:: ‘Notícias’
DOMINGO DE PÁSCOA COM RODADA DA AVEP
Dia 8, domingo de Páscoa pela manhã, a Associação de Veteranos de Esporte Praiano –AVEP – realizou, cumprindo a sua Programação 2012, a sua 4ª rodada de “babas de praia” como de costume na praia da Av. Soares Lopes (imediações do Ed Santa Clara) em que no Campo 1 a equipe do Capitão Alvinho da Financeira venceu a do Capitão Erisvan pelo placar de 5 a 2, com gols de Zezinho(1), Paulo Sergio(3) e Mario Filho(1) para Alvinho, e Pio e Sena para Erisvan. No 2 a do Capitão Crispiniano abateu a do Capitão Slaibi pelo escore de 2 a 0, gols marcado pelo próprio Crispiniano e Ralio.
Campo 1 –Equipe do Capitão Alvinho da Financeira: Rosivaldo, Valmick, Alvinho, Sizinio, Zé Eduardo, Valter, Haroldo, Robson(depois Mario Filho), Renatinho, Paulo Sergio e Zezinho X Equipe do Capitão Erisvan: Valdemir, Galletti, Heckel, Melgaço, Pio, Vado, Cesinha, Erisvan, Sena, Mauricio e Carqueija
Campo 2 –Equipe do Capitão Crispiniano: Marcelo, Djalma Peludo, Bacelar, Japonês, Passos, Adauto, Tabosa, Dr. Souto, Marconi, Crispiniano e Ralio X Equipe do Capitão Slaibi: Zeca, Lindóia, Prof. Jorge, Silvio Reis, Luis Mario, Silva, Antonio Lopes, Slaibi, Fred, Alan Carioca e Luis Humberto
Ocorrências com destaques na rodada:
No Campo 1 o estreante –como capitão– Erisvan, não se deu bem contra o veteraníssimo Alvinho e foi goleado. Comenta-se inclusive que Erisvan escolheu na chamada dos quadros, uma “Linha do Equador”, ou seja, sabia-se que existia, mas ninguém via. Já no Campo 2 o neófito capitão, Crispiniano, estreou cheio de moral ao abater com seu time de maneira inapelável o experiente capitão Slaibi. Observadores comentaram que o beque Djalma Peludo, após sofrer três derrotas em seguida, saiu-se vitorioso, embora desta feita não portasse a faixa de capitão.
Nota: O assessor Silvio Reis da Associação ao usar a fala na costumeira preleção que antecede a realização dos jogos solicitou aos associados que não se esquecessem da contribuição de alimentos não perecíveis para a Cesta da Fraternidade na próxima rodada.
Atenção: Deixamos de publicar a foto do time de Erisvan pelo fato do fotógrafo no momento do característico “clique” ter cortado as cabeças dos atletas que se encontravam de pé. E por causa disso o cidadão recebeu o “Troféu Abacaxi”
Lançamento da Plataforma Cidades Sustentáveis em Ilhéus
O Instituto Nossa Ilhéus está promovendo o lançamento do Programa Cidades Sustentáveis em Ilhéus, evento que acontecerá no dia 19 de abril, às 18h30, na Câmara de Vereadores de Ilhéus.
O Programa Cidade Sustentáveis é uma iniciativa da Rede Nossa São Paulo, Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e o Instituto Ethos. Apartidário, o programa tem o objetivo de mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável, disponibilizando uma agenda completa de sustentabilidade urbana, um conjunto de indicadores associados, enriquecida por casos exemplares nacionais e internacionais como referências a serem perseguidas pelos gestores públicos municipais.
O programa conta com uma campanha para sensibilizar os eleitores a escolher a sustentabilidade como critério de voto e os candidatos a adotar a agenda de sustentabilidade que aborda as diferentes áreas da gestão pública, e incorpora de maneira integrada as dimensões social, ambiental, econômica, política e cultural e aborda as diferentes áreas da gestão pública em 12 eixos temáticos.
Os Partidos Políticos e os(as) pré-candidatos(as) à prefeitura de Ilhéus poderão confirmar seu engajamento com o desenvolvimento sustentável do município, assinando a Carta Compromisso em apoio ao Programa.
O evento contará com a presença de Maurício Broinizi, Coordenador do Programa Cidades Sustentáveis.
O Lançamento do Programa Cidades Sustentáveis é um evento aberto a todos os cidadãos interessados em participar de forma ativa da gestão da cidade, fortalecendo a cidadania e fomentando o controle social.
As inscrições para o evento deverão ser realizadas através do endereço: http:nossailheus.blogspot.com.br
Data: 19 de abril de 2012 (5a feira)
Horário: 18h30
Local: Câmara de Vereadores de Ilhéus
Ilhéus sedia com sucesso mais um grande evento de Triathlon
1. A realização de uma etapa do Itu Pan American Cup – Standard em Ilhéus marcou, no último sábado (7), o retorno do município ao roteiro do Triathlon internacional. Prestigiada por centenas de pessoas, que acompanharam e incentivaram os atletas nos diversos pontos do percurso, a prova também valeu como etapas do Campeonato Baiano e do Campeonato Norte Nordeste. A promoção foi da Associação Panamericana de Triathlon (Patco), em parceria com a Confederação Brasileira (CBTri), Federação Baiana (Febatri) e Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Turismo e da Superintendência de Esportes.
2. No feminino, a argentina RominaBalena venceu como tempo de 2.08:19, conquistando aITU Pan American Cup de Triathlon. Em segundo lugar, chegou a baiana Tatiane Pereira Souza,que registrou uma de suas melhores performances: 2.09:59. Completando, em terceiro lugar, ficou Fernanda Garcia,com a marca de 2.10:38; em quarto, Priscila Rocha, com 2.11:02; e, finalmente, em quinto, Flávia Fernandes, da Seleção Brasileira, com o tempo de 2.16:53.
3. No masculino, o argentino Luciano Taccone, que na semana passada sagrou-se vice-campeão da etapa do Pan AmericanCup, disputada em João Pessoa, venceu a elite masculina, cravando o tempo de 1.51:57. Emsegundo lugar ficou o também argentino Gonzalo Raul Tellechea, com 1.51:59 e, em terceiro, o norte-americano Gregory Billington, com 1.52:21. Nesta categoria, alguns brasileiros conquistaram bons resultados. Rafael Fonseca foi o oitavo colocado, com o tempo de 1.54:26; Flávio Queiroga ficou em nono, com 1.55:10; Matheus Diniz, em décimo lugar, com o tempo de 1.55:49; Paulo Maciel, décimo segundo, com a marca de 1.57:129; EdmilsonPereira, décimo terceiro, com 1.58:16; Eduardo Lass, décimo quarto, com 1.59:19; Iuri Vinuto, décimo sexto, com 2.03:03;Tomaz Tropiano, em 17º, com 2.03:15; e Diogo Ferreira, o 18º, com o tempo de 2.05:25.
4. Ilhéus – O triatleta Fred Moraes Lima, que reside em Ilhéus e é o atual campeão brasileiro, fez umaprova apenas regular, marcando o tempo de 2.01:05 e ficando com a décima quinta posição. Apesar disso, além de conquistar o primeiro lugar no Campeonato Baiano, Fred Moraes Lima foi o primeiro baiano da elite a cruzar a linha de chegada da etapa ilheense do Itu Pan American Cup – Standard.
O Pan American Cup – Standard, que já foi realizado este ano em diversas cidades, como João Pessoa, na Paraíba; Lima, no Peru; e Ixtapa, no México; é uma das seletivas para as Olimpíadas de Londres. A prova teve 1.500 metros de natação (praia do Cristo), 40 quilômetros de ciclismo (avenida Soares Lopes e Quarteirão Jorge Amado) e 10 quilômetros de corrida (avenida Soares Lopes e Quarteirão Jorge Amado). Já o Norte Nordeste – Sprint e o Campeonato Baiano – Sprint, que utilizaram o mesmo circuito do PanamericanCup, tiveram 750 metros de natação, 20 quilômetros de ciclismo e 5 quilômetros de corrida.
5. “Mais uma vez, queremos agradecer ao prefeito Newton Lima e a todos os companheiros de governoque contribuíram para o sucesso da etapa ilheense do Itu Pan American Cup2012, evento Internacional que congrega milhares de participantes, entre atletas, torcedores, dirigentes, patrocinadores, familiares e profissionais de imprensa de diversos países”, declara o secretário de Turismo, Paulo Moreira. Já o superintendente municipal de Esportes, Alberto Kruschewsky,elogia a qualidade técnica do evento, lembrando que, mais uma vez, o público ilheense se destacou, vibrando e incentivando os atletas em todos os momentos da prova. “Muito emocionado, agradeço ao prefeito Newton Lima, a toda a nossa equipe e aoscompanheiros da FederaçãoBaiana e da Confederação Brasileira de Triathlon pelo apoio e, sobretudo, pela confiança”, afirma, acrescentando que “o evento contou com a presença dos melhores atletas da modalidade, o que coloca Ilhéus de vezno calendário Internacional”.
6. O Pan American Cup teve como patrocínios: Caixa, Kibom, Unimed, Águia Branca, TV Santa Cruz, Nutricau
—
AI/PMI
Ronaldo Lavigne assume secretaria da saúde de Ilhéus
O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, deu posse na manhã desta segunda-feira (9), no salão nobre do Palácio de Paranaguá, ao novo secretário da Saúde do Município, Ronaldo Lavigne. Um grande número de convidados compareceu ao evento, notadamente representantes de entidades políticas, instituições ligadas ao sistema de saúde, secretários e servidores municipais, dentre outros.
Durante a solenidade, o prefeito de Ilhéus destacou a importância da área da saúde para o município, reforçando que possui esperança e confiança no trabalho do novo secretário. Newton Lima ressaltou o comprometimento do titular da pasta com as camadas sociais, haja vista que a saúde é um dos maiores bens do ser humano e que atende, sobretudo, as pessoas mais carentes, sem recursos para buscar o atendimento na rede particular.
Ronaldo Lavigne é advogado, geógrafo, mestre em meio ambiente, com larga experiência em gestão. Dentre os cargos públicos que ocupou está a direção do Porto de Ilhéus, por oito anos e também é professor da secretaria da Educação do Estado da Bahia. Ronaldo falou da sua experiência na atividade privada, bem como a pública e que está bastante convicto de realizar uma gestão equilibrada com competência.
O novo secretário afirmou que, como um homem com formação política, saberá transformar todos os compromissos assumidos pelo prefeito em ações benéficas para a população de Ilhéus. “A minha gestão será focada em atender a coletividade e fazer com que os serviços de saúde cheguem até a população. Tudo isto sempre baseado no princípio da eficiência, na transparência, na igualdade de oportunidades e publicidade dos meus atos”, afirmou Ronaldo.
Também presente à solenidade de posse, a vereadora Professora Carmelita disse conhecer bastante o novo secretário, de quem foi professora, e por isso mesmo acredita no seu desempenho à frente do cargo. “Conheço sua competência e o seu potencial de trabalho, daí reconhecer que a Secretaria da Saúde de Ilhéus está entregue à pessoa certa. Basta trabalhar em sintonia com a equipe de governo para realizar uma gestão bastante produtiva”, avaliou.
Informou, Ronaldo Lavigne, que ainda nesta segunda-feira (9) se reunirá com os servidores da Secretária da Saúde, para obter um rápido diagnóstico da situação da pasta e expor sua proposta de trabalho.
Curso de SHANTALLA: Um toque de amor
Por Anna Karenina de Oliveira
nº 4085/BA annakdeoliveira@gmail.com
A arte milenar de massagem para bebês, a técnica da Shantalla, agora pode ser aprendida em Ilhéus através do curso que começa neste mês de abril, na Escola Mondrián, com turmas iniciais nos sábados do dia 21 e 28 deste mês, das 8 horas ao meio dia. Mães, professoras, babás, enfermeiras, avós, madrinhas e todos aqueles que amem suas crianças podem adquirir os fundamentos da Shantala, que serão transmitidos através de treinamento teórico e prático pela Terapeuta Corporal Ayurvédica de Salvador, Rita Barros. A profissional aliou a filosofia Ayúrveda, a Ciência da Vida, que traz a longevidade, com a proposta que a diretora da Escola Mondrián, Maria Isabel Midlej tem de promover a qualidade de vida de seus alunos, aliando saúde, bem estar e desenvolvimento. Todos os interessados, inclusive o público das cidades vizinhas como Itabuna e Itacaré e demais municípios estão convidados a participar e se encaixar nas turmas desta primeira edição do curso. Basta inscrever-se no contato (73) 3231-2352.
Durante o curso, além dos fundamentos, os participantes vão adquirir conhecimentos em relação ao material a ser usado, contra indicações, toque, deslizamento, manobras, óleos essenciais, cores e anatomia das emoções. Além disso, o curso inclui um CD suporte contendo, livro, músicas, vídeo, fotos, comentários, passo a passo, pontos para aplicação da Cromoterapia e modo de usar Aromaterapia, terapias que também serão introduzidas no curso.
Os benefícios são vários, mas podem ser destacados o enrijecimento da musculatura, desenvolvimento das articulações, fortalecimento do vínculo mãe e filho e do sistema imunológico, estímulo da concentração e o sentido tátil, humanização mãe e filho, estímulo da coordenação motora, dentre outros.
Para maiores informações, ligue (73) 9983-6494, para inscrição (73) 3231-2352. Acesse: www.decassiabarros.blogspot.com
Saiba mais sobre a Shantalla
Banda de Ilhéus FURACÃO VIP
De: Thales
Corpo da mensagem:
Banda de Ilhéus FURACÃO VIP é a revelação 2012 do São João da Bahia
Com um repertório animado, a banda Ilheense de forró, Furacão VIP, promete não deixar ninguém parado e vai mostrando uma prévia de como será o São João 2012 em seu PalcoMP3.
www.palcomp3.com/furacaovip
—
Esta mensagem foi enviada através do formulário de contato do site R2CPRESS | A Letra Fria da Verdade http://www.r2cpress.com.br/v1
CDL de Ilhéus encerra Bye Bye Verão com desfile e música ao vivo
O projeto Bye Bye Verão foi realizado pela Câmara dos Dirigentes Lojistas de Ilhéus na última semana do mês de março.
A ideia foi movimentar o comércio nos bairros Nelson Costa, Teotônio Vilela e no Centro, com música ao vivo, desfiles, apresentações teatrais e sorteios de prêmios todo fim de tarde.
De acordo com a presidente da entidade, Nadja Argollo, a aceitação dos lojistas e do público superou as expectativas “Realmente gostamos muito do resultado, muitos lojistas abraçaram o projeto, aderiram os kits, os consumidores compareceram e se divertiram com as apresentações do grupo Maktub de teatro e músicos como Ricardo Sodré, Amanda Andrade, Bonner e outros”, explicou Nadja.
O encerramento, no último dia 31 de março, movimentou a praça J.J Seabra. Ricardo Sodré animou os sorteios de prêmios e, dando seqüência à programação, o desfile que escolheu a garota Bye Bye Verão “o desfile foi mais um momento de descontração, em que sete lojas indicaram representantes para desfilar e divulgar seus produtos” disse Nadja. A representante da loja Moça Bonita ficou com a primeira colocação e a loja terá direito a uma ampla divulgação na mídia. Ela foi escolhida pelo público presente e pelo júri – formado pela presidente da CDL de Ilhéus, Nadja Argollo, a autônoma Rosimeire Dias e a jornalista Adana Matos. Como agradecimento as candidatas receberam rosas da presidente da CDL.
Homem mata irmã e se mata depois de discussão em Valença
Vizinhos afirmaram que, por volta das 22h deste sábado, ouviram uma intensa discussão
Um homem matou a irmã e se matou em seguida depois de uma discussão entre os dois na noite deste sábado (7) no município de Valença, a 262 km de Salvador. Segundo informações da Delegacia de Polícia, Cesar Souza Matias, 35 anos, deu um tiro na cabeça de sua meia-irmã, Ariadne Leite Matias, 22.

Ariadne foi morta pelo irmão, Cesar, que se matou em seguida
Cesar, que trabalhava como agente penitenciário no Conjunto Penal do município, morava com Ariadne em uma casa na rua da Sinamôna , bairro do tento, em Valença. De acordo com o site Ainda Hoje, vizinhos afirmaram que, por volta das 22h deste sábado, ouviram uma intensa discussão.
Durante a briga, houve dois disparos. Cesar atirou contra a própria cabeça e morreu na hora. Ariadne chegou a ser socorrida para um pronto socorro em Valença e seria transferida para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, mas não resistiu ao ferimento e morreu a caminho da capital.
Ariadne era irmã de Cesar por parte de mãe e trabalhava em uma agência do Banco do Nordeste em Valença. Os dois corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal do município.
—
Correio da Bahia
http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-1/artigo/homem-mata-irma-e-se-mata-depois-de-discussao-em-valenca/
Movimentação dos portos da Bahia tem queda de 2,7%
A movimentação nos portos da Bahia caiu 2,7% no ano passado, puxada pelo mau desempenho do Porto de Aratu. Enquanto os portos de Salvador e de Ilhéus ampliaram a movimentação de cargas em 3,8% e 23%, respectivamente, Aratu, principal responsável pelo escoamento e chegada de produtos à Bahia, movimentou 408 mil toneladas a menos que em 2010, o que representou redução de 7,8%.
Apesar de reconhecer a necessidade de modernizar a estrutura portuária do Estado, com destaque para o Porto de Aratu, a Companhia das Docas da Bahia (Codeba) considera o mau resultado no ano passado fruto de circunstâncias. O texto de apresentação dos resultados operacionais em 2011 culpa o apagão de energia na região Nordeste pela queda operacional, apesar de a versão estar longe de ser aceita como unanimidade.
“Aratu, que representa mais da metade da operação portuária baiana, é um porto-indústria cujo desempenho está ligado ao Polo (de Camaçari), e todos nós sabemos que houve aquele problema sério com a produção de nafta”, defende o diretor-presidente da Codeba, José Rebouças.
Resultados – Dados da Codeba apontam que os portos públicos, junto com os terminais de uso privativo, foram responsáveis por 80% de toda a corrente de comércio verificada na Bahia no ano passado. As cargas processadas alcançaram um volume de R$ 15,1 bilhões. Incluindo nas contas a movimentação de terminais privativos de empresas instalados na Baía de Todos-os-Santos nas estatísticas, a Codeba destaca a importância dos portos baianos na operação portuária brasileira.
Por esta lógica, com 32 milhões de toneladas movimentadas no ano passado, a movimentação na Baía de Todos-os-Santos ficaria atrás apenas dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Mas os números dos três portos públicos administrados pela companhia nos últimos anos mostram que houve queda nas movimentações de carga. Na comparação com o volume movimentado há cinco anos, somente Salvador apresentou crescimento. Aratu e Ilhéus apresentaram quedas de 23% e 67% (ver infográfico).
A expectativa da Codeba é investir R$ 2 bilhões nos portos do Estado nos próximos anos, com recursos públicos e privados. Entre os investimentos apontados como necessários, constam a conclusão da Via Expressa Baía de Todos-os-Santos, a construção de um segundo terminal para contêineres no Porto de Salvador, modernização de terminais e construção de novos berços em Aratu, além da dragagem e de modernizações no Porto de Ilhéus.
Leia reportagem completa na edição impressa do Jornal A Tarde deste domingo, 8,





























































