:: ‘Notícias’
Hans Schaeppi em: H O T E L A R I A E T U R I S M O
por Hans Schaeppi

Hans Schaeppi
LICITAÇÃO PARA O PORTO
A Codeba abriu a Tomada de Preços nº 001/2013, para melhoramentos no Porto de Ilhéus. Mais uma vez a Codeba nos engana. Quando o povo esperava por dragagens, novos armazéns, retro-área e ampliação do cais de atracação, a Codeba vem com essa palhaçada contida no Edital. Os “melhoramentos” previstos, são: “… contratação de uma empresa para execução preventiva e corretiva nas áreas de mecânica e elétrica nos equipamentos operacionais do Porto Organizado(?) de Ilhéus, com fornecimento de materiais…”. CHEGA DE ESMOLAS, CODEBA!
PORTO DE ILHÉUS
Em outra parte do seu site, a Codeba tem a “PREVISÃO DE INVESTIMENTOS 2010 a 2014”, as “PRINCIPAIS ÁREAS DE INVESTIMENTOS – PORTO DE ILHÉUS : 1 – Dragagem e Manutenção da Profundidade nos “atuais” 10 metros para o canal de acesso e bacia de evolução – previsão em 2011”. 2 – Dragagem de aprofundamento para 14 metros. 3 – Arrendamento e a melhoria do terminal especializado em grãos. 4 – Ampliação de sua retroárea primária. 5 – Modernização dos equipamentos – previsão em 2011. 5 – Implementação de um canal de tráfego direto e livre. 6 – Estação Marítima de Passageiros.”
Nada disso foi feito, enquanto os cronogramas para os portos de Salvador e Aratu foram todos cumpridos ou estão em fase de conclusão antecipada.
O interessante, é que no mesmo site (página 1/2) aparece uma foto do Porto de Ilhéus, com os seguintes dizeres: “PORTO DE ILHÉUS : O Porto de Ilhéus oferece grandes oportunidades de negócio. Até 2012 serão investidos 100 milhões para melhorias na estrutura do Porto.”
“A HISTÓRIA DE UMA TOCAIA”
Vale do Jiquiriçá tem a única mina de vanádio do Brasil
Ilhéus projeta implantação do Polo de Indústrias Criativas
Durante reunião realizada nesta sexta-feira, 17, o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, discutiu com técnicos da Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação da Bahia (Secti), da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Informática e Eletroeletrônica de Ilhéus (Cepedi), a possibilidade de instalar no município um Núcleo do Sistema Baiano de Incubação, vinculado ao Polo Tecnológico da Bahia, através do edital do Polo de Economia Criativa. O encontro aconteceu pela manhã, no auditório do Cepedi, localizado na Avenida Petrobrás,
O encontro contou com a participação do pró-reitor de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), José Cláudio Rocha, e da superintendente de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Secti, Rejane Cerqueira dos Santos, cuja vinda a Ilhéus foi determinada pelo secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Paulo Câmera, que esteve reunido com o prefeito Jabes Ribeiro, na semana passada, em Salvador.
Jornada Jurídica do Sul da Bahia debate aspectos do Direito na Contemporaneidade
A I Jornada Jurídica do Sul da Bahia, promovida pela Faculdade de Ilhéus, foi aberta na manhã de quinta-feira, na sede da instituição, com presença do diretor geral, Almir Milanesi, da diretora acadêmica, Sandra Milanesi, a coordenadora do curso de Direito, Daniela Haun, o presidente da OAB – Ilhéus, Marcos Flávio Rhem, e o coordenador do evento, professor Luiz Carlos Vasconcelos, além de advogados, professores, estudantes e operadores do Direito.
Na primeira palestra, sobre “O Direito e os desafios da Pós-modernidade”, o juiz de Direito Helvécio Argolo, doutor em Direito e professor assistente da Universidade Estadual de Santa Cruz, psicanalista em formação e graduando em Psicologia, disse que “essa contemporaneidade sugere crise daquilo que se chama Idade Moderna. A contemporaneidade tem o sentido também de pós-modernidade. Portanto, a crise do Direito que se observa hoje, não é crise do Direito, é crise da chamada pós-modernidade, uma crise geral, de reconstrução de valores”.
Na visão do advogado Luciano Tourinho, “há uma necessidade de construção de um novo paradigma diante da sociedade, da contextualização social, novo paradigma de justiça criminal, no sentido de buscar uma restauração das próprias configurações sociais. O Direito Penal que nós utilizamos, hoje, é um Direito Penal repressivo, Direito penal de retribuição, e há uma necessidade clara de mudança nesse aspecto.” Já no segundo painel de debates, o também criminalista e professor Eduardo Viana, doutorando em Direito Penal pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, falou sobre “A codelinquência em organizações criminosas de estrutura hierarquizada” e que “nós temos o sentimento de punir, de vingança, uma cultura que a todo momento vem sendo reforçada pela mídia.”
O procurador geral do município de Itabuna, Harrison Leite doutor em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, também foi palestrante da Jornada e abordou o tema “Levando a Lei Orçamentária a sério”. Segundo ele, “as pessoas têm responsabilidade com os gastos públicos. A lei orçamentária fica à mercê dos poderes e a não fiscalização afeta o próprio bolso do cidadão, que é quem paga a conta através dos impostos”. Salientou que, recentemente, o Direito Financeiro passou a ser uma disciplina autônoma nos cursos de Direito.
A I Jornada Jurídica do Sul da Bahia também contou com a participação dos professores Silvana Almeida, Israel Nunes, Erica Arrabal e a delegada Darlúcia Palafós. O professor Dirley da Cunha Júnior, doutor em Direito Constitucional pela Pontíficia Universidade Católica de São Paulo e juiz federal da 5ª Vara Judicial da Bahia, abordou o tema “Os modelos de controle de Constitucionalidade” e disse que é preciso “fazer com que a constituição se concretize. Fazer com que todo seu discurso saia do papel e se aproxime cada vez mais da realidade concreta, social e cultural.”
Doutorando em Direito Público, o professor Fábio Rocha na sua palestra sobre o tema “Garantismo Penal Integral” afirmou que “Quando nós falamos em garantia no processo penal, nós não conseguimos nos colocar no lugar do outro. Eu sempre consigo me colocar no lugar da vítima, mas nunca no lugar do criminoso.”. O juiz Federal é defensor da pena privativa de liberdade, restrita a casos extremos, e não para aqueles casos em que há ainda uma alternativa. Com relação ao papel do Estado, o professor Rocha foi claro: “O meu sentimento de vingança, ele não pode ser transplantado para o estado. O estado não pode fazer vingança. O estado não pode utilizar da violência arbitrária da mesma forma que o criminoso utiliza da violência arbitrária. É essa a grande discussão e que muita gente não quer entender, naturalmente.”, finalizou.
70ª CIPM/ ILHÉUS PRENDE BANDO DE BOLA NO BASÍLIO
Ontem, quinta-feira (16), por volta das 12h30 às guarnições da VTR 7010 e PETO 70, fazia ronda no alto do Basílio quando prenderam Luan Henrique Bonfim de Carvalho, Alexandro Ramos dos Santos, vulgo “Nem” e Pedro Cesar dos Santos Batista que tinha mandato de prisão em aberto.
Após receber denuncia anônima, onde indicava a localização de homens que estariam praticando tráfico de drogas e bem armados, os policiais militares realizaram abordagens no alto do morro do Basílio e com os três encontraram 02 armas de fogo calibre .38 ,19 trouxas de cocaína, 12 pedras de crack, 01 tablete de maconha, 01 balança de precisão, 12 cartuchos de .38 e 01 cartucho de calibre.45.
Essa é mais uma ação da 70ª Companhia Independente de Polícia Militar com a participação da comunidade de Ilhéus. Para fazer uma denuncia o e-mail é: denuncia70cipm@hotmail.com. Contamos com a colaboração da comunidade.
Fast food? No, thanks. Slow food!
Se o ataque vem na língua hegemônica, a contraofensiva responde no mesmo idioma. A rede Slow Food Brasil é um movimento contrário à ideologia da comida rápida – e sem qualidade, prejudicial, mesmo – que ganha cada vez mais espaço no mundo inteiro. No Brasil, a rede Slow Food – comida lenta, numa tradução livre, mas incompleta – vem chamando a atenção de autoridades, comerciantes, produtores de alimentos, chefs de cozinha e, principalmente, de consumidores.
O objetivo é contrapor a ideia padronizante do fast food; do ritmo frenético da vida atual ao desaparecimento das tradições culinárias regionais; do decrescente interesse das pessoas na sua alimentação, na procedência e sabor dos alimentos à percepção de como nossa escolha alimentar pode afetar o mundo.
Integrantes do movimento Slow Food Brasil e da Rede Ecológica – que também desenvolve trabalho de conscientização quanto ao consumo sustentável de alimentos – estarão na região, a partir desse fim de semana, para debates com estudantes da Uesc, a fim de apresentar o movimento e promover uma ampla discussão a partir da palestra Novas formas de consumo consciente e solidário: as experiências da Rede Ecológica e do Movimento Slow Food.
A palestra, organizada pela Ceplac e Uesc, será apresentada por Mariam Langenbach (Rede Ecológica) e Margarida Nogueira (Slow Food Rio de Janeiro) na Sala Audiovisual, do Departamento de Ciências Econômicas (Pavilhão Pedro Calmon).
Encontro com produtores
Os integrantes do movimento vão cumprir uma agenda com produtores rurais que trabalham com produção orgânica, especialmente de cacau e chocolate, com objetivo de firmar parcerias de compra e venda dos produtos. O grupo também vai visitar a fábrica de chocolate da Ceplac (Centro de Desenvolvimento e Capacitação em Tecnologia Agroindustrial) para conhecer a tecnologia utilizada e recomendada pela Ceplac na fabricação de chocolates finos gourmets.
Serviço:
O quê: Palestra sobre novas formas de consumo e debate com o público
Quem: Movimento Slow Food e Rede Ecológica
Onde: Uesc – Sala Audiovisual, do Departamento de Ciências Econômicas (Pavilhão Pedro Calmon)
Quando: segunda-feira (20), às 19 horas
Mais informações sobre o movimento podem ser obtidas nos siteshttp://www.slowfoodbrasil.com e http://redeecologicario.org.
Domingos Matos
Jornalista da Sueba – Superintendência da Ceplac na Bahia
Câmara Municipal de Ilhéus
ASSESSORIA DE IMPRENSA
| Nº | 31 | Ascom/CMI | Data | 17/03/2013 | |
|
Audiência Pública visa esclarecer dúvidas de moradores do Pontal a cerca da nova Ponte |
|||||
|
Será realizada nesta segunda-feira, dia 20, a pedido do vereador Ivo Evangelista (PRB) uma audiência pública no plenário da Câmara Municipal para tratar sobre a construção da nova ponte, que ligará Ilhéus a parte sul da cidade. A audiência, que acontece a partir das 15 horas, foi solicitada ao parlamentar por diversos moradores do bairro Pontal. Eles explicaram que “o assunto está cercado de muitas polêmicas e informações desencontradas e não oficiais sobre a desapropriação de algumas casas, assunto que tem gerado bastante preocupação”, afirmou Ivo. A audiência deve contar com a participação de representante do governo do Estado e do secretário municipal de Urbanismo, Antônio Vieira; além de moradores das ruas Barão do Rio Branco, Padre Luiz Palmeira, ambas do Pontal; moradores do bairro Nova Brasília e representantes de associações de moradores de bairros da zona sul. Para o vereador Ivo Evangelista a audiência será uma ótima oportunidade para que as pessoas da zona sul, e da cidade, de uma forma geral, tirem suas dúvidas e tenham maiores esclarecimentos a respeito de todo o processo de construção da ponte. A audiência foi solicitada em caráter de urgência pelo vereador a pedido de moradores e acontece logo após o anúncio de que o governador da Bahia Jaques Wagner estará em Ilhéus no próximo dia 6, durante solenidade, para assinar a ordem de serviço da nova ponte. A obra será executada pela empresa Constran, custará cerca de 165 milhões de reais e tem um prazo de 24 meses para ser construída. |
|||||
68ª COMPANHIA DE POLÍCIA MILITAR
COMANDO DE POLICIAMENTO REGIONAL SUL
68ª COMPANHIA DE POLÍCIA MILITAR
68ª CIPM APREENDE ASSALTANTE DURANTE ROUBO EM POUSADA NO MALHADO
Por volta das 11h00min, do dia 17/05/2013, após denúncia de roubo em andamento na Pousada Vila Reis, situada na Avenida Ubaitaba, bairro do Malhado, à guarnição da vtr 6801, deslocou até ao local de crime, resultando na prisão do elemento: BRUNO MOTA DA SILVA, 31 anos, residente no Parque Boa Vista – Itabuna-BA e em seu poder fora apreendido 01 revólver, calibre 38, marca Taurus, municiado com 06 cartuchos intactos, R$ 82,00, 01 celular Samsung, 01 chave da pousada, 01 capacete, 01 trouxinha de maconha e uma moto Honda CG Titan, cor preta, placa NTQ 8199 – Itabuna-BA. Na DP o acusado e o material apreendido foram apresentados ao Delegado plantonista, para providências.
O Comando da 68ª CIPM comunica a sociedade que continue denunciando, através do e-mail: denuncia68pm@hotmail.com.
Maramata realiza palestra sobre educação ambiental
Como parte do projeto de Educação Ambiental da Fundação Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), será iniciado ciclo de palestras, na próxima quarta-feira, 22, a partir das 19 horas, no auditório da Faculdade de Ilhéus, situado na zona sul da cidade. O evento é dirigido para a comunidade e estudantes das redes municipal, estadual e privada de ensino.
O presidente da Maramata, Frederico Andrade, informa que o palestrante da semana será Marcelo Araújo, diretor de Pesquisas Ambientais da Secretaria de Meio Ambiente da Bahia. Ele vai falar sobre “Instrumentos de planejamento ambiental: desafios para a sua integração”. A entrada é gratuita.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Tenda do Teatro Popular de Ilhéus com atrações sábado e domingo
A Tenda do Teatro Popular de Ilhéus (TPI) oferece três atrações diferentes neste final de semana. No sábado (18), a partir das 16 horas, acontece o show beneficente em prol do time de futebol Colo Colo. Mais tarde, às 20 horas, os artistas do Circo Show Brasil apresentam números circenses tradicionais. E no domingo (19), às 18 horas acontecem as apresentações infantis do Ilhéus Dança.
Os músicos e cantores de Ilhéus unem seus talentos para dar força ao Tigrão. Entre os nomes confirmados estão: Anne de Cidra, Márcia Alencar, Alana Lima, Eloah Monteiro, Bam Lima, Itassuci, Bebeto, Nego, Leonardo Léo, Nado A Voz, Abdias, Luizinho, Alex Lessa, Nozinho e Benner. Os ingressos custam R$ 20 e estão disponíveis na Gráfica do Carmo, loja BackDoor, Point do Karioka, Manos.Com e loja Esporte e Lazer.
Após as apresentações musicais, os artistas do Circo Show Brasil apresentam performances inéditas. Entre as principais atrações estão o táxi maluco, trapezista, equilibrista, atirador de facas, mágico e a irreverência dos palhaços Shampoo e Radiola. A sessão é livre para todos os públicos e as entradas custam R$ 10 e R$ 5.
Todas as quartas-feiras de maio às 19 horas, a Tenda do TPI recebe o Ilhéus Dança, evento organizado pela Câmara Setorial de Dança, grupos e escolas de dança da cidade. Neste domingo e no próximo (26), será a vez das crianças subirem ao palco. Os ingressos estão disponíveis na Tenda do TPI e também na loja Etc & Tal, custando R$ 12 e R$ 6.
NOTÍCIAS DA AVEP
MARCONI 8 ZUGAIB 2
Ô, ô, ô Capitão Zugaib, tá parecendo até o Bahêêa do Dr. Walter Costa e do seu filho Paulinho, fervorosos tricolores aqui da Capitania dos Ilhéus! De balaiada assim não da margem nem a comentários! É sacanagem, brincadeira, mas 8 a 2 foi sim o escore no Campo Martial em que o time do Cap. Marconi abateu o do Cap. Zugaib dia 12.05.2013 (domingo pela manhã) na praia da Av. Soares Lopes(imediações do Ed. Santa clara) pela 6ª rodada da Temporada 2013 dos tradicionais “babas de praia” da AVEP(Associação dos Veteranos de Esporte Praiano). Os autores dos gols foram: Melgaço, Luis Humberto(2), ZeEduardo, Danilo(2) e Silvio Reis. Para Zugaib marcaram: o lateral-esquerdo Sizinio e o atacante Jatobá. O argumento do time perdedor foi que a equipe jogou sem goleiro de ofício. O ponta-esquerda Garrancho (que dizem ter nas costas mais de cem anos de praia) tentou quebrar o galho, mas tomou 3 no primeiro tempo. O beque Paulo Gois que o substituiu completou a cesta: levou 5 para casa. Este goleiro –claro, improvisado- depois da partida revelou que estava satisfeito porque nas compras não incluiu nenhum ”frango”, e que o placar seria ainda mais elástico se não contasse com as suas belas defesas. E concluía “Viu você, fui ajudar e me fu…!”. O goleiro do outro quadro foi o próprio Capitão Marconi, também improvisado, mas já atuara, conforme comentários, nesta posição no futebol de salão.
No outro campo, no Campo Grimaldo o jogo foi bem disputado. Na verdade o placar mais justo seria o empate. Observamos que depois de sete partidas (5 das quais com a tarja de capitão) o atacante Crispiniano tirou o pé da lama e ganhou, inclusive com um gol seu. O meia Erisvan, mesmo com a ajuda do vento e o aval do goleiro Pedro Paulo Chama Gol, marcou o segundo para o time do Capitão Djalma Peludo. Apesar disso o gol foi bonito e Erisvan ofereceu à sua filha Stela que nascera recentemente. Para Renatinho marcou o volante Tabosa. Comentou-se após a partida que o volante Vado andou dizendo que seu time sofreu dois gols por falha de marcação do sistema defensivo, no que retrucou retado o beque-de-explosão Lindoia: “Sai de mim seu Vado, vai jogar bola! Me erre, me erre!”
Equipes no Campo Grimaldo (Cap. Renatinho): Pedro Paulo, Lindoia, Jorge Reis, Heckel, Vado, Adauto, Jean, Tabosa, Robson e Renatinho X (Cap. Djalma Peludo): Marcelo, Galletti, Eliandro, Duda Reis, Silva, Major, Erisvan, Sena e Crispiniano
Equipes no Campo Martial: (Cap. Marconi) Marconi, Silvio Reis, Claudio, Cesinha, Danilo, Melgaço, Luis Humberto, ZeEduardo e Carqueija X (Cap. Zugaib) Garrancho (depois Paulo Gois no intervalo da partida) Valmick, Everaldo Aragão, Sizinio, Ralio, Zugaib, Dr. Souto, Ismar e Jatobá
Os juízes da Liga Ilheense de Futebol Antonio Dantas(Campo Grimaldo) e Denis dos Santos Araujo, beleza, não houve comentários negativos. Atuaram bem, portanto.
LUCIANO HOMENAGEADO NA AFC
Com a realização de um “baba de praia” nominado “Baba em Memória de Luciano”, sábado, dia 11, o Setor de Esporte da AFC-Associação dos Funcionários da Ceplac prestou homenagem póstumas a Luciano Caldas da Silva (37 anos), falecido recentemente em decorrência de um AVC. Filho de Wanderlito Raimundo da Silva, associado desta agremiação e de Eloina Caldas Silva, Luciano participava desde adolescente desses eventos, tradicionalmente conhecidos como “Babas de praia da AFC”.
Um pouco antes do inicio do jogo o diretor-secretário Cesar Charmite usou a palavra e ressaltou as qualidades de Luciano, sobretudo de ter sido um bom caráter e um espírito agregador. Disse da saudade que todos os companheiros e amigos estão, mas que no lugar onde estiver, estará em paz. Em seguida as equipes fizeram um minuto de silêncio.
Vice-governador participa de audiência na Assembleia sobre os investimentos na Bahia
O vice-governador e secretário de Infraestrutura do Estado da Bahia, Otto Alencar, participará de uma audiência na Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia Legislativa, no próximo dia 21 de maio, para tratar dos investimentos que vem sendo realizados em todo o estado, em especial sobre a construção das pontes Itaparica/Salvador e Centro/Pontal, em Ilhéus. O requerimento solicitando a presença do vice-governador foi feito pela vice-presidente da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, deputada estadual Ângela Sousa (PSD), que destacou a necessidade de acompanhar os investimentos e projetos que estão sendo desenvolvido pelo Governo Estadual na Bahia.
Além da discussão sobre a construção das pontes, a deputada Ângela Sousa informou que a participação do secretário Otto Alencar será um momento importante para conhecer e acompanhar os projetos de infraestrutura que serão implementados na Bahia nos próximos meses. Durante a audiência, Otto Alencar deverá fazer um balanço das atividades e projetos desenvolvidos pela Secretaria, a exemplo da duplicação da BR-415, no trecho Ilhéus/Itabuna, uma obra fundamental para o desenvolvimento dos municípios regionais. Para a deputada Ângela Sousa, a audiência será um oportunidade não somente para acompanhar os projetos, como também solicitar celeridade nas obras, considerando os benefícios que esses investimentos representam para toda a Bahia.
Ângela Sousa solicitou ainda a realização de uma audiência da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo com os produtores de cacau do Sul da Bahia para discutir sobre a questão da importação do produto dos países africanos. De acordo com a deputada, o Sul da Bahia não pode mais conviver nem aceitar a importação do cacau, que tantos prejuízos vem trazendo para a região. E por se tratar de uma comissão que trata do desenvolvimento, ela argumenta que o colegiado precisa colocar esse assunto da cacauicultura em pauta, buscando junto com os produtores uma solução para barrar a importação.
































































