:: ‘Notícias’
Estudos da ponte Salvador-Ilha de Itaparica terão início até julho
No mês de julho devem estar definidas e contratadas as empresas que farão os estudos da Baía de Todos-os-Santos para a construção da ponte Salvador – Itaparica, que integra um plano de desenvolvimento que engloba a Região Metropolitana de Salvador (RMS), Recôncavo e Baixo Sul. Estão em tramitação os processos licitatórios que escolherão as empresas responsáveis pela sondagem, elaboração do projeto básico de engenharia e pelos estudos de impacto ambiental e os planos urbanísticos.
Essas serão as próximas etapas do projeto do qual faz parte a ponte. A exposição do momento atual do projeto e o seu escopo global foram apresentados hoje (28) pelo secretário do Planejamento da Bahia, José Sergio Gabrielli, que participou da abertura do ciclo de debates promovido pela Associação Baiana de Imprensa (ABI).
O presidente da entidade, Walter Pinheiro, destacou a proposta da ABI de promover discussões sobre projetos de interesse para o desenvolvimento do estado. “É um fórum de debates aberto à sociedade. E a ponte é um projeto relevante, pois tem aspectos econômicos, ambientais e de mobilidade”, pontuou Pinheiro.
Prefeitura de Ilhéus apresenta balanço financeiro do primeiro quadrimestre na Câmara de Vereadores
Cumprindo o determinado pela legislação, o secretário Municipal da Fazenda, Marco Antônio Carmo, apresentou à Comissão de Finanças da Câmara de Vereadores, em Audiência Pública, na tarde desta terça-feira, dia 28, o balanço financeiro do primeiro quadrimestre deste ano de 2013. “Realizamos uma apresentação técnica, seguindo o que fixa a Lei de Responsabilidade Fiscal, mas a previsão é que faremos ainda uma avaliação do cumprimento das metas fiscais de modo mais pedagógico, para ser apresentada a toda a sociedade ilheense”, explicou o secretário.

Apresentação do balanço financeiro do primeiro quadrimestre deste ano de 2013 – Foto Alfredo Filho (Secom).
Durante a sessão, que também contou com presença de representantes da sociedade civil, foram apresentados os números referentes às receitas e despesas da prefeitura no período de janeiro a abril. Conforme a avaliação, o município arrecadou pouco mais de R$ 80 milhões, o que corresponde a 21,28% da previsão para o exercício de 2013. “O município não atingiu a meta de arrecadação prevista para o primeiro quadrimestre que seria de 33,33%, principalmente devido à frustração das receitas de capital, cuja previsão para o exercício representa a percentual de 14,78%, e até o final do quadrimestre não houve arrecadação”, destacou o secretário durante a apresentação.
De acordo com a classificação da receita pública no Brasil, considera-se receita de capital os recursos provenientes de operações de créditos, alienação de bens, amortização de empréstimos concedidos entre outras receitas. Contudo, o secretário ressaltou que a prefeitura está desenvolvendo ações para incrementar as receitas municipais, bem como para reduzir as despesas correntes, com vistas à manutenção do equilíbrio financeiro, conforme determina a LRF.
O secretário mostrou que o município atingiu um superávit orçamentário (receita menos despesas) de quase R$ 17 milhões. “Esse resultado positivo é efeito das medidas de limitações de despesas que realizamos, no intuito de cumprir todos os compromissos assumidos até o final do exercício, em obediência às leis que regem a administração pública, e em especial a da Responsabilidade Fiscal”, frisou Marco Antônio, esclarecendo, contudo, que ter superávit orçamentário não significa ter aqueles recursos no caixa da Prefeitura.
Durante a sessão, o secretário também especificou as despesas com pagamento dos servidores, saúde, educação e demais gastos correntes no período.
Prefeitura conclui proteção para reforma do prédio General Osório
Após vistorias e transferência dos documentos que compõem o arquivo público de Ilhéus para local adequado à conservação, a Prefeitura concluiu nesta terça-feira, dia 28, a implantação de tapumes para proteção do prédio General Osório, onde funcionavam a Biblioteca Municipal e o Arquivo Público de Ilhéus. Com a iniciativa, a prefeitura visa inibir a ação dos vândalos enquanto acelera o processo de captação dos recursos necessários à reforma do local histórico.
O prédios estava sendo constantemente invadido por usuários de substâncias psicoativas e assaltantes que não apenas danificavam o equipamento, inclusive com o registro de um princípio de incêndio no local, mas também ofereciam riscos aos cidadãos que moravam nas imediações do prédio e aos transeuntes. O município já está elaborando o projeto de recuperação do prédio e buscando recursos junto a outros entes governamentais para execução das obras de reforma.
Programa Água para Todos constrói módulos sanitários para 415 famílias
O Governo da Bahia, através do Programa Água para Todos (PAT), inicia a implantação a partir deste mês de junho do programa de Melhorias Sanitárias Domiciliares (MSD). Quatrocentas e quinze famílias serão beneficiadas em localidades nos municípios de Itaguaçu da Bahia, Boninal, Seabra, Sítio do Mato e Miguel Calmon.
O termo de contrato de prestação de serviços no valor de quase R$ 2,5 milhões foi assinado entre a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), do Ministério da Saúde.
“As intervenções serão promovidas prioritariamente em domicílios de pequeno porte para atender às necessidades básicas de saneamento das famílias, relacionadas ao uso da água e ao destino adequado dos esgotos no domicílio”, afirmou o coordenador do PAT, Leonardo Miranda.
Serão construídos módulos sanitários compostos por abrigos que combinam banheiro, privada, tanque séptico (unidade de tratamento primário de esgotamento doméstico na qual é feita a separação e a transformação físico-química da matéria sólida contida no esgoto), sumidouro (buraco por onde se escoa a água – poço absorvente), instalações de reservatório domiciliar de água, tanque de lavar roupa, lavatório e pia de cozinha.
As melhorias serão executadas, durante os próximos seis meses, a partir das necessidades identificadas no inquérito sanitário realizado por técnicos da Funasa, levando em consideração a cultura local, bem como tecnologias adequadas às instalações. Para o abrigo (casinha), recomenda-se uma área interna mínima de 1,70 metros quadrados e máxima de 2,20 metros quadrados.
Ilhéus: Iphan conclui intervenções na 2ª igreja rural mais antiga do Brasil
Além da estrutura física, as imagens foram restauradas. “As imagens estavam em péssimo estado de conservação”, destacou o coordenador da igreja, Ednilson do Nascimento Araújo. “Com a reforma, além da estrutura física da nossa igreja, recuperamos também a história de Ilhéus e do Brasil”, completou.
Conforme o coordenador, no próximo domingo, dia 02, será celebrada uma missa na igreja, às 10 horas, com a participação de padres de diversas paróquias vinculadas à diocese de Ilhéus, em ação de graças pela recuperação do templo.
O santuário, considerado de grande valor cultural e arquitetônico, foi tombado pelo Iphan e Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), em 1984. Erguida no século XVII (1537), a capela é o monumento mais antigo de Ilhéus que pertenceu à família de Mem de Sá, o terceiro governador-geral do Brasil.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 28.05.2013
Cineclube e Ilhéus Dança fecham programação de maio da Tenda
O Cineclube Équio Reis e o Ilhéus Dança serão as duas últimas atrações do mês de maio da Tenda do Teatro Popular de Ilhéus (TPI). Às 19 horas desta terça-feira (28), tem exibição gratuita dos vídeos “Não vivo sem o rádio” e “Televisão a dois”. Na noite seguinte (29), grupos e academias de dança de Ilhéus fazem a última apresentação do festival.

O Cineclube Équio Reis é realizado pelo Núcleo de Produção Audiovisual do Teatro Popular de Ilhéus. Desde novembro do ano passado, conta com a parceria do curso de Comunicação Social da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), exibindo trabalhos dos acadêmicos. Nesta terça-feira, o documentário “Não vivo sem o rádio”, de Felipe Vinhas e Roberta Martins, mostra a força do meio de comunicação no estado do Amazonas. Já a ficção “Televisão a dois”, de Leonardo Castro, é uma adaptação do conto de Fernando Sabino.
Realizado pela Câmara Setorial de Dança, grupos e escolas de dança, o Ilhéus Dança oportunizou ao público a apreciação de diferentes estilos de expressão corporal. Entre os participantes estão o Balé Afro Dilazenze, a Academia Dinâmica e Movimento, Escola de Dança Tônus, Núcleo da Dança e Cia. de Dança Sôanne Marry. As entradas custam R$ 12 e R$ 6 e podem ser adquiridas da Tenda do TPI ou na loja Etc & Tal.
Além dos participantes fixos, o Ilhéus Dança também recebe convidados. Na noite do último dia 22, os grupos de dança de rua Space Dance e o de Dança do Ventre de Rafaella Canabrava abrilhantaram o evento. Além de trazer variados estilos, o evento reúne talentos dedicados a promover a arte da dança no município.
Oficinão Finos Trapos
Pessoas maiores de 18 anos e com experiência em artes cênicas têm até a noite de amanhã (28) para se inscrever no “Oficinão Finos Trapos”. A capacitação profissional gratuita será ministrada pelo Grupo de Teatro Finos Trapos, de Vitória da Conquista, entre os dias 30 de maio e 09 de junho. Os encontros serão às quintas-feiras, sábados e domingos, na Tenda do TPI. Estão disponíveis 25 vagas. Os interessados devem acessar o blog: www.finostrapos.blogspot.com.
CDL de Ilhéus sorteou primeiro caminhão de prêmios e 20 vales-gás
Durante toda a sexta-feira (24.05) o trio forrozeiro Firim Firim animou o comércio de Ilhéus, convidando lojistas, comerciários e consumidores a participarem do primeiro sorteio da Campanha Tríplice 2013. A Campanha tem como objetivo fomentar as vendas durante os dias das Mães, dos Namorados e São João. Os consumidores que compram nas lojas que aderiram à Campanha ganham cupons e concorrem a vários prêmios. No total serão sorteados quatro caminhões de prêmios e uma moto zero km, além de prêmios menores. “Essa é apenas uma das muitas formas que temos de atrair os consumidores para comprar no comércio de Ilhéus e, ao mesmo tempo, prestigiá-lo pela fidelidade sorteando prêmios”, explicou Paulo Ganem, pres. da entidade.
O primeiro sorteio foi realizado na sexta-feira (24.05), no stand da Campanha, na Praça Cairú, no centro da cidade. Foram sorteados 20 vales-gás e um caminhão de prêmios. A ação reuniu empresários, consumidores, além do vice-prefeito e secretário de Indústria e Comércio, Carlos Machado (Cacá). O maior prêmio da tarde-noite quem levou para casa foi a dona de casa, moradora do Basílio, Jisneis Oliveira Marques. Ainda emocionada ela contou que comprou 1 sandália e 2 sapatilhas na loja Shopping 10 e com apenas um cupom, que jogou no dia anterior ao sorteio, faturou o prêmio. “Glória a Deus, ele não nos desampara! O prêmio chegou em boa hora, eu nem acreditei quando me ligaram, mas depois confiei e vi que é verdade. Estou muito feliz. Agradecida a Deus primeiramente, depois à CDL de Ilhéus e a vocês todos”, disse a ganhadora Jisnei.
Todos comemoraram junto com a vencedora do caminhão de prêmios. “A gente ficou muito feliz porque o maior prêmio ficou com uma pessoa que disse precisar muito desses móveis, eletrônicos e eletrodomésticos. Queremos agradecer a todos os patrocinadores, a todos os lojistas e aos consumidores e dizer que, aqueles que não participaram desse primeiro sorteio não esqueça que teremos mais três. O próximo será no dia 13 de junho, às 16h.” finalizou Ganem.
Todo o sorteio foi transmitido ao vivo para o centro comercial por meio do sistema de som da Disc Tape. A locução ficou por conta do radialista Robertinho Scarpita.
Relação dos 20 ganhadores dos vales-gás:
Câmara Municipal de Ilhéus
ASSESSORIA DE IMPRENSA
| Nº | 34 | Ascom/CMI | Data: | 27/05/2013 |
|
Câmara Municipal de Ilhéus, Debate em Sessão Especial- Regime Jurídico Único dos Servidores |
A Câmara Municipal de Ilhéus realizou, nesta segunda-feira( 27), mais uma sessão especial, em cumprimento à agenda para este primeiro semestre. Essa sessão atendeu ao requerimento de número 086/2013 do vereador Ivo Evangelista, onde tratou de esclarecer a um bom número de servidores presentes, de seus representantes sindicais como, também, de integrantes do governo, se o atual regime (Celetista) mostra-se inadequado à administração pública ou o Estatutário se ajusta melhor.
Para à próxima quarta-feira (29 ), em atendimento ao requerimento de número 069/2013 de autoria do vereador James Costa (MD), a Câmara Municipal discutirá, às 16h, questão da segurança pública em nosso município, apresentação dos índices de violência atual e as possíveis soluções para erradicá-la. Foram convidadas as seguintes entidades: Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Conselho Municipal de Segurança e Associações de Moradores.
Clube Ilheense de Xadrez elege diretoria e faz torneio
O Clube Ilheense de Xadrez reiniciou suas atividades com a realização de um torneio e a eleição da nova diretoria da entidade, no último sábado, dia 25, no Pontal Praia Hotel, quando também foi ratificada a escolha do nome de Newton Marcel de Almeida Sena para ser o vice-presidente da Federação Bahiana de Xadrez (FBX) na região sul do Estado. O novo presidente do CIX é o professor Itamar Bento do Nascimento que, assim como todos os demais membros da diretoria, teve seu nome aprovado por aclamação das mais de vinte pessoas presentes ao ato.
Provisoriamente, o CIX fará suas reuniões semanais aos sábados, a partir das 14h30min, no Pontal Praia Hotel, que está dando todo apoio ao processo de soerguimento do xadrez de Ilhéus. Como forma de atrair mais interessados, também aos sábados, logo após as reuniões, o CIX realizará torneios de xadrez rápido. O torneio de confraternização que marcou o reinicio das atividades do CIX, foi realizado no sistema suíço, com 16 minutos de reflexão, e o campeão foi Newton Sena, que obteve 4,5 pontos cinco disputados. O segundo colocado foi Edgar Santos, com 4, em 3º ficou Renato “Cobrinha”, com 3,5, Alberto Gomes (4º), Paixão Barbosa (5º), Manoel Messias (5º), Fred (6º) e Itamar (7º), todos com 3 pontos, seguindo-se até o 17º colocado, número total de participantes da competição, entre os quais estavam três garotos abaixo de dez anos de idade..
A nova direção do CIX ficou assim composta: Presidente – Itamar Bento do Nascimento; Vice-presidente – José Diógenes Câmara Alves (Major PM Câmara); 1º Secretário – Manoel Messias Souza Santos; 2º Secretário – Alisson Siqueira Santana; 1º Tesoureiro – Newton Marcel de Almeida Sena; 2º Tesoureiro – Alberto Gomes Bandeira; 1º Diretor Técnico – Daniel Malta Ribeiro; 2º diretor Técnico – Fábio Nilo; Conselho Fiscal: João Ferreira Brito, Edson Santos Vieira, Edgar dos Santos e Heribaldo Ferreira da Silva; Corpo jurídico: Vinicius Brillia e Silvana Rêgo.
Durante o processo de eleição e de realização do torneio, a direção do clube deflagrou uma campanha para filiação ao CIX e de venda dos bilhetes de uma rifa que está sendo realizada pela Federação Bahiana de Xadrez. Com o que for arrecadado na rifa (que sorteará, pela Loteria Federal, um jogo de peças Staunton no valor aproximado de R$ 450,00), a FBX vai bancar as despesas da Final do Campeonato Bahiano Absoluto de Xadrez, para o qual estão sendo reservadas seis vagas destinadas a enxadristas da Região Sul da Bahia.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 27.05.2013
Profissionais da saúde de Ilhéus participam de capacitação para o Samu Regional
Médicos, enfermeiras e técnicos de enfermagem da rede de atenção básica de Ilhéus participam do treinamento e capacitação para atuarem como multiplicadores na formação das equipes dos 21 municípios que compõem a 5ª e 6ª Diretoria Regional de Saúde (Dires) e integrarão a rede de atenção Regional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O treinamento, realizado através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), é conduzido pelo Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP), dividido em sete módulos, com prazo de encerramento no dia 28 de novembro.
Na abertura do curso, na última quinta-feira, 23, no auditório da 6ª Dires, a secretária de Saúde, Ledívia Espinheira, salientou que o serviço constitui uma rede de atenção de grande importância para o Ministério. “Para o Ministério da Saúde, resolvendo os entraves da rede de urgência, pode-se evitar grande parte dos problemas da saúde no país”, disse, acrescentando que as ocorrências de enfarto, acidente vascular cerebral e trauma são as que mais afetam a população. No primeiro módulo, ministrado pelo coordenador Regional do Samu, Walbert Silveira, e pela diretora de Planejamento da Sesau, Andreia Dickie, foram apresentadas as competências e regulação do Samu, a história do serviço de atendimento pré-hospitalar, desde o transporte aeromédico na Segunda Guerra Mundial até os dias atuais.
Nessa primeira etapa, o projeto do Samu regional realiza ações de planejamento e capacitação das equipes, levantamento estatístico dos serviços de emergência e urgência médicas dos municípios envolvidos, além dos projetos arquitetônicos das bases de atendimento. A segunda etapa será para construção, reforma ou ampliação da central de regulação médica das urgências, seguida de todas as providências burocráticas para o respectivo funcionamento.
Somente após essas etapas, o Ministério da Saúde fará a visita técnica para, em seguida, autorizar a liberação das ambulâncias devidamente equipadas. Na Bahia, o Samu foi implantado em 2004, inicialmente nas cidades de Eunapólis e Vitória da Conquista.
Região de Saúde – Na articulação do novo mapa da saúde pública na Bahia, Ilhéus funcionará como sede regional. No caso do Samu, a rede abrangerá municípios como Canavieiras, Santa Luzia, Arataca, Una, Uruçuca, Itacaré, Camamu, Maraú, Ituberá, Taperoá, Cairu, Valença, Gandu, Wenceslau Guimarães, Piraí do Norte e Teolândia, que, conforme o projeto, terão ambulâncias disponíveis. Os municípios do entorno serão atendidos através da central de regulação.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 27.05.2013
CAR realiza Audiência Pública e reúne 350 agricultores familiares em Itamaraju
Com a presença de 350 agricultores familiares, a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), realizou este fim de semana, no Auditório da Câmara Municipal de Itamaraju, no Extremo Sul do estado, Audiência Pública com o objetivo de apresentar os programas e as ações da CAR aos agricultores familiares, receber solicitações de novos projetos e assinar convênios e termos de compromisso com entidades da região.
O evento foi acompanhado pelo titular da Sedir, Wilson Brito, pela chefe de gabinete da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Fábia Reis, e por vários técnicos da CAR. Estiveram presentes também representantes de associações, cooperativas, Movimentos Sociais, coordenações dos Territórios de Identidade Costa das Baleias e Extremo Sul, Ceplac, EBDA, Banco do Nordeste, Incra, 43ª Companhia da Polícia Militar, Sebrae, OAB e Fetraf, entre outros.
De acordo com o chefe do Escritório Regional da CAR em Itabuna, João Neto, a audiência é realizada em um momento importante, quando a CAR está completando 30 anos. “A finalidade desse evento é estreitar os laços dessa relação com os agricultores familiares dessa região, apresentando as ações da empresa, assinando convênios e recebendo novas solicitações”, disse.
Foram apresentadas ações da CAR realizadas no âmbito de programas como o Produzir e Vida Melhor, que possuem vários projetos em execução na região. Entre eles, a Fábrica de Laticínios de Coaraci, inaugurada este mês, já beneficiando diretamente 300 famílias de produtores, além de outras ações que potencializam e agregam valor aos produtos da agricultura familiar.
































































