:: ‘Notícias’
68ª CIPM / ILHÉUS-BAHIA

Lançado o Núcleo Cristão da 68ª CIPM-Ilhéus
No dia 21/05/2013 às 09h00, foi lançado o Núcleo Cristão da 68ª CIPM-Ilhéus, no Auditório do Ilhéus Praia Hotel. Estavam presentes: o Cel PM Antonio José Barbosa Reis, Comandante do CPRS, o Maj. PM José Diógenes Câmara Alves, Cmt da 68ª CIPM, O Maj. PM Joelson Rezende Gondim, Sub Comandante do 5º GBM – Ilhéus, o Maj. PM Marcos Vinicius Chastinet, Diretor do CPM- Ilhéus, além de oficiais e praças do 5º GBM, 2º BPM-Ilhéus, da 68ª CIPM – Ilhéus, da 69ª CIPM – Ilhéus/Zona Sul, e da 70ª CIPM -Ilhéus/Zona Norte. O evento contou com aproximadamente 70 (setenta) pessoas, dentre militares e civis.

Como participações especiais, estiveram no evento, à cantora e pastora Claudiane Souza, com louvores e hinos espirituais e o grupo de Coreografia Fraternal que encerrou o evento de maneira brilhante. Todos foram convidados para um delicioso Coquetel.
O núcleo Cristão tem como objetivo levar o Evangelho aos Policiais Militares, bem como prestar assistência biopsicossocial de forma que os Policiais Militares possam estar bem consigo mesmo, tendo sempre como caminho a estrada do Sr. Jesus, onde encontrarão a saúde, a paz, a harmonia, a graça de Deus, o verdadeiro tesouro, a felicidade, e a vida eterna.
Denuncia de Estupro de Criança de 5 anos em Ilhéus
Foi preso na tarde do dia 20/05 no bairro Pontal em Ilhéus, um cidadão de 56 anos, apelidado de “…”, morador do Pontal, acusado de estuprar uma criança de 5 anos. Segundo a mãe Michele …, também moradora do Pontal, o acusado era quem buscava as crianças na creche. A Professora da criança notou ao dar banho na mesma, que ela se queixava de dores na região genital e ao verificar percebeu que havia uma notória alteracão, e em seguida chamou a polícia. Na delegacia o Delegado Dr Norberto Teixeira solicitou exame de corpo de delito onde foi comprovado o crime. Há suspeita do acusado ter estuprado também a outra irmã e irmão, aguarda-se resultado da perícia. O acusado “…” foi encaminhado para o Prezídio Ariston Cardoso e está a disposição da justiça. Segundo o Conselho Tutelar a mãe pode perder a guarda das crianças além de ser indiciada por negligência e favorecimento ao estupro de incapaz.
—
AQUATHLON
ATLETAS ILHEENSES ESTÃO COVOCADOS PARA O MUNDIAL DE LONDRES, EM SETEMBRO
Dois atletas ilheenses estão convocados para representar a seleção brasileira em diferentes categorias no Campeonato Mundial de Aquathlon (corrida/natação/corrida), que acontece em Londres no mês de setembro. Fred Moraes Lima, que conquistou o título brasileiro na Elite Nacional, e Alberto Barretto Kruschewsky, que conquistou o vice-campeonato brasileiro na categoria 45-49 anos, ambos neste ano.
A convocação foi feita segundo nota 005-2013, publicada pela Confederação Brasileira de Triathlon no dia 13/05/2013. Fred Moraes Lima já foi campeão Brasileiro de Triathlon e Aquathlon recentemente e se mudou para Ilhéus há dois anos. Treina diariamente em nossa cidade e é patrocinado pelo Faz atleta, M55 combustíveis, Vieth Nutriton, Academia Raiz, New Word Bikes. Já Alberto Kruschewsky é professor Universitário (UESC) e havia sido campeão Brasileiro de Triathlon nas categorias por idade em 1997. Após abandonar as competições por mais de dez anos está de volta às provas e ao pódio. Corre pela VO3 Assessoria Esportiva.
Ambos têm representado Ilhéus nas competições juntamente com outros atletas, a exemplo de João Paulo Garcia, Elton Paixão, Adriano Hoth, Francisco Bueno, João Tude Freire, Gustavo Braga, Ernando Barros, João Leahy e Rogério Santana. Os atletas se uniram para fundar recentemente a Astrisul, Associação dos Triatletas do Sul da Bahia, já registrada, e que breve será lançada oficialmente em Ilhéus.
Otto Alencar destaca os investimentos fundamentais para desenvolvimento Bahia
O vice-governador e secretário de Infraestrutura do Estado Da Bahia, Otto Alencar, participou na manhã desta terça-feira (21) de uma audiência na Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia Legislativa, com o objetivo de informar aos parlamentares sobre s atividades desenvolvidas pela Seinfra e os projetos de obras e investimentos para os próximos meses. O requerimento solicitando a presença do vice-governador foi feito pela vice-presidente da Comissão de Infraestrutura, a deputada estadual Ângela Sousa (PSD), que fez um relato das obras que vem sendo realizadas em todo o estado da Bahia, consideradas fundamentais para o desenvolvimento do estado, a exemplo do Complexo Intermodal Porto Sul, da duplicação da BR-415, da nova ponte de Ilhéus, da ponte Itaparica-Salvador e diversos outros investimentos.
O secretário Otto Alencar estava acompanhado do diretor do Departamento de Infraestrutura e Esportes da Bahia (Derba), Saulo Pontes, do diretor da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), Eduardo Pessoa e do Superintendente de Transportes, Ivan Barbosa. Otto Alencar começou sua exposição chamando a atenção dos parlamentares sobre os problemas que o país e em especial a Bahia enfrentam com a burocracia, citando como exemplo o Porto do Malhado, que teve de esperar 18 meses para conseguir junto ao Ibama uma licença para fazer uma dragagem de manutenção.
VEREADOR RAFAEL BENEVIDES ACOMPANHA INDICAÇÕES PESSOALMENTE
No dia 07/05, foi apresentada a indicação 389/2013.
Esta foi prontamente atendida pela Prefeitura Municipal de Ilhéus.
A localidade de Jardim Del Rey, no bairro do Teotônio Vilela possuia alguns canais que precisavam ser limpos e desobstruídos, a sujeira impedia o escoamento da água fazendo com que estes transbordassem.
A limpeza foi feita, com excelencia pelos funcionários da PMI.
O vereador, acompanhou in-loco todo o processo para garantir que o serviço fosse executado com a máxima qualidade.
Segue foto do trabalho sendo feito e da indicação,
Mais qualidade de vida pra os moradores do bairro do Teotônio Vilela!
Rafael Benevides, o vereador que trabalha.
Lançamento regional do Plano Safra será realizado em Ilhéus nesta quinta, 23
O Plano Safra da Pesca e Aquicultura, programa nacional do governo federal, será lançado regionalmente em Ilhéus, na próxima quinta-feira, 23, no auditório da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira – Ceplac – localizado no centro da cidade, às 15 horas. A solenidade será presidida pela superintendente da Pesca e Aquicultura no Estado Bahia, Silvia Cerqueira.
O evento terá a participação de entidades de pesca e aquicultura da região e adjacências, instituições ambientalistas, representantes de órgãos municipais, estaduais e federais ligados direta ou indiretamente à atividade pesqueira, secretarias de pescas, pescadores, piscicultores, marisqueiras e sociedade civil.
Segundo o secretário municipal de Agricultura e Pesca, Sebastião Vivas, este programa é hoje o principal sustentáculo das ações do setor em todo o Brasil. “Por meio do Plano Safra, o governo federal financia a produção e o beneficiamento da atividade pesqueira, com juros baixíssimos, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos marisqueiros, pescadores e demais produtores do setor”, ressalta.
O site do Ministério da Pesca e Agricultura – www.mpa.gov.br/safra – informa que serão liberados mais de R$ 4 bilhões em crédito e investimentos para fortalecer o setor pesqueiro, tornando-o mais produtivo, competitivo, inclusivo e sustentável. A meta é aperfeiçoar técnicas de cultivo e manuseio, ampliar a assistência técnica, modernizar equipamentos, investir em pesquisa e garantir mais estrutura à cadeia produtiva. A SFPA planeja produzir 2 milhões de toneladas anuais na Bahia até 2014.
Também comunica que, além da ampliação do volume de crédito com juros menores e prazos estendidos, os beneficiados contarão com assistência técnica para melhor aplicação dos recursos em seus projetos. O crédito será concedido pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Caixa Econômica Federal e cooperativas de crédito.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 21.05.2013
Aulas do Pronatec atendem 336 jovens em Ilhéus
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Ilhéus (SDS) informa que as aulas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) serão iniciadas nesta quarta-feira, 22, com uma aula inaugural, às 14 horas, no auditório do Instituto Federal da Bahia (IFBA), na BR 415.
Ao todo, 336 jovens estão matriculados em 13 cursos profissionalizantes, promovidos por meio da parceria entre a Prefeitura de Ilhéus e o governo Federal. As aulas vão ocorrer nos turnos vespertino e noturno, no IFBA e no Instituo Municipal de Educação de Ilhéus (IME).
O programa inclui cursos de assistente de planejamento e controle de produção, agente de alimentação escolar, assistente de logística, auxiliar administrativo, auxiliar de fiscalização ambiental, camareira, inglês aplicado a serviços turísticos (duas turmas), espanhol aplicado, operador de computador, montador e reparador de computador e fotógrafo.
Com a promoção, a prefeitura e o Pronatec, programa executado pelo governo federal no âmbito do Plano ‘Brasil Sem Miséria’, contribuem para aumentar as chances de inserção dos jovens mais qualificados no mercado de trabalho.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 21.05.2013
Ilhéus realiza II Conferência Municipal de Educação
A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), realiza nos próximos dias 3 e 4 de junho, no auditório da Faculdade de Ilhéus, a II Conferência Municipal de Educação. Os objetivos do evento são discutir a política nacional de educação, indicar responsabilidades e atribuições entre os sistemas de ensino, avaliar as deliberações da Conferência Nacional de Educação bem como verificar impactos e analisar as atualizações de propostas para elaborar políticas nacionais para o desenvolvimento do setor.
Conforme a técnica-pedagógica da Seduc, Maria Angélica Silva, diretora da Seção de Gestão do Ensino Fundamental I e II de Ilhéus, compõem a comissão organizadora do evento, representantes da Direc-6, da Associação dos Professores Profissionais de Ilhéus (APPI), da Câmara de Vereadores, do Conselho Municipal de Educação, do Conselho do Fundebe-Ilhéus e do Comitê de Mobilização Social pela Educação do município. Ainda, fazem parte da equipe, pais, estudantes, membros das escolas das redes privadas e públicas do município, além de funcionários da Seduc.
Maria Angélica Silva ressalta que a conferência é um momento importante na história das políticas públicas da educação. “A II Conferência Municipal de Educação constitui-se como um espaço para deliberar e contar com a participação coletiva, com o envolvimento de diferentes segmentos e profissionais na construção de políticas do Estado voltadas para a educação”, destaca.
Ainda a FESTA DOS AMIGOS
As doações não param de chegar.
Este é o resultado da credibilidade dos promotores da FESTA DOS AMIGOS.
Balanço parcial:
1.918Kg de alimentos.
Só de arroz foram 529Kg e feijão 700Kg

Projeto Pôr do Sol integra cinema e meio ambiente em Ilhéus
A Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) da Prefeitura de Ilhéus, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semau), lança no próximo dia 30, o projeto Pôr do Sol, na sede da fundação, localizada no bairro Nova Brasília, zona sul de Ilhéus. O objetivo é aliar a sétima arte à preservação da natureza, levando ao público filmes sobre a temática meio ambiente, seguido de debates, discussões e realizações de dinâmicas entre os participantes e o palestrante.
O evento será realizado sempre às quintas-feiras, a partir das 17 horas. “A Maramata vem trazer a exibição de filmes como opção de entretenimento e de educação ambiental, estimulando o debate sobre a preservação e conservação dos recursos naturais”, destaca o presidente da fundação, Frederico Andrade. As atividades serão registradas e arquivadas na biblioteca da Maramata e disponibilizada para a comunidade, estudantes e pesquisadores.
Na primeira edição da mostra, o palestrante convidado será o gerente de gestão ambiental da Semau, Alex Coutinho, que trabalhará o tema “A Natureza das Coisas”.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 21.05.2013
Prefeito destaca boas perspectivas de Ilhéus aos revendedores de combustíveis
O prefeito Jabes Ribeiro falou sobre as perspectivas para o município de Ilhéus e para a região, destacando o investimento de cerca de R$ 6 bilhões para implementação do Complexo Intermodal, que inclui a ferrovia Leste Oeste, o porto sul, o aeroporto internacional e a implantação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), durante a abertura do IX Ciclo de Encontros Regionais de Revendedores de Combustíveis da Bahia.
O evento aconteceu no salão de convenções do Hotel Praia do Sol, sexta-feira, às 15 horas, promovido pelo Sindicombustiveis-Bahia, e contou ainda com as presenças dos vice-prefeito, e secretário de Indústria e Comércio, Carlos Machado (Cacá) e do secretário de Relações Institucionais, Jailson Nascimento.
Ao abrir o encontro, o secretário executivo do Sindicombustíveis, Marcelo Travassos, disse que o setor movimenta cerca de R$ 240 bilhões por ano, o que representa seis por cento do PIB (Produto Interno Bruto) nacional. E ressaltou que muitos municípios baianos surgiram a partir do funcionamento dos postos revendedores de combustíveis. Atualmente, existem na Bahia 2.300 postos de combustíveis.
Na oportunidade, Jabes Ribeiro salientou a importância do segmento de revenda de combustíveis como gerador de emprego e para a infraestrutura do País. E confirmou que o governador Jaques Wagner vai assinar, no próximo dia 6 de junho, a ordem de serviço que autoriza o início da obra de construção da nova ponte de ligação entre o centro de Ilhéus e a zona sul da cidade.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 20.05.2013
URUÇUCA: ASSALTO A FARMÁCIA DO POVO
Na manhã desta segunda-feira, aproximadamente, às 10h:30min, a Farmácia do Povo, correspondente bancário do Bradesco, tendo como proprietário, Ozeelio Santos Correia, foi assaltada pelo meliante Pablo Carvalho Moura, 23 anos e outro individuo de prenome, João Carlos.
Segundo o proprietário, o Pablo adentrou em seu estabelecimento, com um revolver calibre 38, com seis balas e subtraiu o numerário que iria ser depositado no Banco. Algumas pessoas perceberam e convocaram moto-taxistas, de uma praça próxima, que foram no encalço dos meliantes. Ao ver o comparsa sendo perseguido, o outro bandido fugiu em uma moto, de placa não anotada. Um dos motoqueiros acionou a polícia, sob o comando do Sargento Sena, que capturou o bandido e recuperou o dinheiro subtraído.
De acordo com as informações, os bandidos são oriundos da cidade de Itabuna e o detido será recambiado para penitenciária de Ilhéus. Esta é a segunda vez que o mesmo estabelecimento é assaltado, mas desta vez, os bandidos levaram a pior e quantia foi recuperada.



























































