:: ‘Notícias’
Prefeitura Municipal de Ilhéus
Ilhéus realizará movimentos para garantir os seus limites territoriais
Ilhéus ganha sua primeira Academia ao Ar Livre
Idosos realizam caminhada pelo combate a hipertensão em Ilhéus .
Ilhéus viabiliza ações para a inclusão social
Jornal Eco Kids será lançado na Escola Municipal da Barra
Israel Nunes é recebido por populares
Ao lado do camarada de partido, Aldircemiro, mais conhecido como Mirinho, Israel Nunes foi recebido por lideranças de professores e da juventude popular, no bairro Nelson Costa, em Ilhéus.
Em bate-papo agradável e descontraído, os populares reclamaram da existência de poucas opções políticas que representem os interesses dos jovens de maneira mais séria e consistente.
O pré-candidato a prefeito de Ilhéus pelo PCdoB foi convidado a conhecer mais de perto as necessidades da periferia da zona sul de Ilhéus, em locais como a Mangueira e o Paraguai.
Demonstrando interesse pelos mais desfavorecidos, Israel Nunes saiu da reunião com a definição de uma agenda extensa de visitas em casas de lideranças que demonstraram motivação em ouvir as ideias do comunista.
Ilhéus_DIA NACIONAL_combate_HIPERTENSÃO
“Quem tem bom coração combate a hipertensão”
“Eu sou 12 POR 8”
…
Professora Carmelita defende a manutenção da soberania de Ilhéus
Pré candidata a prefeita de Ilhéus pelo Partido dos Trabalhadores, professora Carmelita defendeu nesta quarta-feira (25) a manutenção da soberania de Ilhéus e condenou a tentativa de lideranças políticas de Itabuna de “esticar” os limites territoriais entre os dois municípios para próximo à sede regional da Ceplac, integrando empreendimentos como o Makro e o Atacadão à vizinha cidade. O assunto que parecia resolvido, ganhou novos contornos nos últimos dias. Itabuna protocolou novo pedido de anexação de território ilheense ao seu, definindo como marco as proximidades da Fazenda Primavera, contrariando as análises feitas por técnicos do Governo do Estado e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O assunto que até agora vinha sendo analisado tecnicamente, ganhará uma conotação política já que, a partir do pedido itabunense, caberá à Assembléia Legislativa, através de votação secreta, decidir quem está com a razão.
Agência Câmara de Notícias
Petrobras vai repassar aumento do preço do petróleo aos combustíveis

A presidente da Petrobras, Graça Foster, disse nesta quarta-feira aos deputados da Comissão de Minas e Energia que será impossível deixar de repassar o aumento do preço do petróleo no mercado internacional para os combustíveis vendidos no Brasil, se as previsões de alta forem confirmadas.
Mais tarde, porém, ela disse que o aumento não ocorrerá em breve. “Isso não é agora. Não está na hora de aumentar o preço de combustíveis. Não chegamos a esse ponto de estrangulamento que diga que é urgente aumentar, porque, senão, não será possível fazer investimentos.”
Segundo Foster, a média do barril para 2011 foi de 111 dólares. Mas, para 2012, os analistas preveem o barril a 130 dólares. “Evidentemente que quando o preço do barril do petróleo chega a novos patamares e se fixa naquele patamar, como a nossa política é uma política de longo prazo, chega a hora de fazer aumento de combustíveis.”
Problemas de produção
Na audiência, o deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP) criticou o ritmo de crescimento da produção de petróleo da empresa nos últimos anos, um problema reconhecido pela presidente da Petrobras.
“Os atrasos são muito grandes. As sondas anteriormente contratadas, nenhuma delas foi entregue no período adequado; e ela manifestou uma disposição de ir a campo, corpo a corpo, para que isso se faça”, observou Arnaldo Jardim. “Nós averiguamos isso. Foi bom ela ter reconhecido, e vamos cobrar para que isso efetivamente ocorra.”
Nacionalização na Argentina
Graça Foster não quis comentar a decisão do governo argentino de nacionalizar a principal empresa de petróleo do país. Ela disse apenas que a Petrobras está buscando os seus direitos em relação a uma concessão da empresa que foi suspensa por uma província argentina no início de abril.
Segundo ela, a Petrobras cumpriu tudo o que foi proposto. “A Argentina interessa à Petrobras. Nós temos uma participação de longos anos na Argentina, esperamos resolver a questão da concessão que nos foi retirada”, disse Graça Foster. “Mas temos uma relação muito próspera com a Argentina e estamos com os nossos investimentos conforme o previsto no plano. Não há indícios hoje de que vamos aumentar investimentos na Argentina.”
Investimentos
A presidente da Petrobras disse que os investimentos da empresa para 2012 estão estimados em R$ 88 bilhões. Ela disse ainda que a taxa de sucesso da Petrobras nas suas atividades de exploração foi de 59% em 2011, quando a média mundial é de 38%. Na camada do pré-sal, a taxa de sucesso teria sido de 94%.
Edição – Newton Araújo
PESQUISA DO INCOR CONSTATA QUE A MAIORIA DOS HIPERTENSOS NÃO CONSEGUE MUDAR DIETA PARA CONTROLAR A DOENÇA
Estudo não deixa dúvida sobre a dificuldade do paciente com pressão alta em mudar seus hábitos alimentares, mesmo quando isso é fundamental para a manutenção de sua saúde. Apenas 13% dos hipertensos sob tratamento consomem sal na quantidade ideal para controlar a doença. Incor fará campanha de conscientização para a população nesta quinta-feira (26), Dia Nacional de Combater à Hipertensão.
A história se repete. O paciente chega ao consultório do médico e, ao ser perguntado se está seguindo a dieta com baixo teor de gordura e de sódio, jura de pés juntos que, sim, segue à risca as orientações do médico e da nutricionista. O aparelho de medicação de pressão arterial, contudo, conta outra história. A pressão arterial do paciente continua em níveis altos. Das duas uma, pensa o médico, ou o paciente não está tomando os medicamentos corretamente ou, o mais comum, não consegue abrir mão de uma dieta alimentar rica em sódio e gorduras, principais vilões da pressão arterial. Especialistas da Unidade de Hipertensão do Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP) não se intimidaram e foram a fundo na busca de resposta a essa questão. Eles recorreram a uma fonte de dados que torna impossível camuflar as evidências do consumo excessivo de sal: a urina coletada ao longo de um dia. Mesmo nessa população que tem acesso a informação e a tratamento qualificados, apenas 13,5% dos pacientes atingiram a meta de consumo de sódio preconizada pela comunidade médica internacional, que é de <100 mEq/24h (menos que cem miliequivalentes de sódio por dia) ou cinco gramas de sal, que preenchem três colheres rasas de café.
Prefeitura Municipal de Ilhéus
Prefeitura realiza a limpeza completa do canal do Malhado
Prefeitura convoca mais 103 aprovados no concurso
Prefeito solicita ao Governo do Estado novas obras para o Porto Internacional
Prazo de inscrições do ProJovem Urbano termina no próximo dia 30
Seast promove Jogos Internos do Projovem
Notícias da AVEP
Neste domingo(22) pela manhã a Associação dos Veteranos de Esporte Praiano –AVEP – cumprindo sua programação 2012 realizou como de costume os dois “babas” na praia da Av. Soares Lopes (imediações do Ed Santa Clara) em que no Campo 1 a equipe do Capitão Djalma Peludo empatou com a do Capitão Renatinho pelo escore de 1 a 1, gols marcado por Melgaço a favor de Peludo e Fred para Renatinho. No Campo 2 também houve empate de 2 a 2 entre os quadros do Capitão Alvinho da Financeira e do Capitão Paulinho Gois, com gols de Ralio e Adauto para Alvinho e de Ismar(2) para Paulinho Gois. Capitão (Campo 1) e José Ivan da Liga Ilheense de Futebol foram os juízes das partidas, ambos com boas atuações.
Campo 1 (Time do Cap. Djalma Peludo): Waldemir, Wilton, Peludo, Paulô, Haroldo(depois Luis Mario), Jorge Reis, Silva, Melgaço, Major, Marconi e Luis Humberto X (Time do Cap. Renatinho): Rosivaldo, Galletti, Walmick, Passos, Pio, Fred, Heckel, Rogério, Renatinho, Carqueija e Duda Reis
Campo 2 (Time do Cap. Alvinho da Financeira): Alison, Bacelar, Alvinho, Torisco(depois Ralio), Vado, Maurílio, Adauto, Erisvan, Zugaib, Dr. Souto e Carlos Semigago X (Time do Cap. Paulinho Gois): Pedro Paulo(Chama Gol), Lindóia, Paulinho Gois, Japonês, Zé Eduardo, Sizinio, Antonio Lopes, Cesinha, Sena, Tabosa e Ismar
Ocorrências com destaques da rodada
No Campo 1 o time do capitão Peludo não soube, com a expulsão de Renatinho da equipe adversária, aproveitar a vantagem de jogar com um homem a mais quase o 2º tempo inteiro, e ficou mesmo no empate. Neste Campo o volante Fred(equipe Renatinho), aliando garra, vontade e bom futebol foi o destaque da partida.
No Campo 2 a novidade foi a volta do beque Paulinho Gois novamente patenteado de capitão. Ainda nesta área informações trazidas de observadores, relatam que o meio-de-campo Dr. Souto, com um fino toque de bola, desarticulou a meia cancha adversária e se destacou na partida.
Depois dos encontros os atletas foram saborear um delicioso churrasco no Bar de Zezinho da Baixa Fria. Neste local comenta-se que o zagueiro Peludo, ao falar que o time adversário só tinha três jogadores importantes, deu um rebu danado e foi retrucado pelo médio volante Passos: “Ora, seu Peludo, uma equipe se joga com onze. Eu acho que você está querendo é passar a ser coronel”. No fim das contas entre uma cerveja e outra, com abraços e beijinhos pra lá e pra cá, tudo acabou em paz.
Assessores da entidade anunciaram que após a campanha do quilo, a Cesta da Fraternidade melhorou muito, e esperam que na próxima rodada continue assim.
Israel Nunes se reúne com integrantes da Guarda Municipal de Ilhéus
O pré-candidato a prefeito de Ilhéus, Israel Nunes, reuniu-se com integrantes da Guarda Municipal de Ilhéus, para tratar de questões relativas à carreira desses servidores.
O bate-papo, que contou com a presença de Marcus Vinícius, diretor-presidente do Instituto de Promoção da Segurança Pública Municipal -PROSEM – e do pré-candidato a vereador pelo PCdoB e guarda municipal, Cesar Cardozo, girou em torno da valorização, da capacitação e da equipação da Guarda Municipal, como mecanismo e corpo de funcionários que amplie no cidadão a sensação de segurança.
Israel Nunes salientou a necessidade de corrigir distorções remuneratórias entre os diferentes níveis da carreira, oferecer uma formação adequada, especialmente no sentido de tornar a Guarda uma corporação cidadã e dar condições de trabalho ao respectivo pessoal. “Com a estrutura, a formação e capacitação adequada, aproximaremos a Guarda Municipal do cidadão, evitando eventuais abusos contra os munícipes, mas também reconhecendo os direitos desses profissionais. Quem exige, tem que dar condições de trabalho”, disse Israel Nunes.
Ronda Escolar contempla Escola Paulo Freire com ciclo de palestras
Alunos da Escola Municipal Paulo Freire, localizada no bairro Teotônio Vilela, receberam na manhã desta terça-feira (24) a equipe da Guarda Municipal de Ilhéus, responsável por ministrar palestras por parte do Programa Ronda Escolar. Iniciada na última semana, a iniciativa abrange diversas unidades escolares da rede municipal que, além de visitas diárias, estão recebendo a presença de GCMs, responsáveis por abordar os mais diversos temas, entre eles Bullyng, Orientação para o trânsito, pedofilia e Integração Família/Escola.
O encontro, que aconteceu no pátio da escola, reuniu cerca de 140 alunos do ciclo 3, fase 2, e teve como tema o bullyng. Para a diretora da unidade, Jacira Oliveira Fernandes, o Programa “Ronda Escolar” tem fundamental importância na formação dos alunos como cidadãos. “Os alunos passam a atuar como agentes multiplicadores tanto nas salas de aula, como em suas casas, ajudando a reforçar valores como solidariedade e respeito ao próximo”. As palestras foram ministradas pelos GCMs Adriana Gonzaga, Magnólia Silva Santos e pelo coordenador das palestras Andresson Cláudio Almeida.
Agentes da dengue escolhem novo coordenador de endemias.
A escolha da coordenação dos Agentes de Endemias, através de eleição direta, já é uma realidade na Secretaria da Saúde de Ilhéus. Segundo o secretario Ronaldo Lavigne, todo o processo de escolha foi democrático, no qual os próprios trabalhadores elegeram o seu novo coordenador. A eleição foi realizada na quinta-feira (19) e o processo de nomeação do vencedor do pleito aconteceu na sexta-feira (20).
O processo eleitoral para a escolha do novo coordenador de endemias foi realizado pela maioria dos agentes, através de um abaixo-assinado repassado à Diretoria da saúde. De um contingente de 126 agentes, o documento reuniu 83 assinaturas elegendo, portanto, Paulo Raimundo Barbosa dos Santos para o cargo. Paulo possui larga experiência na área, pois ocupou o cargo anteriormente.
O secretário da Saúde, Ronaldo Lavigne, explicou que esse procedimento é uma reivindicação antiga da categoria, o que o fez atender ao pedido como forma de incentivar os servidores a desempenhar os serviços da saúde com mais qualidade. “Com esta medida, o desempenho e dedicação da categoria só tende a melhorar, e isto terá reflexos positivos no trabalho de campo e, consequentemente, melhorará o combate à dengue”, afirmou Ronaldo.
Os agentes de endemias são os profissionais responsáveis pelo combate direto da dengue no município, realizando a pesquisa larvária em imóveis para levantamento de índice, descobrimento de focos, colocação de armadilhas e execução dos procedimentos para a eliminação de criadouros, tendo como método de primeira escolha o controle mecânico (remoção, destruição, vedação, etc.). Além disso, os agentes executam o tratamento focal e perifocal como medida complementar ao controle mecânico, aplicando larvicida conforme orientação técnica.
Câmara de Ilhéus realiza amanhã debate sobre os limites territoriais

Vereadora Carmelita
Segundo o chefe de Gabinete do prefeito de Ilhéus, José Nazal Pacheco Soub, que estará representando o governo, fará uma exposição de todos os procedimentos até aqui adotados, uma vez que, por designação do prefeito Newton Lima, vem sendo o principal articulador nos debates técnicos, inclusive na Assembleia Legislativ. Para Nazal, não há a menor dúvida da legitimidade territorial ilheense quanto às instalações dos supermercados. “É isso que queremos deixar patente, pois se trata de interesse econômico e não de pertencimento, além de que o limite é reconhecido pelo estado cujos marcos foram localizados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) da Secretaria Estadual de Planejamento”, explicou.
Ainda de acordo com José Nazal, é importante esta convocação solicitada pela vereadora Carmelita Ângela, ”pois temos que unir todas as forças tanto técnicas quanto políticas para que não venhamos a contabilizar prejuízos futuros irreversíveis, e a Câmara, certamente, é o melhor local para realizar este debate”. O resultado desta sessão especial, ainda conforme informações, será encaminhado à Comissão da Assembleia Legislativa, que será a responsável pela votação final da revisão dos limites territoriais na Bahia.
.




























































