WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

Prefeitura de Itabuna

CAPA R2CPRESS
Apoio da Prefeitura garante Lavagem do Beco do Fuxico neste sábado
Dia da Mulher é comemorado pela Prefeitura de Itabuna
Prefeitura paga de uma vez duas parcelas do salário de dezembro
Secretários criam agenda para fortalecer ações sociais nos municípios
Settran conclui vistoria de transporte escolar e garante fiscalização rígida aos clandestinos
Matadouro Municipal é interditado por ordem judicial
Prefeitura prossegue ação visando regularizar a coleta de lixo
Prefeitura vai revisar Plano Diretor Urbano de Itabuna

:: LEIA MAIS »

Ilhéus celebra dia da mulher com ações educacionais e de saúde

Em comemoração ao dia Internacional da Mulher, nesta sexta-feira, 08 de março, a Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) promove diversasatividades educacionais e de prevenção a doenças. As ações ocorreram nos turnos matutino e vespertino, na Rua Jorge Amado, no centro da cidade, e no Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) localizado no bairro Hernani Sá, na zona sul.

Secretaria de Saúde promove atividades para as mulheres em homenagem ao seu dia. Foto Alfredo Filho

Secretaria de Saúde promove atividades para as mulheres em homenagem ao seu dia. Foto Alfredo Filho


A programação envolveu a promoção de palestras educativas e a distribuição de material informativo, além da entrega de preservativos masculinos e femininos e lubrificantes. A enfermeira, Cecília Alves, destacou que as ações têm como objetivo educar e orientar as mulheres sobre o controle de doenças, informando principalmente as formas preventivas.

:: LEIA MAIS »

Notícias da OAB

Fux acolhe Adin da OAB no ponto que trata da compensação de créditos

 Brasília – O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinicius Furtado, considerou de grande importância para a cidadania a decisão do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, de acolher a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) 4357, ajuizada pela OAB contra a Emenda Constitucional 62/2009, no ponto que trata da compensação de créditos. Como defendeu a OAB, o ministro considerou inconstitucional exigir que um credor, para receber o que lhe é devido a título de precatórios, não tenha nenhuma dívida de tributos pendente com o poder público. Tal exigência consta do texto da Emenda 62, mais conhecida como “Emenda do Calote”.

A Adin voltou a ser apreciada nesta quinta-feira (07) no plenário do STF, de onde o presidente nacional da OAB acompanhou os debates. Na sessão, o ministro Fux afirmou que a Emenda 62 é inconstitucional neste aspecto por ferir o princípio da igualdade, sob o argumento de que esta não prevê o caminho inverso –  que seria o credor ter direito à compensação contra a Fazenda.

“A Emenda prevê o direito da Fazenda de efetuar a sua compensação, mas não prevê o mesmo com relação ao cidadão, num tratamento claramente desigual entre o particular e o poder público”, explicou o presidente da OAB ao destacar o posicionamento do ministro. “Não se pode desigualar o cidadão em relação ao poder público a ponto de se criar privilégios injustificáveis do poder público sobre o cidadão”, acrescentou.

Emenda 62

:: LEIA MAIS »

Câmara Municipal de Ilhéus

ASSESSORIA DE IMPRENSA

                                                           www.camaradeilheus.com.br

11                                                               Data: 07/03/2013

 

 CÂMARA PRESTARÁ HOMENAGENS PELO DIA DA MULHER, NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA

 

   Dia Internacional da Mulher.  A Câmara de Ilhéus realizará uma sessão especial em homenagens às mulheres, na próxima terça-feira, 12.  A solenidade acontecerá a partir das 16 horas, no Plenário Gilberto Fialho, com a participação de mulheres que atuam ou já atuaram em diversas áreas  profissionais da sociedade ilheense.     

   A sessão foi proposta pelo vereador Alzimário Belmonte-PP, o popular (Prof° Gurita) e, será presidida pelo presidente da casa legislativa vereador Josevaldo Machado- do PCdoB, que não mediu esforços diante das inúmeras  dificuldades  encontradas  na casa do povo, nesse início de legislatura. De acordo o presidente “ vale ressaltar, que essa augusta casa tenha o devido reconhecimento da importância desta data- Dia Internacional da Mulher- e que as comemorações e homenagens não sejam feitas somente hoje. Essas bravas e queridas mulheres  devem, sagradamente, serem respeitadas todos os dias de suas vidas ”,  enfatizou.

       A palestrante e, uma das, homenageadas  será  a pastora Marta Almeida- da Igreja Batista Moriá, que estará falando sobre o tema:  A mulher, luz da Palavra de Deus.

        Além da palestra, do Dia Internacional promovido pela Câmara de Vereadores, os parlamentares vão prestar homenagens a:  Leslei Almeida Soares ( Lions Clube de Ilhéus), Maria  Waldelice de Oliveira ( Lions Clube Ilhéus Norte ), Marileide  Souza Santos ( Diretora do Abrigo São Vicente de Paulo), Rosângela Farias (  Lions Clube Ilhéus Centro ), Terezinha Maria de J. Souza ( Associação dos Primeiros Pré-Idosos do Sul da Bahia), Ivete Maria de Souza( Servidora Pública Federal), Socorro Mendonça (Instituto Nossa Ilhéus ) e  Srª Valquíria Viana Machado ( genitora do vereador Dr. Jó ).

Mudança no sistema interrompe cadastramento do Bolsa Família

A Secretaria de Desenvolvimento Social de Ilhéus (SDS) informa aos usuários do serviço Bolsa Família que no período de 09 a 17 de março o Sistema de Cadastramento Único de Programas Sociais do Governo Federal estará indisponível, impossibilitando o atendimento ao público. O motivo da indisponibilidade de acordo com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate á Fome (MDS) é a finalização do processo de implantação da nova versão do Sistema de Informações Sociais (SIISO) que é responsável pela localização e atribuição do Número de Identificação Social (NIS). A atualização do sistema trará melhorias diretas para o Sistema de Cadastro Único.


Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 08.03.2013

Comitiva da Associação Brasileira de Mídia Eletrônica visitou Ilhéus

Uma comitiva da Associação Brasileira de Imprensa de Mídia Eletrônica (Abime) visitou Ilhéus durante dois dias, com o objetivo de conhecer as potencialidades turísticas do município. Na quinta-feira, dia 7, depois de percorrer vários pontos turísticos locais, o grupo foi recebido pelo prefeito Jabes Ribeiro, no Gabinete do Palácio Paranaguá, quando trocaram impressões sobre a cidade.

Prefeito Jabes Ribeiro, vice Carlos Machado e Presidente da Fundaci Paulo Atto recebem jornalistas da Abime - Foto Gidelzo Silva Secom-Ilhéus.

Prefeito Jabes Ribeiro, vice Carlos Machado e Presidente da Fundaci Paulo Atto recebem jornalistas da Abime – Foto Gidelzo Silva Secom-Ilhéus.


Os 22 membros da Abime realizaram um famtour de promoção turística do roteiro “Cacau com Dendê”, que inclui os municípios de Maraú, Itacaré e Ilhéus. A visita marcou a fundação da Abime-Bahia, que está sob a presidência de Luzia Moraes. Na oportunidade, a presidente da Abime, jornalista Vera Tabach, agradeceu ao prefeito Jabes Ribeiro a receptividade da equipe da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), sob a presidência de Paulo Ato, e elogiou as belezas naturais da cidade e a preservação de equipamentos que fazem parte do legado da obra do escritor Jorge Amado.

O prefeito Jabes Ribeiro também agradeceu a opção do grupo em conhecer Ilhéus e renovou o convite para que a cidade seja incluída no programa da entidade em 2014. A comitiva ficou hospedada na pousada La Dolce Vita, na zona sul, e contou com receptivo da agência Encantur. Em Ilhéus, eles percorreram trechos de praia e visitaram o Teatro Municipal, a Catedral de São Sebastião, a Casa de Jorge Amado, o Palácio Paranaguá e, no final da tarde, foram a um happy our no lendário Bar Vesúvio.

O grupo esteve formado por profissionais da Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná. Durante o roteiro Cacau com Dendê, tiveram o acompanhamento da empresária Úrsula Montes, vice-presidente da Federação de Hospedagem e Alimentação da Bahia (FEBHA).


Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 08.03.2013

Igreja Batista Lindinópolis realiza clamor pela paz no Nelson Costa

Sensibilizados com o aumento significativo dos casos de violência, membros da Igreja Batista Lindinópolis realizam nesta sábado (09) um grande clamor pela paz. O culto de louvor e adoração acontecerá a partir das 19 horas, na Praça da Mangueira, bairro Nelson Costa, em Ilhéus. A iniciativa pretende reunir cristãos de diferentes denominações.

Igreja Batista Lindinópolis_Foto: Clodoaldo Ribeiro.

Igreja Batista Lindinópolis_Foto: Clodoaldo Ribeiro.


Os fiéis creem que, através das orações, poderão unir a comunidade em busca de dias mais tranquilos. Conforme está escrito no quarto livro de Filipenses, desejam que a paz de Cristo, que excede todo entendimento, guarde os corações e as mentes de todos.

A Igreja Batista Lindinópolis tem sua sede instalada no bairro da Conquista e está representada no Nelson Costa através de uma congregação de membros. A unidade funciona na Rua Eucário Bastos, número 295-A.

Projeto Aleluia Ilhéus é referência para outros municípios

Entusiasmados pela proposta do Projeto Aleluia Ilhéus, que será realizado no feriado da Semana Santa, entre os dias 28 e 31 de março, os municípios como Itacaré e Una já manifestaram ao Sebrae a intenção de promover eventos no mesmo formato. Segundo a coordenadora regional do Sebrae, Claudiana Figueiredo, o Projeto Aleluia Ilhéus “já está fazendo escola na região”, pois traz uma transformação no conceito de eventos na região e até em nível nacional.

Um dos objetivos gerais do projeto destacado pela coordenadora é ter a cultura e a criatividade como elo de desenvolvimento econômico. “Nossas perspectivas com a realização do projeto são gigantescas no que diz respeito à valorização da cultura local, em seus saberes e fazeres, na divulgação da cultura e da identidade local, tanto para quem visita quanto para a comunidade”.

Avenida Soares Lopes, local onde será realizado o Aleluia Ilhéus - Foto Gidelzo Silva.

Avenida Soares Lopes, local onde será realizado o Aleluia Ilhéus – Foto Gidelzo Silva.


O Projeto Aleluia Ilhéus também se conceitua como um evento que fortalecerá os micros e pequenos negócios de Ilhéus e cidades circunvizinhas. Claudiana ressalta que o projeto extrapola os limites do evento, através, por exemplo, da capacitação dos empreendedores, que ensina a forma ideal de atendimento ao público, o cálculo justo dos preços dos produtos, questões de higiene; conhecimentos que serão levados adiante. “Esse é mais um novo conceito na região: tudo caminha em uma transversalidade. Não é o evento pelo evento simplesmente, é o legado que o projeto vai deixar para o município”, afirma.


Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 08.03.2013

Prefeitura de Ilhéus promove educação inclusiva no CRIE

A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), dispõe de centro específico para a promoção da educação inclusiva. O Centro de Referência à Inclusão Escolar (Crie), localizado na Avenida Itabuna, nº 1956, oferece a infraestrutura necessária para atender alunos portadores de necessidades especiais.

Crie - Centro de Referência à Inclusão Escolar - Foto Alfredo Filho - Secom Ilhéus.

Crie – Centro de Referência à Inclusão Escolar – Foto Alfredo Filho – Secom Ilhéus.


O centro funciona no turno matutino, das 7h30 às 11h30, e vespertino, das 13 às 17 horas. A equipe de profissionais é formada por psicopedagogos, pedagogos e psicólogos qualificados para identificar as necessidades do aluno bem como realizar a avaliação psicopedagógica dos egressos. Já a estrutura física da unidade é formada por nove salas multifuncionais, específicas para atender às necessidades individuais dos alunos.

A diretora do Crie, Jorsinai de Argolo, ressalta que as salas ambientes são necessárias para a promoção da educação inclusiva. “Nós estamos reorganizando o espaço no sentido de trabalhar com sala ambiente, que são salas de jogos, estimulação, letramento, artes e simulações para atender melhor as necessidades de nossos alunos”.

Fundeb – Seguindo determinação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), a Seduc cancelou o convênio firmado com a Escola Sonho Meu, que atendia estudantes com necessidades especiais. “O Fundeb não faz convênios e nem parcerias com escolas particulares, desde 2010”, explicou a secretária de educação Marlúcia Rocha. “O Fundeb quer acabar com qualquer forma de convênios”, ratificou.


Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 08.03.2013

Maria Regina Canhos em: A mulher e suas muitas faces

Mais um dia internacional da mulher… A cada ano avançamos em reflexões acerca dessa que é singular e multifacetada. Decantada e amaldiçoada ao longo dos anos pelos homens e pelas próprias mulheres, a mulher tem se fortalecido enquanto pessoa que luta por reconhecimento e respeito, embora nem sempre assuma condutas que lhe assegurem tais condições. São ensaios de acertos e erros, banhados em lágrimas de alegria e tristeza. Sem dúvida, a maior parte das mulheres é emotiva e apresenta labilidade de humor. Conseguem habilmente mudar de opinião, de uma hora para outra, confundindo a linha de raciocínio de qualquer um. Incompreendidas por muitos, revelam alternadamente o seu lado meigo e perverso, principalmente quando estão reféns da famigerada TPM.

A verdade é que, esquivar-se do contato feminino corresponde a empobrecer o dia a dia. As mulheres em geral são bonitas, perfumadas, cheias de charme e sensualidade. Podem ser novas ou maduras, mas guardam segredos passados de geração em geração, e que normalmente têm relação com a maternidade. Você pode até se perguntar: o quanto isso me interessa? E nesse caso, devo lembrar-lhe que se está vivo entre nós, é porque teve ao menos uma mulher na vida, a sua mãe!

As mulheres são guerreiras natas. Donas de tenacidade ímpar e capacidade de suportarem as situações mais adversas. Constroem castelos diários que muitas vezes desmoronam ao cair da tarde, quando os companheiros chegam embriagados e violentos ou altivos e distantes. A humilhação faz parte do contexto de muitas delas, assim como a precariedade financeira. Se algumas vendem carinhos, certamente o fazem porque existe quem pague para lhes usar o corpo das formas mais abjetas e inimagináveis. A necessidade, sem dúvida, colabora para que muitas vivam sem esperanças num futuro melhor.

Mesmo lutando contra tantas adversidades as mulheres se superam a cada dia e se posicionam como provedoras de seus lares, mantendo, por vezes, além dos filhos o próprio consorte. Mais que um rostinho bonito, a mulher é agente transformador onde quer que esteja; espalhando compaixão e misericórdia pela face da terra. Erros existem, é claro; mas, onde não os há? No entanto, servem para aprimorar o caráter daquelas que ousaram enfrentar o mundo e sua crueza. A todas as mulheres o meu reconhecimento, o meu abraço, o meu carinho, e os votos de um feliz dia internacional da mulher!

Maria Regina Canhos (e.mail: contato@mariaregina.com.br) é escritora.

Prefeitura de Itabuna

CAPA R2CPRESS
Matadouro Municipal de Itabuna será interditado nesta sexta
Itabuna tem meta para alfabetizar mil pessoas em 2013
Prefeitura de Itabuna inicia a devolução da propaganda irregular
Vigilância Sanitária reforça a fiscalização na lavagem do Beco
Prefeitura garante a regularidade da limpeza na Feira do São Caetano
Fórum debate mobilidade urbana com inclusão social

:: LEIA MAIS »

Ônibus do transporte escolar voltam a circular a partir de segunda-feira

Secretária de Educação Marlúcia Rocha - Foto Alfredo Filho - Secom.

Secretária de Educação Marlúcia Rocha – Foto Alfredo Filho – Secom.

A Secretaria de Educação de Ilhéus informa que os ônibus do transporte escolar, do programa “Caminho da Escola”, irão circular normalmente a partir da próxima segunda-feira, dia 11, nas comunidades e distritos atendidos por esse projeto. Ao todo, a Prefeitura Municipal de Ilhéus conta com quatro ônibus, um microônibus e uma lancha para atender à comunidade da zona rural do município.

Conforme informação da secretária de Educação, Marlúcia Rocha, o impasse na circulação do transporte se deu por conta de problemas na documentação dos veículos. A Secretaria de Educação detectou que o licenciamento do ano de 2012, estava atrasado, mas que, assim como a falta de pneus para os veículos, o problema já foi solucionado. A partir de segunda-feira os ônibus já estarão circulando normalmente para atender os alunos.

Marlúcia Rocha informou, ainda, que todos os professores efetivos do Banco do Pedro estão dando aula regularmente. A secretária explica que alguns professores daquela localidade se encontram de licença e ainda não foi realizada a seleção para a contratação de novos docentes para substituir os que estão afastados.


Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 07.03.2013





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia