:: ‘Notícias’
Câmara Municipal de Ilhéus
ASSESSORIA DE IMPRENSA
| Nº | 28 | Ascom/CMI | Data: | 08/05/2013 |
| Câmara Municipal de Ilhéus Fecha Agenda Para Sessões Especiais do Semestre |
Os vereadores da Câmara Municipal de Ilhéus, consolidam a cada sessão nítida demonstração de madureza política, nesta nova legislatura, sob a presidência do vereador Josevaldo Machado(PCdoB), quando de forma ética e democrática, interessam-se pelas questões plurais e, ainda, externam sensibilidades às necessidades das comunidades quais representam. Esta série de sessões especiais, tem o intuito de estimular a participação popular nas discussões e buscas de soluções inerentes aos problemas sofridos pelos integrantes das comunidades do município. Elencamos abaixo, portanto, com datas e nomes dos requerentes, o cronograma das sessões especiais para os dois últimos meses ( Maio e Junho), do primeiro semestre ano em curso:
Governador deve assinar ordem de serviço para nova ponte de Ilhéus dia 6 de junho
O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, informa que o governador do Estado, Jaques Wagner, marcou, para o próximo dia 6 de junho, a assinatura da ordem de serviço para a construção da nova ponte que fará a ligação entre a zona sul e o centro da cidade. A notícia foi concedida ao prefeito, na tarde desta quarta-feira, 08, por telefone, pelo vice-governador e secretário de Infraestrutura do Estado, pasta responsável pela condução da obra, Otto Alencar.
Em poucos dias após a assinatura do termo, a empresa vencedora da licitação, a Constran S/A Construções e Comércio, começa a preparar os canteiros para o início das obras, previstas para ser concluídas em 24 meses. Conforme já anunciada pelo governador Jaques Wagner, no último dia 24/04, durante o lançamento do edital para a construção do gasoduto Itabuna/Ilhéus, esta será a primeira ponte estaiada da Bahia, modelo que permite conciliar aspectos naturais às necessidades de mobilidade da cidade, promovendo o desenvolvimento sustentável, especialmente da atividade turística.
Seminário de Marketing inicia hoje com autoridades e palestra
Será oficialmente aberto na noite de hoje (09), a partir das 19 horas, o 22º Seminário de Marketing da Bahia, uma realização da ACEI – Associação Comercial e Empresarial de Itabuna em parceria com a MVU Eventos, que acontecerá até o dia 11 de maio no auditório Paulo Souto da UESC, na rodovia Itabuna-Ilhéus.
Com a presença de autoridades, dirigentes de instituições parceiras e empresários, o público poderá conferir após a solenidade, a palestra de abertura “A Era de Obama – Uma Previsão dos Próximos 50 Anos para o mundo” apresentada por Ronald Carvalho, consultor e professor de marketing e planejamento estratégico. Ao final, os presentes estão convidados a participar de um coquetel num Lounge com DJ.
O Seminário tem como objetivo envolver estudantes, profissionais e empresários para uma ampla discussão de temas relacionados ao marketing, comunicação e aos negócios, conforme programação a seguir:
Programação:
ILHÉUS / Plenárias definem renovação do Conselho Municipal de Saúde
A comissão nomeada para coordenar o processo de renovação do Conselho Municipal de Saúde de Ilhéus concluiu esta semana a realização das plenárias dos segmentos de usuários, trabalhadores de saúde e prestadores de serviços que elegerão os novos conselheiros para o biênio 2013/2015. A Plenária dos Usuários contou a participação de 34 entidades representativas da sociedade civil organizada, incluindo sindicatos e associações de moradores.
As entidades dos usuários que participarão do Conselho Municipal são o Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de Ilhéus (Sinsepi), Appi, Cáritas Diocesana, Ong Saphos, Coeso, Associação de Moradores do Bairro Teotônio Vilela, Apae, Associação dos Diabéticos de Ilhéus, Arcroetil e a Unegro. A plenária que definiu os representantes de trabalhadores na área de saúde, que representam 25% das vagas, ocorreu no último dia 3.
Onze entidades participaram do processo que elegeu o Sintsef, da Associação dos Agentes de Endemias de Ilhéus, da Associação Baiana de Odontologia (ABO) e dos Conselhos de Farmácia e de Psicologia. Já a plenária dos prestadores de serviços elegeu o Sindicato dos Laboratórios (SINDLAB) como seu representante.
Os representantes da 6ª Dires, do Hospital Público e do estabelecimento filantrópico serão indicados pelas respectivas Instituições. O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Yolando de Souza, informa que esses resultados apontam uma renovação de 45% na composição das entidades, considerando que significa um novo momento para o Conselho Municipal de Saúde. Segundo ele, a eleição da nova mesa diretora acontecerá na reunião do próximo dia 11 de Junho.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 08.05.2013
Estado entrega nesta quinta-feira mais 25 ambulâncias do Samu
Novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) serão entregues nesta quinta-feira (9), às 8h30, pelo governador Jaques Wagner, na sede da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), no Centro Administrativo, em Salvador. Serão 25 veículos, que beneficiarão a população de 14 municípios, incluindo a capital baiana.
No estado, o atendimento do Samu já chega a cerca de 11 milhões de pessoas, o que representa 80% dos baianos – em 2007, a cobertura chegava a apenas 38%. O Samu atende pacientes em casa, no local de trabalho, em via pública. Através do telefone 192, o atendimento chega ao usuário onde ele estiver.
…
Secom – Secretaria de Comunicação Social – Governo da Bahia
Prefeitura de Ilhéus capacita coordenadores de programas sociais
A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, promoveu capacitação, no início desta semana, dos técnicos que irão exercer a coordenação dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) no município. A proposta foi orientar os novos coordenadores na organização, composição e realização de atividades nos espaços onde são desenvolvidos esses programas.
Segundo o consultor em assistência social, Abel Lisboa, o conhecimento técnico é uma das principais características necessárias para lidar com os beneficiários e com a comunidade em geral. Após um breve apanhado histórico sobre a Assistência Social no Brasil, ele mostrou que o avanço do setor nos últimos anos vem superando as práticas assistencialista e paternalista que valiam no passado.
Diocese de Ilhéus
Para ler em TELA CHEIA clique onde estão as 4 setinhas (Lado direito).
CAR realiza evento em comemoração ao Dia da Caatinga
A Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Sedir, realizou nesta segunda (06), através do Projeto de Conservação e Gestão Sustentável, evento em comemoração ao Dia Nacional da Caatinga, que ocorre no dia 28 de abril. Dia da Caatinga. A iniciativa foi realizada no Auditório da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, a partir das 9h, com o objetivo de definir estratégias, junto aos tomadores de decisão, para planejamento e execução do documento intitulado Declaração da Caatinga que formalizou os compromissos assumidos pelos governos e demais setores da sociedade para a promoção do desenvolvimento sustentável desse bioma, apresentado na Conferência Rio + 20.
Durante o evento, que iniciou com a apresentação do Coral Canto da Terra, da CAR, foram apresentadas as ações do Projeto GEF Mata Branca e do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga – BA. Foram discutidos também os temas Pré Conferência da Bahia, I Conferência Regional em Fortaleza e a Declaração da Caatinga na Rio + 20. Na ocasião foi possível ainda articular e discutir os compromissos assumidos na Declaração da Caatinga e definir equipes técnicas e de articulação para execução dos compromissos assumidos no documento e gerado um calendário de execução das atividades.
Família autoriza doação de múltiplos órgãos na Santa Casa de Itabuna
O mês de maio na Santa Casa de Misericórdia de Itabuna teve início com uma boa notícia: foi realizado no Hospital Calixto Midlej Filho a primeira captação de múltiplos órgãos dos últimos 10 anos na instituição. Com atividades coordenadas pela Comissão Intra-hospitalar de Doação de órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), todo trabalho envolveu uma equipe multiprofissional e só pode ser realizado a partir da solidariedade da família do doador.
Assim, ainda no último dia 1º de maio, a família de D.J.S., de 52 anos, foi responsável pela doação de dois (02) rins e um (01) fígado, órgãos que foram imediatamente encaminhados para a Central de Transplantes da Bahia, em Salvador. “Lá em Salvador estes órgãos passaram por testes de compatibilidade e já estão beneficiando três pessoas que aguardavam na fila de transplantes”, declarou a enfermeira coordenadora da CIHDOTT, Jaqueline Céo.
O processo dessa captação de órgãos teve início com a identificação do potencial doador e o estabelecimento do Protocolo de Morte Encefálica. “Foram realizados dois exames clínicos, com avaliações de um médico intensivista e um neurologista, além de um exame de imagem, de acordo com o qual foi comprovado que não havia mais atividade cerebral”, relatou a enfermeira Jaquelinne Céo.
Logo após a conclusão do Protocolo de Morte Encefálica, a enfermeira da CIHDOTT iniciou o trabalho de entrevista com a família, havendo a autorização para a doação de múltiplos órgãos. “Agradecemos muito a mais esta família que se sensibilizou com a importância da doação de órgãos como ato de solidariedade e uma chance de ajudar a salvar vidas”, declarou Jaqueline Ceo.
E o aeroporto?
por Ariel Figueroa*
Aceitamos que o aeroporto Jorge Amado está com problemas e pronto, ponto final. Já se passam cinco anos da malfadada reportagem de um médio de TV, onde, de forma sigilosa se criou a fama de que nosso aeroporto é problemático.
Lembro, de uma passeata importante -devido ao número de pessoas e de representações institucionais- que aconteceu com um protesto no saguão do aeroporto, me lembro de passageiros sem poder embarcar, de um certo empurra-empurra. O mais importante, a união de um Município em torno de um problema e procurando fazer a pressão devida querendo uma solução.
Nada foi conseguido, o encurtamento da pista devido a “periculosidade” dos pousos e decolagens está ai institucionalizada e nunca mais se falou nada. A saída das aeronaves A-380 causou um impacto negativo absurdo, deixou o aeroporto mesmo com o ar condicionado novo, do projeto de uma nova torre –em breve- de novo salão de embarque e desembarque –breve- com uma limitação que as aéreas levam em conta na hora de planejar as estratégias anuais, Ilhéus não, lá não há espaço para crescimento com aeronaves maiores e consequentemente de menores custos.
Copa de 2014 na porta, eleição para Deputado Estadual, Federal, Senador e Governador, vamos aproveitar o momento e eleger quem tem responsabilidade para com Ilhéus e seu aeroporto. Mais acima de tudo, vamos retomar esta bandeira e vamos questionar novamente as autoridades. Vale a pena lembrar que o aeroporto de Congonhas em São Paulo carrega o fatídico voo 3054 da TAM no histórico e o aeroporto Santos Dumont no Rio de janeiro com vários aviões de linha e menores caindo na Baía de Guanabara, só para citar dois aeroportos com semelhanças de comprimento de pista e de dificuldades. Ambos com históricos lamentáveis, porém, ambos funcionando normalmente, já o nosso que não tem históricos de tragédias tem limitações. Simplesmente os políticos de lá se empenharam e os daqui não.
Vamos nos unir e reverter isto!
—
*Editor do COLUNA DE TURISMO
Antônio Pitanga no III Festival de Cinema Baiano
O documentário remete a obras que retratavam a sociedade baiana da década de 60, como “A grande feira”, de Roberto Pires – que também será exibido no Fecina -, e “Sol sob a lama”, de Alex Viany, que tiveram a feira como cenário central. Hoje, décadas após o incêndio que devastou o local, o filme de Fabíola revela que os problemas enfrentados pelos feirantes em São Joaquim não são tão diferentes, com a expectativa pela revitalização da maior feira livre da Bahia.
“Água de Meninos” é um dos filmes convidados do Feciba, que tem ainda uma mostra competitiva de curtas-metragens produzidos na Bahia. Quatorze produções serão avaliadas pelo júri técnico e pelo público, que escolherão o melhor filme, resultando em dois prêmios em dinheiro. O júri técnico também definirá troféus paras as categorias: direção, fotografia, direção de arte, montagem, trilha sonora, ator e atriz.
Prefeitura de Ilhéus adere ao programa do Ministério Público
Com o objetivo de debater questões ligadas à correta aplicação de verbas públicas destinadas e da prestação de bons serviços às áreas da educação e da saúde, secretários municipais de Ilhéus se reuniram na manhã desta terça-feira (7), com a promotora de justiça Karine Cherubini. Na reunião também foi formalizada a adesão da administração municipal ao programa “O MP e os objetivos do milênio: saúde e educação de qualidade para todos” de acordo com orientação dada pelo prefeito Jabes Ribeiro aos secretários municipais.
Na oportunidade, os secretários assumiram o compromisso de aderir ao programa e foram discutidos os avanços na fiscalização dos estabelecimentos de ensino municipais e estaduais, incluindo obras de reforma, construção de prédios, condições estruturais, sanitárias, segurança interna e no entorno das escolas, diminuição de fatores de riscos à saúde, bem como a promoção de eventos de conscientização da comunidade e a prestação do serviço educacional.




























































