SENAI Bahia abre quase 5 mil vagas para cursos técnicos com foco nas demandas da indústria do futuro
Para o segundo semestre de 2026, o SENAI Bahia está com inscrições abertas para 4.859 vagas em cursos técnicos de nível médio nas modalidades presencial e semipresencial. As inscrições podem ser realizadas até o dia 15 de julho, pelo site técnico.senaibahia.com.br. Do total de vagas, 936 serão destinadas ao Programa de Bolsas de Estudo SENAI/DR/BA, cujas inscrições estarão abertas entre 25 de maio e 15 de julho de 2026.
As bolsas são destinadas a candidatos que tenham obtido média igual ou superior a 500 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), em qualquer edição entre 2021 e 2025. Para quem faz inscrição regular, o SENAI oferece desconto na matrícula, que corresponde à primeira mensalidade, no valor de R$ 79,90.
Os cursos têm duração entre 18 e 24 meses e serão ofertados nas unidades de Alagoinhas, Camaçari, Feira de Santana, Ilhéus, Juazeiro, Lauro de Freitas, Salvador (CIMATEC e Dendezeiros), Santo Antônio de Jesus, Teixeira de Freitas, Vitória da Conquista, Jacobina, Senhor do Bonfim, Jequié, Eunápolis, Luis Eduardo Magalhães e Serrinha.
Entre as novidades desta edição estão os cursos semipresenciais de Planejamento e Controle da Produção, em Alagoinhas, Biotecnologia, em Lauro de Freitas, além dos cursos presenciais de Marketing, em Feira de Santana, e Manutenção Aeronáutica em Célula e Produção Cultural, no SENAI CIMATEC, em Salvador.
No segundo semestre de 2026 o SENAI também inicia suas atividades em Santo Antônio de Jesus, ofertando os cursos de Eletromecânica (presencial) e Segurança do Trabalho e Logística na modalidade semipresencial. Enquanto a nova unidade não é construída, o SENAI funcionará provisoriamente na Avenida Dois de Julho, nº 230, bairro Amparo.
As aulas terão início em agosto. Mais informações podem ser obtidas pela Central de Atendimento do SENAI Bahia, pelo telefone (71) 3534-8090.
De olho no futuro
Em um cenário marcado pela transformação digital, pela redução da força de trabalho jovem e pela crescente necessidade de qualificação profissional, os cursos técnicos ganham ainda mais relevância no Brasil. Além de ampliar as oportunidades de emprego e geração de renda, a formação técnica contribui diretamente para o aumento da produtividade industrial ao preparar profissionais alinhados às novas exigências tecnológicas. :: LEIA MAIS »
Cravo, Canela e Sangue
Nas curvas de um asfalto que não chega ao morro,
Ilhéus finge não ouvir socorro.
O cartão-postal esconde o esgoto que escorre,
E na beira do mangue,a dignidade morre.
O Vilela chora em rimas de lama viva,
Enquanto a Zona Sul cada vez mais linda e chamativa,
Erguendo prédios de frente ao mar,para que assim o rico não veja ao fundo o pobre sangrar.
Um trono de terno, de costas pro cais,
Que vive de herança dos velhos coronéis locais.
O Capitão de Areia que hoje rege a cidade
Caminha sorrindo, vendendo vaidade,
Promete o progresso na rádio e na praça,
Enquanto a cultura desaba na traça.
A Casa de Jorge, trancada, poeira…
É o espelho da alma da nossa ribeira.
O artista sem verba, cansado da mesa,
Implora o direito que virou incerteza.
Prenderam a arte em amarras de lei,
Pois arte que pensa incomoda esse rei.
E o povo assiste, num sono profundo,
A morte da voz mais bonita do mundo.
O governante passa,
Olhando o futuro através do espelho,
Deixando o cortiço em eterno vermelho.
Cuidado, Ilhéus, com o perfume do fruto,
Pois por trás do turismo,a história está de luto.
Se a musa de bronze não pode falar,
Quem vai, no silêncio, o teu povo salvar?
DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE.
1) 66 ANOS DE JOSÉ LEITE EM ILHÉUS.
2) AMIGOS QUE A GENTE GOSTA.
3) FÓRUM PERMANENTE EM DEFESA DE ILHÉUS (2ª PARTE).
4) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA. :: LEIA MAIS »
Hospital do Subúrbio reúne especialistas para discutir AVC e emergências neurológicas no I Simpósio de Neurologia
O Hospital do Subúrbio realiza, na próxima sexta-feira (29), das 8h às 16h, na sede da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), o I Simpósio de Neurologia, com o tema “Decisões que Mudam Desfechos”. O evento reúne profissionais e especialistas da área da saúde para debater avanços, estratégias assistenciais e práticas que impactam diretamente o cuidado ao paciente.
UFSB e UESC promovem evento internacional sobre formação docente, linguagens e letramentos contemporâneos
Entre os dias 21 e 25 de setembro de 2026, a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) realizam uma grande programação voltada à formação de professoras/es, ensino de línguas e debates contemporâneos sobre educação, linguagem e inclusão social.
A programação reúne o VII Language Week, o II International Symposium on Language Teacher Education, o III Seminário de Letramento Emocional e Formação de Professoras/es e o III Colóquio de Argumentação e Discurso da UESC. O evento será realizado em formato híbrido e itinerante, passando por Porto Seguro e Ilhéus.
As atividades começam no campus Sosígenes Costa da UFSB, em Porto Seguro, entre os dias 21 e 23 de setembro, seguindo para a UESC, em Ilhéus, entre os dias 23 e 25.
Com participação de pesquisadoras/es, docentes e estudantes do Brasil e do exterior, o encontro pretende ampliar o diálogo sobre práticas pedagógicas no campo das Linguagens, dos Letramentos e do Discurso, abordando temas como letramento emocional, racial e digital, formação docente, tecnologias educacionais e educação inclusiva.
A programação contará com conferências, mesas-redondas, simpósios temáticos, oficinas, minicursos, apresentações de trabalhos acadêmicos e relatos de experiência. O evento também terá feira solidária, atividades culturais e artísticas, além de sessão de pôsteres destinada a estudantes do ensino médio, graduação e pós-graduação.
A iniciativa é promovida pelo programa de extensão FORPROLI e pelo projeto “Dinamizando o ensino de Língua Inglesa na UESC”, com apoio do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC/UFSB), do Departamento de Letras e Artes da UESC, programas de pós-graduação e grupos de pesquisa de diferentes instituições brasileiras. :: LEIA MAIS »
Hemoba amplia coleta de sangue com hemóvel e posto temporário em Salvador
A Fundação Hemoba segue ampliando o acesso à doação de sangue em Salvador por meio das unidades móveis de coleta (hemóveis) e do posto itinerante instalado no Shopping Bela Vista. Até 30 de maio, os serviços estarão em diferentes pontos da capital baiana, facilitando o atendimento aos doadores e contribuindo para a manutenção do estoque de sangue. No momento, estamos com estoque crítico para os tipos sanguíneos A+, A-, B-, O+ e O-.
XII Festival Sabores de Itacaré acontece em julho com valorização aos pescadores e marisqueiras locais
Evento terá um menu dedicado aos frutos do mar e vai reunir chefs, setor hoteleiro e gastronômico, pescadores artesanais e público
Tradições seculares, transmitidas entre gerações e que garantem o sustento e a economia da Costa Sul da Bahia serão representadas na 12ª edição do Festival Sabores de Itacaré, consolidado como um dos principais circuitos gastronômicos do estado. Com o tema “Pescadores e Marisqueiras de Itacaré”, o evento será realizado entre 10 e 26 de julho, na orla, nas proximidades da Colônia de Pescadores Z18, com atividades gratuitas.
Com uma vasta programação que envolve a participação de hotéis, pousadas, restaurantes, lanchonetes e botecos, em 2026 o Festival celebra a culinária de frutos do mar, com pratos autorais e releituras que destaquem os sabores, técnica e versatilidade dos produtos. As inscrições para os estabelecimentos locais estão abertas através do link: https://docs.google.com/forms/d/1eGp9GsE_Vnjo-r1lQfNpaCUTLV28vH76wjUUDSrUeGE/viewform?edit_requested=true&pli=1
Além da venda e degustação dos pratos inscritos, a edição contará com Cozinha Show com grandes chefs regionais, feira de produtos da agricultura familiar e artesanato, oficinas e apresentações culturais e musicais. A programação completa será divulgada na página do evento (@festivalsabores.itacare).
A expectativa da organização é de que o evento atraia, como acontece anualmente, milhares de visitantes e gere uma alta receita para o município. De acordo com a secretária de Turismo de Itacaré, Patrícia Veras, o Festival é um grande impulsionador econômico, aumentando expressivamente as reservas em hotéis e restaurantes no período, além de criar empregos diretos e indiretos. :: LEIA MAIS »
Programa Indústria Verde fortalece cadeias produtivas sustentáveis e impulsiona transição energética na Bahia
Programa Indústria Verde fortalece cadeias produtivas sustentáveis e impulsiona transição energética na Bahia
Com iniciativa, Sistema FIEB vai oferecer suporte, em várias frentes, a indústrias no desenvolvimento de projetos baseados na sustentabilidade
Projeto de biocombustíveis a partir da macaúba vai transformar pastagens degradadas em florestas e vai produzir SAF e diesel renovável.
A Bahia avança na consolidação de uma nova economia industrial baseada em sustentabilidade, inovação e baixo carbono. Com foco em bioeconomia, descarbonização e transição energética, o Programa Indústria Verde, coordenado pelo Sistema FIEB, vai apoiar o desenvolvimento de cadeias produtivas sustentáveis, uma nova vertente de crescimento para o estado.
Atualmente, a Bahia concentra R$ 78 bilhões em investimentos verdes previstos, o equivalente a 59% do total de investimentos industriais mapeados no estado. Os projetos estão concentrados, principalmente, em energias renováveis — eólica e solar — biocombustíveis e veículos elétricos.
“O programa vai atuar, de forma integrada, no desenvolvimento de cadeias produtivas descarbonizadas e da bioeconomia, mobilizando todas as entidades do Sistema FIEB em torno de uma agenda comum voltada ao desenvolvimento industrial sustentável”, afirma o superintendente da FIEB, Vladson Menezes.
A iniciativa contempla ações de adensamento de cadeias produtivas, capacitação da força de trabalho, atração de investimentos, desenvolvimento tecnológico e articulação regional entre municípios, empresas âncoras, governo e instituições parceiras.
Para apoiar essa transformação industrial, as entidades do Sistema FIEB vão atuar de forma coordenada em diferentes frentes: FIEB oferece assessoria ambiental, financeira e internacional, além de articulação institucional e defesa de interesses junto ao poder público. Já o SENAI está preparado para oferecer formação técnica e profissional voltada às novas demandas da indústria verde. O SENAI Cimatec irá desenvolver soluções tecnológicas, automação industrial e projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação. E o SESI entrará com serviços de saúde e segurança do trabalho, enquanto o IEL atua na qualificação e certificação de fornecedores locais. :: LEIA MAIS »
Referência no Extremo Sul, Hemodinâmica do HECB ultrapassa 2,7 mil procedimentos em dois anos
O Serviço de Hemodinâmica do Hospital Estadual Costa das Baleias (HECB), unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) localizada em Teixeira de Freitas, alcançou a marca de mais de 2,7 mil procedimentos realizados em apenas dois anos de funcionamento, consolidando-se como referência em atendimento cardiovascular no Extremo Sul da Bahia.
VAI UMA ERVINHA AI?
Era uma noite quente pra caramba em Ilhéus. O Coronel Roberto Mendes e sua esposa Fernanda, gaúchos raiz, ele oficial do Exército e ela filha de Almirante, se hospedaram aqui no hotel, já de tardezinha, depois de um dia cansativo de viagem.
Foram encaminhados a sua unidade habitacional, apartamento, e parecia que devido ao cansaço da viagem tinham logo ido dormir.
Por volta da meia-noite, a distinta senhora Fernanda desceu até a recepção, robe de seda, cara de quem perdeu a guerra, e chamou o recepcionista no canto do balcão:
— Meu filho… você não teria uma ervinha pra me arrumar? Só um pouquinho… não consigo dormir sem essa maldita erva.
O rapaz quase engoliu a própria língua. Recusou. Ela subiu. Desceu. Tomou banho. Subiu. Desceu de novo. Ofereceu 100 reais. Depois 200. Às quatro da manhã, já sem vergonha alguma e com os olhos vermelhos de insônia, ela bateu no balcão:
— Trezentos reais, rapaz! Trezentos reais por uma cuia só, pelo amor de Deus!
Foi aí que o recepcionista, suando frio e vendo o desespero da madame, teve um estalo:
— Rapaz… meu primo nego é do ramo.
Ele pegou o celular que escondido e mandou mensagem pro primo:
“Vem correndo. Tem uma cliente aqui oferecendo 300 contos por um cigarrão bem carregado. Traz um dos grandões!”
O primo, que não era de perder negócio, respondeu em dois segundos: “Tô indo”.
Enquanto isso, Fernanda, depois de tanto zanzar, finalmente apagou lá pelas seis da manhã, exausta e sem saber que o recepcionista havia conseguido encomendar o baseado.
Às sete em ponto, como bom militar, o Coronel Roberto desceu impecável, bigode alinhado, pronto pro café da manhã. Sentou-se sozinho no salão, pois a esposa “ficou zanzando a noite inteira”, segundo ele mesmo comentou com a garçonete. :: LEIA MAIS »
DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE.
1) 66 ANOS DE JOSÉ LEITE EM ILHÉUS.
2) GANHANDO MEDALHA.
3) ATUAÇÃO DO FÓRUM PERMANENTE EM DEFESA DE ILHÉUS!
4) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA. :: LEIA MAIS »



































































