:: ‘Notícias’
Fundação Marimbeta – Nota de Pesar
É com grande pesar que a Fundação Marimbeta, Sítios de Integração da Criança e do Adolescente, compartilha o informe sobre o falecimento do professor Julio Cesar Messias dos Santos, professor da oficina de dança no Programa Viv-À-rte. A Fundação se solidariza com familiares e amigos neste momento de tristeza.
Sátira em cordel e vozes femininas nesta sexta e sábado da Tenda TPI
Sexta-feira é dia de rir e sábado é para se deixar embalar pela suavidade de vozes femininas. Os interessados nesta programação devem ir à Tenda Teatro Popular de Ilhéus (TPI), montada na Avenida Soares Lopes. A sátira em cordelTeodorico Majestade – as últimas horas de um prefeito estará em cartaz nesta sexta-feira (21). Já projeto Sábado Sim traz dois grupos com vocais exclusivamente femininos: Mulheres em Domínio Público e Pão Francês, no dia 22. A peça e os shows começam às 20 horas, com entradas a R$ 20 inteira e R$ 10 meia para estudantes, idosos e titulares do Cartão TPI.
Em cartaz há sete anos, Teodorico Majestade mostra o lado ridículo da política corrupta e incentiva o povo a cobrar dos representantes eleitos uma atuação íntegra. Escrita e dirigida por Romualdo Lisboa, a montagem surgiu como protesto à série de escândalos políticos vivida em Ilhéus. O texto é escrito em cordel e a estética é inspirada na xilogravura e cancioneiro nordestino. A classificação indicativa é 14 anos.
A parceria entre o Teatro Popular de Ilhéus e o Coletivo Chocolate Groove, através do Sábado Sim, presenteia o público com talentos regionais. Mulheres em Domínio Público traz canções que fazem parte da cultura grapiúna, cantadas no dia a dia das mulheres que trabalham na lavoura do cacau ou lavando roupas nas margens dos rios. Nos vocais, estão Eloah Monteiro, Cris Passos, Geisa Pena e Tacila Mendes. A dupla Pão Francês, formada por Brena Gonçalves e Laís Marques, mostra o som da Nova MPB, com músicas autorais em seu repertório.
Após melhorar renda, família ilheense decide renunciar ao Bolsa Família
Depois de receber o benefício durante anos e considerá-lo essencial para sua família, dona de casa renuncia ao programa, abrindo espaço para a inscrição de alguém que esteja mais necessitado
O Programa Bolsa Família, parte integrante do Plano Brasil Sem Miséria, tem beneficiado 16 milhões de brasileiros ao longo dos 10 anos de sua existência. É uma ação que proporciona a transferência direta de renda, beneficiando famílias com renda mensal por pessoa até R$ 70 e aquelas com renda mensal por pessoa entre R$ 70,01 a R$ 140. Criado pelo Governo Federal, o programa tem ajudado muitas pessoas a sair da situação de extrema pobreza e vulnerabilidade social.
Algumas pessoas, após conseguir uma melhor condição social, cancelam o benefício, pois não têm mais necessidade de recebê-lo. Esse é o caso de Iara Fernandes, moradora da zona Sul de Ilhéus, mãe de quatro filhos que tomou a decisão de renunciar ao benefício do Bolsa Família, após a melhoria das condições financeiras de sua família. Ela disse que passou muitos anos no programa, “porém, como minha família hoje está numa situação estável, decidi sair do programa para que outra família possa ser auxiliada”. Atualmente, seu filho mais velho está empregado e a renda é suficiente para mantê-los.
LOUVÁVEL – A decisão da família de Iara foi elogiada pelo secretário de Desenvolvimento Social de Ilhéus, Jamil Ocké, afimando: “Essa atitude é louvável, pois existem muitas famílias necessitadas no nosso município e cada pessoa que sai do programa dá espaço para uma nova família”. Para ele, a ação da beneficiária deve servir de exemplo para beneficiários que não tem mais necessidade do Bolsa Família.
O programa possui três eixos, sendo eles, a transferência de renda que visa aliviar a pobreza em curto prazo; as condicionalidades que proporcionam o reforço ao acesso aos direitos como saúde, educação e assistência social; e os programas auxiliares que incentivam o desenvolvimento das famílias, para que estas possam sair da situação de vulnerabilidade social.
Para fazer o cadastro no programa, é necessário que um membro da família, que será o titular do benefício, compareça à Secretaria de Desenvolvimento Social do município e solicite a inscrição, tendo em mãos os documentos originais de todos as pessoas que moram na residência. As informações repassadas pelo titular serão inseridas no Cadastro Único Para Programas do Governo Federal, que avalia e seleciona as famílias que cumprem o perfil para fazer parte do programa.
—
Secretaria de Comunicação (Secom)
Homenagem ao Dia do Blogueiro
Jornalista Roberto Rabat na Câmara de Ilhéus, dia 02.
O Vereador Cosme Araújo (PDT) peticionou na última 3ª feira, 18, Requerimento nº 043/2014, seguindo formalidades legais e regimentais, proposta de uso da tribuna da Augusta Casa de Leis no próximo dia 02 de abril – a partir das 16 h, ao Jornalista Roberto Rabat, em tempo regulamentar de 30 minutos, para que possa expor sobre a data alusiva ao DIA DO BLOGUEIRO e seus reflexos como meio de comunicação.
Para o autor do projeto, Cosme Araújo, a data é em reconhecimento aos profissionais que militam e desenvolvem um trabalho de extrema importância diante da velocidade da notícia. Nada mais justo em reconhecer todos esses, indistintamente, que provam on-line a importância da precisão da informação, dos louros e da critica construtiva, numa ferramenta altamente importante para a sociedade e para o mundo globalizado.
A data oficial do Dia do Blogueiro em Ilhéus, 04 de abril, foi escolhida a pedido dos próprios profissionais da área, por ter sido este, exatamente há dez anos, o dia de inicio e colocação no ar on-line do percussor de todos os sites de jornalismo do sul da Bahia, www.r2cpress.com.br, produzido e editado pelo jornalista Roberto Rabat Chame.
Roberto Rabat Chame é jornalista profissional, filiado à Associação Brasileira de Imprensa, ao Sindicato dos Jornalistas da Bahia e Federação Nacional dos Jornalistas, devidamente registrado sob o nº DRT 2471 – MTB-BA. Há mais de 40 anos milita na imprensa regional e o seu site, um dos mais acessados da Bahia.
Ascom.
Prefeitura de Ilhéus monitora coleta de lixo por meio do GPS
Os nove carros que fazem a coleta de lixo de Ilhéus estão sendo monitorados diariamente pela Secretaria e Desenvolvimento Urbano (Sedur), por meio da tecnologia GPS (Global Positioning System – Sistema de Posicionamento Global), como forma de acompanhar o cumprimento dos roteiros definidos previamente e dar mais eficiência ao serviço de limpeza urbana. O procedimento está previsto no contrato firmado com a Solar Ambiental, empresa vencedora da licitação para coleta de resíduos sólidos no município.
Segundo o titular da Sedur, Isaac Albagli, o programa de monitoramento da frota permite à Prefeitura acompanhar em tempo real os roteiros de cada veículo. “Registramos diariamente o percurso dos caminhões e o tempo que ficam em cada lugar. Dessa maneira, é possível identificar os horários da coleta do lixo e se realmente todas as rotas estão sendo cumpridas”, explica o secretário.
Com o controle rigoroso da velocidade, roteiro e horários dos carros, a Prefeitura pode atender com mais rapidez e eficiência as reclamações da população sobre eventuais falhas na coleta de lixo, conforme enfatiza Isaac Albagli. “Os dados registrados pelo sistema GPS são armazenados por 120 dias, o que nos possibilita checar as reclamações com mais exatidão”, completa.
Calendário da coleta – A Sedur informa também algumas alterações feitas no calendário da coleta de lixo, que foi distribuído em 16 rotas, atendidas nos horários de 7, 14 e 16 horas, em todas as zonas da cidade. No box abaixo, a população pode verificar o horário da coleta em cada bairro. A Prefeitura está preparando uma campanha publicitária pra divulgar maciçamente os horários da coleta de lixo, inclusive com a impressão e distribuição desse calendário.
Rotas – manhã – Início 7 horas
69º CIPM – ZONA SUL DE ILHÉUS
PARA LER EM TELA CHEIA CLIQUE ONDE ESTÃO AS 4 SETINHAS (LADO DIREITO).
NOTÍCIAS DA AVEP
Para ler em tela cheia clique onde estão as 4 setinhas (lado direito).
DESABAFO DE UM CEPLAQUEANO – É TUDO OU NADA
PARA LER EM TELA CHEIA CLIQUE ONDE ESTÃO AS 4 SETINHAS (LADO DIREITO).
Zélia Galo comenta o livro de Rezende sobre o Pontal
PARA LER EM TELA CHEIA CLIQUE ONDE ESTÃO AS 4 SETINHAS (LADO DIREITO).
ILHÉUS / 5º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS MILITARES
PARA LER EM TELA CHEIA CLIQUE ONDE ESTÃO AS 4 SETINHAS (LADO DIREITO).
Surfista de Ilhéus é vice-campeão brasileiro da categoria amador sub 16
Wallace Júnior, 16 anos morador do bairro Nelson Costa, conquista mais uma vitória do circuito 2014 e mantém-se invicto no ranking nacional

Wallace Júnior, 16 anos morador do bairro Nelson Costa, conquista mais uma vitória do circuito 2014 e mantém-se invicto no ranking nacional- Foto divulgação.
Nascido em Ilhéus e morador do bairro Nelson Costa, o surfista Wallace Júnior, 16 anos, tornou-se vice-campeão da categoria amador sub 16 na segunda temporada do Campeonato Brasileiro de Surf, que aconteceu no último domingo, 16, na Praia de Atalaia, em Salinópolis (PA). O surfista já participou de diversas competições nos litorais do país, e pela segunda vez conquistou o segundo lugar na categoria, mantendo-se invicto no ranking.
Wallace pratica surf desde os oito anos de idade. Ainda na categoria júnior, disputou a semifinal do campeonato nacional, alcançando o quinto lugar. Ele diz que é muito importante participar destas competições, porque se familiariza com diversos tipos de ondas, e em todas as viagens conhece diferentes tipos de culturas e idiomas.
O problema maior é a dificuldade de conseguir patrocinadores para participar de eventos realizados no Brasil e no exterior. “Eu represento o estado da Bahia, mas por não ter equipe baiana no Circuito Brasileiro Amador, a única opção é viajar por conta própria e sozinho, pois meu pai não pode me acompanhar, porque os custos da viagem ficam muito altos”, lamenta.
Desde 2009, Wallace participa de diversas competições no Circuito Nacional de Surf, e em muitas delas foi vice-campeão, mostrando que vale a pena sua dedicação e esforço para praticar o esporte. “Espero futuramente entrar na elite do Circuito Mundial e ter um bom patrocínio para competir nas etapas do evento”, enfatiza. Nos dias 3 e 4 de maio próximo, o atleta participará de uma nova etapa de surf amador que será realizada no litoral ilheense, em local ainda a ser definido.
—
Secretaria de Comunicação (Secom)



























































