:: ‘Notícias’
Curso de Fotografia 2 – Desenvolvendo o Olhar será em maio
A proposta do curso é que o participante pense fotografia de forma mais consciente e seja capaz de observar e utilizar com criatividade seus elementos essenciais. Cada aluno irá realizar um projeto fotográfico individual, como parte da metodologia de descondicionamento do olhar.
Este curso é direcionado para quem já fez o curso de fotografia básica ou já tem uma iniciação na área, sendo assim uma oportunidade de aprofundar o conhecimento na área.
Serão abordados: Revisão de tópicos de fotografia básica; Composição (linhas, curvas, formas implícitas, complementação de formas sugeridas, etc.); Tipos de luz; Comunicando com cores; Breve trajeto de como a fotografia foi considerada em momentos pontuais da história da Arte; Desenvolvendo/aprimorando o olhar fotográfico; Observação/análise de projetos de grandes fotógrafos; Ensaio fotográfico: importância de um conceito na construção de sue projeto fotográfico; Elaboração de projetos fotográficos individuais;
Aulas ministradas pelas comunicólogas Tacila Mendes e Ana Lee.
Local: Fundação Cultural de Ilhéus
Data: 10 e 11 (19h às 21:30h) e 12 (manhã) de maio
Investimento: R$ 80,00
> Necessário levar sua câmera e cabo de transmissão de dados.
> Participantes receberão certificado, apostila em CD e seu projeto fotográfico impresso.
Vagas limitadas!
Para se inscrever, mande e-mail para: maonamaquina@gmail.com
Acesse mais informações em: www.maonamaquina.com
CAMPANHA
JOVEM USA REDES SOCIAIS PARA CONSEGUIR REMÉDIO CONTRA CÂNCER
A jovem baiana Izabel Cristina, da cidade de Itagibá, tem contado com o apoio de amigos, conhecidos e até de desconhecidos para o tratamento contra um câncer de pulmão. Nas redes sociais, as pessoas se uniram para colocar em prática a “Campanha da Iza” por um motivo lamentável: o governo não liberou um medicamento que ela necessita para dar continuidade ao seu tratamento.
“Depois das sessões de quimioterapia, ela precisa dar continuidade ao seu tratamento com um remédio chamado Tarceva 150mg. Cada caixa custa R$ 6.000,00 e o nosso governo não liberou este medicamento, Iza teve que entrar com uma ação judicial, porém até agora nada feito. Ficamos indignados como as coisas funcionam em nosso país. Temos que acionar o Estado para termos amparados um direito que a constituição já prevê”, diz o apelo publicado no Facebook de amigos da jovem.
Iza luta contra o câncer há cerca de um ano, quando teve que largar o seu trabalho como professora para iniciar o tratamento. A campanha nas redes pede por doações para que ela consiga comprar pelo menos as primeiras caixas do medicamento – ela terá de usar a medicação por seis meses e cada caixa tem apenas 30 comprimidos.
Segundo os mobilizadores virtuais, as arrecadações já somam quase o valor para comprar a primeira caixa. Portanto, ajude você também, não só com a doação, mas divulgando a campanha e repassando o apelo adiante.
Dados para depósito ou transferência:
Izabel Cristina de J. Santos
Banco do Brasil
Conta Poupança: 5.487-9
Agência: 2152-0
Variação: 01
Israel Nunes visita moradores do Ilhéus II
Esta semana Israel Nunes compareceu ao bairro Ilhéus II, conhecendo de perto a realidade local, a convite de algumas lideranças comunitárias.
O comunista foi também comemorar o nascimento do filho de um correligionário, que fez uma temperada e um churrasco para recepcionar o pré-candidato.
Israel Nunes, que não bebe, disse que “os mais humildes demonstram mais afeto e alegria do que muitos mais abastados”.
Segunda Divisão do Baianão 2012 promete ser a melhor dos últimos anos
Vai começar a corrida para conhecer quem serão os novos participantes da elite do futebol da Bahia em 2013. A Segunda Divisão do Campeonato Baiano começa neste sábado, 28, com a promessa de ser o mais concorrido e atrativo dos últimos anos. Na disputa, times que fizeram história no futebol do estado e um campeão recente, querendo se recuperar o golpe do rebaixamento no ano passado.
O torneio contará com apenas nove clubes, já que o Guanambi Atlético Clube foi excluído pela Federação Bahiana de Futebol (FBF) por não ter inscrito atletas suficientes para a realização da primeira rodada. Dois deles – Cruzeiro e Astro – vieram do Torneio Seletivo, realizado entre janeiro e março deste ano; e mais dois – Ipitanga e Colo Colo – vieram rebaixados da Primeira Divisão do ano passado.
As equipes foram distribuídas em dois grupos: o 01 com cinco clubes e o 02 com quatro clubes, graças à saída do Guanambi. A primeira fase vai trazer jogos entre os times de cada chave, e os quatro melhores colocados – dois de cada grupo – se classificam para as semifinais, em jogos de ida e volta. Os vencedores, por sua vez, avançam à grande final da Segunda Divisão e já garantem a vaga na Primeira Divisão de 2013.
Entre os clubes mais tradicionais do estado, o Esporte Clube Ypiranga aparece como o grande favorito ao título, graças à reestruturação promovida pelo presidente Émerson Ferreti. Outros clubes de história no estado também estão na disputa: o Galícia Esporte Clube, primeiro tricampeão consecutivo, entre 1941 e 1943; e o Botafogo Sport Club, “papa-títulos” no início do século passado, com sete troféus.
O Colo Colo de Futebol e Regatas, campeão baiano em 2006, sofreu com o rebaixamento no ano passado, e promete não passar muito tempo na segundona. Rebaixado junto com o time de Ilhéus em 2011, o Esporte Clube Ipitanga Bahia, outra sensação recente do futebol baiano, também quer voltar de imediato à elite no próximo ano.
Ainda entre os times do interior, destaque para o Esporte Clube Jacuipense, da cidade de Riachão do Jacuípe, que conta com uma boa receita e promete montar um time forte para a segundona. Embalados pela campanha no Torneio Seletivo, o Cruzeiro Futebol Clube de Cruz das Almas e a Associação Desportiva Comunitária Astro, de Feira de Santana, se juntam à Associação Desportiva Jequié no rol dos clubes que pretendem surpreender os favoritos.
Segunda Divisão do Campeonato Baiano 2012:
Grupo 01 (Salvador e proximidades) – Botafogo, Cruzeiro, Galícia, Ipitanga e Ypiranga.
Grupo 02 (Interior do estado) – Astro, Colo Colo, Jacuipense e Jequié (Guanambi foi excluído).
Jogos da Segunda Divisão 2012:
Primeira rodada:
Sábado, 28/04
16h – Ypiranga x Botafogo – Pituaçu, em Salvador
16h – Cruzeiro x Galícia – Junqueira Ayres, em São F. do Conde
16h – Astro x Jacuipense – Mariano Santana, em Serrinha
19h30 – Jequié x Guanambi – Waldomiro Borges, em Jequié
(OBS: jogo cancelado por desclassificação do Guanambi, que perde automaticamente por 1×0)
Descansam: Colo Colo e Ipitanga
Segunda rodada:
Terça-feira, 01/05
15h – Botafogo x Cruzeiro – Luís Eduardo Magalhães, em Terra Nova
16h – Colo Colo x Jequié – Mário Pessoa, em Ilhéus
16h – Guanambi x Astro – 02 de Julho, em Guanambi
(OBS: jogo cancelado por desclassificação do Guanambi, que perde automaticamente por 1×0)
17h – Ipitanga x Ypiranga – Luís Eduardo Magalhães, em Terra Nova
Descansam: Galícia e Jacuipense
—
Vitor Villar
No A TARDE ON LINE
Professora Carmelita conquista unidade e ganha apoio da tendência Articulação CNB
Às vésperas do Encontro Municipal de Tática Eleitoral, que irá acontecer na manhã deste domingo (29), na Câmara de Vereadores de Ilhéus, um evento preparatório visando a escolha definitiva do nome petista para a disputa majoritária da eleição deste ano, em Ilhéus, o partido anunciou agora a tarde de que não haverá “bate-chapa”, acabando de vez com a possibilidade de disputas internas na sigla.

Integrantes da “Articulação CNB”, grupo que nos últimos meses vinha demonstrando intenção de apresentar um nome para a disputa, anunciaram que irão apoiar a Professora Carmelita na sucessão do prefeito Newton Lima. “O nome da professora agora se viabiliza e une o nosso partido”, disse o vereador Alisson Mendonça, representando a Articulação CNB. “O projeto de governar Ilhéus e dar à cidade os caminhos de desenvolvimento que os ilheenses tanto nos cobram é o que nos mantêm unidos. O momento de diferenças já passou e a hora é de mostrarmos que, juntos, somos fortes e podemos”, completou.
DEM e PMDB selam acordo em Itabuna
As maiores lideranças estaduais do PMDB se reuniram na manhã desta sexta-feira (27), em Itabuna, para anunciar um acordo de apoio recíproco com o DEM, que está à frente do governo municipal. Num evento na Câmara de Vereadores, o ex-ministro Geddel Vieira Lima e seu irmão, o deputado federal Lúcio Vieira Lima, presidente estadual do PMDB, afirmaram a disposição de caminhar junto com o Partido Democratas na sucessão itabunense. O prefeito Capitão Azevedo e o médico Renato Costa, pré-candidato do DEM a prefeito, estavam presentes.
Tanto Lúcio como Geddel declararam ter confiança no nome de Renato Costa, mas deixaram claro que não deverá haver divisão entre o prefeito que tentará a reeleição e o peemedebista. “É importante que os dois tenham juízo para que não se dividam”, afirmou o presidente do PMDB na Bahia. Segundo Geddel, a parceria que se está firmando é de mão dupla. “Se hoje apoiamos, podemos mais tarde receber apoio”, enfatizou.
O ex-ministro fez um discurso no qual atacou duramente o PT e o governador Jaques Wagner, que, segundo ele, não cumpre as promessas que faz à população. “O governo já tem cinco anos e não consegue tirar do papel o Porto Sul, um projeto da maior importância para a Bahia”, atacou o peemedebista, que também cobrou a execução de outras obras, a exemplo da duplicação da rodovia Ilhéus – Itabuna e construção da barragem no Rio Colônia.
Também participaram do encontro em Itabuna os deputados estaduais Pedro Tavares (PMDB) e Coronel Gilberto Santana (PTN), além do superintendente regional da Ceplac, Juvenal Maynart.
11ª Festa do Trabalhador ilheense acontecerá dia 1º de Maio no Malhado
Tudo pronto para a 11ª Festa do Trabalhador em Ilhéus na próxima terça-feira dia 1º de Maio, na Avenida Litorânea Norte, no bairro do Malhado. Vários sindicatos filiados a Força Sindical Regional Sul, com o apoio da Prefeitura de Ilhéus e dos vereadores Jailson Nascimento, Zé Neguinho e Carmelita Ângela. Os trabalhadores deverão pegar os cupons no sindicato de sua categoria para concorrer aos vários prêmios que serão sorteados para os trabalhadores presentes no local.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores e Funcionários Públicos de Ilhéus (Sinsepi), Luiz Claudio Machado, vários artistas locais já estão confirmados para a festa, entre eles, Benner, Renner, Keketa, Nozinho, Abdias, Só Love, Jane Poeta, Ratinho, Um Love a mais e outras atrações. A programação será iniciada às 9 horas com competições esportivas e vários serviços que serão disponibilizados à população. “Corte de cabelo, manicure, massagem e cadastramento e regularização do Programa Bolsa Família, cadastramento do cartão SUS, são alguns dos serviços que estarão à disposição dos ilheenses”, afirmou.
A Caravana da Saúde vai oferecer vários serviços como distribuição de preservativos, teste de glicemia, estandes com palestras sobre drogas e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), exame preventivo e serviços odontológicos na Unidade Móvel Odontológica (Odontomóvel). A avenida Litorânea Norte também será palco da praça esportiva, onde várias competições de futebol e futvôlei serão realizadas simultaneamente durante toda a manhã do dia do trabalhador.
A Força Sindical Regional Sul Bahia é composta pelos Sindicatos dos Taxistas, dos Servidores e Funcionários Públicos de Ilhéus (Sinsepi), Trabalhadores em Hotéis, Pousadas, Bares, Restaurantes e similares (SindHotel), Frentistas do Estado da Bahia, Guardas Municipais, Colônia Z-34, Comerciários, Portuários, Trabalhadores da Construção Pesada da Bahia e Radialistas.
Prefeitura Municipal de Ilhéus
Prefeito cobra medidas jurídicas para restabelecer legalidade de precatórios
Ilhéus foi representada na Exposição “Jorge, Amado e Universal”
Centenário de Jorge Amado será lançado em 3 de maio
Sucesso nos Jogos Internos do Projovem.
Idosos participam de atividades de saúde no Vilela.
Minha Casa Minha Vida
Fui no São José …
Deu um ‘gromongô’ na minha perna (que tirou a veia pra colocar no coração). Está com uma infecção+zinha. Como em “time que está ganhando não se mexe” lembrei logo de Selma a grande fera do centro cirúrgico. Selma é a mesma que cuidou, fazendo mágica, da perna operada da trombose. Foi uma fada e fechou legal. Isso foi em 2009. Hoje ela assuntou e deu as coordenadas. Cheguei em casa e segui, direitinho, todas as recomendações. Pois num é que já ficou rosinha !!!!! Ah! ela é irmã de Roberto Viana que fazia piseiro aqui em casa na barca de Zé Rabat. O mesmo Roberto foi meu guia na primeira ida para Salvador para assuntos de clínicas e exames. A solidariedade, pelo visto, norteia essa família. Roberto Viana matou a pau naquele primeiro momento, ex-gordo no segundo e aqui, Selma.
Logo na chegada fui lá na secretaria buscar o abraço mais energizado para assuntos de “fique calmo”. Marly Arruda é uma AMIGA que transmite PAZ e resolve MESMO as coisas. Percebendo que eu estava com medo (um medo retado) colocou o vídeo de TODAS AS NOSSAS SENHORAS (ela sabe da minha relação com zoinho de mãe). Fiquei assuntando e relaxando. Quando eu já estava entrando em ALFA chega PAULA com sua metralhadora giratória disparando pra todo lado e ainda botando pilha preu metralhar também rsrsrsrsrsrsrs eu todo “istrupiado’ e ela nem thum rsrsrsrsrsr
Pena que não vi o ciumento do Arruda (marido de Marly) que quando ler pela milésima vez sobre meu carinho por Marly vai se rasgar todo e, claro, ela vai botar ele pra dormir no sofá kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk até ele se acalmar.
No final, a nossa grande Selma setenciou: se fizer isso amanhã mesmo você já vai sentir uma grande melhora. Agora o pior: Não posso ficar de calção porque a mosca é quem cria essa confusão toda. Como não posso cobrir terei que usar calça, direto, até fechar tudo. Isso pra mim é uma tragédia rsrsrsrsrsrs
Vou agora cuidar da segunda etapa do tratamento.
Segue uma carreta de bjos pra Marly fazer a devida distribuição.
Vou mandar o relatório pra Nem pra ele ficar sabendo das coisas rsrsrsrsrs e não ficar de calundu.
Marly,
Grande bjo e fique com DEUS (Sempre!).
Rabat.
Ariel Figueroa na Setur
Muitos contatos já foram mantidos. Nomes indicados pelo trade não caíram nas graças do gabinete – além de algumas recusas – aumentaram a expectativa para a indicação de um nome simpático ao trade e ao grupo palaciano.
Ariel Figueroa, turismólogo e com 26 anos desenvolvendo as suas atividades profissionais em hotéis (a maioria 5 estrelas) está praticamente eleito para ser o indicado. Ariel já implantou dezenas de hotéis no Brasil e no exterior. Apresenta um programa radiofônico intitulado Coluna e Turismo e tem um site com o mesmo nome.
O grupo de empresários está oficializando o convite e dentro de algumas horas ele deverá ser apresentado como o nome de consenso ao prefeito Newton Lima.
Empresa Brasil de Comunicação / R2CPRESS – Agência de Notícias
Audiência pública na Câmara discute suspensão dos concursos pelo governo
A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, disse que o governo federal chamou todos os candidatos aprovados em concursos públicos, dentro do limite de vagas estabelecido nos editais
EBC/Saulo Moreno




























































