:: ‘Notícias’
Prefeitura de Ilhéus e PM juntas no combate à violência
A criação de ações conjuntas para promover a redução do índice de violência e estabelecer um ambiente mais agradável e seguro aos moradores e turistas do município de Ilhéus foi tema de um encontro, no Palácio Paranaguá, entre o prefeito Jabes Ribeiro, o Coronel Antônio Reis, do Comando Regional Sul da Policia Militar da Bahia, e o tenente-coronel Marcelo Luiz Brandão Teixeira, comandante do 2º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação da PM-BA. “A ideia é a gente maximizar as ações de proteção ao cidadão e organização do espaço público”, frisou o prefeito Jabes Ribeiro, após a audiência, na tarde da última quarta-feira, dia 8.

Reunião do prefeito Jabes Ribeiro com o coronel Reis e o tenente coronel Teixeira da PM – Foto Gidelzo Silva – Secom-Ilhéus.
Ações como a criação de um conselho comunitário e a implantação da Base Comunitária de Segurança foram pontuadas como fundamentais para o desenvolvimento de uma plataforma operacional conjunta para combater o tráfico de drogas, a criminalidade e a marginalização no município especialmente nos locais de maiores índices de violência, registrados pela Polícia Militar.
Os participantes observaram que a reunião foi o primeiro passo para a maior aproximação entre as instituições, fundamental para a melhoria das atividades da Prefeitura e da corporação. “Apesar de já termos conversado em outros contextos sobre estes assuntos, consideramos que este encontro dá inicio a uma série de vários outros que teremos para tratar de temas referentes ao combate à violência no nosso município, inclusive já convidei o coronel Reis e o tenente Teixeira para participarem das atividades de comemoração do aniversário de Ilhéus, no próximo 28 de junho”, resumiu Jabes Ribeiro.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 09.05.2013
Demarcação de terras indígenas foi discutida em audiência em Brasília
A deputada estadual Ângela Sousa (PSD) participou, nesta quarta-feira (08), de uma audiência na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara Federal, em Brasília, onde foi discutida sobre a questão da demarcação de terras indígenas em todo o Brasil. A discussão contou com a presença da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, que se comprometeu a apresentar até o fim deste semestre uma definição de procedimentos claros para a demarcação de territórios indígenas no Brasil.
A audiência, promovido pela Frente Parlamentar de Agricultura, contou ainda com a participação de agricultores, trabalhadores, assentados e presidentes de sindicatos rurais de diversos municípios baianos que enfrentam o problema da demarcação, a exemplo de Ilhéus, Una, Buerarema, Prado, Porto Seguro, Eunápolis, Itamaraju e Belmonte, que correm o risco de perder mais de 150.000 hectares de terra. Somente nos municípios de Ilhéus, Una e Buerarema serão mais de 47 mil hectares de terras que estão entre as áreas a serem demarcadas, tirando as propriedades de pequenos produtores, a maioria que vive da agricultura familiar, e repassando para supostos índios Tupinambá.
Câmara Municipal de Ilhéus
ASSESSORIA DE IMPRENSA
| Nº | 27 | Ascom/CMI | Data: | 07/05/2013 |
| Vereador houve autoridades e moradores da Nova Brasília sobre desapropriações |
Mais uma inequívoca demonstração da Câmara Municipal de Ilhéus de que aperfeiçoa à cada dia, nesta nova legislatura, sob à presidência do vereador Josevaldo Nascimento (PCdoB), sua real função em acompanhar os fatos e questões da sociedade à qual representa, foi a aprovação em Plenário do requerimento de número 095/2013, de autoria do vereador Ivo Evangelista ( PRB), primeiro –secretário da Mesa Diretora, solicitando uma Audiência Pública para o dia 20/05/2013, às 16h, no Plenário da Câmara, afim de dirimir dúvidas e preocupações dos moradores sobre as desapropriações de um bom número de residências que serão demolidas para a construção da nova ponte, que ligará o centro à zona sul da cidade.
Foram convidados para esta sessão, o Vice-Governador e Secretário de Infraestrutura da Bahia Dr.Otto Alencar ou seu representante; O Secretário Municipal de Urbanismo e Meio-Ambiente Antonio Vieira; os Moradores da Avenida Litorânea Sul, Rua Barão do Rio Branco, Rua Luiz Palmeira e da Nova Brasília.
“ O principal desafio da administração pública é criar as condições políticas para que o povo participe, numa busca concreta, dos caminhos de uma verdadeira democratização da nossa sociedade. Portanto, o grande desafio é encontrar uma forma adequada de mobilizar a energia da comunidade para realizar a missão da organização e, ao mesmo tempo, dar condições para que cada pessoa seja reconhecida e consiga sua auto-realização, na medida em que tenha oportunidade de utilizar o seu potencial, de conduzir sua própria vida e não ser compelida por ela para algum lugar onde na realidade não gostaria de estar… e esta medida, tem por objetivo, prestar esclarecimentos à respeito deste importante investimento para nossa cidade e região…” enfatizou o proponente da Audiência Pública, vereador Ivo Evangelista.
AQUI, ROTARY CLUBE DE ILHÉUS
Para ler em TELA CHEIA clique onde estão as 4 setinhas (lado direito).
Zoneamento Ecológico-Econômico da Bahia (ZEE) será concluído no primeiro semestre de 2013
A proposta de Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) elaborada pelo Governo da Bahia deve ser concluída neste primeiro semestre e, a partir de agosto, apresentada para apreciação da sociedade em audiências públicas. O projeto foi avaliado hoje (10) por técnicos das Secretarias do Planejamento (Seplan) e Meio Ambiente (Sema) e da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (SEI), autarquia vinculada à Seplan, no workshop Internalização do ZEE.
Instrumento de ordenamento e gestão territorial, o ZEE serve para orientar o uso e ocupação do solo a partir da compatibilização entre os usos mais adequados para cada região e a necessidade de preservação de padrões ambientais que garantam as condições de vida das gerações futuras. Um dos objetivos do ZEE é promover o desenvolvimento sustentável, compartilhando os conflitos econômicos, sociais e ambientais.
:: LEIA MAIS »
Jornalismo na Web é tema de seminário na UNIME
O curso de Comunicação Social da UNIME – Itabuna realizou nos dias 7 e 8, o Seminário Jornalismo na Web – Realidades, Desafios e Tendências, reunindo grandes especialistas da área como Giácomo Mancini, gerente de jornalismo da Rede Bahia, o editor chefe do jornal Agora, Marcus Lessa, e o editor do R2CPress, Roberto Rabat. O evento reuniu estudantes e profissionais da comunicação local.
O encontro teve como objetivo analisar o panorama atual da produção jornalística na web. Durante dois dias, os participantes puderam conhecer um pouco mais do funcionamento de uma redação digital, suas tendências em resposta ao público que está cada vez mais participativo na web e como os profissionais de comunicação têm se preparado para encarar essa nova fase.
Sobre a temática “O jornalismo na internet e os impactos na forma de produção da notícia”, Giácomo Mancini frisou a importância dessa evolução que a mídia digital trouxe para o jornalismo, tornando os canais mais eficientes e os jornalistas com uma categoria a mais, multimídia.
Política de inclusão digital e banda larga em debate na Assembleia nesta sexta
O Conselho Estadual de Comunicação Social, órgão ligado à Secretaria de Comunicação Social do Governo da Bahia (Secom), promove, nesta sexta-feira (10), a partir das 9h, com apoio da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), a 1ª Palestra do Ciclo de Diálogos de Comunicação. Com o tema Política de inclusão digital e banda larga, a palestra, aberta ao público, será no auditório Jutahy Magalhães, anexo da Alba, no Centro Administrativo da Bahia.
O evento terá a mediação do secretário da Secom, Robinson Almeida, e os debatedores serão o senador Walter Pinheiro, membro da Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) do Senado; Eduardo Neger, presidente da Associação Brasileira de Internet (Abranet); e José Lira, representando o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviços Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil).
…
Secom – Secretaria de Comunicação Social – Governo da Bahia
Novas ambulâncias ampliam frota do Samu 192 na Bahia
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) vai ganhar mais rapidez em 14 cidades baianas com a entrega de 25 novas ambulâncias. Além dos veículos tipo Sprinter, a Bahia foi o primeiro estado a receber os do tipo 4X4, que servem para atender localidades de difícil acesso, como estradas vicinais e zona rural. Com a incorporação das ambulâncias, a equipe do Samu prestará atendimento no menor tempo possível.
De acordo com o governador Jaques Wagner, que entregou os veículos nesta quinta-feira (9), no pátio da Secretaria da Saúde (Sesab), na Bahia o atendimento do Samu já chega a cerca de 11 milhões de pessoas, o que representa uma cobertura de quase 80% dos baianos. Ainda esse mês serão entregues mais 13 ambulâncias para os municípios baianos.
O Samu atende pacientes em casa, no local de trabalho, em via pública. Através do telefone 192, o atendimento chega ao usuário onde ele estiver.
Secom – Secretaria de Comunicação Social – Governo da Bahia
Santa Casa de Itabuna apóia Cremeb em Encontro de Médicos
De acordo com a programação, a abertura contará com a participação do presidente do cremeb, José Abelardo Meneses; do Coordenador da Coordenação das Delegacias, Comissões de Ética e Representações (Codecer), o conselheiro Jorge Cerqueira; e o Delegado Regional do Cremeb – Itabuna, Almir Alexandrino Nascimento.
Já às 20 horas, está prevista a palestra Direitos e Deveres do Corpo Clínico, ministrada por José Abelardo. Na sequência, às 21 horas, haverá uma Sessão interativa e avaliação das unidades de saúde de Itabuna. O evento será encerrado com coquetel para os presentes.
O Encontro de Médicos é um evento técnico da categoria. “É importante que todos os médicos da Santa Casa, de Itabuna e da região participem para que possam discutir e aprofundar a dinâmica da profissão médica nos dias atuais”, declarou o delegado Regional do Cremeb Itabuna, Almir Nascimento. Mais informações pelo telefone (71) 3339-2812/(73) (73) 3211-5700.
Aviva Ilhéus
SOBRE O EVENTO
O Aviva Ilhéus será realizado pela Igreja Evangélica Assembléia de Deus localizada na Avenida princesa Isabel que com intuito de melhor atender os seus membros e a comunidade onde está inserida está ampliando seu templo.
O valor arrecadado no evento será revertido para essa construção. EVENTO SEM FINS LUCRATIVOS
PARTTCIPAÇÃO
Cantora NOEMI NONATO
Noemi Nonato, Cantora Gospel e Vereadora por São Paulo, sua Primeira gravação no Ano de 1985, aos 19 Anos. e Hoje, Conta com 20 CD’se 2 DVD
Cantor e Compositor DENNER DE SOUZA
O Cantor Denner também conhecido como compositor Denner de Souza, está no mercado fonográfico ha 12 anos, participou da banda Ellus como vocalista, atualmente cantando solo também está presente como compositor nas maiores gravadoras do Brasil com canções interpretadas nas mais lindas vozes, sendo esses independentes ou contratadas.
Comitiva do Mapa e Ceplac visita unidade de produção da Biofábrica
Representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ceplac e Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia (Seagri) visitaram a unidade de produção do Instituto Biofábrica de Cacau (IBC), na tarde de terça-feira, 7. Recepcionada pelo diretor geral do IBC, Henrique Almeida, a comitiva conheceu os avanços tecnológicos implantados na unidade, visando o aumento da produção e a melhoria genética das mudas de cacau e outras espécies.

Para o diretor geral da Ceplac, Helinton José Rocha, a Biofábrica tem um papel importante no processo de recuperação da lavoura cacaueira, servindo como referência técnica para os produtores e desempenhando um valioso suporte para a própria Ceplac. “Os avanços implementados pela Biofábrica são simples, replicáveis e de baixo custo. O instituto se firmou como instrumento de melhoria genética e como parceiro da Ceplac e da Universidade Estadual de Santa Cruz na aplicação do conhecimento científico produzido por nossos pesquisadores”, enfatiza.
A superintendente do Mapa na Bahia, Virgínia Hage, também considera a Biofábrica um organismo importante para o fortalecimento do setor agrícola baiano. Na sua avaliação, o suporte à agricultura familiar e o baixo custo das mudas para os produtores de cacau são contribuições fundamentais valiosas para a consolidação do agronegócio regional.
Localizada no distrito de Banco do Pedro, em Ilhéus, a unidade de produção da Biofábrica está equipada para produzir hoje nove milhões de mudas de cacau clonal por ano, sendo um milhão de mudas em sacolas, oriundas de clone certificado pela Ceplac, para atender a agricultura familiar, em convênio com a Coordenação de Ações Regionais (CAR) e três milhões de manivas-semente de mandioca também destinadas à agricultura familiar, com qualidade genética e fitossanitária de variedades certificadas pela Embrapa.
A comitiva percorreu o jardim clonal onde a Biofábrica experimenta o projeto de superadensamento com a meta de implantar 20 mil plantas por hectare, os viveiros de produção de mudas e o laboratório de micropropagação, onde os técnicos do instituto colocam em prática importantes projetos como a produção de mudas de cacau pela embriogênese somática (micropropagadas a partir da flor do cacaueiro).




























































