WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

Convite/Sorteio

convite sorteio

Ilhéus discute implantação da UFSBA

Representantes da sociedade civil organizada, professores, gestores públicos e vereadores debateram na tarde da quinta-feira, 23, na Câmara Municipal de Ilhéus, aspectos referentes à implantação da Universidade Federal Sul da Bahia (UFSBA), durante sessão especial proposta pelo legislador Raimundo do Basílio (PMDB) e presidida por Fábio Magal (PSC). Na ocasião, a secretária de Educação, Marlúcia Rocha, representou o prefeito Jabes Ribeiro. Um dos pontos principais do debate foi a possível instalação de um campus da futura universidade no município.
ILHÉUS DISCUTE MONT

Conforme o vereador Raimundo do Basílio, Ilhéus reúne características geográficas, urbanísticas e sociais para a implantação de um campus da instituição, podendo favorecer a toda a região. “A Ceplac seria um local ideal para implantação da universidade, tem fácil acesso, um bom espaço, o que poderia atender às necessidades dos estudantes e professores”, considerou.

A secretária municipal de Educação, Marlúcia Rocha, considerou a discussão pertinente, ressaltando que ainda há tempo de propor a implantação do campus de Ilhéus. “Nosso Município historicamente tem a sua importância, e por isso defendo que é possível ter um campus aqui sim, ainda há tempo para a discussão”, frisou.

Na oportunidade, a reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Adélia Pinheiro, informou que está previsto no projeto, a implantação de um colégio universitário da instituição federal do município. A reitora ainda pontuou que o município é contemplado com três instituições de ensino superiores públicas, além das privadas.

Também participaram da sessão, o secretário Municipal de Planejamento, Tecnologia e Orçamento, Joaquim Bastos, a professora da Faculdade de Ilhéus, Maria Luiza Heine, além da presidente do Instituto Nossa Ilhéus, Socorro Mendonça, entre outros professores e cidadãos.


Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 24.05.2013

Caravana Digital da FTD em Ilhéus

Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, a Caravana FTD Digital chega a Ilhéus, no dia 5 de junho, para orientar professores do ensino fundamental I e II a respeito das novas tecnologias digitais voltadas ao processo educacional. Um ônibus equipado com equipamentos tecnológicos e com profissionais especializados ficará estacionado na Praça Castro Alves, em frente à antiga sede da Biblioteca Pública de Ilhéus, das 9 às 17 horas.

A Caravana Digital da FTD atenderá na Praça Castro Alves, na Av. Soares Lopes - Foto Gidelzo Silva Secom Ilhéus.

A Caravana Digital da FTD atenderá na Praça Castro Alves, na Av. Soares Lopes – Foto Gidelzo Silva Secom Ilhéus.

A diretora administrativa da Secretaria de Educação de Ilhéus, Elza Silva, informa que esta ação educacional tem o objetivo de apresentar e orientar o professor sobre as novas tecnologias e objetos digitais voltados ao processo educacional. “O acesso é gratuito, basta se identificar como educador, se cadastrar e buscar informações com conteúdo de multimídia interativo”.

O divulgador da Caravana Digital FTD no interior da Bahia, Jorge Araújo Junior, diz que o ônibus estará equipado com tablets, lousa digital e monitores de TV para apresentar vídeos, animações, jogos educativos, simulações, infográficos interativos e objetos de realidade aumentada. As sessões acontecem com intervalo de uma hora. Na oportunidade, um técnico dará explicações ao professor sobre o uso dos materiais em sala de aula.


Secretaria de Comunicação Social
Ilhéus, 24.05.13

Condomínio Águas de Olivença

APELO AOS CONDÔMINOS:

Quero apelar aos Condôminos (as) para comparecerem a Assembléia do dia 26/05/2013 conforme Edital  (VEJA POSTAGEM  ABAIXO), lembrando-lhes que somente com as presenças físicas, conhecendo, ouvindo, opinando, decidindo, poderemos mudar os rumos do nosso Condomínio. A procuração para representação, embora legal, permitem a manipulação, e prevalência dos interesses deste ou de qualquer outro gestor. Antecipo a todos que estarei em campanha permanente para que a PRESENÇA FÍSICA, prevaleça sobre a PROCURAÇÃO. Finalizando, faço-lhes uma pergunta: Quando vamos eleger o Gestor executivo, legislativo, etc., o fazemos por procuração? ou vamos diretamente as Urnas de forma secreta para fazer valer o nosso voto. O Condomínio é nosso, o patrimônio é nosso, a responsabilidade sobre ele e de cada um de nos, este é o momento de discutirmos os seus caminhos. Não jogue fora esta oportunidade.

 WASHINGTON FARIAS DE CERQUEIRA

Síndico

 JOSÉ EDUARDO DANTAS DE OLIVA

Sub-Sindico Financeiro

 JOAQUIM MOREIRA FILHO

Sub-Sindico Administrativo

 EDUARDO OLIVEIRA  CARQUEIJA

Sub-Sindico de Eventos

Condomínio Águas de Olivença

Condomínio Águas de Olivença

Situado na Rodovia Ilhéus/Una – Zona do Jahiry

Instituído pela Lei nº. 4.591, de 16/12/1964 – Criado em 16/02/1992

Public. no Diário O. do M. de Ilhéus em 31/08/1992

Reg. no CRI -1ª. Circunscrição da Comarca de Ilhéus

Sob. nº 3.602 à pág 57 do L – 3-C em 04/12/1992

 EDITAL DE CONVOCAÇÃO

Nos termos da Convenção e de acordo com o Capº. VII, Artº 31, convoca os (as) senhores (as) Condôminos (as) para a reunião da Assembléia Geral Extraordinária, a realizar-se à Rua Canavieiras, (espaço verde de Bob nos Lotes 6 e 7 da Quadra L-8)  no dia 26/05/2013, às 9:00 horas, em primeira convocação, com a presença de 2/3 – dois terços – havendo quorum, ou às 9:30 em segunda convocação, com qualquer número de condôminos presentes, para o fim de deliberarem sobre a seguinte pauta, defendida na Assembléia Geral Ordinária do dia 27 de Janeiro de 2013, conforme Ata.

Ordem do Dia

  • Leitura da ATA da Assembléia Geral Ordinária do dia 27/01/2013
  • Apresentação da análise das contas pelo Conselho Fiscal da Gestão: 2005 à Jan. 2011
  • Apresentação da análise das contas pelo Conselho Fiscal da Gestão: Fev./2011 a Junho/2012 e de 21/12 à 31/12/2012 e Jan. 2013
  • Apresentação da análise das contas pelo Conselho Fiscal do mandato da Intervenção: de Julho à 20/12/2012
  • Apresentação da análise das contas do primeiro trimestre da Gestão Atual pelo Conselho Fiscal.
  • Esclarecimento sobre a situação geral em que se encontra o Condomínio
  • Previsão Orçamentária para o ano de 2013.

 

Ilhéus, 15 de Maio de 2013

 Washington Farias de Cerqueira

Síndico

Secretaria de Desenvolvimento de Ilhéus cria Balcão do Emprego

Fazer a intermediação entre empresas e profissionais é o objetivo do Programa Balcão do Emprego, que está em fase de elaboração pela Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Ilhéus (SDS). A informação foi concedida pelo titular da pasta, Jamil Ocké, durante a aula inaugural do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para turmas de 2013, que contou com a presença do vice-prefeito de Ilhéus e secretário Municipal da Indústria e Comércio, Carlos Machado (Cacá).

Aula Inaugural do Pronatec - Foto Alfredo Filho - Secom Ilhéus.

Aula Inaugural do Pronatec – Foto Alfredo Filho – Secom Ilhéus.

O Balcão do Emprego servirá de banco de dados para empresários que queiram currículos de profissionais para comércio, indústria e também para a construção civil.  A aula inaugural do Pronatec ocorreu na tarde da quarta-feira, 22, no auditório principal do Instituto Federal da Bahia (IFBA).

Durante a solenidade, Carlos Machado destacou a importância do programa, considerando os investimentos que chegarão a Ilhéus. “Estamos nos preparando para receber vários investimentos, como a construção da ponte que fará a ligação zona sul-centro da cidade, o Núcleo do Sistema Baiano de Incubação, a requalificação da Central de Abastecimento do Malhado, junto com vários outros empreendimentos da iniciativa privada previstos para ser instalados no nosso município”, observou o vice-prefeito.

:: LEIA MAIS »

É NESTA SEXTA O PRIMEIRO SORTEIO DA CAMPANHA TRÍPLICE 2013 DA CDL DE ILHÉUS

É grande a expectativa de consumidores e lojistas do comércio de Ilhéus para o primeiro sorteio da Campanha Tríplice 2013 da Câmara de Dirigentes Lojistas da cidade, que será realizado amanhã (24.05), a partir das 16h, na Praça Cairú, no centro. “A campanha envolve três importantes datas comemorativas os dias das Mães, dos Namorados e São João. E com o objetivo de estimular as vendas, a CDL realizará, sempre nas proximidades dessas datas, sorteios. No total serão quatro: três caminhões em prêmios, uma moto zero km, além de prêmios menores. Isso empolga os consumidores que acabam comprando mais nas lojas parceiras da CDL, ganham mais cupons e têm uma maior chance de ganhar”, explicou Paulo Ganem, presidente da CDL de Ilhéus.

 CDL_IOS

CDL_IOS

Com o tema “Encha o seu coração de Presentes e Alegria”, a campanha foi aberta com uma palestra motivacional voltada para comerciantes e comerciários. A consultora em diagnósticos empresariais do SEBRAE, Marta Ayres, levantou a auto-estima do público com lições importantes para alavancar as vendas, sobretudo neste período. “A CDL não poderia esquecer uma das partes mais importantes que é a de capacitação e qualificação dos empresários e comerciários. São eles que devem assumir a postura de líderes, realizar um bom atendimento e conquistar o cliente”, disse Paulo.

A CDL de Ilhéus está preparando surpresas para animar o comércio nos dias de sorteio. “Vamos movimentar o centro comercial, dar uma animada por lá e atrair um grande público para a Praça Cairú. Amanhã será o nosso primeiro sorteio e vamos saber quem será o vencedor do primeiro caminhão de prêmios da Campanha Tríplice este ano. O sortudo vai levar um mobiliário bacana, eletrodomésticos e eletrônicos para montar uma casa completinha!”, ressaltou Paulo convidando toda a população de Ilhéus para comparecer nesta sexta-feira (24.05), às 16h, na Praça Cairú. “Queremos ver a praça lotada. CDL forte, comércio e cidades fortes, precisamos lembrar disso!”, finalizou.

Empreendimento de luxo vai compor cenário exuberante da baia da Sapetinga

O Reserva Sapetinga foi totalmente pensado dentro dos padrões de sustentabilidade, acessibilidade, segurança e conforto. Lançamento é neste final de semana.

Sapetinga

Sapetinga

Imagine acordar todos os dias com um visual exuberante de frente para a Mata Atlântica e à beira da Baía da Sapetinga, um dos principais cartões postais da cidade, perto de tudo e num dos pontos mais bonitos de todo o sul da Bahia. Imaginou? Pois bem: ainda é tempo de tornar este cenário dos sonhos numa realidade de sua vida. Esta é a localização do novo empreendimento imobiliário de Ilhéus: o Reserva Sapetinga, uma iniciativa da Massi Construtora, que ficará pronto em 30 meses. O lançamento oficial do projeto acontecerá nesta sexta e no sábado, na Avenida Sapetinga, no local do empreendimento, a partir das 17 horas, com um coquetel para empresários de toda a região, no stand de vendas.

O sucesso da iniciativa é tão grande que mesmo antes do lançamento oficial muitos apartamentos já foram comercializados. Restam poucas unidades. As Torres Pinot Noir e Malbec, compõem o cenário com apartamentos de 2 e 3 quartos com até 140m², os maiores do  mercado, com dois elevadores por torre. As coberturas duplex têm até 283m² e piscina/hidro exclusiva. Apartamentos diferenciados “garden” podem ser o seu lugar perfeito no primeiro pavimento, com amplo terraço privativo e piscina.  Os apartamentos de três quartos possuem lavabo e dependências completas de serviço.  Terá disponivel infraestrutura para split em todos os quartos e suítes e medidor individual de água e gás em todo o condomínio. Na área comum, um lindo projeto com piscina com borda infinita, ampla área com espaço gourmet e rampa de acesso para pequenas embarcações, cenário perfeito para acompanhar todos os dias, o por do sol da baía da Sapetinga.

O empresário Marlon Silveira, ressalta que o Reserva Sapetinga foi totalmente pensado dentro dos padrões de sustentabilidade, acessibilidade, segurança e conforto . “É um projeto moderno, diferenciado e especial”, garante. O empresário destaca que a localização do empreendimento, além de oferecer uma das paisagens mais lindas da região, também está perto de tudo que norteia o seu dia a dia. “Supermercados, farmácias, padarias, postos de gasolina, a 1.500 metros do aeroporto e próximo das melhores praias da cidade”, destaca Marlon. A garantia com a marca e a qualidade da Massi é também outro diferencial importante para o investidor.

Maramata discute planejamento ambiental em Ilhéus

‘Integração dos Instrumentos do Planejamento Ambiental’ foi o tema do debate promovido pela Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) da Prefeitura Municipal, na noite desta quarta-feira, 22, no auditório da Faculdade de Ilhéus. Conduzida pelo diretor de Pesquisas Ambientais da Secretaria Estadual de Meio Ambiente da Bahia (Sema), Marcelo Araújo, a discussão destacou a importância do planejamento ambiental para a promoção do crescimento sustentável das localidades.

Conforme o palestrante, essas discussões são importantes para tornar públicas as informações referentes aos instrumentos do planejamento ambiental, a exemplo do Zoneamento Ecológico Econômico e do Plano Diretor Municipal. “Estes instrumentos são exigências que todo Estado, município deve cumprir, que toda a população deve conhecer”, destacou Araújo.

Ainda, o diretor de pesquisas da Sema observa que as discussões pontuam a necessidade do município elaborar seus instrumentos, sendo o primeiro passo para a implementação. “Para instituir os instrumentos, é preciso muitas etapas e a informação é o início. Porém, é preciso deixar claro que o processo envolve desde o conhecimento do território, iniciativa política e a concordância do cidadão e isso exige muitos debates, estudos e pesquisas”, frisou Araújo.

Ilhéus será a capital baiana do cinema entre 07 e 13 de junho

Durante sete dias – 07 a 13 de junho – Ilhéus receberá a terceira edição do Festival de Cinema Baiano (Feciba), no Cine Santa Clara, onde serão exibidas os 14 curtas-metragens da mostra competitiva e as produções de diversos gêneros das mostras temáticas. O dia 09 de junho é reservado para os três filmes da Mostra Sexualidades e o dia 12 para apresentações gratuitas de quatro curtas-metragens, três filmes de ficção e um documentário, direcionados às crianças e pré-adolescentes.

A Mostra Bahia Adentro lança holofotes sobre o cinema produzido no interior baiano, com seis curtas-metragens de Ilhéus, Ipiaú, Itabuna, Valença, Vitória da Conquista e Cachoeira exibidos na sessão do dia 08 de junho. Os organizadores do evento informam que as mostras competitivas têm acesso gratuito, com sessões diárias e a programação insere exibição de longas–metragens com ingressos a preços populares.

A mostra competitiva com 14 filmes de curta duração inclui a produção “Menino do Cinco”, de Marcelo Matos de Oliveira e Wallace Nogueira, vencedora de seis kikitos no Festival de Gramado; dois curtas contemplados no VIII Panorama Internacional Coisa de Cinema – “Arremate”, de Rodrigo Luna e “A descoberta”, de Ernesto Molinero e o vencedor da última Mostra Possíveis Sexualidades, “O convite”, de Geovane Peixoto.

A competição exibe também “Ser Tão Cinzento”, de Henrique Dantas; “O menino invisível”, de Murilo Deolino, Danilo Umbelino e Uiran Paranhos; “Desterro”, de Cláudio Marques e Marília Hughes; “Amém”, de Marcus Curvello; “Refluxos”, de Matheus Viana; “Laje do céu” (Leonardo França); “Luzir de Antanho” (Ronald Souza); “O Monstro” (Rafael Jardim); “Veraneio” (Leon Sampaio) e a estreante em festivais, “A cartomante”, adaptação de conto homônimo de Machado de Assis.

Na mostra com os filmes produzidos no interior estão “Cine Éden”, de Edson Bastos e Henrique Filho (Ipiaú); “Bordel”, de Camila Bahia (Ilhéus); “Lara” (Itabuna); “O espelho”, dirigida por Murilo Deolino (Valença); “Cala boca, Zé Bédeu”, de Sérgio Sampaio (Cachoeira) e “Pequena Viagens”, de Ramon Campello.

O Festival de Cinema Baiano é uma realização da Voo Audiovisual e da NúProArt, financiada pelo Edital Setorial de Audiovisual 2012 da Secretaria de Cultura da Bahia (Secult).


Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 23.05.2013

Grupo de Teatro Finos Trapos ministra “Oficinão” em Ilhéus

 Ilhéus será uma das cidades contempladas pelo curso de capacitação profissional do Grupo de Teatro Finos Trapos. O “Oficinão Finos Trapos” é gratuito, voltado para maiores de 18 anos com experiência em artes cênicas e acontecerá entre os dias 30 e maio e 09 de junho. Os encontros serão às quintas-feiras, sábados e domingos, na Tenda do Teatro Popular de Ilhéus. As inscrições estão abertas até o próximo dia 28, no blog do grupo: www.finostrapos.blogspot.com.

O “Oficinão Finos Trapos” será dividido em três módulos: “Preparação do Ator e Rotinas de Treinamento em Teatro de Grupo”, “Improvisação para o teatro: Por uma Dramaturgia da Sala de ensaio” e “Reflexões sobre a prática de Captação de Recursos no Sistema de Produção Continuada”. No dia 09 de junho, às 18 horas, acontecerá uma mostra cênica com o resultado dos trabalhos.

Como são ofertadas apenas 25 vagas, haverá seleção dos participantes, cujo resultado será divulgado no endereço eletrônico do Grupo. Caso o candidato selecionado não compareça no primeiro dia do curso, ele será eliminado e sua vaga passada para um suplente. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail: oficinaofinostrapos@gmail.com. 

Esta é a terceira edição do “Oficinão”, cuja primeira experiência aconteceu em Vitória da Conquista, como contrapartida social do Projeto Auto da Gamela Temporada 2008. A segunda edição foi no ano passado, como parte do Projeto Afinações. Neste ano, a ação é executada de forma independente pelo grupo conquistense com apoio do Fundo de Cultura da Bahia. Além da cidade de Ilhéus, Juazeiro e Jequié já foram contempladas pela capacitação artística.

Oficina de Dança Afro

A bailarina e coreógrafa ilheense G’leu Cambria irá ministra oficina de Dança Afro na próxima segunda-feira (27), na Tenda do Teatro Popular de Ilhéus. A atividade começa às 17 horas e a taxa de inscrição custa R$ 10. A oficina tem apoio do Terreiro Matamba Tombenci Neto e da ONG Gongombira.

G’leu Cambria foi diretora artística do Balé Afro Dilazenze e instrutora dos projetos de extensão “Arte e Vida”  e “Arte em movimento”, da Universidade Estadual de Santa Cruz. Em 2002, mudou-se para a capital carioca, onde ministrou palestras sobre música e dança religiosa do candomblé na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 2003, e Projeto Musicultura 2004. Entre 2005 e 2009, ofereceu cursos, oficinas e palestras em Middletown, nos Estados Unidos.

Concurso “Maiores Árvores da Região Sul da Bahia” busca o maior jequitibá para valorizar árvores centenárias

Ação pretende também valorizar o sistema Cacau Cabruca

Convite Concurso Maiores Árvores da Região Sul da Bahia_01

Convite Concurso Maiores Árvores da Região Sul da Bahia_01

O “Programa Árvores da Cabruca” é uma iniciativa do Instituto Cabruca, com apoio da Comissão Executiva do Plano de Lavoura Cacaueira (CEPLAC), Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, Ministério Público da Bahia, Instituto Federal Baiano – Uruçuca e TV Mercado do Cacau, com o objetivo de formar produtos ecoturísticos associados a cadeia produtiva do cacau e chocolate, reconhecer e conservar as maiores árvores da região Sul da Bahia.

Neste ano, o Concurso “Maiores Árvores da Região Sul da Bahia”, uma das principais iniciativas do Programa, homenageará o Jequitibá. O lançamento oficial do Concurso será no dia 29 de maio, a partir das 15h, com um “chocolate da tarde”, onde será oferecido uma degustação de chocolates especiais, na Fazenda Yrerê, na Rodovia Jorge Amado, Km 11, Entre Ilhéus e Itabuna.

:: LEIA MAIS »





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia