WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

O Alcoolismo – a doença da negação

.

Dois cafés e a conta….com Claudio Leite
Por Mario ventura, Revista O Globo 08 de Abril de 2012
Claudio Leite era o maior cirurgião infantil do país. Palavras do neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho. Claudio perdeu a conta das vidas operou. Teve época em que parei, a mão tremia que salvou. Integrou as três maiores associações pediátricas do mundo. Criou uma técnica de entubação traqueal de recém-nascidos e desenvolveu cuidados pioneiros no pré e no pós-operatório. “Em uma época em que operar recém-nascidos e devolvê-los aos pais era praticamente um milagre, ele, com seus anestesistas e assistentes, resultados surpreendentes”, diz Rosa Célia, criadora do Pró-Criança Cardíaca. Por trás do sucesso, reconhecido no Brasil e no exterior, escondia-se uma doença que só a família sabia: alcoolismo. No dia 25, às 19h, ele lança rua na livraria Timbre o livro “Alcoolismo — doença da negação” (Editora Lacre). Aos 83 anos, mais de 20 como alcoólatra, Claudio está há 14 sóbrio, desde que entrou no Alcoólicos Anônimos (AA).
“Durante anos sofri e me destruí, destruí minha família, minha profissão e cheguei à solidão extrema e à completa desmoralização. Estou me expondo
muito com o livro, mas o benefício que ele pode trazer para quem é alcoólatra e ainda não se identificou com a doença compensa a quebra do anonimato.”
REVISTA O GLOBO: Como o senhor começou a beber?
CLAUDIO LEITE: Tomando um uisquinho à noite, para relaxar e descontrair. O alcoólatra se justifica: “Hoje trabalhei muito, mereço.” Bebia moderadamente. Mas o alcoolismo é uma doença de progressão lenta. Entre beber porque quer e porque precisa há um espaço muito grande de tempo. E há a negação. Dificilmente o alcoólatra admite que está bebendo demais. Passei anos bebendo sem controle e sem consciência dessa doença gravíssima, que mata mais do que o câncer e a Aids. O álcool é aceito pela sociedade, identificado à beleza e ao sucesso, mas há mais de 60 doenças secundárias associadas a ele.
Por que o senhor precisava beber?
Essa ideia de que você bebe porque tem um sofrimento muito grande é coisa do passado. Por séculos, o alcoólatra era aquele morador de rua, cheio de apelidos pejorativos, como pé de cana e pudim de cachaça. Acreditava-se que era vício, defeito de caráter, falta de força de vontade ou loucura. Mas é uma dependência química que afeta os componentes físico, mental e espiritual. Espiritualidade não é religiosidade, é uma força interna que nos mantém bem nós mesmos. E há uma herança genética. Eu tinha avô, tio, irmão, primo alcoólatras.
Como o senhor conciliava a medicina e o álcool?
 Procurava não beber na véspera de cirurgia. Meu amor pela Medicina era tão grande que suplantava a vontade de beber. Nunca entrei num centro cirúrgico bêbado. Um dia, com o  paciente já na mesa de cirurgia, liguei para meu assistente e disse que não tinha condições. Ele operou. Teve época em que parei, amão tremia muito, estava completamente doido. Em 1978, se tive um infarto. Não quis ficar internado, porque não poderia beber. Fui para casa e bebia uma – garrafa e meia de uísque por dia, infartado.
Como isso se refletia na sua família?
Nenhuma outra doença tem a capacidade de destruir a família como o alcoolismo. Minha mulher já quase não falava comigo. Há dez anos não dormíamos juntos, porque ela não agüentava meu bafo. A angústia e o sofrimento eram brutais. Eu tinha mania de arma, fiz tiro ao alvo. Um dia meu filho tirou tudo de casa, porque eu já estava com intenção de dar um tiro na cabeça. Diziam: “Claudio é mulherengo, adora mulher.” Não. Você adora a mulher que não fica dizendo: o “Não beba.” Por isso eu ia para motel e ficava dois, três dias com prostituta, para beber.
Como foi o processo de recuperação?
Minha família já tinha feito várias tentativas para – eu ir ao AA, mas eu, médico, agnóstico, orgulhoso e prepotente, me julgava acima de tudo. E o alcoólatra, nessa fase, tem um egocentrismo brutal, só pensa nele. Eu não queria entender  que é uma doença que nos faz iguais. No AA, você vê juiz ao lado de rapaz de 17 anos que roubou carro para o tráfico. Eu vivia trancado no quarto, sem tomar banho, bebendo vodca. Até que meu filho disse: “Papai, vou te dar uma última chance. Tome um banho e venha comigo.” Não sei por que obedeci. Era dia 11 de Um dia, com o novembro de 1997. Tinha 68 anos e estou sóbrio desde então. Tenho uma gratidão eterna pelo AA. Perdi muito tempo bebendo minha vida.

PARABÉNS !!!!

Capitão Henrique

Gostaríamos de parabenizar ao mais novo Capitão PM. Henrique, pertencente a 68ª Companhia Independente da Polícia Militar situada no Centro-Ilhéus/BA pela sua Promoção.

Ativo na Polícia Militar, foi comandante de vários Companhias, Pelotões e Destacamentos do 2º Batalhão da Policia Militar da Bahia, entre eles: Ubaitaba, Teolândia, Gandú, Itacaré, Companhia Especial Tático Operacional, entre outros.

Pedagogo formado pela Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC, formando e Pós-graduando em Psicanálise Clínica pelo CEAPP/FACCEBA em Salvador-BA e Pós-graduando em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela UNIME em Itabuna-BA sempre buscou o progresso.

Capitão, continue este homem íntegro e honesto.

Muitas felicidades amigo, você merece!

São os votos de amigos e familiares!

“VEM SÃO JORGE ACUDIR O TEU POVO”

– Procissão de São Jorge.
– Ruas centrais da cidade de Ilhéus
– São Jorge é um dos padroeiros da cidade.
– 23 04 2012



.

VEJA FOTOS CLICANDO AQUI E DEPOIS EM APRESENTAÇÃO DE SLIDES

Na sequência, fotos da Festa no ano de 2008

OPUS DEI

BOLETIM 23 de abril de 2012 

Seleção de artigos relativos ao centenário da Primeira Comunhão de São Josemaria na sua página web. Prelado fala sobre devoção eucarística do Fundador do Opus Dei.

DO PRELADO

Por ocasião da Semana Santa, o Prelado reflete sobre a instituição da Eucaristia. O centenário da primeira Comunhão de S. Josemaria, em 23 de abril, serve para impulsionar a recepção deste sacramento cada dia mais piedosamente. [+]

Andreia fez a sua Primeira Comunhão na Semana Santa em Roma. Em um encontro de jovens com o Prelado do Opus Dei, ela pergunta a D. Javier como era a devoção de São Josemaria à Eucaristia. [+]

NOTÍCIAS

Faz cem anos que São Josemaria fez a Primeira Comunhão. O Senhor “quis vir tornar-se dono do meu coração”, dizia. [+]

Carmelita visita Maria Jape e assume compromisso de olhar com mais respeito para o homem do campo

Nascido e criado no distrito rural de Maria Jape, em Ilhéus, Genivaldo Figueiredo Moreira, de 46 anos, casado e pai de dois filhos, conhece como poucos os problemas da comunidade em que vive. A localidade é rica na produção da cultura de subsistência, como cacau, mandioca, aipim, milho, cupuaçu e cana-de açúcar. Mas falta apoio aos agricultores, as estradas vicinais são historicamente ruins e, normalmente, depois das eleições, os políticos que aparecem em busca de votos, somem sem dar uma solução para os problemas da comunidade. “Estamos cheios disso”, desabafa. “Por isso, desta vez, queremos dar uma oportunidade ao novo. E o novo, o diferente, é entregar a gestão da cidade a uma mulher”, disse Genivaldo, ao receber, neste domingo (22), a visita da pré-candidata a prefeita de Ilhéus pelo Partido dos Trabalhadores (PT), professora Carmelita.

Agricultores da comunidade empolgados com a possibilidade de eleger uma mulher


O território de Maria Jape é formado por cerca de 50 propriedades rurais e habitado por mais 800 famílias. A maior parte é de pequenos agricultores preocupados com o futuro dos filhos e netos e a falta de oportunidade que há décadas toma conta da região. “Quero governar com a razão. Mas não abro mão de governar também com o coração. Por que quem governa com o coração tem a capacidade de estimular o amor. E nós precisamos fazer diferente para construir esta nova cidade que todos nós, da zona urbana e da zona rural, queremos”, disse Carmelita aos agricultores. O olhar com sensibilidade e a altivez de uma mulher para governar os ilheenses é visto pelos moradores de Maria Jape, como uma grande oportunidade de dar o salto que a cidade precisa para voltar aos trilhos do desenvolvimento. Natural de Jussari, mas residindo na comunidade com esposa e filhos há 18 anos, Carlos Alberto dos Santos, se diz estimulado com a proposta de ver uma mulher sentada na principal cadeira do Palácio Paranaguá.

:: LEIA MAIS »

Bahia Pesca faz repovoamento de um milhão de caranguejos em manguezal de Ilhéus

A Bahia Pesca, fez ontem (21) o repovoamento de um milhão de megalopas – pequenos caranguejos na segunda fase de desenvolvimento, medindo apenas meio centímetro – no manguezal da Avenida Beira Rio, bairro Sapetinga em Ilhéus O repovoamento faz parte do programa de fortalecimento e geração de renda para as famílias da área de implantação do Porto Sul, projeto do Governo do Estado que está em fase de licenciamento ambiental pelo Ibama e que dará um novo impulso ao desenvolvimento regional.

A iniciativa faz parte do Puçá – Programa Integrado de Manejo e Gerenciamento do Caranguejo-uçá e as megalopas foram cultivadas no laboratório da Bahia Pesca na Fazenda Experimental Oruabo, em Santo Amaro, onde também são realizadas as principais atividades de pesquisa da Bahia Pesca. As cem fêmeas utilizadas para a reprodução foram capturadas no próprio manguezal e devolvidas ontem ao habitat natural, durante o evento.

O gerente da Fazenda Oruabo, Jerônimo Souza Filho explicou para estudantes, marisqueiras, representantes de colônias de pescadores, professores e jornalistas como é realizado o ciclo de vida do uçá. Já a tecnóloga em aqüicultura Eliane Hollunder, responsável pelo Laboratório de Reprodução de Caranguejo, liberou as larvas, transportadas em sacos plásticos, no manguezal.
Objetivo

“O principal objetivo do repovoamento é a defesa do meio ambiente já que eles crescem, se tornam reprodutores, mantendo o ciclo e conseqüentemente o equilíbrio ambiental”, explica o presidente da Bahia Pesca,empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, Agrária, Isaac Albagli. Ele lembra que em 1997 a DLC – Doença Letárgica do Caranguejo – matou milhões destes crustáceos em vários estados do Brasil, fato que muito contribuiu para a redução da quantidade da espécie.

Educação Ambiental

Isaac afirma, no entanto, que o ser humano é quem mais dizima, pois muitos capturam os caranguejos sem os critérios determinados pelos órgãos ambientais, desmatam e poluem os manguezais. Ele destaca ainda que, paralelo ao repovoamento, a Bahia Pesca promove palestras orientando a população a preservar o meio ambiente, não capturar caranguejo com tamanho inferior a cinco centímetros, fêmeas ovadas ou no período das andadas. A cada ano o crustáceo cresce apenas um centímetro.


Marival Guedes – Assessor de Comunicação da Bahia Pesca.

Maria Regina Canhos Vicentin em: A pregação da Palavra

Neste último fim de semana, estive ministrando uma palestra na vizinha cidade de Igaraçu do Tietê. A temática versou sobre a mulher e a forma como se deixou escravizar pelos modismos e o culto ao corpo, esquecendo-se de suas qualidades inatas e naturais, entre elas a sensibilidade, a espiritualidade e a meiguice. Em comemoração à semana da atividade física, também ressaltamos a importância da regularidade dos exercícios, como forma de assegurarmos a saúde e a liberação de endorfinas, tão importantes para a nossa sensação de bem estar. Longe de vincular os exercícios a um corpo sarado e perfeito, a finalidade foi destacar a importância de sua ação na flexibilidade corporal, disposição geral, e prevenção de doenças. Afinal, precisamos cuidar do templo do nosso espírito. Ao término da preleção, fui procurada por uma senhora que perguntou se eu era evangélica, pelo fato de haver feito referências a passagens bíblicas durante a minha exposição. Esclareci que era católica, e que considerava que os católicos também precisavam falar.

:: LEIA MAIS »

Agrissênior Notícias – Nº 376 – 24 de abril de 2012

Empresa Brasil de Comunicação / R2CPRESS – Agência de Notícias

Dilma afirma que governo terá posição de respeito à CPMI

A presidenta disse que todos os fatos devem ser apurados. A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito vai investigar as relações de Carlinhos Cachoeira com políticos, órgãos públicos e empresários

EBC/Luis Carlos Pinto – Ao Vivo

Israel Nunes participa de posse da nova diretoria do Sindicato da Construção Civil

Nesta sexta-feira, 20 de abril, tomou posse a nova diretoria do Sindicato da Construção Civil, que terá como Presidente Washington Aragão.

.


O pré-candidato a prefeito de Ilhéus pelo PCdoB, Israel Nunes, esteve presente na solenidade.
Também compareceram o Presidente do Sindicato dos Bancários de Ilhéus, Rodrigo Cardoso, além do representante da APPI/APLB Sindicato, Cláudio Magalhães, o Presidente do SINDIBORRACHA, Gerival Bispo de Sá, e Marcos Souza, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos (todos na foto).
Israel Nunes salientou a necessidade da união de todos os trabalhadores da construção civil, um setor em franca expansão em Ilhéus e que é famoso por altos índices de acidente do trabalho e exploração intensiva da mão-de-obra.
O pré-candidato Israel Nunes estava muito feliz entre tantos dirigentes e lideranças sindicais.

CONVITE

A Bahia Pesca tem a honra de convidar V. Sa, para participar do repovoamento de Megalopas do Caranguejo-uçá, no dia 21.04.2012 as 15:00 horas na Avenida A Beira Rio Bairro Sapetinga. O repovoamento é uma iniciativa da Bahia Pesca e faz parte do Projeto Puçá- Programa Integrado de Manejo e Gerenciamento do Caranguejo-Uçá. O objetivo do projeto é a manutenção do equilíbrio ambiental e a preservação da espécie. Contamos com sua participação para uma ação que é de grande importância para o nosso município e região

Equipe da Folha é rendida por homens armados em área de conflito na BA

DE SÃO PAULO

FOLHA.COM

http://www1.folha.uol.com.br/poder/1078920-equipe-da-folha-e-rendida-por-homens-armados-em-area-de-conflito-na-ba.shtml

Homens fortemente armados, com escopetas e revólveres, renderam na manhã desta sexta-feira (20) uma equipe de reportagem da Folha em uma estrada rural de Pau Brasil (553 km de Salvador), no sul da Bahia, centro do conflito entre índios pataxó hã hã hãe e fazendeiros.

Os integrantes do grupo armado usavam capuzes.

PM faz bloqueios contra disputas entre fazendeiros e índios na BA
Seguranças em ‘Bunker’ protegem terra onde índios invadem na Bahia

Por volta das 8h, o carro da reportagem foi parado por cerca de 12 homens. Sob a mira de armas, o repórter fotográfico Joel Silva, 46, e o motorista Igor Correia, 25, foram obrigados a sair do veículo e a se deitar na estrada de terra. Os dois foram revistados.

Um dos homens armados ordenou que os dois não olhassem para o grupo. O equipamento fotográfico foi retirado do carro e inspecionado.

Deitado, o repórter foi interrogado pelos homens armados sobre sua identidade e sobre a razão de estarem na zona de conflito.

Após cerca de sete minutos, os homens trancaram o equipamento no porta-malas do carro da reportagem e mandaram o repórter fotográfico e o motorista deixarem o local rapidamente, reiterando a ameaça de atirar caso olhassem e identificassem os agressores.

Poucos quilômetros depois, o carro foi novamente parado por outro grupo, este de sete homens. Pelo menos um deles carregava uma escopeta. O repórter e o motorista receberam uma nova ordem para deixar o local rapidamente.

:: LEIA MAIS »





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia