amantes vivem um para o outro, enquanto que na vida real vivem cada qual para si. O amor é exigente. Exige atenção, carinho, exclusividade. Não me venham dizer que sobrevive de migalhas, porque isso não é amor; é o prêmio de consolação daqueles que sabem não ser amados, mas têm medo de perder o pouco que lhes resta tomando uma atitude.
Conheci um grande amor. Daqueles de cinema. Onde um vivia para o outro e se preocupava em agradar e fazer bem ao par. Coisa linda de se ver e viver. Situação de causar inveja para qualquer um que quisesse experimentar uma grande paixão. Quem visse teria a impressão de que nunca iria acabar tão grande era. Mas, acabou! Não suportou o peso dos anos em que a acomodação e o descaso foram dando espaço para a insatisfação e a carência afetiva. Quem ama deve cuidar para não ficar sozinho. Não há amor que suporte a indiferença, a humilhação, a falta de carinho e atenção.
Deputada consegue serviços de iluminação para os bairros de Ilhéus
Esta semana a deputada estadual Ângela Sousa se reuniu com o gerente de novas ligações da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), Rodrigo Matos, onde recebeu a confirmação de que os serviços de iluminação do bairro Nossa Senhora da Vitória seguindo até o início da rodovia Pontal-Buerarema, já estão sendo iniciados, atendendo à solicitação da parlamentar. A previsão, segundo o representante da Coelba, é que os serviços sejam concluídos até o final do mês de agosto.
Agrissênior Noticias – Nº 437 – 24 de Julho de 2013
Para ler em TELA CHEIA clique onde estão as 4 setinhas (Lado direito).
Vereadores de Ilhéus entendem planilha de despesas com pessoal da prefeitura
Os vereadores do Município de Ilhéus entenderam os números apresentados pela Comissão Permanente de Negociação da Prefeitura sobre o índice de despesas com pessoal, que corresponde a 68,3% das receitas municipais. Na manhã desta sexta-feira, dia 19, a comissão apresentou a planilha com despesas de pessoal com todas as parcelas determinadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), incluindo as despesas com terceirizados, detalhe importante apontado pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Ilhéus (Sinsepi), durante reunião de estudos conjuntos entre o município e os sindicatos, no último dia 08.
Estiveram presentes na reunião desta sexta-feira com a comissão, o Presidente da Câmara, Josevaldo Machado (PC do B), o líder do governo Municipal da Câmara, Alzimário Belmonte (Gurita – PP), e os vereadores Ivo Evangelista (PRB), Fábio Magal (PSC), Tarcísio Paixão (PSD), Lukas Paiva (PT), Alisson Mendonça (PMN) e Roque Eduardo Cavalcante de Matos (Roque do Sesp – PSC). Na quinta-feira, dia 18, os vereadores se reuniram com os sindicatos e concluíram que é preciso chegar a um consenso sobre o índice, para que o poder executivo e os sindicatos avancem nas discussões sobre campanha salarial.
MORADORA DO TEOTÔNIO VILELA É A GANHADORA DA MOTO DA CDL DE ILHÉUS
O sorteio de uma moto Shineray zero km e mais 20 vales-gás marcou o fim da Campanha Tríplice da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Ilhéus 2013. O último – dos quatro sorteios – foi realizado na noite desta quinta-feira (18.07) no stand da campanha, na Praça Cairú, com a locução do radialista Robertinho Scarpita. Durante todo o dia, o trio Firim Firim animou o comércio com o tradicional forró, convidando a população para o sorteio e a noite, foi a vez do cantor Benner Show fazer os consumidores caírem no arrocha. “A campanha foi um sucesso e tínhamos que encerrar com esta festa bonita, contando com a presença do nosso vice-prefeito e secretário de Indústria e Comércio, Cacá, de toda a diretoria da entidade e é claro, dos consumidores, que compram no comércio de Ilhéus e são a razão de ser da nossa campanha. Tenho certeza que os lojistas estão satisfeitos e que estamos resgatando a credibilidade da nossa instituição. Vamos agora focar em mais dois eventos que certamente serão sucesso, o Feijão Companheiro, onde vamos homenagear a imprensa e na Campanha de Natal, que certamente terá uma adesão maior do empresariado”, explicou Paulo Ganem, presidente da CDL de Ilhéus.
Depois de sortear 20 vales gás, os diretores da CDL, juntamente com o novo diretor da D&D Home Center Ilhéus, Pedro Santana Almeida, sortaram a moto shineray zero km, que teve o patrocínio da loja. A sortuda foi a jovem Mariana Cardoso, moradora do Teotônio Vilela. A garota foi receber o prêmio ao lado dos pais e eles não esconderam a alegria: “quando recebi a ligação pensei que fosse trote, nem acreditei. Depois lembrei que coloquei os cupons há umas três semanas. Essa moto chegou em boa hora, estava necessitando mesmo. Foi Deus”, afirmou a mãe, Ana Maria Cardoso, quem preencheu e depositou os cupons.
A campanha que este ano teve como tema “Encha o seu coração de presentes e alegria” durou cerca de três meses e sorteou além da moto zero km, 3 caminhões em prêmios e 70 vales-gás. “Essa foi a primeira campanha depois do meu retorno à CDL de Ilhéus. Quero agradecer a todos que nos apoiaram de forma direta ou indireta, à diretoria, aos lojistas, aos consumidores, aos patrocinadores, aos colaboradores da entidade, a imprensa que foi fundamental na divulgação das nossas ações, enfim, nada disso seria possível sem a participação de todos. Continuaremos contando com esse apoio, para fortalecer nossa entidade, nosso comércio e, consequentemente, nossa cidade”, concluiu Paulo.
Servidores de Ilhéus farão assembleia segunda-feira para decidir sobre greve
Depois da paralisação de três dias de todos os serviços da Prefeitura de Ilhéus, os trabalhadores públicos municipais estarão realizando uma assembleia na próxima segunda-feira (22), às 8 horas da manhã, em frente ao Palácio Paranaguá, para avaliar o movimento e decidir sobre a realização de uma greve geral, por tempo indeterminado, de todas as categorias. Os trabalhadores aguardam a apresentação de uma proposta concreta de reajuste salarial por parte do governo municipal, mas caso até a manhã de segunda-feira essa proposta não seja feita, os servidores não descartam a possibilidade de uma greve com a interrupção de todos os serviços da Prefeitura, incluindo os setores de saúde, educação, serviços públicos, agentes de trânsito e guarda civil municipal.

Durante a manhã desta sexta-feira os servidores públicos municipais permaneceram concentrados em frente ao Palácio Paranaguá aguardando uma posição do governo com relação a proposta de reposição salarial. Representantes dos cinco sindicatos de todas as categorias dos servidores públicos municipais também participaram de uma reunião com os vereadores na tentativa de buscar uma solução para o impasse. Os líderes sindicais mais uma vez reafirmaram que os números apresentados pelo governo municipal não são verdadeiros e a cada momento são divulgados índices diferentes e contraditórios confirmando os erros da equipe da Prefeitura, o que acabou levando com que os trabalhadores não mais acreditassem nas planilhas apresentadas pelo prefeito Jabes Ribeiro.
O presidente da Câmara Municipal de Ilhéus, Josevaldo Machado, informou que já foram solicitadas cópias das folhas de pagamento dos cinco primeiros meses desse ano para avaliar os números reais e as despesas com pessoal, para a partir daí se buscar a definição de índices justos de reposição salarial. Os trabalhadores também apresentaram aos vereadores propostas e medidas que devem ser adotadas para reduzir a folha de pagamento sem que para isso seja necessário realizar a demissão dos servidores. Os representantes dos sindicatos garantiram que permanecerão vigilantes durante todo o final de semana aguardando a qualquer momento a convocação para a apresentação de uma proposta de reajuste. Do contrário, os líderes sindicais não descartam a possibilidade dos trabalhadores realizarem uma greve geral na Prefeitura de Ilhéus.
—
APPI APLB/Sindicato
































































