WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia





junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  








Alfredo Amorim da Silveira

Rui destaca uso da tecnologia para reforçar a segurança no Carnaval

Todos os acessos aos circuitos da folia monitorados em tempo real por profissionais do Centro de Operações e Inteligência – 2 de Julho. Esta é a novidade da Secretaria da Segurança Pública (SSP) para o Carnaval 2017. Sucesso na edição passada, os 46 portais de abordagem foram aperfeiçoados e este ano, além de controlarem a entrada de objetos nos circuitos Dodô, Osmar e Batatinha com a ajuda de detectores de metais, também vão apresentar câmeras acopladas, que permitirão o acompanhamento das entradas e saídas dos circuitos.

Outro destaque este ano é a estreia do simulador de ocorrências, software que traça o diagnóstico do que deve ser feito de imediato pela segurança pública nos casos de ocorrências em locais com multidões. Na prática, o software permite a avaliação rápida sobre os aparatos necessários para sanar algum tipo de incidente na folia, através de simulações. No total, mais de 25 mil profissionais entre policiais civis, militares, técnicos e bombeiros militares vão atuar no Carnaval em Salvador e em mais 31 municípios do estado.

Os detalhes da megaoperação da SSP na maior festa de rua do planeta foram apresentados na manhã desta terça-feira (21), em uma coletiva de imprensa, em Salvador. O evento contou com a presença do governador Rui Costa, que destacou a importância do emprego da tecnologia para garantir a segurança dos foliões.

O esquema oficial da segurança começa na quarta-feira (22), com a entrega das chaves da cidade ao Rei Momo e segue até a Quarta-feira de Cinzas (1º). A polícia baiana também estará presente nos carnavais de bairro da capital, que acontecem em Cajazeiras, Periperi, Itapuã, Liberdade, Boca do Rio, Pau da Lima, Nordeste de Amaralina e Pituba.

O Carnaval deste ano será marcado ainda pela estreia do Centro de Operações e Inteligência na festa. No local, mais de 500 pessoas trabalharão em esquema de plantão, fazendo o acompanhamento dos principais acontecimentos no estado. Apenas nos circuitos da festa na capital, 250 câmeras vão enviar imagens em tempo real, munindo os profissionais da segurança de informações que podem ajudar a elucidar os casos ocorridos na festa.

A segurança do Carnaval 2017 também terá o monitoramento das imagens das câmeras dos camarotes, bem como das estações do metrô, permitindo o acompanhamento dos foliões no retorno para casa. Para isso, profissionais de 44 instituições da segurança pública e defesa civil estarão reunidos no Centro Integrado de Comando e Controle Regional, dedicados exclusivamente às ações do Carnaval da Bahia. A integração das equipes permitirá uma resposta mais rápida à sociedade.

Amadorismo ou descaso?

Pedido de desculpas

Quando não estou no hospital, doente em casa ou impossibilitado de ‘cobrir’ o carnaval eu peço aos amigos e sempre eles me acodem mandando fotos. Neste ano, recebemos um pacote de fotos do CAMAROTE OFICIAL e imaginamos (na redação do R2CPRESS) que haveria uma cobertura completa por parte dos fotógrafos da prefeitura.
Fizemos um álbum desse CAMAROTE e não recebemos mais nada de lá (AI). Os foliões de blocos, trios etc estão ligando perguntando cadê o meu bloco, cadê o trio tal etc.
Nosso objetivo era juntar os vídeos e deixar aqui na capa exatamente como fizemos alguns anos como uma forma, alegre, de mostrar a nossa cidade para o mundo.
Ano que vem, se não existir a garantia da AI da PMI, estaremos abrindo o espaço “mande fotos” e montaremos o álbum.
Feito esses esclarecimentos só nos resta pedir desculpas porque a Coordenação/AI do evento pisou feio na bola e nós, mais ainda, por esperarmos profissionalismo num evento de aglutinação garantida. Na verdade, CARNAVAL é no chão. Palanque é destaque, mas não diz tudo…

LAMENTÁVEL.

Algumas do dia

Força Nacional atuará no Rio Grande do Sul, no Rio Grande do Norte e em Sergipe

A Força Nacional vai atuar nos estados do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e de Sergipe durante 180 dias. O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou as ações nos estados nesta segunda-feira (20). O prazo pode ser prorrogado para ações de policiamento ostensivo, polícia judiciária e perícia forense. O reforço cumpre os objetivos do Plano Nacional de Segurança Pública que tem implantação iniciada nas cidades de Aracaju (SE), Natal (RN) e Porto Alegre (RS).

LEIA MAIS

Mercado financeiro projeta inflação abaixo da meta em 2017

Pela sétima semana consecutiva, o mercado financeiro melhorou as projeções para o custo de vida no País. Dados do Boletim Focus mostram que as expectativas para a inflação do ano recuaram de 4,47% para 4,43%. As informações foram divulgadas pelo Banco Central nesta segunda-feira (20). Todas as semanas, a instituição reúne dados junto a mais de 100 analistas do mercado financeiro. Com base nessas informações, é possível ter uma ideia de quais são as previsões da maioria dos analistas. Caso essa expectativa para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do ano se confirme, será a primeira vez, desde 2009, que a inflação fica abaixo do centro da meta perseguida pelo Banco Central.

LEIA MAIS

Caixa já esclareceu dúvidas de mais de 300 mil pessoas sobre FGTS

A Caixa Econômica Federal atendeu, das 9h às 15h deste sábado (18), cerca de 356 mil pessoas para esclarecer dúvidas sobre o saque de contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Cerca de 1,4 milhão de trabalhadores buscaram atendimentos nas agências desde a divulgação do calendário de pagamento, na última terça-feira (14). As agências abrirão durante cinco sábados, sendo um por mês. As próximas datas são: 11 de março, 13 de maio, 17 de junho e 15 de julho

LEIA MAIS

Repasses do salário-educação chegam a R$ 12,5 bilhões

O governo federal vai aumentar os repasses do salário-educação em 7% na comparação com 2016. O Ministério da Educação anunciou a medida nesta sexta-feira (17). O valor, que foi de R$ 11,71 bilhões no ano passado, deve chegar a R$ 12,53 bilhões este ano. O salário-educação é uma contribuição social recolhida de todas as empresas e entidades vinculadas ao Regime Geral da Previdência Social. Após a arrecadação, feita pela Receita Federal, cabe ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) repartir os recursos.

LEIA MAIS

Gasto de estrangeiros no Brasil foi de US$ 664 milhões em janeiro

Os turistas estrangeiros gastaram, em janeiro, US$ 664 milhões no Brasil. O valor representa um aumento de 2,17% em relação ao mesmo período do ano passado (US$ 650 milhões). Os dados são do Banco Central. Segundo o BC, a despesa cambial em janeiro deste ano – gastos dos brasileiros no exterior – teve um aumento de 87,89%, passando de US$ 840 milhões, em 2016, para US$ 1,578 bilhão.

LEIA MAIS

Sindicatos da Orla do Porto Organizados de Ilhéus     se reúne com imprensa para Café da Manhã

Os Sindicatos da Orla do Porto Organizado de Ilhéus estará reunindo a imprensa local nesta quarta-feira (22), para apresentar o diagnostico dos problemas atuais do Porto de Ilhéus e os resultados obtidos com a Audiência Pública realizada no ultimo dia 10 na Câmara de Vereadores.

Crismélia_Geraldo_ Dedé e o presidente da comissão Luciano Luna

Durante o café da manhã que será realizado na sede do Sindicato dos Estivadores, localizado na Avenida Dois de Julho no centro, será debatido a urgência necessidade da dragagem e aprofundamento do porto que atualmente tem a profundidade de 9.3 e para atender a demanda e continuar competindo com outros portos brasileiros é preciso 12 metros de profundidade.

Segundo Luciano Luna, presidente da comissão “Salve o Porto de Ilhéus”, que conta ainda com a participação de Crismélia, Geraldo, Dedé, Cristiano e Selma, o café da manhã será uma oportunidade da imprensa conhecer os problemas e as consequências desse impacto no turismo, economia, emprego e renda na cidade de Ilhéus. A comissão pretende reunir na próxima semana os empresários em outro café da manhã e já está programado para o próximo dia 08 de março um grande ato em defesa no Porto de Ilhéus.


By Robertinho Scarpita

DENÚNCIA / HOSPITAL REGIONAL

No dia 28 de dezembro de 2016  ao chegar próximo a  minha residencia no CEPLUS e estava  pilotando minha moto ao passar pelo condomínio  São Jorge e o outro que não sei o nome fui surpreendido por um veiculo que saiu do condomínio de vez na minha frente, que desviei e acionei os freios de minha moto que derrapou e eu sofrer um acidente, com meu braço esquerdo corroído pelo asfalto  com parte dos ossos e nervos expostos fui conduzido pelo SAMU ao HGLVF QUE, APESAR DA DEMORA NO ATENDIMENTO, fizeram a cirurgia e logo apos medicado e levado a enfirmaria  onde fiquei no leito 10 por mais de um mês  com mais 04 como eu vitimas de acidente de moto das Cidades de Canavieiras e Itabuna, fui bem atendido pelas enfermeiras e uma médica que fez a retirada das partes necrosada do meu braço e iria fazer a cirurgia de reparação com enxerto, só que no dia que marcaram a cirurgia foi no dia que a mesma entrou de ferias e quando o problemas começaram com a minha retirada da enfermaria que teria que sair para a parte de baixo ou iria para casa que aquelas enfermarias e para enfermos sofrera ou iriam sofrer cirurgia e não era o meu caso, foi quando eu bati  pé firme que estava esperando a médica retornar das ferias para fazer a cirurgia até que recebi a visita do diretor do hospital que simplesmente pedia para as enfermeiras tirar o curativo, depois olhou e disse:  “eu disse que não poderia que ainda estava passivo de cirurgia que os nervos estavam expostos e mostrei” conforme foto ele simplesmente respondeu: “o senhor é medico? e  usou um termo médico e saiu rindo” . Logo após recebi o comunicado que estava de alta.

01

02

03

04

Muito obrigado 

José Manoel Borges Santana

ESPAÇO ABERTO PARA A DIREÇÃO DO HOSPITAL

– QUERENDO –

SE MANIFESTAR.

Para Secretário de Turismo, ‘Ilhéus Folia’ foi extremamente positivo

Na opinião do secretário municipal de Turismo, Roberto Lobão, o carnaval antecipado Ilhéus Folia foi extremamente positivo, considerando o grande número de foliões, a baixíssima média de casos de violência, a qualidade das atrações musicais, o empenho da equipe de organização do evento e a empolgação do público. Por outro lado, o secretário disse que dados colhidos dão conta que a rede hoteleira local teve ocupação na média de 87%, “que é um número fantástico se você fizer uma análise de já estarmos encerrando o período de verão”, afirmou.

“As pessoas entenderam o espírito do carnaval, vieram à rua com alegria, para se distrair, se confraternizando. E deixou claro que o carnaval antecipado de Ilhéus está fortalecido e entra definitivamente para o calendário oficial da cidade, tornando-se um produto turístico inteiramente atrativo, que promove geração de renda, emprego e a movimentação de pessoas”, avaliou Roberto Lobão.

O secretário destacou o pequeno espaço de tempo que a equipe teve para detalhar a organização do evento, que contou com o patrocínio do Governo da Bahia. “Tentamos padronizar o carnaval antecipado em todos os aspectos, desde a confecção das barracas à criação de equipamentos para a acessibilidade das pessoas com necessidades especiais”, ponderou.

Em um comunicado interno, o secretário Lobão agradeceu à confiança do prefeito Mario Alexandre e a todos os colegas secretários pela cooperação com o trabalho da secretaria de Turismo. “Sem o envolvimento dos colegas e seus prepostos esse Carnaval não teria acontecido”, admitiu. “O saldo do Carnaval podemos identificar no testemunho das pessoas. Lançamos a pedra e acredito que tivemos sucesso no objetivo de sentimento de resgate de uma importante data do calendário de eventos, economicamente atrativo, da cidade de Ilhéus”, acrescentou.

Content – Quem também elogiou a festa foi o gerente executivo da iContent, empresa que realiza o Festival de Verão Salvador da Rede Bahia, Estácio Gonzaga. “Chegando aqui fiquei surpreso com a força que tem esse carnaval. Mais cedo passei pelas ruas e vi o fechamento, gostei da estrutura, da segurança, vi um projeto inovador, algumas mudanças como o cenário das Igrejas ao fundo. Aqui está sendo feito um grande carnaval. Parabéns à Prefeitura pela festa. Isso tudo ajuda a divulgar a cidade – que já bonita por natureza – no cenário nacional”, arrematou Gonzaga.

Governo apresenta parque para desenvolvimento do cacau e chocolate no sul da Bahia

A apresentação do Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia, que vai funcionar dentro da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), na rodovia Ilhéus-Itabuna, marcou as comemorações dos 60 anos da implantação da Comissão Executiva da Lavoura Cacaueira (Ceplac), nesta segunda-feira (20). O evento foi realizado na sede regional da instituição, com as presenças dos secretários estaduais de Agricultura, Vitor Bonfim; Ciência, Tecnologia e Inovação, José Vivaldo Mendonça; do Meio Ambiente, Geraldo Reis; e de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues.

BY DANIEL THAME

Articulado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e Uesc, o parque terá como foco a criação e inovação da cadeia produtiva do cacau e chocolate no sul da Bahia. Foram três anos de estudos para o desenvolvimento do projeto da unidade, que irá auxiliar ainda na qualificação dos ensinos técnico e superior da região.

O parque, que tem previsão de receber R$ 6,5 milhões em investimentos até 2019, também possui como metas o desenvolvimento de sistemas de gestão ambiental, produtividade e competitividade do cacau e do chocolate, fomento à produção agroindustrial, agroecologia e agricultura familiar, manejo e conservação dos recursos florestais.

Desenvolvimento regional

BY DANIEL THAME

BY DANIEL THAME

A primeira estrutura do parque será inaugurada no mês de março. Trata-se do Centro de Inovação do Cacau, instalado em uma área dentro do Instituto Nacional de Pesquisa e Análises Físico-químicas da Uesc. “Com o apoio do Governo do Estado, atuando em parceria com a Ceplac, a Universidade Estadual de Santa Cruz e a Universidade Federal do Sul da Bahia, vamos ampliar o processo de geração de tecnologia voltada para o desenvolvimento regional, que passa pelo fortalecimento da cadeia produtiva do cacau”, afirma José Vivaldo Mendonça.

O superintendente regional da Ceplac, Antonio Zugaib, destacou que “a parceria com o Governo do Estado é importante porque envolve não apenas recursos, mas difusão do conhecimento entre as instituições, tendo o Parque Científico e Tecnológico como agente catalizador para o desenvolvimento regional”.

Para Jerônimo Rodrigues, “o grande desafio é adotar um modelo que garanta a retomada econômica do cacau. Para isso, o Governo do Estado tem estabelecido parcerias que fortaleçam a cadeia produtiva do chocolate e programas de diversificação como agroindústria e fruticultura”. Geraldo Reis acrescentou que haverá investimentos em técnicas de produção que permitam a conservação ambiental, já que o cacau, por suas características de cultivo, contribui para a preservação da Mata Atlântica.

Ampliação da produção

Já Vitor Bonfim comentou que o Governo está trabalhando em conjunto com a Ceplac para ampliar a produção de cacau e reduzir a dependência da importação de amêndoas da África e da Ásia, que oferecem riscos de introdução de pragas. A comemoração dos 60 anos da Ceplac foi encerrada com a entrega de placas homenagens a funcionários e de uma palestra sobre a história da instituição.

Criada por Juscelino Kubitschek, a Ceplac elevou a produção de cacau na Bahia, nas décadas de 1970 e 1980, para 400 mil toneladas por ano. Atualmente, em processo de retomada, a produção é de cerca de 130 mil toneladas/ano e, além das amêndoas, estão sendo feitos investimentos na produção de chocolate, com a criação de cerca de 20 marcas, que já atingem os mercados nacional e internacional de chocolates finos.

BOA SEMANA PRA GENTE !!!!

Luiz Castro em: DECOLORE

QUESTÕES RELIGIOSAS

O respeito pela vida religiosa dos outros é um pré-requisito para a coexistência pacifica do ser humano.

Por que existem Igrejas que procuram denegrir com injustas acusações a Igreja Católica?

São Paulo chamava atenção dos fiéis: “Assim como entre o povo (Israel) houve falsos profetas, do mesmo modo haverá também entre vós falsos doutores, que introduzirão disfarçadamente seitas perniciosos” (Pd 2, 1-2

Certos lideres e seus adeptos de determinadas igrejas cristãs acusam os católicos de adorarem imagens (idolatria).

Deus disse “Não farás para ti escultura alguma do que esta em cima nos céus, ou abaixo sobre a terra, ou das águas”  (Ex. 20,4).

O mesmo Deus manda Moisés colocar dois querubins de  ouro na arca da aliança (Ex. 25,18,20). Mandou o mesmo Moisés fazer uma serpente de bronze para curar as mordidas pelas serpentes venenosas (Num. 28, 8-9). A Salomão ordenou enfeitar o templo de Jerusalém  com imagem de querubins.

Vale salientar que católicos conscientes não adoram imagens tem como verdadeiros retratos como lembranças.

:: LEIA MAIS »

Surf pelo mundo

Flashes da Nossa Aldeia

Guilherme Albagli de Almeida

Ontem, na minha caminhada diária matinal,  no Pontal, vi uma dona de casa, de robe vermelho, na rua do 5 Estrelas, varrendo a areia do seu passeio e a jogando sem qualquer cerimônia no passeio vizinho.

Parei e fiquei só observando, quando o marido, que estava dentro da casa, foi chegando. Saí dali e, vinte metros mais abaixo, outra cena idêntica: uma coroa, também de robe, fazia o mesmo q sua vizinha.

Parei, de novo, a olhando, mas entretida, não me viu logo. Olhei para trás e vi o primeiro casal em pé na sua porta, parado e indignado com a minha intromissão na sua privacidade e no seu sagrado direito de serem tabacudos, ignorantes, incivis.

Infeizmente, o Novo Brasil não vai rolar nos meus dias.





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia