WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

Vereador Cosme Araújo / Sessão Especial sobre a UFSBA

Acontece logo mais, 16h (23/05) na Câmara de Vereadores de Ilhéus, Sessão Especial, para tratar da implantação da Universidade Federal do Sul da Bahia na região sul-cacaueira e, seus reflexos. Para a sessão foram convidadas várias autoridades políticas e ligadas ao mundo acadêmico/literário.
A UFSBA contemplará várias cidades do interior baiano e o projeto já fora aprovado pelo governo federal. Na opinião do vereador, Cosme Araújo, é oportuna a sessão, já que a demanda de discentes é altíssima na região, e por certo, a implantação de uma universidade federal será mais um vetor de desenvolvimento, bem como uma oportunidade para o ingresso dos alunos oriundos de todas as cidades vizinhas, principalmente estudantes de baixa renda.

No entendimento do parlamentar, é necessária a luta conjunta de todos no intuito da instalação de Campus (polo-extensão) ou um Colégio Universitário na cidade Ilhéus, já que o município preenche os requisitos estruturais exigidos pelo Ministério da Educação. “O Colégio Universitário será o ponto de partida para a inserção dos alunos do curso médio na Universidade”, afirma o vereador.

O vereador, na Sessão de ontem (22), na Câmara Municipal de Ilhéus, que discutiu o tema Abuso Sexual Contra Menores, teve destacada atuação ouvindo convidados, colaborando no campo das ideias e, mais uma vez, cobrou atenção do governo municipal no sentido de implementar Políticas Públicas para os jovens e adolescentes.


AI/V.

ANTEFFA implanta sistema Integrado de Gestão de Documentos

O Sistema tem como objetivo dar agilidade ao acesso e, ao mesmo tempo, proteção aos documentos da Entidade.

(E) José Bezerra, Dir. Relações Institucionais; Afrânio Freitas, Secretário Geral; Mauro Severo, Analista de Sistemas e Laudelino Ritta, Presidente da ANTEFFA.

(E) José Bezerra, Dir. Relações Institucionais; Afrânio Freitas, Secretário Geral; Mauro Severo, Analista de Sistemas e Laudelino Ritta, Presidente da ANTEFFA.

A Diretoria Executiva da ANTEFFA recebeu nesta quarta, 22, o trabalho inicial do sistema integrado de gestão de documentos, que vem sendo elaborado para ampliar a qualidade e eficiência dos departamentos da Associação. Além de conferir um gerenciamento mais moderno do arquivo e um tratamento da informação documental mais atual, que permita visualizar a tramitação e a localização de determinado documento, a expectativa é de que este novo instrumento de trabalho, torne ainda mais eficaz o acesso à história da entidade, por meio do resgate de seus documentos, tanto para a geração contemporânea como para as gerações futuras das categorias representadas pela ANTEFFA.

Para entender mais

SIGED é um sistema eletrônico de armazenamento e de gestão documental, idealizado pela Secretaria Geral,  que vai agilizar a localização de documentos emitidos ou recebidos pela ANTEFFA, além de garantir a proteção do arquivo documental, objeto importantíssimo para a construção e resgate da história da Associação.

Como pontuou Mauro César Severo, analista de Sistemas, encarregado de desenvolver o SIGED de acordo com as necessidades administrativas específicas da ANTEFFA, o SIGED, é um instrumento de gestão documental, que possibilita o cadastro e a classificação de documentos, o que facilita a recuperação e a localização das informações, além de possibilitar o gerenciamento da tramitação e a correta destinação dos documentos (envio, arquivo pontual/permanente ou eliminação), e pode ser acessado remotamente pelas pessoas habilitadas, neste caso, a Diretoria Nacional  e os funcionários da ANTEFFA.

Secretário de Administração desmente ordem para incinerar documentos

O secretário de Administração de Ilhéus, Ricardo Machado, garante não ser verdadeira a informação de que teria autorizado a incineração de qualquer documento público do município, até porque esta decisão não faz parte de suas atribuições, e informa que por decisão do prefeito Jabes Ribeiro, foi constituída uma comissão que está analisando detalhadamente e organizando todos os documentos do arquivo público e da biblioteca municipal, enquanto se encaminha o processo de reforma do prédio do General Osório, onde aquelas duas instituições funcionam.

A comissão, na qual estão, além de funcionários municipais, uma historiadora e uma bibliotecária da Universidade Estadual Santa Cruz (Uesc), tem justamente a missão de contribuir para a preservação dos documentos que registram a história, uma vez que a situação de abandono e degradação a que relegaram o prédio histórico estava colocando em risco a integridade do acervo da biblioteca e do arquivo público.

A comissão foi nomeada por meio da Portaria 016/2013, em 27 de fevereiro deste ano, com o objetivo explícito de avaliar os documentos da Prefeitura de Ilhéus, tendo como presidente Stela Dalva Teixeira, e é composta ainda por Janete Ruiz de Macedo (também da Uesc), Geny Rosa Graça Soares (Fundação Cultural de Ilhéus), Francisco Eduardo da Silva (Secretaria de Administração) e Diran Oliveira Santos Filho (Procuradoria Geral). De acordo com Ricardo Machado, só os integrantes da comissão têm autoridade para decidir pela incineração de quaisquer documentos ou livros, após concluírem que os mesmos não têm valor histórico, educacional ou cultural.

Ainda assim, segundo o secretário, a orientação da comissão é que nenhum material considerado descartável seja incinerado e sim reciclado, a exemplo dos livros que seriam transportados na noite da última terça-feira, dia 21. Os livros e outros documentos foram colocados no prédio pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Ilhéus, tiveram o descarte autorizado pela representação local da instituição e serão removidos posteriormente.

 

Secretaria de Comunicação Social (Secom)

Ilhéus – 22.05.2013

Preço mínimo do cacau e sisal é debatido na Seagri

Em reunião com o secretário executivo do Ministério da Agricultura (Mapa), José Gerardo Fontelles, na manhã de terça-feira (21), o secretário estadual da Agricultura, Engenheiro agrônomo Eduardo Salles, reiterou a inclusão do cacau na Política de Garantia de Preço Mínimo (PGPM) da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A reunião aconteceu no gabinete da Secretaria da Agricultura (Seagri), em Salvador.

Secretário.

Secretário.

Salles reiterou pedido dos agricultores, para aumentar o preço mínimo do sisal, que hoje é de R$ 1,24, e a implantação da subvenção econômica direta, como já acontece com a cana. “Entendemos que o sisal é uma das culturas símbolo de resistência à seca, terrivelmente afetada pela pior seca dos últimos anos e precisa de um alento para recuperação da lavoura”, disse.

:: LEIA MAIS »

Produção de petróleo na Bahia é anterior a criação da Petrobras

O potencial de exploração e produção do Brasil é resultado de uma trajetória de 70 anos, iniciada na Bahia, em 14 de dezembro de 1941, quando foi descoberto o poço Candeias -1, primeiro do País com produção comercial de petróleo. A data foi lembrada pelo secretário do Planejamento da Bahia e ex-presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, durante a palestra intitulada “De Lobato ao pré-sal”, realizada na noite desta terça-feira (21), na sede da Fundação João Fernandes da Cunha, em comemoração aos 21 anos da entidade.
 

José Sergio Gabrielli_Fundação João Fernandes da Cunha.

José Sergio Gabrielli_Fundação João Fernandes da Cunha.

Ao fazer uma análise histórica, Gabrielli ponderou que “apesar de produzir apenas onze barris por dia, esse poço é simbolicamente importante porque mantém viva a trajetória que a Bahia e o País tiveram com a exploração comercial do petróleo, antes mesmo da criação da Petrobras”, destacou o secretário.
 
Atualmente a Bahia produz 45 mil barris de petróleo diariamente, o que é relativamente pequeno diante da produção nacional, que beira os 2 milhões de barris, sendo o pré-sal responsável por 300 mil barris/dia. Contudo, explica Gabrielli, a Bahia continua sendo um player importante no cenário nacional. “O Campo de Manati, por exemplo, que está situado na Bacia de Camamu, é o maior produtor de gás do Brasil e recentemente, com o término do leilão de novos blocos terrestres na Bacia do Recôncavo e Tucano Sul, os investimentos em pesquisa e exploração em solo baiano serão intensificados”, afirma o secretário.

Faculdade de Ilhéus

Inscrições para Vestibular da Faculdade de Ilhéus ficam abertas até o dia 05

As inscrições para o vestibular dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Nutrição, Odontologia e Psicologia, da Faculdade de Ilhéus, ficam abertas até o dia 5 de junho, na sede da instituição, localizada na rodovia Ilhéus-Olivença, Km 1,5, na zona sul da cidade, na sede da CDL e através do site www.faculdadedeilheus.com.br. A data de realização das provas está marcada para o dia 9 de junho, com início às 8 horas.

O atendimento para inscrições na secretaria da Faculdade pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 8 às 21horas, e aos sábados, das 8 às 12 horas; na sede da CDL, situada à Rua Antônio Lavigne de Lemos, no centro da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas, e das 14 às 18 horas, e aos sábados, das 8 às 12 horas. O valor da taxa de inscrição é de 50 reais.

A Faculdade de Ilhéus completou dez anos de atuação no ensino superior e já possui sete cursos nas áreas de ciências humanas e de exatas. O novo curso de Odontologia foi autorizado este ano pelo Ministério da Educação (MEC), sendo pioneiro em todo o Sul e Extremo Sul da Bahia.

Pós-graduação – A instituição também oferece cursos na área de pós-graduação, com professores renomados da região, do estado e do País. Os cursos disponibilizados são de Administração Financeira, Auditoria Fisco-Contábil, Análises Clínicas e Diagnóstico Laboratorial, Direito Empresarial e Relação de Consumo, Direito Público e Privado, Educação e Gestão Ambiental, Fisiopatologia Clínica, Gestão e Planejamento Estratégico da Comunicação, Gestão de Pessoas, Gestão Escolar, Pedagogia Empresarial, Gestão Pública e Nutrição Clínica. Informações pelo telefone (73)2101-1700.

Educadores de Ilhéus discutem o uso das tecnologias no processo pedagógico

Diretores, professores, supervisores e coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino de Ilhéus participaram, nesta quarta-feira, 22, do seminário Formação para professores e coordenadores do ensino fundamental II. O evento, promovido pela Editora FTD em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seduc), propôs a capacitação e desenvolvimento das habilidades técnicas dos educadores para o uso de novas tecnologias em sala de aula, atendendo à proposta pedagógica da rede municipal.

Durante o evento, a consultora da FTD e palestrante, Patrícia Lane, frisou a importância dos profissionais da educação atuarem com as habilidades e competências conciliadas às novas tecnologias. “A gente está trabalhando com a mudança de paradigmas nas escolas porque o mundo é diferente. Como o mundo está mudando constantemente, obviamente o professor não pode ficar para trás, ele tem que acompanhar essas mudanças”.

Para a Chefe de Educação no Campo da Seduc e também responsável pelo Ensino Fundamental II no Município, Patrícia Prisco, o seminário estabelece a necessidade de mais estudo para a formação acadêmica e profissional dos professores para que eles possam reproduzir dentro da unidade escolar a perspectiva de novas tecnologias aplicadas ao conhecimento. “Além de colaborar com a formação profissional dos docentes, o seminário trabalhou as noções de união e convivência em grupo através das dinâmicas, vídeos e músicas apresentados”, relatou Patrícia Prisco.

FTD Integra – A editora atua no sentido de apoiar, auxiliar, orientar, preparar e dá suporte pedagógico aos professores que buscam a capacitação para trazer novas formas de olhar o mundo em sala de aula como destaca o consultor Jorge Araújo. “Recentemente nós lançamos uma marca que se chama FTD Integra que é uma proposta direcionada aos municípios. Consiste em uma orientação e auxilio para o uso de novas formas de tecnologia que estão sendo inseridas no cotidiano educacional”.

 

Secretaria de Comunicação Social (Secom)

Ilhéus – 22.05.2013

Câmara Municipal de Ilhéus

ASSESSORIA DE IMPRENSA

www.camaradeilheus.com.br

31 ASCOM / CMI Data: 21/05/2013

 

Debates  e Explicações Marcaram Audiência Pública Sobre Construção da  Nova Ponte em Ilhéus

Com um expressivo número de presentes no Plenário da Câmara Municipal de Ilhéus, foi realizada no dia de ontem, terça-feira ( 20 ) à Audiência Pública  para debater e ouvir explicações do  Departamento de Infra-estrutura de Transportes da Bahia ( Derba ) sobre à, tão esperada e propalada, obra de construção da ponte  ligado o centro da cidade aos bairros da zona sul. Estiveram presentes vários representantes das comunidades, especialmente,  dos  moradores que terão seus imóveis afetados dentro do projeto de construção do empreendimento e, ao  fazerem uso da palavra, foram peremptórios em afirmar que, não são contrários à construção da ponte. Contudo, queixaram-se da falta de  diálogo com o governo do estado quanto a definição do local e  de como se dará o processo indenizatório decorrentes das desapropriações.  Falaram na oportunidade: André Rosa ( Conselho Cultura), Odailson ( Associação de Moradores da Urbis), Ariel Figueroa ( Coluna de Turismo ), Sr. Átila (  Bar e Restaurante Mar Aberto), Alan Dick Megi ( Arquiteto ) e à Sra. Socorro Mendonça (Instituto Ilhéus).

O Vereador Luiz Carlos (Escuta) que acompanhou atentamente a exposição de motivos dos moradores, como também à  apresentação do projeto pelo  representante do Derba, Engenheiro Sergio Berbert, solicitou, encarecidamente ao seu colega edil, autor da sessão especial, que convidasse, novamente e urgente, todas as autoridades, inclusive o vice-governador e secretário  estadual de Infra-estrutura da Bahia para uma nova audiência.  

O vereador Ivo Evangelista, ao final da sessão, agradeceu à presença de todos e completou: “ Vou continuar nesse meu mandato, atento para com os anseios dos ilheenses. Tenho plena certeza de que essa obra é de suma importância para o nosso município. Assim,  acabo de constituir uma comissão de trabalho, com a participação do Arquiteto Alan Dick Megi, onde  já nesta sexta-feira ( 24), teremos nossa primeira reunião.

Ilhéus Dança e Circo Show Brasil são as próximas atrações da Tenda

A programação da Tenda do Teatro Popular de Ilhéus desta semana segue com duas sessões do Ilhéus Dança e apresentação do Circo Show Brasil. Amanhã (22), grupos e escolas de dança ilheenses sobem ao palco a partir das 19 horas. No sábado (25), os artistas do Circo Show Brasil comandam a festa com a alegria do tradicional universo circense, às 20 horas. E no domingo (26), acontece a etapa infantil do Ilhéus Dança, às 18 horas.

Realizado pela Câmara Setorial de Dança, grupos e escolas de dança da cidade, o Ilhéus Dança mostra ao público diferentes formas de expressão corporal recheadas de criatividade. Entre os participantes estão o balé Afro Dilazenze, a Academia Dinâmica e Movimento, Escola de Dança Tônus, Núcleo da Dança e Cia. de Dança Sôanne Marry. As entradas custam R$ 12 e R$ 6 e podem ser adquiridas da Tenda do TPI ou na loja Etc & Tal.

Os artistas do Circo Show Brasil fazem sua última apresentação no mês de maio, na Tenda do Teatro Popular de Ilhéus. Com números inéditos, trapezista, equilibrista, atirador de facas, mágico, palhaços e o táxi maluco prometem divertir e surpreender a plateia.  A sessão é livre para todos os públicos e os ingressos são vendidos a R$ 10 e R$ 5.

Torneio marcará reabertura do Clube Ilheense de Xadrez

Vai acontecer no Pontal Praia Hotel, em Ilhéus, no próximo sábado, dia 25, um torneio de xadrez, aberto à participação de enxadristas de todos os níveis, para marcar o início da reativação das atividades do Clube Ilheense de Xadrez (CIX). A competição, com o tempo de reflexão de 21 minutos, terá cinco rodadas e será iniciada às 14hs, após o processo de composição e eleição da nova diretoria do CIX, prevendo-se a participação máxima de 26 jogadores, devido às limitações do espaço. Os jogadores devem levar jogos de peças e relógios de xadrez, caso os tenham.

O Clube Ilheense de Xadrez foi fundado no ano 2000, mas estava sem promover nenhuma atividade há vários anos. Agora, com o apoio da Federação Bahiana de Xadrez (FBX), um grupo de enxadristas de Ilhéus, decidiu reiniciar as atividades do CIX, reorganizando a diretoria e abrindo uma campanha de filiações. A competição deste sábado e o processo de revitalização do clube estão recebendo o apoio do Pontal Praia Hotel.

O torneio de sábado terá o caráter de confraternização, marcando a reativação do clube, e a inscrição será concretizada pela compra de pelo menos um bilhete da rifa que a FBX está promovendo para arrecadação de recursos necessários à realização da final do Campeonato Baiano Absoluto de Xadrez, para o qual a região sul da Bahia terá direito, pela primeira vez, a seis vagas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (73-9121-8858), com o professor Itamar Bento.

 

Secretaria de Comunicação Social (Secom)

Ilhéus – 21.05.2013

Vereador Cosme Araújo apresentará Emenda Modificativa à Lei Orgânica do Município

Vereador ilheense, Cosme Araújo (PDT).

Vereador ilheense, Cosme Araújo (PDT).

O vereador e advogado ilheense, COSME ARAÚJO (PDT), apresentará na Câmara Municipal de Ilhéus, Emenda Modificativa à Lei Orgânica do Município, propondo em plenário e, por competência, a alteração do Art.27 da LOMI, que dispõe sobre as reuniões e sessões da Casa de leis.

Atualmente não existe paridade entre o Art.27 da LOMI com o Art. 57 da Constituição Federal, em função da EC 50, já alterada e atualizada desde 2006.

Pela proposta do parlamentar, a emenda modificativa visa adequar-se aos novos ditames da Constituição Federal, no que diz respeito DAS REUNIÕES, em equivalência e igualdade aos mesmos períodos de atividades legislativas e recesso com o Congresso Nacional. A alteração, apesar de simples, contribuirá para ordenamento e unidade entre as casas legislativas.

Na interpretação jurídica do propositor, a nova redação do Art.27 da LOMI passaria a vigorar, com a seguinte redação: “A Câmara Municipal de Ilhéus reunir-se-á, anualmente, de 2 de fevereiro a 17 de julho e de 1º de agosto a 22 de dezembro.

Para o propositor da Emenda, Cosme Araújo, que também é membro titular da Comissão de Constituição e Justiça do Legislativo ilheense, este é o primeiro passo de muitos que serão alcançados. “Gradativamente precisamos mudar, avançar e atualizar nossas leis. O direito é dinâmico”, pontua o Araújo.

A I/V

Crônica de Cyro de Mattos

                         Antonio Menezes Amigo 

Prefiro vê-lo garoto jogando pelada comigo no campo da Praça Camacã, próximo à beira do rio. Cabelos finos assanhados, o rosto agitado, o corpo suado  no vaivém do jogo. Ele era  três ou quatro anos mais novo do que eu, sem dúvida  o mais jovem dos meninos que disputavam pelada  no campo de barro com muitos buracos. Jogava no meu time porque era meu amigo, mas não era bom de bola,  não chegando a ser ruim,  digamos que era um peladeiro esforçado.

Fui estudar em Salvador no internato do Colégio  Maristas, ele ficou estudando em Itabuna. Deixamos de nos encontrar para jogar futebol ou tomar banho no rio depois de cada pelada. Quando saí do internato,  soube que ele estava estudando em Salvador e por feliz coincidência ficamos hospedados duas vezes na mesma pensão.

Ele sempre foi o primeiro aluno dos colégios em que estudou. Tinha uma inteligência privilegiada, mas não se valia disso, estudava, estudava.  Tudo que estudava aprendia com facilidade. Tudo que lhe era transmitido pelo professor na sala de aula absorvia e não esquecia. Passou em primeiro lugar no vestibular de Medicina e fez o curso inteiro  como o primeiro aluno da classe.

Em Salvador, na noite do sábado, encontrávamos agora no restaurante Cacique, junto do Cine Guarani e próximo do cabaré Tabaris. Conversávamos sobre nossas aventuras amorosas, informando um ao outro qual era a namorada conquistada daquela vez.  O assunto podia mudar para futebol, as aulas de capoeira com mestre Bimba ou algum fato interessante envolvendo pessoa conhecida  em nossa cidade, no Sul da Bahia. A conversa era sempre acompanhada de bons goles de cerveja e tira-gosto. Riso houvesse  quando a piada contada era muito boa. Depois íamos dar um pulo  no dancing da Boate Id, casa de mulheres que atraía estudantes, jornalistas, intelectuais e boêmios, gente que gostava de viver a noite de Salvador com música, amor  e sonho, embalando-a nos braços como se fosse o seu bem.

:: LEIA MAIS »





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia