WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia





junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  








UM PAINEL ALÉM DO TEMPO: O ESCONDIDO POR TRÁS DO CACAU

Ruy Póvoas

Quando Ângelo Calmon de Sá foi presidente do Banco Econômico, encomendou ao artista plástico Genaro de Carvalho um painel para ornamentar a fachada externa do prédio Comendador Firmino Alves, onde o banco funcionava. E no ano de 1953, a Osirarte, firma de São Paulo, entregava a encomenda. O painel composto de azulejos foi fixado no prédio, justamente na esquina da Praça Adami com a Av. J. J. Seabra, atual Cinquentenário.

Ignorado pelos itabunenses, escondido por 30 anos por uma banca de revista, o painel “A civilização do cacau” sofreu toda a sorte de vilipêndios. Sobre ele eram pregados folhetos de propaganda comercial, retratos de candidatos a cargos eletivos, avisos de cartomantes. Os maus tratos quebraram vários azulejos, o descaso do poder público inutilizou outros tantos, a indiferença grapiuna fez inúmeros deles rachar.

Os transeuntes passavam e não viam. As escolas ignoravam. Os camelôs faziam dele o pano de fundo sobre o qual suas quinquilharias eram expostas. O Banco Econômico não mais existe, Ângelo Calmon de Sá e Genaro de Carvalho se foram, mas “A civilização do cacau” desafiou o tempo durante 58 anos. Sua permanência deve-se muito mais à alta qualidade do material com que foi confeccionado do que ao zelo municipal.

Cerca de uma dúzia de prefeitos passou por Itabuna desde que o painel foi inaugurado. Secretários de Educação, Diretores de Escolas, professores, pessoas ricas, gente formada, tudo isso desfilou com fartura durante esses 58 anos.

:: LEIA MAIS »

Fundação Pedro Calmon Recebe Escritores do Projeto Encontro com o Escritor no Dia 30

A Fundação Pedro Calmon/SecultBA recebe os escritores que participaram do Projeto Encontro com o Escritor em 2010 e anuncia os que participarão em 2011, no dia 30 de março, às 15 horas, na Biblioteca Thales de Azevedo (Costa Azul), Salvador. O escritor e poeta Cyro de Mattos, baiano de Itabuna, estará participando do projeto Encontro com o Escritor para 2011 em abril quando então falará sobre seus livros, trajetória, prêmios e sua maneira de criação artística. Essa é a primeira vez que um escritor residindo no interior da Bahia é convidado para participar do projeto.

Celebrar e promover a literatura baiana, além de aproximar leitores e escritores. Esse é o objetivo do projeto “Encontro com o Escritor”, que desde 2002 vem divulgando o trabalho de escritores baianos. Para reunir os artistas que participaram da edição do projeto em 2010, a Fundação Pedro Calmon/SecultBA realizará na Biblioteca Pública Thales de Azevedo (Costa Azul), no dia 30 de março (quarta-feira), às 15h, o “Encontro dos Encontros”. Na ocasião, estarão presentes os 12 escritores que participaram do projeto no ano passado que mais uma vez terão a oportunidade de mostrar aos leitores suas obras, experiências e projetos futuros.

:: LEIA MAIS »

Chineses vão investir R$ 4 bilhões no beneficiamento de soja na Bahia

Complexo Intermodal Porto Sul atrai novos investimentos para o Estado

Depois de dois anos de estudos de viabilidade econômica, o grupo chinês Chongqing vai se instalar na Bahia e anunciou investimentos de R$ 4 bilhões no município de Barreiras, a 880 quilômetros de Salvador, no Oeste baiano. Ontem (18/03/11), em Salvador, a comitiva chinesa esteve reunida com representantes do governo estadual. No encontro, realizado na sala de reuniões da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), o secretário da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, Eduardo Salles, representou o governador Jaques Wagner.

Na oportunidade, Salles reiterou a disponibilidade do Estado em dar condições para que o Chongqing inicie a construção da indústria de beneficiamento de soja. “Vocês escolheram a melhor região do Brasil para realizar o empreendimento. Temos ali os maiores índices de produção do mundo. São mais de 1 milhão de hectares de área plantada de soja”.

:: LEIA MAIS »

Agradecimento

De: Conceição Ferreira
Assunto: Agradecimento

Corpo da mensagem:
Muito obrigada a todos que comigo estiveram neste momento difícil da passagem do meu pai. Josè Ferreira de Oliveira.
Que Deus esteja no coração de todos vcs em forma de agradecimento sincero e eterno.
Obrigada meu amigo Rabat. Sua atenção é de um carinho e respeito a todos.
Conceição Ferreira
Dona café


Esta mensagem foi enviada através do formulário de contato do site R2CPRESS | A Letra Fria da Verdade http://www.r2cpress.com.br/v1

MENSAGEM DA SEMANA

Caros amigos e amigas,

SOMOS IGUAIS

Todos nós somos iguais diante de Deus.

Aqui fora os homens cometem a estultice de uma discriminação odiosa entre negros e brancos, cultos e incultos, escolados e analfabetos.

Mas, coloquem-se todos eles no interior de um templo, numa assembléia religiosa. Todos eles se dando as mãos, baixando os olhos do orgulho e rezando, como em uma só voz:

“Pai nosso que estais nos Céus.”

Ora, se Deus é o Pai de todos, sem distinção, é porque nós todos somos irmãos, somos iguais. (J.S.Nobre)

Diante deste texto, tenhamos em mente que todos nós somos iguais perante Deus.

Que todos tenham uma semana de PAZ, repleta de SAÚDE e a BENÇÃO misericordiosa de DEUS, que é um Pai de infinita bondade e amor.

ZÉCARLOS JUNIOR

A BONDADE DO POVO

A sociedade despertou para a triste situação financeira/estrutural porque passa o Hospital São José.

Mesmo sem entender como as coisas alcançaram nível tão aterrador, principalmente no tocante a área financeira, a sociedade nunca vira as costas, sempre aparece alguém puxando o bloco da solidariedade, sem cor partidária, querendo apenas o bem comum.

A importância do complexo hospital São José, para a população de Ilhéus e região cacaueira, é por demais conhecida nesses longos anos de sua existência, pela capacidade do seu corpo de servidores – médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, bioquímicos e demais funcionários de apoio.

Acredito na validade dessa iniciativa e, com certeza, surtirá o efeito esperado.

:: LEIA MAIS »

FOTOS DE ILHÉUS

F C O pegou a sua máquina e deu uma bela circulada.
Registrou belas imagens da sempre linda Ilhéus.
No encaminhamento das fotos ele faz a seguinte observação:

“LInda ela é. Falta-lhe o devido carinho!”.

Para ver as 55 novas fotos enviadas por FCO clique AQUI e depois na seta para avançar.

Para ver o album FOTOS DE ILHÉUS clique AQUI e depois em apresentação de slides.

Ministros abandonam reunião com Obama

De: Jorge Luiz
Assunto: Ministros abandonam reunião com Obama

Corpo da mensagem:
07:45:41
A eterna desconfiança e excesso de segurança do serviço secreto norteamericano insultou os ministros brasileiros que participariam da Cúpula Empresarial Brasil-Estados Unidos, neste sábado (20). Segundo fontes, havia sido um acordo com a Casa Branca para que os ministros não fossem revistados. Na hora, entretanto, Guido Mantega (Fazenda), Edison Lobão (Minas e Energia), Aloizio Mercadante (Ciências e Tecnologia) e Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) tiveram que passar pela revista completa. Mesmo indignados com a deselegância, os ministros ainda engoliram este sapo e passaram pelo constrangimento – Mercadante reclamou muito. Quando chegaram ao auditório e viram que o presidente da seção americana do Conselho Empresarial Brasil-EUA, John Faraci, simplesmente subiu ao palco e começou a falar em inglês, o clima ainda piorou. Sem o aparelho de tradução simultânea, todos os ministros abandonaram o encontro sem assistir o discurso de Obama. Informações do Zero Hora.

FONTE: http://www.bahianoticias.com.br/noticias/noticia/2011/03/20/89431,ministros-abandonam-reuniao-com-obama.html#

COMENTÁRIO: ISTO É UM ABSSURDO…. Onde que um Policial Federal ou a Segurança da Presidente Dilma iria ditar normas de segurança dentro dos EUA? Quando que um policial brasileiro iria revistar um Ministro de Estado Americado, ou dizer quem entra e quem não entra em algum espaço público americano? ISTO SERIA A MESMA COISA QUE VOCE ENTREGAR SUA CASA E SUA MULHER PRÁ UM VISITANTE FAZER O QUE BEM QUIZESSE…..


Esta mensagem foi enviada através do formulário de contato do site R2CPRESS | A Letra Fria da Verdade http://www.r2cpress.com.br/v1

Claudinê do INSS

Olá Rabat, boa Noite!!!

Nesta data, 20/03/2011 completa-se 3 anos de Falecimento do nosso grande Amigo Claudinê do INSS. Será realizada uma missa na igreja São Jorge nesta data as 17 Horas.
…Eu como leitor e admirador do seu Site, www.r2cpress.com.br, li sobre os bons tempos do “Tengão de Zé Pretinho” (Grande amigo de Claudinê) e também Cumpadre de outra figura ilustre desses bons tempos, o meu Padrinho Jorjão!

Com isso, venho a Parabenizar pelo site de noticias e pela Grande pessoa que vc é. Fui Colega de sua Filha, NAY na época da faculdade e aproveitando a oportunidade, mande-a lembranças.

Grande Abraço,

Sou filho do Claudinê Do INSS,

Warleyson Macêdo.

Amor e ficção

Brimo! Assalamoalaykom.

Nem só de insipiências, banalidades, tragédias e perdas; vive o homem moderno. É imprescindível divagar um pouco, perder-se nos despropósitos da razão, sorrir, sonhar e ate chorara de rir. Ninguém está satisfeito com o cotidiano da própria vida. Haverá sempre sonhos irrealizados e pedaços da alma arrancados dolorosamente ao longo do caminho dessa coisa a que chamamos vida. Fragmentos passados e recentes; lapsos e fluts da nossa memória. Essa é minha intenção enquanto escrevo. Às vezes posso parecer brutal; desafeto; incoerente, chulo e ate vulgarmente pornográfico. É que quando escrevo, meu entendimento e inspiração passam a limitar-se apenas às fronteiras criativas da minha contemporânea e limitada literatura contemporânea. Aí esqueço que não estou mergulhado no meu livro, enquanto postando um texto nalgum site de amigos comedidos.

Como não consigo falar sério sobre o inevitável e o irrecuperável que envolve política; sobre montículos de lixo à minha porta; sobre lâmpadas queimadas nos postes da cidade; sobre escolas em ruínas, sobre crianças com pífia merenda escolar; sobre as famigeradas e reiteradas “comidas” praticadas pelos nossos homens no poder. Perco-me então em ilações ficcionais na medíocre literatura que pratico, reconheço, porquanto as “soluções” existenciais, por inócuas, não resultam na absolvição da escravatura do homem moderno ao stablisment; “sistema” sob o qual vivemos. Não sou contra ninguém! Sou apenas contra tudo e contra todos que nos tolham por injustos nossa felicidade existencial simplória e minimalista.

Vai aí abaixo uma crônica anacrônica para derreter um pouco os icebergs das nossas insatisfações cotidianas, sem maiores pretensões. Não quero nem vou “pornografar” o pensar de ninguém ou ser inadequadamente impróprio aos bons costumes dos meus veiculadores; creia; é verdade.

Você pode não crer nisso, mas vou assegurar-lhe: Sou seu amigo, não duvide. Tenho imenso respeito por você; admiro e aprovo seu perfil. Quanto a mim; sou o que sou. Desagrado a muitos. Sou um contraditório de nascença.

Aquela do “Anus eloquentis – Por inspiração de Kafka” Anus eloquentis. “Nunca vou esquecer o horror que congelou minhas glândulas, quando a palavra funesta cicatrizou em meu cérebro vertiginoso. Não passou da mediação. Não importa.

Segue esta outra (anexo) para seu crivo apurado.

Massala’am e fique com Deus… Sempre!

Mehmed.

Amor e ficção

:: LEIA MAIS »

Carlos Pereira em: NOS TEMPOS DE SAPA VEIGA.

São tempos de memória, parte vivida e outra ouvida, misturadas, sem que’u saiba quem é uma e quem é a outra, reais como a brisa marinha que ora refresca o calor do meu corpo. Tempos passados, mas transcendentes, influenciando todos os tempos da bela e abandonada cidade de Ilhéus, que guarda dentro de si muito da miséria daqueles tempos, mas também, ainda, preserva parte de suas belezas, poesia, aconchego e cores da belíssima natureza, únicas, como as muitas variações das cores de suas águas atlânticas, seu céu azul e esta deslumbrante lua cheia de sempre, hoje dia 19 de março especial, onde os meus olhos de fé infantil vêem São Jorge, montado num gigante cavalo branco, matando com a lança o dragão da maldade. Ilhéus de grandeza e também caricatural.

Meu amigo Aloísio da Silva Santos Filho diz que a cidade foi destinada para ter porto e estrada de ferro. Os mais pessimistas dizem que aqui foi enterrada uma cabeça de burro, nada vai adiante; discordo, sou dos que acreditam em destinos e em livres arbítrios. Não foi por culpa do destino que a velha estrada de ferro deixou de funcionar, foi em razão de ações humanas. Vamos torcer para que estas não nos impeçam o destino dos cavalos de ferro e do moderno curral de pedras e concreto, o porto. Mas tenho saudades das velhas pontes de biriba do velho porto.

:: LEIA MAIS »

DONO DA ACADEMIA BIOFIT MORRE EM ACIDENTE

20/mar/2011 . 10:55 | Autor: Seu Pimenta

Igor morreu em acidente nesta madrugada (Foto Radarnoticias.com).

O dono das academias Biofit, Igor Seara Mascarenhas, 25, morreu em um grave acidente na avenida José Soares Pinheiro, bairro Lomanto, em Itabuna, por volta das 4h deste domingo.

O carro dirigido por Igor, um Ford Ka (NTS-0237), capotou após bater no canteiro central da avenida, deixando a vítima presa às ferragens.

De acordo com testemunhas, Igor havia deixado amigos em casa e voltava para uma boate na J.S.Pinheiro.

A perícia técnica confirmou ao Radar Notícias que Igor estava em alta velocidade. Ele teria perdido o controle ao passar por um último quebra-molas, em frente à Faculdade Unime.

Carro capotou após quebra-mola e tentativa de frear (Foto Radar).





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia