:: ‘Notícias’
VIOLÊNCIA ENTRE JOVENS POR INTERMÉDIO DAS DROGAS NO MUNÍCIPIO DE ILHÉUS
A Secretaria Nacional de Segurança Pública classifica Ilhéus, como uma das cidades mais vulneráveis em segurança pública no estado da Bahia. O ponto principal deste elevado índice é o número de homicídios de jovens envolvidos no mundo das drogas.
Segundo dados do Presídio Ariston Cardoso, 75% dos jovens detentos tem como causa principal às drogas. O Crack é a droga que mais vitimiza esses jovens, seguido da maconha e da bebida alcoólica.
Este quadro da violência entre os jovens por intermédio das drogas se dá, por uma série de fatores que vai, desde da falta de uma estrutura familiar adequada, deterioração dos valores morais até a política equivocada e arcaica de se fazer segurança pública. Acredita-se que política de inclusão social, sistema educacional de qualidade e uma política de segurança baseado na prevenção seja o melhor caminho.
GCM Nascimento – Guarda Civil Municipal na cidade de Ilhéus.
Comunicado SIMPI Ato de mobilização
O Sindicato do Magistério Municipal Público de Itabuna, o SIMPI, convida toda a categoria de professores e a sociedade civil para comparecerem e participarem do Ato Público que acontecerá hoje, 17/04, às 13:30 na praça do bairro São Caetano em Itabuna cujo objetivo é mobilizar e conscientizar a comunidade sobre os motivos da greve dos professores municipais. O SIMPI informa, também, que a Assembléia Geral Extraordinária para votação da categoria pela manutenção ou não do movimento grevista acontecerá no dia 19 (quinta-feira), às 9h, no auditório da UNIME, campus II.
Atc,
Jeremias Barreto
Assessor de Comunicação – SIMPI
Prefeitura Municipal de Ilhéus
Prefeito Newton Lima solicita obras de pavimentação ao Governo do Estado
Prefeito empossa novo diretor especial de relações comunitárias
Serviços para realização do cartão do SUS são ampliados em Ilhéus
Secretaria de Educação e Thydêwá realizam programação alusiva ao Dia do Índio
O universo das bicicletas é tema de exposição no Teatro Municipal de Ilhéus
FORMULÁRIO DE CADASTRAMENTO DE USUÁRIO SUS
Prefeitura Municipal de Ilhéus
Prefeitura lança projeto “Ronda Escolar”
Saúde elabora estratégias para garantir atendimento aos pacientes com dengue
Ilhéus garante o reajuste de 22% para professores da rede municipal
Apresentada em Salvador uma nova proposta de atualização das divisas do Litoral Sul da Bahia
Espetáculo teatral “Capitães do Morro” é montado em Ilhéus
A montagem da peça “Capitães do Morro” está acontecendo de forma intensa e promete grandes surpresas. Com direção e texto de Pawlo Cidade, a peça levará ao palco um drama urbano que se passa em um morro dominado pelo tráfico de drogas, sob o comando do traficante Cabeção. A trama destaca a história de Binho, um morador da Comunidade do Morro que, após ter a mãe assassinada, se envolve no tráfico de drogas. A estréia será em junho, com três apresentações previstas para os dias: 08, 09 e 10 e mais quatro dias direcionado para Projeto Escola no Teatro.
Com uma estrutura narrativa que prima, em parte, pelo psicodrama, “Capitães do Morro”, como promete o diretor, não será um espetáculo que dará informações prontas. Surpreendentemente, a peça terá três finais diferentes. O público poderá assistir ao espetáculo três vezes e decidir o melhor final.
Segundo Cidade, “o slogan da peça – toda escolha tem seu preço; todo final um novo recomeço – remete justamente a essa pluralidade de vivências que nosso livre-arbítrio nos permite. A platéia será fatalmente condicionada à reflexão de como as escolhas influenciam em nossa vida”.
São 14 atores que dividem o palco em “Capitães do Morro”: Germano Lopes, Andréa Bandeira, Ruy Penalva, Val Kakau, Romário Góis, Maurício Lima, Roberto Santana, Ricardo Rodrigues, Rafael Silva, José Hilton, Jorge Attos, Léia Raquel, Laiane Vitória e Paula Cristina. O elenco treina diariamente noções de capoeira e luta livre com o Contra-Mestre Pizute, participa de aulas de expressão corporal e presença de palco com a coreógrafa Bianca Lavigne, e participa também de aulas técnica vocal com o maestro Antônio Melo.
A equipe é formada ainda pela produtora Viviane Siqueira, pelo figurinista Justino Viana, pelo cenógrafo Jofferson Ferreira (Jó), assistente de direção Ciro Nonato, concepção de iluminação de Paulo Rosário, assessoria de imprensa de Tacila Mendes e fotografia de Julay e Tacila Mendes. A trilha sonora será originalmente composta por “D’Jesus.
“Capitães do Morro” é a trigésima montagem realizada pelo diretor Pawlo Cidade. O espetáculo foi selecionado na demanda espontânea do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, Secretaria de Cultura do Estado, Secretaria da Fazenda e Governo do Estado da Bahia. Tem como parceiros O Grupo Teatro Total, a Comunidade Tia Marita, a Imapel, Fundação Cultural de Ilhéus e Sindicato dos Bancários de Ilhéus. Toda a trajetória desta montagem está no site: http://www.capitaesdomorro.blogspot.com.br ou no Facebook: www.facebook.com/CapitaesDoMorro.
—
Tacila Mendes
Púpilo de Danilo Gentilli, Paulo Prazeres chega em cartaz no TMI com seu stand-up comedy
Por Inteiro e Sem Cortes é um show dinâmico e surpreendente que deve garantir ao público boas gargalhadas e refletir junto com o humor inteligente e sarcástico do comediante.
Com 10 anos de carreira nas artes cênicas, Paulo Prazeres tem em seu currículo importantes passagens no cenário baiano e paulista. Em São Paulo atuou em “Eu não matei P. Maluf” e conheceu o gênero que hoje se tornou o carro chefe da sua carreira: o Stand Up Comedy.
Em 2008 o ator fez suas primeiras apresentações de comédia sendo pupilo de um dos humoristas mais conhecidos do país, Danilo Gentilli que atualmente apresenta o programa Agora é Tarde na Band e já foi do CQC. De volta a Salvador, iniciou o movimento de difusão do gênero na cidade e faz parte do único grupo de Salvador que já se apresentou nos principais teatro de Salvador: Os Donos do Riso. Chega em Ilhéus no dia 04 de maio, no Teatro Municipal as 20:30h e 05 e 06 no Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna, em mesmo horário.
Maria Regina Canhos Vicentin em: Doutrinas
Dias atrás li um artigo que tratava sobre uma doutrina religiosa e afirmava que ela deveria servir para promover o ser humano e não aprisioná-lo a erros passados. Concordei inteiramente. Fiz um paralelo com o catolicismo, e as mudanças que foram implementadas de uns anos para cá, substituindo a ideia de um Deus castigador pela de um Deus amoroso, um verdadeiro Pai. Penso que a religião; as doutrinas; precisam servir para amparar a humanidade, promovê-la, auxiliá-la mostrando o caminho, a direção, e não precipitando os indivíduos num mar de culpa e remorso, onde as pessoas se sentem paralisadas e diminuídas. O erro existe sim, e faz parte do aprendizado. Não há como assimilar o conteúdo de uma disciplina sem ensaios, sem testes, sem experimentação. A própria experiência religiosa é experimentação. Você se inclina ao insondável e verifica se consegue sentir algo, se algo faz sentido para você. Existe o encontro daquele que anseia com Aquele que é o próprio anseio, porque Dele somos provenientes.
A doutrina precisa amparar, estimular, ensinar, motivar. Erros são naturais. Fracassos fazem parte. Não podemos nos fixar nos erros, nos fracassos, nas falhas. São necessários e fazem parte do aprendizado, mas não podem ser supervalorizados. A evolução do ser humano é que deve ser priorizada. Evolução que se dá cada vez que um ensinamento é assimilado, aprendido. E esse ensinamento só é assimilado quando se traduz numa mudança de vida, numa mudança de olhar, numa mudança de atitude para com o próximo e para consigo mesmo. As coisas velhas vão ficando para trás, e a gente se reveste do “homem novo”; uma nova identidade, pois nos identificamos com outras coisas, coisas melhores.
Festival da Tilápia é encerrado com Missão Empresarial
O encerramento do III Festival de Tilápia em Paulo Afonso foi um sucesso e os visitantes saíram satisfeitos após saborear diversos pratos produzidos pelos restaurantes participantes. O evento aconteceu, na última sexta-feira (13), e contou com a participação de donos de bares e restaurantes de Salvador, representantes de cursos de gastronomia de faculdades e críticos gastronômicos.
Promovido pela Bahia Pesca, em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o festival teve o apoio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), e o Sebrae.
Para o superintendente da CAR, Dernival Oliveira Júnior, Paulo Afonso não poderia ficar de fora do festival. “Paulo Afonso e Glória são os maiores produtores de tilápia do Nordeste e se consagram como o maior pólo de piscicultura, com todos os elos da cadeia produtiva”, afirmou.
O presidente da Bahia Pesca, empresa vinculada à Seagri, Isaac Albagli afirmou que “estamos interiorizando o Festival e nada mais justo que incluir Paulo Afonso. O evento aqui foi um sucesso e vamos ampliar para outros municípios.”
Luiz Henrique Amaral, disse que o evento superou as expectativas e pretende levar o que viu “para a sede da Abrasel para que sirva de exemplo para outros festivais”.
Mais investimento para a região
Durante o festival, o superintendente da CAR assinou três convênios, no valor total de R$530 mil, para a recuperação da piscicultura de Paulo Afonso, incrementando em mais 46 toneladas de peixe ao mês na produção regional. Cerca de 60 famílias, das localidades de Malhada Grande II e III e Lagoa do Junco serão beneficiadas.
Missão empresarial
Integrando a programação, uma missão empresarial composta por donos de restaurantes e bares de Salvador e piscicultores visitou a Estação de Piscicultura Caiçara II, em Vila Matias, Paulo Afonso. A estação, a maior do setor público do Brasil, foi reformada e ampliada no ano passado e tem capacidade para produzir 15 milhões de alevinos por ano. A missão conheceu também dois projetos de piscicultura na cidade Glória.
—
Karoline Meira

































































