WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

ITABUNA / Prefeitura finaliza processo seletivo para a educação

A Secretaria da Administração de Itabuna finalizou nesta terça-feira as entrevistas do processo seletivo simplificado para admissão temporária de pessoal da Secretaria Municipal de Educação, que oferece vagas para merendeira, auxiliar de merendeira, e serviços gerais.

Cinco entrevistadoras buscaram observar os pontos positivos e negativos de cada um dos 95 candidatos que participaram da segunda etapa do processo, na sala da Agência de Regulação dos Serviços Públicos de Itabuna (Arsepi), no Centro Administrativo Firmino Alves.

“Estou precisando do emprego, quero melhoras para minha vida e da minha família”, essas foram a palavras de Silvia Pereira, que almeja uma vaga para serviços gerais no processo seletivo. Já Carlos Alfredo Borges, de 51 anos que busca uma vaga para serviços gerais diz que entrevista foi ótima. “Foi um atendimento rápido e eficiente”.

Segundo o Diretor Adjunto de Recursos Humanos da Secretaria da Administração, José Cássio Varjão, o resultado com o nome dos candidatos selecionados, já estará disponível na quinta-feira, 9, e será publicado no mural e no site oficial da Prefeitura de Itabuna.

____________________________________
Prefeitura Municipal de Itabuna
Departamento de Comunicação Social

Prefeitura prossegue com melhorias nas estradas vicinais de Ilhéus

A Gerência de Ações Regionais da Prefeitura prossegue com melhorias na malha viária da zona rural de Ilhéus. O gerente, José Víctor Pessoa, informa que a prioridade é recuperar pontos críticos, a exemplo de ladeiras e buracos grandes que impedem o tráfego regular de veículos. Já foram realizados serviços nas estradas vicinais do distrito de Castelo Novo e nas localidades de Vila Olímpio e Ribeira das Pedras.

Encascalhamento em Ribeira das Pedras - Foto Gidelzo Silva - Secom Ilhéus.

Encascalhamento em Ribeira das Pedras – Foto Gidelzo Silva – Secom Ilhéus.


José Victor Pessoa assegura que a partir desta terça-feira, 07, a patrulha mecânica, composta por trator de esteira, motoniveladora, rolo compactador, pá carregadeira e três caçambas obedece a um cronograma de serviços previamente elaborado, iniciando os trabalhos nas localidades rurais de Lava-Pés, Lagoa Encantada, Retiro, Tibina, Japu, Rio de Engenho e Itariri.

O objetivo da atual gestão, segundo o gerente, é facilitar o tráfego de veículos também nos povoados de Cerrado, Acuípe do Meio, Sapucaeira, Búzios e ramal do Valão. “Essas localidades se encontram por muito tempo intransitáveis, mas o compromisso do prefeito Jabes Ribeiro é melhorar as condições de tráfego de todas as estradas vicinais do município”, afirmou.


Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 07.05.2013

Prefeitura de Ilhéus e Ceplac ampliam relação institucional

A maior aproximação entre a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e a Prefeitura de Ilhéus foi o principal tema da reunião entre Prefeito Jabes Ribeiro e o diretor do órgão, Helinton José Rocha, na manhã desta terça-feira, 07, no Palácio Paranaguá. “A Ceplac tem uma relação histórica com Ilhéus, com a região, e, vamos, sem dúvida, naquilo que a gente puder colaborar, trabalhar para fortalecer a nossa produção e nossa economia, promovendo o desenvolvimento, não apenas de Ilhéus, mas de todo o sul da Bahia”, destaca o prefeito Jabes Ribeiro.

Prefeito Jabes Ribeiro em reunião com o diretor da Ceplac Helinton José Rocha - Foto Alfredo Filho - Secom Ilhéus.

Prefeito Jabes Ribeiro em reunião com o diretor da Ceplac Helinton José Rocha – Foto Alfredo Filho – Secom Ilhéus.


Para o diretor da Ceplac, a maior aproximação entre as instituições é importante para o desenvolvimento de projetos que potencializem a diversidade produtiva da região. “Essa disposição para o trabalho conjunto amplia e fortalece a cadeia produtiva sul baiana”, comenta Rocha. Para ele, as possibilidades de investimentos em diferentes culturas, como a produção do cacau e do chocolate, a piscicultura e a apicultura, permitem a região enfrentar os momentos de crises econômicas.

O encontro contou também com a participação do diretor geral do Instituto Biofábrica do Cacau, Henrique de Almeida, do diretor do Centro de Extensão da Ceplac, Sergio Murilo Menezes, e da titular da Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado da Bahia, Virginia Hagge. Na ocasião, os gestores discutiram sobre a implantação de um Parque Tecnológico capaz de dar suporte a toda a cadeia produtiva da agricultura e piscicultura regionais. “A Ceplac tem condições de prestar esta assistência técnica”, afirma o diretor.

Aspectos como a destinação da produção, o desenvolvimento de uma estratégia de comunicação como fator de desenvolvimento e que colabore com a educação popular também foram destacados na reunião. Os gestores também debateram sobre a importância da promoção de programas voltados para a capacitação técnica e o estímulo aos jovens a se interessarem e investirem na economia agrária.


Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 07.05.2013

Bahia Pesca libera dois milhões de caranguejos em manguezais de Santo Amaro

Mais dois milhões de megalopas (filhotes) de caranguejo serão liberados amanhã (8) nos mangues da região de Santo Amaro da Purificação a 72 km de Salvador. Esse é o terceiro repovoamento feito pela Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura, totalizando mais de 3,2 milhões de animais soltos este ano no manguezal de Porto de Acupe, com apoio da comunidade local.

O primeiro repovoamento ocorreu no mês de março com a liberação de 500 mil megalopas. Em abril, outros 750 animais foram colocados na natureza. “Desta vez vamos liberar um volume maior de filhotes, aproveitando as condições estruturais do laboratório onde as megalopas foram produzidas e o clima favorável”, explica o gerente da Fazenda Oruabo, José Jerônimo Filho. “Com isso, esperamos ter o mínimo de perda possível, ampliando a taxa de sobrevivência dos caranguejos liberados”, diz o gerente, lembrando que a ação faz parte do projeto Puçá – Programa Integrado de Manejo e Gerenciamento do Caranguejo-Uçá, realizado pela Bahia Pesca.

A produção dos caranguejos em cativeiro começa com a captura de fêmeas ovadas (“grávidas”) da espécie. Estes indivíduos são colhidos preferencialmente no mesmo habitat em que as megalopas serão distribuídas no futuro. Os animais são alimentados na Fazenda Oruabo com peixe e camarão até a eclosão dos ovos. É neste momento que “nasce”, em forma de larva, a iguaria tão apreciada por baianos e turistas. As larvas então são colocadas em tanques, com temperatura e salinidade da água monitorada, onde se alimentam de microalgas e microcrustáceos e vão se desenvolvendo até atingirem o estado de megalopas, quando estão prontos para serem colocados no meio ambiente.

Toda a ação acontece com participação da comunidade que também ajuda a liberar os caranguejos na natureza. Paralela a essa atividade os técnicos da Bahia Pesca realizam trabalhos de conscientização, explicando sobre fases de crescimento dos caranguejos e períodos para captura dos animais. “Oferecer condições para o desenvolvimento de uma atividade como essa requer uma visão mais abrangente do negócio, já que a sustentabilidade perpassa pela consciência ambiental”, enfatiza o Presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto. “E aí está o sucesso dessa ação: a união entre esforço técnico, vontade política e participação efetiva da população”, finaliza.

Ascom/Bahia Pesca

UESC prepara I Feira das Profissões

A UESC – Universidade Estadual de Santa Cruz vai realizar nos dias 16, 17 e 18 a I Feira das Profissões. O evento vai trazer ao campus Professor Soane Nazaré de Andrade, na rodovia Jorge Amado, Km 16, (BR-415), Ilhéus, mais de 1.500 estudantes do ensino médio das escolas públicas e particulares situadas nas cidades da área de abrangência da Universidade.

De acordo com a reitora, professora Adélia Pinheiro “o evento tem o objetivo de fornecer subsídios aos estudantes do ensino médio, das escolas das redes pública e privada, para que, com a ajuda dos professores e estudantes da UESC, orientem-se na importante tarefa de optar por uma carreira profissional”.

Participam da I Feira das Profissões da UESC as pró-reitorias de Graduação e Extensão, todos os departamentos e colegiados. Com essa finalidade a Universidade está contando com o apoio da Secretaria de Educação do Estado da Bahia através das Diretorias Regionais de Educação situadas na região.

Os estudantes, acompanhados pelos professores das respectivas escolas, docentes e discentes da UESC, terão um momento de atividade no Auditório do Centro de Arte e Cultura Governador Paulo Souto, onde assistirão a um vídeos institucional para, em seguida serem levados à quadra coberta, no Parque Desportivo, onde vão estar montados estandes para que cada departamento apresente os seus cursos, além de exposições da Editora, laboratórios e apresentações artísticas.

PRÊMIO LITERARTE DE CULTURA 2013

KYTY M4ENDONÇA

Nascida em Ilheus (BA). Mudou-se para Campinas em 1990. Formada em economia chegando a exercer a profissão, porém decidiu dedicar-se de maneira integral as artes.
Foi professora de pintura a óleo na fundação Jurgersen de Campinas de 2001 a 2006. Reportada pelo programa receita da casa pela EPTTV em Campinas em 2004, reportada pelo SBT no programa empresários de sucesso em 2012.


Fonte: PRÊMIO LITERARTE DE CULTURA 2013

2013: Ano da Contabilidade no Brasil

 São Paulo, 07 de maio de 2013

A campanha “2013: Ano da Contabilidade no Brasil”, iniciativa do CFC e apoiada pelo SESCON-SP e outras entidades que representam a categoria, foi lançada com o intuito de conquistar mais valorização da classe contábil e para que toda a sociedade saiba e reconheça o verdadeiro papel do profissional da Contabilidade.

Assim como o presidente Sérgio Approbato Machado Júnior, os diretores Regionais do SESCON-SP em São José do Rio Preto, Araçatuba e Marília, Antonio Carlos Valêncio Barbosa, André Luis Magustero Américo e Marcos Calil acreditam que este projeto é mais uma prova da crescente valorização da categoria contábil nos últimos anos e os profissionais da área devem aproveitar esta oportunidade para reafirmar, mais uma vez, a importância da ciência contábil para o desenvolvimento das empresas e do País.

Para Sérgio Approbato a Campanha destaca a evolução e o reconhecimento da profissão. “A Contabilidade vive o seu melhor momento, deixou de ser apenas uma necessidade para a prestação de contas com o fisco, passando a ser também um poderoso instrumento de gestão e tomada de decisões”, frisa o líder setorial.

“Estamos acompanhando de perto esta iniciativa e, inclusive, já estamos trabalhando juntos na formatação e divulgação”, complementa o diretor Regional em São José do Rio Preto, Antonio Carlos Valêncio Barbosa.

Na mesma linha, o diretor do SESCON-SP em Marília, Marcos Calil, lembra a importância do aprimoramento constante e as oportunidades para os empresários e profissionais da Contabilidade. “Teremos um ano para difundirmos nosso trabalho, nossa importância para as empresas e para o País como um todo. É fundamental assumirmos uma nova postura e buscarmos ser cada vez melhores naquilo que nos propomos a fazer, investindo em nós e em nossas empresas e buscando a educação continuada, não somente nos aspectos técnicos, mas também nos comportamentais e de cultura geral”, fala Calil.

O SESCON-SP tem como uma de suas missões dar suporte e oferecer boas alternativas de aprendizado permanente, além de promover integração e troca de experiências entre os profissionais. Prova disso são os encontros regionais, que este ano começam com o VII Encontro Regional das Empresas de Serviços Contábeis das Regiões de São José do Rio Preto, Araçatuba e Marília, que será realizado no dia 17 de maio, das 8h às 17h30, no Ipê Park Hotel, localizado à Rodovia Washington Luís, Km 428 – Cedral. Participe!

ENAM abre inscrições para curso de mediação com 2 mil vagas

A Escola Nacional de Mediação e Conciliação (ENAM), parceria entre a Secretaria de Reforma do Judiciário (SRJ) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), abre a partir desta terça-feira (07/05) inscrições para o primeiro Curso Básico de Mediação à distância. O curso, com início previsto para 05/08, oferece 2.000 vagas e visa à capacitação de servidores da justiça estadual, com o objetivo de atuar na resolução dos conflitos por meio das técnicas de mediação com enfoque na harmonização efetiva de partes em conflitos.

As 2.000 vagas serão preferencialmente voltadas aos servidores do Judiciário que já tenham atuação na área de mediação ou conciliação ou que pretendam atuar. Para efetivar a pré-inscrição é necessária a realização de um pré-curso (Curso de Apresentação a Resolução Apropriada de Disputas), que tem início em 17/06 com carga horária de 10 horas. O pré-curso vai permitir o nivelamento dos participantes e também garantir a familiaridade com conceitos que serão abordados no curso Básico de Mediação. Para inscrições no processo seletivo, acesse: http://www.cead.unb.br/enam/

Escola Nacional de Mediação e Conciliação 

:: LEIA MAIS »

Feira estimula adoção de cães e gatos em Ilhéus

Maria da Conceição, presidente do Instituto de Proteção Animal de Ilhéus - Foto Gidelzo Silva (Secom-Ilhéus).

Maria da Conceição, presidente do Instituto de Proteção Animal de Ilhéus – Foto Gidelzo Silva (Secom-Ilhéus).

Uma boa oportunidade para quem quer ter um animal de estimação. O Instituto de Proteção Animal de Ilhéus promove uma feira de adoção de cães e gatos no próximo dia 19, com apoio do Centro de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde. O evento vai ocorrer na Associação de Moradores do Hernani Sá (Eixo principal, 211, próximo ao Colégio Moyses Boahana), no período das 10 às 16 horas.

Os interessados pela adoção devem ser maiores de 18 anos, e apresentar carteira de identidade e comprovante de residência. “A feira de adoção é importante para retirarmos os animais da rua e colocá-los em um lar seguro. Além disso, nas ruas, eles podem ficar doentes e passarem as doenças para a população”, comenta a presidente do Instituto de Proteção ao Animal, Maria da Conceição.

A presidente informa que os animais disponíveis para adoção são oriundos do Centro de Zoonoses ou foram recolhidos na rua. “Nesse caso, são todos tratados, medicados e só depois disponibilizados para adoção”, explica, ressaltando que quase todos estão castrados.

A feira também tem o apoio do Deazet Veterinária e da empresa de ração Bowgui, que doará um quilo de ração para quem adotar um animal.


Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 07.05.2013

Programa de Educação Profissional forma quarta turma de técnicos

O programa Estadual de Educação Profissional formou nesta segunda-feira (6) mais 1.931 técnicos em 29 nove áreas de atuação. A cerimônia de formatura da quarta turma foi realizada no auditório Iemanjá, no Centro de Convenções, em Salvador, e contou com a presença do governador Jaques Wagner, secretários de Estado, estudantes e familiares.

Oferecida na rede pública estadual de ensino, a Educação Profissional possui duas modalidades de curso, o “integrado”, onde as aulas acontecem em paralelo ao ensino médio regular e o “curso subsequente”, para quem já concluiu o ensino médio há mais de dois anos e quer voltar a estudar. São mais de 80 opções de formação em áreas como gestão, saúde, tecnologia e artes.

“Estamos fazendo o ciclo completo, atraímos novos investimentos, geramos meio milhão de empregos formais e ao mesmo tempo estamos enfrentando o problema da logística laboral, com a preparação da mão de obra para absorver os empregos que estão sendo criados”, afirmou Wagner.


Secom – Secretaria de Comunicação Social – Governo da Bahia

Deputada afirma que investimentos colocarão Hospital como referência no atendimento

O Hospital Geral Luiz Viana Filho vai receber um investimento de R$ 7,7 milhões para reforma e ampliação da emergência, além da aquisição de novos equipamentos, como forma de melhor atender aos pacientes não somente de Ilhéus, como das cidades circunvizinhas. O anúncio foi feito pelo secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, durante a solenidade de posse do novo diretor-geral da unidade, Julio Lenín Díaz Guzmán. O projeto de reforma e ampliação considerou as premissas do Qualisus, programa do Ministério da Saúde.

Jorge Solla, Ângela Sousa, Julio Guzmán e a reitora da Uesc, Adélia Melo. - Foto Gidelzo Silva.

Jorge Solla, Ângela Sousa, Julio Guzmán e a reitora da Uesc, Adélia Melo. – Foto Gidelzo Silva.


A notícia foi comemorada pela deputada estadual Ângela Sousa (PSD) que desde o seu primeiro mandato vem solicitando reformas, ampliação e melhorias para o Hospital Regional. Uma das indicações apresentadas na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia pela deputada estadual foi a da implantação de uma maternidade dotada de equipamentos modernos e de uma UTI Neonatal, colocando à disposição dos pacientes tecnologia de suporte para monitoramento e tratamento do recém-nascido que necessite de cuidados especiais.
:: LEIA MAIS »

Festa Dançante em homenagem ao DIA DAS MÃES.

Amigo Roberto Rabat,
Bom dia!

festa dançante dia das mães 2013

A Equipe de Dirigentes do Encontro de Casais com Cristo da Paróquia São Francisco de Assis vem por meio deste solicitar a divulgação no seu Blog da Grande Festa Dançante em homenagem ao dia das MÃES.

Data: 11.05.2013.
Local: APCEF.
Horário: às 22:00h.
Animação da Banda Submarino.

Vendas de Ingressos: Na secretaria da Paróquia de São Francisco de Assis – Diocese de Ilhéus.
Participem e venham festejar conosco o dia das Mães antecipadamente.
Teremos sorteios de uma linda TV e vários brindes para as Mamães presentes na festa.
Solidariamente,
Laudelino Júnior & Karla Verônica.





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia