WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

CAR entrega máquina patrol para a Prefeitura de Ilhéus

O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, recebeu nesta semana, do governo do Estado, uma máquina motoniveladora patrol, que irá contribuir para o aporte logístico de beneficiamento da malha viária do município. A doação do equipamento foi feita através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

Máquina motoniveladora patrol doada pela CAR ao município de Ilhéus - Foto Alfredo Filho (Secom Ilhéus).

Máquina motoniveladora patrol doada pela CAR ao município de Ilhéus – Foto Alfredo Filho (Secom Ilhéus).


A entrega da máquina é resultado da efetiva parceria entre os governos do Estado e do Município de Ilhéus. O diretor-presidente da Car, Vivaldo Mendonça, informa que a motoniveladora vai colaborar com o trabalho que a prefeitura realiza para o melhoramento das estradas vicinais, com o intuito de deixá-las em perfeitas condições de trafegabilidade, a fim de beneficiar os serviços de transportes e escoamento da produção agrícola.

A motoniveladora patrol é uma máquina trator que serve para escavar, deslocar e nivelar uma superfície da terra. É empregada geralmente para deslocar lateralmente grandes quantidades de materiais e para arrumação de superfícies e taludes.

Secretaria de Comunicação Social (Secom)

PROJETO QUARTA AUTORAL

Um projeto criado pelos cantores/compositores/violonistas Edu Neto e Sérgio Di Ramose a colaboração de Paulo Rosário, com o nome de Quarta Autoral, tem sido o destaque cultural que acontece quinzenalmente e sempre às quartas-feiras, no Bar do Borrachinha, ali em frente ao Centro de Convenções.

Quarta Autoral

Quarta Autoral


Um projeto que engloba na sua apresentação, além de cantores e compositores, que desfilam suas criações, tem o prazer de contar também com a presença de escritores e poetas – Antonio Pereira, Luh Oliveira, Geraldinho Lavigne, Beth Salgado, Heitor Brasileiro, André Rosa, Gilton Tomaz, Márcia Campello.

São artistas que se reúnem para cantar e recitar seus poemas, criando um clima que envolve a todas as pessoas que gostam de arte e cultura.

Vale a pena conferir. O próximo evento será no dia 29 de maio, das 19:00 às 21:00 horas.
Nesta quarta-feira 15, o convidado da noite foi o Clube do Samba Joãozinho Alfaiate,e seus convidados Lito Vieira, Edu Neto, Délio Santiago, Itassucy, Eloá, Sérgio Nogueira, Fabiano Carilo, Herval Lemos, Gil Lucas, Presidente Ivan, sua inseparável esposa Agda e seu filho Lucas, jovem percussionista de muito talento.
Com este grupo a noite realmente foi imperdível. Música, poesia e amizade.

Vale registrar o acolhimento cordial de Borrachinha e sua família, que fazem de um tudo para que todos sejam bem atendidos.

ZÉCARLOS JUNIOR

Câmara Municipal de Ilhéus Elege Novas Comissões Temáticas Entrada x

ASSESSORIA DE IMPRENSA

www.camaradeilheus.com.br

30 Ascom/CMI Data: 16/05/2013

 

Câmara Municipal de Ilhéus Elege Novas Comissões Temáticas

 

 

Cumprindo determinação judicial expedida pelo juiz Eduardo Gil Guerreiro, da 2ª Vara Cível e Comercial de Ilhéus na última sexta-feira (10), o presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Dr. Jó (PCdoB), realizou novas eleições para compor as comissões temáticas da casa.

A escolha dos novos componentes ocorreu na sessão desta quarta-feira (15). Como determinou o juiz, foi assegurada aos vereadores do bloco de oposição cadeiras em todas as comissões, respeitando o princípio constitucional da proporcionalidade.

Para o presidente da câmara, Dr. Jó, a nova eleição põe um ponto final na disputa judicial e possibilita que o legislativo ilheense volte às atenções para demandas mais importantes do município.

As comissões ficaram assim compostas:

1.     Comissão de Legislação, justiça e redação final: Prof° Gurita (PP), Tarcísio (PSD) e Cosme Araújo (PDT);

2.     Comissão de Finanças, Orçamento, Obras e Serviços Públicos: James (MD), Tarcísio e Alisson Mendonça (PT);

3.     Comissão de Defesa do Consumidor: James, Raimundo do Basílio (PMDB) e Alisson Mendonça;

4.     Comissão de Defesa do Meio Ambiente: Lukas Paiva (MD), Raimundo do Basílio e Luiz Carlos Escuta (PP);

5.     Comissão de Agricultura Pesca, Indústria e Comércio: Luiz Carlos Escuta, Tarcísio e Lukas Paiva;

6.     Comissão de Direitos Humanos: Prof° Gurita, James e Alisson Mendonça.

7.     Comissão de Educação e Cultura: Nerival (PCdoB), Roque do Sesp (PSC) e Valmir Freitas (PT);

8.     Comissão de Saúde: Roque do Sesp, Aldemir Almeida (PSB) e Roland Lavigne (MD);

9.     Comissão de Turismo: Gilmar Sodré (MD), Valmir Freitas e Roland Lavigne;

10.                       Comissão de Transportes: Aldemir Almeida, Prof° Gurita e Lukas Paiva;

11.                       Comissão de Ética e Decoro Parlamentar: Raimundo do Basílio, Nerival e Cosme Araújo.    Texto:Andrei Sansil

Pescadores baianos receberam cinco milhões de alevinos em 2013

O Programa de Repovoamento de Aguadas Públicas da Bahia Pesca, empresa vinculada à Seagri, atingiu até abril a marca de cinco milhões de alevinos de tilápias e tambaquis distribuídos em todo o estado. Isto significou mais renda e alimento para cerca de quatro mil famílias baianas em 30 municípios. Os peixes foram produzidos nas oito estações de piscicultura da empresa e entregues a cooperativas e associações de pescadores.

“São dados e números importantes neste momento pós seca, cujas ações visam recompor as aguadas, oferecendo alimento e desenvolvimento da atividade para os pequenos produtores que mais sofreram com a estiagem”, enfatiza o Secretário de Agricultura, Eduardo Salles.

Após a distribuição dos peixes, técnicos da Bahia Pesca acompanham todo o processo evolutivo dos animais e fornecem orientações aos aquicultores sobre as melhores práticas de cultivo. “Nossa equipe faz o acompanhamento técnico de todas as etapas, desde a seleção das aguadas para recebimento dos alevinos, a escolha do melhor tipo de ração, o acompanhamento durante a fase de engorda até a retirada do peixe para consumo e venda”, diz o subgerente de piscicultura da Bahia Pesca, Antonio Laborda.

Além de potencializar a piscicultura no interior da Bahia, o Programa de Repovoamento de Aguadas Públicas propicia fontes alternativas de renda e emprego, já que os reservatórios recebem peixes facilmente adaptados às condições climáticas dessas regiões. “Também estamos trabalhando na revitalização das unidades de produção, fortalecendo a cadeia produtiva desde a sua base para ofertar alevinos com qualidade e, consequentemente, alimento saudável na mesa de milhares de famílias que vivem da agricultura familiar”, finaliza o Presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto.


Ascom/Bahia Pesca

Meninos Guerreiros fazem aulas de capoeira e maculelê na Maramata

Aulas de capoeira e maculelê para crianças do projeto Meninos Guerreiros -  Foto Gidelzo Silva Secom-Ilhéus.

Aulas de capoeira e maculelê para crianças do projeto Meninos Guerreiros – Foto Gidelzo Silva Secom-Ilhéus.

Para promover a inclusão social e resgatar valores da cultura afrobrasileira, a Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) está oferecendo aulas de capoeira e maculelê às crianças que integram o projeto Meninos Guerreiros. Além dos movimentos da capoeira, os meninos também aprendem a cantar e a tocar os instrumentos típicos como berimbau, agogô e o reco-reco.

Outra ação que se destaca é a do biólogo e permacultor, Cauê Nery, que se voluntariou para ensinar um pouco mais da história das danças de origem africanas para as crianças. Cauê pratica a capoeira desde 2009 e destaca os motivos que o levou a ser um voluntário no projeto. “Eu levo comigo princípio de compartilhar todo conhecimento com quiser aprender. Eu aprendi que devo trabalhar sem esperar recompensa, porque aqui nessa terra, nessa vida, eu sou um instrumento de Deus”. Além das aulas, o permancultor também ensinará aos meninos noções de educação ambiental, união e respeito com próximo. O curso está sendo realizado na Maramata aos sábados, a partir das 9 horas.

O projeto – Resultado de uma parceria entre a Maramata e pessoas envolvidas nas causas culturais e sociais, o Projeto Meninos Guerreiros tem como objetivo estimular a inclusão social e promover o aprendizado cultural e socioambiental das crianças e adolescentes atendidas. Os cursos estão sendo ministrados por voluntários, nos turnos matutino e vespertino. O projeto inclui aulas de artesanato, pintura, capoeira e produção de berimbau, compostagem, produção orgânica de plantas medicinais, paisagismo e jardinagem, noção de ecossistema e produção de sabão ecológico para estudantes entre 8 e 15 anos.


Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 16.05.2013

A Arte na arte de educar

LBV CONGRESSO INTERNACIONAL

A Legião da Boa Vontade (LBV) realizará mais um Congresso Internacional de Educação. O evento, que ocorre em São Paulo/SP entre os dias 26, 27 e 28 de junho, apresentará o tema “A Arte na arte de educar: uma visão além do intelecto”.

Em sua 12ª edição, o encontro é destinado a pesquisadores, docentes, alunos, profissionais de áreas ligadas à Educação e demais interessados. Visa colaborar com a formação continuada e promover um ensino que alie qualidade pedagógica à Espiritualidade Ecumênica, na construção de uma Cultura de Paz.

O credenciamento e a solenidade de abertura ocorrem a partir das 18 horas do dia 26 de junho. Nos demais dias, palestras com renomados especialistas serão ministradas no período da manhã, enquanto que à tarde ocorrerão oficinas pedagógicas temáticas.

Pela participação nos três dias, cada congressista inscreve-se com o valor de R$ 200,00 (10% de desconto para pagamento à vista) e R$ 120,00 para estudantes e pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. A inscrição dá direito a almoço e café da tarde (em 27 e 28 de junho) e a participar de 4 (quatro) oficinas, além do material alusivo ao evento e certificado de participação, no total de 20 (vinte) horas.

:: LEIA MAIS »

Após regularizar pendências junto ao FGTS, APAE receberá recursos

Num encontro, na sede da Prefeitura, na tarde desta quarta-feira, dia 15, o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, e o secretário de Desenvolvimento Social, Jamil Ocké, informaram aos dirigentes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), que tão logo a instituição obtenha a certidão negativa de débito do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), emitida pela Caixa Econômica Federal (CEF), vai ser assinado o Termo de Convênio e será feito o repasse do valor encaminhado pelo Fundo Nacional de Assistência Social (FNDS).

Na conversa, da qual participaram vários vereadores, o prefeito ressaltou que não existe nenhuma razão para que a administração municipal queira prejudicar ou criar problemas para a APAE, uma instituição tão respeitada pelos serviços que presta a toda a comunidade, mas salientou que a legislação impede a transferência de qualquer recurso, caso toda a documentação exigida pelo FNDS não esteja regular.

A presidente da APAE de Ilhéus, Socorro Pastor, informou que havia recolhido o valor referente ao FGTS dos funcionários exatamente na quarta-feira, mesmo dia da reunião. Agora, só resta que a certidão negativa seja emitida pela Caixa Econômica Federal para ser apresentada à Secretaria de Desenvolvimento Social.

:: LEIA MAIS »

Deputada participa de audiência sobre investimentos no Porto do Malhado e Porto Sul

Membro titular da Comissão Especial do Porto Sul da Assembleia Legislativa da Bahia, a deputada estadual Ângela Sousa (PSD) participou na manhã desta quarta-feira (15) da audiência pública com o diretor-presidente da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), José Rebouças, para tratar dos problemas do Porto do Malhado e do Complexo Intermodal Porto Sul. O objetivo da audiência, segundo informou Ângela Sousa, foi discutir não somente sobre a implantação do Porto Sul, considerado como um equipamento fundamental para o desenvolvimento do sul da Bahia, como também tratar dos investimentos que devem ser feitos para revitalizar o Porto de Ilhéus.

Comissão do Porto Sul

Comissão do Porto Sul


O presidente da Codeba ressaltou que o Brasil e a Bahia precisam desenvolver mecanismos para melhorar a logística para o escoamento da produção. “As dificuldades com o escoamento da nossa produção vão além dos portos, sendo preciso melhorar nossa malha viária para diminuir os custos com a logística”, disse ele. Rebouças afirmou ainda que a manutenção dos portos já existentes, a exemplo do Porto do Malhado, e a implantação de novos portos, como o Porto Sul, são de fundamental importância para o desenvolvimento econômico da Bahia, mas é preciso também investir em logística, no transporte, como a ferrovia para diminuir os custos com escoamento da produção.

:: LEIA MAIS »

Feliz, Emocionado e Agradecido.

Querido e estimado AMIGO
COSME ARAÚJO,
Advogado e Vereador.
Paz e Luz!

É com grande alegria que recebo essa notícia, encabeçada pelo Amigo, que promove o dia do BLOGUEIRO na nossa querida Ilhéus.
Fiquei emocionado ao tomar conhecimento do que motivou a data 4 de abril. Você sabe que seu amigo aqui, emotivo pra caramba, quase tem um piripaque de tanta felicidade.
Sua generosidade é do tamanho desse seu coraçãozão solidário, amigo, polêmico, de personalidade forte, aguerrido e, em resumo, de uma autenticidade ímpar.

Interessante é que por conta dessa sua franqueza a divisão não poderia ser outra: ou gosta de você ou não gosta. Mais interessante ainda é que você não faz essa distinção. Você é uma figura das mais legais que conheço.

Aos colegas de labuta, pelo aval, fica meu eterno agradecimento/reconhecimento.

Grande e fraternal abraço para todos os envolvidos nessa idéia que será consolidada em poucos dias, na certeza de que manteremos o firme propósito de crescermos juntos e mostrarmos, em tempo real, as coisas de interesse da sociedade ilheense, estadual, nacional e, claro, MUNDIAL.

Bjão e fiquem com DEUS (Sempre!).

Rabat.

cosme araujo dia do blogueiro 01

cosme araujo dia do blogueiro 02

Jornada Jurídica do Sul da Bahia começa nesta quinta-feira, na Faculdade de Ilhéus

Faculdade de Ilhéus – (Foto Pedro Augusto).

 A I Jornada Jurídica do Sul da Bahia terá início nesta quinta-feira, dia 16, às 8h30min, no auditório da Faculdade de Ilhéus, com a palestra sobre “O Direito Penal e os desafios da pós-modernidade”, proferida pelo doutor e juiz de Direito, Helvécio Argôllo. O evento, que prossegue até sexta-feira, 17, reunirá juristas, advogados, professores, magistrados e estudantes de Direito vinculados a diversas instituições de ensino superior.

“O Direito na Contemporaneidade” constitui a temática geral do evento, cujas atividades acontecerão nos turnos matutino e noturno, com 15 horas aula e direito a certificado. Após a abertura, haverá palestra do advogado Luciano de Souza Tourinho, mestre em Direito Público e professor da UESB, sobre “Justiça Restaurativa: um novo paradigma do Direito Penal contemporâneo”. Logo após, o professor de Direito Penal da UESC, Eduardo Viana, falará sobre “A codelinquência em organizações criminosas de estrutura hierarquizada”, seguido do Procurador Geral do Município de Itabuna, Harisson Leite, doutor em Direito pela UFRGS e professor da UFBA e da UESC, que abordará o tema “Levando a Lei Orçamentária a sério.”

:: LEIA MAIS »

Plano de Desenvolvimento da Apicultura é lançado em Ilhéus

(Ilhéus –BA) – O fortalecimento da agricultura familiar, a introdução e consolidação de técnicas e métodos na criação de abelhas, desenvolvendo tecnologias para o incremento da produtividade e a melhoria da qualidade dos produtos são pontos fundamentais defendidos no Plano de Desenvolvimento da Apicultura na Bahia, lançado nesta quarta-feira (15), durante o V Congresso Baiano de Apicultura e Meliponicultura, que vai até sexta-feira (17) no Centro de Convenções de Ilhéus. O plano foi apresentado pelo superintendente de Agricultura Familiar (Suaf), da Seagri, Wilson Dias, que destacou a importância social e econômica da iniciativa. “Esta é uma das cadeias mais importante do Estado, e nosso objetivo é estimular seu crescimento, dando sustentabilidade”.

ILHÉUS

ILHÉUS

O plano aponta para o aproveitamento das potencialidades do Estado para incrementar a renda das famílias para que a produção do mel e pólen seja utilizada, não apenas como remédio, mas, sobretudo, como alimento permanente e de qualidade na mesa dos brasileiros. Para isso, ele foi elaborado através de planejamento intensamente participativo, onde os protagonistas locais tiveram a oportunidade de catalogar, discutir e refletir os dados do diagnóstico realizado e construir a agenda de mudanças.

:: LEIA MAIS »

Prefeitura de Ilhéus

Fotos: SECOM-ILHÉUS. MONT/R2CPRESS.

Fotos: SECOM-ILHÉUS. MONT/R2CPRESS.


Teotônio Vilela faz festa para as mães no próximo domingo
Prefeito de Ilhéus conhece projeto de clínica especializada em tratamento de câncer
São João dos Bairros estreia em Ilhéus neste domingo
Prefeito de Ilhéus defende flexibilidade da LRF

:: LEIA MAIS »





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia