WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

MARINHA DO BRASIL

MARINHA DO BRASIL
COMANDO DO 2º DISTRITO NAVAL
DELEGACIA DA CAPITANIA DOS PORTOS EM ILHÉUS

“NOTA A IMPRENSA”

Ilhéus-BA, 09 de abril de 2012.

No dia 07 de abril, na Enseada do Pontal, em Ilhéus – BA, foram disputadas as competições da 2ª etapa do Campeonato Baiano de Triatlhon, Copa Norte / Nordeste de Triatlhon e Campeonato Pan-Americano de Triatlhon, que contaram com a participação de atletas nacionais e estrangeiros e cobertura da imprensa local e do estado da Bahia.

.

A Marinha do Brasil, representada pela Delegacia da Capitania dos Portos em Ilhéus, apoiou o evento com uma equipe de 06 militares, duas embarcações e uma viatura tipo pick-up, para o controle do tráfego de embarcações na área delimitada para a realização da competição, evitando assim a ocorrência de acidentes durante o desenvolvimento das provas.

ALEXSANDRE TEIXEIRA DE VASCONCELOS
Capitão-de-Corveta
Delegado

Respeito no esporte

Bom dia pessoal, estou vendo em todos os meios de mídia que vcs não colocaram o resultado dos Ilheenses na prova, acontece que o representante de Ilhéus não foi somente o Fred Moraes que atualmente é federado por Salvador e mora aki… Eu(João Paulo Garcia), Elton Paixão, Adriano Cerqueira e prof. Julis Soares. Também representamos a cidade.

Na minha Opinião isso foi uma falta de respeito, eu me sinto ofendido quando vejo uma matéria como essa que esta sendo divulgada nos sites e blogs, sei que voces não tem culpa pois o material ja vem pronta.

Acontece que atletas como eu q tenho 17 anos representando Ilhéus no triathlon sem ajuda… fico muito triste de ver essa falta de respeito por parte das pessoas que redigiram a matéria da prova e nem divulgaram nossos resultados que é o mínimo que nós poderíamos querer da super intendência de esporte de Ilhéus é respeito e imparcialidade!

Então está ai mais uma vez, a cidade de Ilhéus tratando uma atleta de fora como filho da casa e quem batalha aki pelo esporte fica no esquecimento!!!

Desculpem o Desabafo!

João Paulo Garcia
Campeão Baiano de triathlon 2011 categoria 30 a 34 anos e actual terceiro colocado no Ranking Baiano Pro!

Atleta de Ilhéus

segue os resultados dos atletas de Ilhéus No campeonato baiano

Elton Paixão – 4 colocado na categoria 25 a 29 anos

Julis Soares – 13 colocado na categoria 30 a 34 anos

Adriano Cerqueira – 6 colocado na categoria 35 a 39 anos

João Paulo Garcia – 2 colocado na Elite do Campeonato Baiano de Triathlon

Clique para AMPLIAR.

Obrigado Rabat pelo apoio

Porto Sul terá novas audiências públicas

O Governo da Bahia e o Ibama chegaram hoje (10) a um entendimento para a realização de seis novas audiências públicas para discutir o projeto do Porto Sul. As novas audiências deverão acontecer no final do mês de maio, uma por dia, nos municípios de Uruçuca, Itacaré, Itajuípe, Coaraci, Barro Preto e Itabuna. O governo baiano avalia que os novos encontros com as comunidades reforçarão a proposta de transparência do projeto, que foi pautado nos princípios democráticos e transparentes, desde sua concepção. Em 29 de outubro, o IBAMA realizou uma audiência pública no Centro de Convenções de Ilhéus, para apresentação dos estudos de impacto ambiental do projeto Porto Sul.
O evento – pontuou na ocasião o superintendente do Ibama na Bahia, Célio Costa Pinto – foi o maior já realizada no estado, com 3.788 pessoas assinando a lista de presença, 25 cidades representadas, 270 inscritos para questionamentos sobre o projeto e 13 horas de duração.
A construção do Porto Sul representa não apenas a oportunidade de dotar o interior do estado de uma grande estrutura de transportes, mas também a chance de viabilizar novas políticas públicas para a região.
O avanço que o Porto Sul representa, através de sua conexão com a Fiol, é extremamente positivo para a logística de escoamento da produção agro mineral da Bahia. É um projeto que vai integrar a Bahia e o Brasil, criando um novo eixo de desenvolvimento.
“O Governo do Estado respeita a decisão da justiça e está comprometido a participar das novas audiências públicas com a mesma disposição democrática com que dialogou na audiência realizada em outubro do ano passado. Vamos esclarecer, novamente, todos os pontos que forem levantados. O Porto Sul é um projeto prioritário para a Bahia, por isso, não mediremos esforços para viabilizar e agilizar a implantação desse empreendimento”, afirma o secretário da Casa Civil, Rui Costa.

I M P E R D Í V E L !!!!!

.

Deputados participam de ações em defesa do Porto Sul e Fiol

Angela Sousa, Maria Del Carmén, Cacá Leão, ministros Paulo Sérgio e Míriam Belchior, presidente da Bamin José Viveiros e deputada Ivana Bastos.

Juntamente com os demais membros da Comissão Especial da Fiol na Assembleia Legislativa, a deputada estadual Ângela Sousa (PSD) participa nesta semana de uma mobilização que cobra maior agilidade na execução das obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste. A comissão é presidida pela deputada Ivana Bastos, também do PSD, que coordena as articulações.

Nesta segunda-feira, 9, um grupo da Assembleia participou da visita dos ministros Paulo Sérgio Passos (Transportes) e Míriam Belchior (Plenejamento) ao canteiro de obras da Fiol em Jequié, sudoeste baiano. O governador da Bahia, Jaques Wagner, também participou da visita e de uma reunião de trabalho na qual foram analisadas as questões que estão comprometendo o ritmo das obras.

A construção dos lotes 1 a 3 da Ferrovia enfrentaram problemas na execução em decorrência de barreiras relativas às desapropriações, questionamentos ambientais e sobre os preços de dormentes, feito pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A Valec, estatal federal responsável pela construção de ferrovias, comprometeu-se a solucionar todos os pontos e acelerar o ritmo das obras.

:: LEIA MAIS »

GUARDA MUNICIPAL ATUA NO PAN AMERICAN CUP DE TRIATHLON

O Pan American Cup – Standard, o Norte Nordeste – Sprint e o Campeonato Baiano – Sprint, eventos realizados no último Sábado (07) em Ilhéus contou com a participação da Guarda Civil Municipal que atuou na segurança dos participantes do público em geral, como também no ordenamento ao trânsito. Com um efetivo de 80 Guardas Municipais, 02 Viaturas e 02 Motocicletas a GCMI mais uma vez se mostrou indispensável em eventos de grande porte. A GCMI já havia atuado no Campeonato Brasileiro de Triathlon Olímpico em 2011.
Cerca de 400 Triatletas do Brasil e de mais nove países participarão do evento, que conta ponto para as Olimpíadas de Sidney e é válido como etapa da Copa Norte/ Nordeste e 2ª etapa do Campeonato Baiano de Triathlon.
O esquema de segurança contou também com a participação de equipes do Exército Brasileiro, Marinha, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
Um dos efeitos positivos do retorno de grandes competições esportivas à Ilhéus já pode ser sentido na taxa de ocupação dos hotéis, que segundo Paulo Moreira, Secretário de Turismo, já chega a 100% em alguns hotéis, como é o caso do Opaba Praia Hotel. “Para o período de 5 a 8 de abril, a disponibilidade de hospedagem do hotel já estava totalmente comprometida com o evento”, explicou o encarregado de reservas do Opaba Praia Hotel, Gilmar Nascimento. Paulo Moreira lembrou que a atuação da Guarda Civil Municipal mais uma vez foi indispensável no Triathlon “Hoje o município de Ilhéus pode dizer que conta com uma Guarda Municipal de profissionais comprometidos com a sociedade, mas uma vez a Guarda Municipal que é parceira da SETUR, realizou um excelente trabalho, todos estão de parabéns”.

Divisão de Comunicação Social da GCMI

REUNIÃO DA SAUDADE

A Academia de Letras de Ilhéus sentir-se-á honrada com a presença de Vossa Senhoria na Reunião da Saudade, sessão solene, em homenagem póstuma ao confrade Mário de Castro Pessoa.

Dia 12 de abril de 2012 (quinta-feira)
Hora: 19h
Local: Academia de Letras de Ilhéus
Rua Antonio Lavigne de Lemos, 39 – Centro

Palestrante: Confrade André Luiz Rosa Ribeiro

Atenciosamente,

Carlos Roberto Arléo Barbosa
Presidente

Contas da Prefeitura de Ilhéus estão à disposição da população

Qualquer cidadão pode ter acesso a todo o balanço financeiro do município de Ilhéus referente ao ano de 2011. Os documentos já estão à disposição da população desde o último dia 1º, no antigo Clube dos Comerciários, na praça J. J. Seabra, ao lado da Câmara Municipal, e podem ser analisados num prazo de 60 dias, conforme prevê a legislação. A movimentação financeira do ano passado poderá ser consultada diariamente, das 8 às 18 horas, onde os cidadãos terão a oportunidade de observar os pagamentos, processos licitatórios, o recebimento de receitas e até os demonstrativos financeiros.
A iniciativa de disponibilizar esses documentos para a população, segundo avaliou o prefeito Newton Lima, faz parte da relação de transparência do governo municipal, incentivando os cidadãos a acompanhar a administração da cidade, além de atender a determinação da Constituição da República Federativa do Brasil, art. 95, § 2°; da Constituição do Estado da Bahia; da Lei Complementar 101/2000 e a Resolução n° 318/97 do TCM/BA. “Colocar à disposição o balanço financeiro da cidade visa também estimular a população a conhecer, mais efetivamente, a realidade das prefeituras através de sua dinâmica financeira”, disse o prefeito.
Para garantir a orientação, o apoio e organização dos trabalhos, funcionários públicos municipais foram designados para acompanhar todo o procedimento, colocando a documentação à disposição dos cidadãos. Segundo o secretário municipal da Fazenda, Antônio Batista, as visitas são feitas por meio de agendamento, visando fazer com que o procedimento ocorra com mais tranquilidade. E as visitas já estão sendo feitas pela sociedade civil organizada. Um espaço climatizado foi montado pela Prefeitura de Ilhéus para garantir melhores condições de trabalho para as pessoas que desejam consultar as contas do Executivo Municipal.
De acordo com o edital 001/2012, publicado no último dia 23 de março, não será permitido retirar peças dos documentos colocados em disponibilidade pública, nem riscar ou rasurar, ficando os infratores sujeitos a penalidade. A solicitação de cópias de documentos pode ser feita pelas entidades da sociedade civil organizada através de ofícios encaminhados ao prefeito Newton Lima. E para que não ocorram prejuízos nas pesquisas dos cidadãos, o serviço funciona de forma ininterrupta, das 8 às 18 horas, com equipes de funcionários que se revezam no apoio para a comunidade.

Creas Violência realiza campanha de combate a violência sexual

Durante o feriado da semana santa, quando aumenta o fluxo de turistas em Ilhéus, a equipe do Programa Creas Violência realizou uma ação na rodovia BR-415, no trecho Ilhéus-Itabuna, nas proximidades do Posto da Polícia Rodoviária Estadual. A ação faz parte de uma campanha de combate a violência sexual de crianças e adolescentes e é gerenciada pelo Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), que funciona na Secretaria de Assistência Social e Trabalho, com o objetivo de fortalecer os vínculos familiares e comunitários, priorizando a reconstrução de suas relações familiares.
A campanha consiste em combater e prevenir o abuso sexual de menores na região, buscando a conscientização das pessoas através da entrega de kits contendo lixo para carro, adesivo, boné e folder contendo as informações sobre como denunciar e o que caracteriza o abuso sexual. As denúncias podem ser feitas anonimamente através do Disque 100. A distribuição dos kits teve como finalidade conscientizar os motoristas, passageiros e motociclistas, que trafegavam pela BR-415.
De acordo com o secretário da Assistência Social e Trabalho, Ari Silva Santos, é preciso combater todo o tipo de violência e o trabalho articulado entre o Creas Violência e outros programas da secretaria, ajudam a combater essa prática. “Nossa intenção é fortalecer essa prática de conscientização da população, através de mensagens educativas, além de ações efetivas nos locais onde os problemas já existem, buscando o fortalecimento das relações familiares”, ressaltou Ari Silva Santos.
Trabalho – O Creas oferece acompanhamento técnico especializado desenvolvido por uma equipe multiprofissional, de modo a potencializar a capacidade de proteção da família e favorecer a reparação da situação de violência vivida. Seu público-alvo é formado por crianças, adolescentes, jovens, mulheres, idosos e pessoas com deficiência e suas famílias, que sofreram ou sofrem algum tipo de violação de direitos, ameaça ou violência física, sexual ou psicológica.
Infelizmente, no município de Ilhéus, o número de atendimentos de vítimas de exploração sexual tem crescido constantemente e a falta de denúncia desses casos faz com que muitos jovens permaneçam sofrendo essas agressões. A proposta do Creas Violência é combater e enfrentar este tipo de violência, com o apoio da sociedade e através de atividades que resgatem nestes indivíduos a auto estima e desenvolvimento pessoal.

Carmelita propõe união e ação firme da cidade para garantir investimentos do Intermodal

A vereadora Carmelita Ângela, pré-candidata a prefeita pelo Partido dos Trabalhadores, defendeu, nesta terça-feira (10), a união de esforços de cada cidadão e cidadã de Ilhéus e das entidades representativas do município, com o objetivo de garantir e apoiar a execução da maior obra estrutural prevista para acontecer na Bahia nas próximas décadas: o Complexo Intermodal Porto Sul, que tem como principal base o município de Ilhéus. Ao participar de um encontro com os ministros Paulo Sérgio Passos (Transportes) e Miriam Belchior (Planejamento) e o governador Jaques Wagner, na segunda-feira, em Jequié, o presidente da Bamin, José Viveiros, deu a entender que 2014, a mais recente estimativa para a conclusão da obra do Porto Sul, será o prazo derradeiro para a empresa se instalar na região. “Vai complicar se até 2014 isso não acontecer. A partir daí já começa a atrapalhar o nosso projeto”, disse Viveiros.
“Não podemos tirar dos nossos jovens a oportunidade de um novo mercado de trabalho, a chance de um destino diferente. Nem a cidade deve se permitir a se calar diante de uma nova – e forte – vocação econômica”, disse Carmelita, acrescentando que a chegada de novos investimentos é uma oportunidade que se oferece ao futuro de Ilhéus e de toda a região. “O que precisamos e estamos debatendo à exaustão é a necessidade das compensações ambientais e a garantia de que teremos um projeto sustentável”, afirmou.
Pólos de Desenvolvimento – Para o governador Wagner, a Bahia está dando total apoio à construção da Ferrovia Oeste Leste e do Porto Sul, que ele considera fundamentais para a criação de novos pólos de desenvolvimento no interior. De acordo com Jaques Wagner, a presença dos ministros mostra o empenho da presidenta Dilma em dotar a Bahia de uma ferrovia capaz de escoar a produção do Oeste e do Sudoeste da Bahia, dando competitividade e abrindo novos mercados nos Estados Unidos, Europa e Ásia. “A Ferrovia Oeste Leste e o Porto Sul são obras que se complementam”, lembra Wagner.
Carmelita destaca a determinação dos governos estadual e federal em dar um novo ritmo às obras a partir de agora. “O maior gargalo vivenciado na implantação da Fiol estava justamente na desapropriação de áreas por onde a ferrovia vai passar. Mas novas garantias dadas darão um novo ritmo à obra”, afirmou Carmelita, destacando ainda que caberá à Ilhéus, a partir de agora, assumir a luta para que os empreendimentos aconteçam nos novos prazos previstos. “Serei uma defensora intransigente desta luta”, garantiu.

Bancos vão pedir mais garantias nos empréstimos para reduzir o spread

Instituições financeiras apresentarão ao governo mais de 20 sugestões para cobrar menos dos clientes

BRASÍLIA – Bancos apresentarão nesta terça-feira, 10, ao Ministério da Fazenda uma lista com mais de 20 sugestões para tentar diminuir as margens cobradas nos empréstimos, o chamado spread. Na lista, o tema dominante é a segurança jurídica dos financiamentos. O setor financeiro argumenta que, quanto mais seguro for a execução de dívidas atrasadas, menor será o juro cobrado dos clientes.

A apresentação das propostas será feita menos de duas semanas depois de o ministro da Fazenda, Guido Mantega, ter cobrado juro menor e mais crédito aos presidentes das cinco maiores instituições: Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Caixa Econômica Federal e Santander. A apresentação de hoje ocorre sob pressão crescente: a presidente Dilma Rousseff reclamou que os spreads são “tecnicamente de difícil explicação no Brasil” e o Banco Central estuda criar um ranking para divulgar a margem cobrada por cada banco.

Como resposta a essa pressão, bancos costuraram uma proposta bastante técnica. O Estado apurou que o assunto dominante no documento é jurídico. Na avaliação do sistema financeiro, é preciso aumentar a segurança nos contratos e criar melhores condições para cobrar o empréstimo em caso de inadimplência. Os bancos reclamam que é muito difícil retomar, por exemplo, um automóvel ou uma geladeira financiada em caso de calote.

Por isso, o setor financeiro pede “mais segurança jurídica” e mais “velocidade processual” na execução de dívidas em aberto. Bancos argumentam que, com o avanço nesses temas, as perdas por inadimplência vão diminuir e, assim, será possível cobrar menos dos clientes.

A proposta dos bancos também dá destaque para a possibilidade de reduzir o juro com o aumento das garantias nos empréstimos. Uma das ideias é atrelar operações a ativos, como cotas de fundo de pensão ou imóveis. Oferecer mais garantias para cobrir prejuízo em caso de calote, dizem os bancos, aumenta a segurança da operação e, assim, spreads e juros poderiam cair.

Temas de reclamação tradicional do setor financeiro também fazem parte da lista, como o custo dos impostos e dos depósitos compulsórios – que é a parte do dinheiro dos clientes que fica retida no BC.

A reunião será no Ministério da Fazenda com o secretário executivo, Nelson Barbosa. O secretário executivo adjunto, Dyogo de Oliveira, foi escolhido por Mantega e Barbosa para coordenar os trabalhos.

Na lista de convidados, além dos cinco maiores bancos, também estão instituições como o Citibank, HSBC, Banco Votorantim, Sofisa, Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Associação Brasileira de Bancos Comerciais (ABBC). Pelo caráter mais técnico e operacional, os presidentes dos bancos não devem estar presentes. Participam da reunião especialistas dos departamentos econômico, jurídico e de produto dos bancos.

No www.estadao.com.br

Bahia Pesca lança Festival da Tilápia em Ilhéus

O III Festival da Tilápia foi lançado ontem (09) em Ilhéus no restaurante Bataclan com a presença de autoridades e profissionais da área de comunicação. Promovido pela Bahia Pesca em Parceria com a Abrasel-Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, o festival está sendo realizado em mais seis cidades com a participação de 44 restaurantes.

.


O presidente da Bahia Pesca, empresa vinculada à Seagri, Isaac Albagli falou sobre as realizações da empresa citando “a reforma e ampliação da Estação de Piscicultura Caiçara II em Paulo Afonso e a reforma das outras sete estações.”
Com estas iniciativas “a empresa, que tinha capacidade para produzir anualmente 15 milhões de alevinos, deu um salto histórico para 65 milhões.” Sobre a produção de pescados, lembrou que a Bahia mantinha a 5ª posição no ranking nacional com uma média de 79 mil toneladas/ano. “Agora nossa produção é de 121 mil toneladas, subindo para o terceiro lugar no Brasil.”
Com relação ao festival ele destacou a importância da divulgação da tilápia com o objetivo de fortalecer e ampliar a cadeia produtiva e de consumo dos seus produtos. O presidente da Abrasel Luiz Henrique Amaral disse que “o festival vem com o propósito de enobrecer a carne do peixe na gastronomia, gerar sustentabilidade para o setor da aquicultura familiar, além de aprimorar a relação profissional entre produtores e donos de restaurantes.”
O III Festival da Tilápia já foi lançado também em Salvador e Vitória da Conquista. Nesta semana será a vez de Porto Seguro e Paulo Afonso. Em Ilhéus participam os restaurantes Mar e Amor, Mar Aberto Music Bar e Maróstica.





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia