WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia





junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  








No GOTAS DE PAZ

ORAÇÃO E AÇÃO

Há pessoas que dizem que oram o tempo todo pelo mundo. Pensam que orar é o suficiente. Assim, apenas oram e sentem que cumpriram um dever, no comodismo do seu lar. Orar é preciso, mas de ação também necessitamos. A oração nos dá força e coragem para agirmos.  Deus espera de nós a oração e a ação. São muitos os necessitados de alimento para o corpo físico e para a alma. Se pudermos ajudar, não nos escusemos de prestar o nosso auxílio. Estamos aqui, neste mundo, para nos ajudarmos uns aos outros e aprendermos que somos parte do Universo. Cada um de nós é uma peça dentro do Universo. Oremos e trabalhemos pelo bem comum. Coloquemos em prática o nosso conhecimento e as nossas virtudes. Virtude sem ação perde o sentido e o valor. A ação e o trabalho de auxílio aos necessitados nos ajudam a crescer e a evoluir como espíritos que somos.  Sigamos com ânimo, coragem, esperança e fé. Jesus está conosco!
https://www.gotasdepaz.com.br/oracao-e-acao/
 
 

Prefeitura de Ilhéus realiza ação de combate ao abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), realizou, nesta quarta-feira, 22, ação educativa de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes nos receptivos dos navios cruzeiros aportados na cidade. A mobilização organizada pela SDS teve a participaçãodo Centro Especializado de Assistência Social – Serviço de Proteção e Atendimento a Famílias e Indivíduos (CREAS/PAEFI) e do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes (CMDCA) e o Conselho Tutelar do Município de Ilhéus.

Durante toda a manhã foram distribuídos folhetos e adesivos (praguinhas) para os cerca de 3.800 turistas que visitavam a cidade. A abordagem também se estendeu a profissionais ligados ao turismo, como taxistas e guias, bem como pessoas que circulavam na região situada entre o Porto do Malhado e a Praça Dom Eduardo, em frente à Catedral de São Sebastião, no centro da cidade.

Na ação, personagens fantasiados de Colombina e Pierrot e voluntários da SDS utilizando perucas sensibilizavam e interagiam com o público por meio de brincadeiras educativas alusivas ao carnaval. Na oportunidade, a secretária de Desenvolvimento Social, Soane Galvão, afirmou o compromisso da gestão de assegurar cada vez mais as garantias e direitos das crianças e adolescentes. “Antecipamos a ação que é realizada nacionalmente, no mês de maio, devido ao número expressivo de denúncias registradas no município, através do Disque 100, cuja média chegou a 15 ocorrências numa semana. Logo, é preciso envolver toda a sociedade nessa luta”, acrescentou.

:: LEIA MAIS »

Salva vidas utilizam motocicletas para atender com rapidez ocorrências em Ilhéus

Salva Vidas de Ilhéus equipados com 02 motos para agilizar atendimento nas praias

Rapidez no atendimento salva adolescente afogada em uma praia do litoral norte de Ilhéus, no último domingo, 19. Com o auxilio das motocicletas, adquiridas pelo atual governo, o serviço realizado pela dupla de salva vidas André Silva e Clériston Abner, ocorrido nas proximidades do condomínio Joia do Atlântico, garantiu agilidade e eficiência na prestação do socorro.

A decisão de adquirir dois veículos tipo motocicletas para auxiliarem as atividades no serviço de salva vidas, vinculado à Secretaria de Administração (Sead), foi tomada pelo prefeito Mário Alexandre, no dia 9 de janeiro, atendendo a uma demanda da categoria. Na oportunidade, nos primeiros dias da atual gestão, o prefeito esteve reunido com a coordenação do corpo de salva vidas e representantes da classe a fim de discutir aspectos relacionados aos servidores e à prestação dos serviços.

As duas motocicletas adquiridas pelo corpo de salva vidas estão sendo bastante utilizadas no monitoramento das praias do litoral Norte e do litoral Sul de Ilhéus, município que detém a maior faixa litorânea da Bahia, com a finalidade de propiciar melhoria das condições de trabalho da classe e rapidez no atendimento às ocorrências, além de servir à fiscalização do próprio serviço.

Segundo o coordenador do Corpo de Salva Vidas, Alexandre Mendonça, as motocicletas são fundamentais no atendimento às vitimas, como foi o caso registrado no último final de semana, onde a dupla de salva vidas, Clériston e André, utilizando uma das motos, conseguiu fazer o resgate e dar continuidade ao procedimento de salvamento. “A aquisição das motos ajuda muito para as localidades onde não há atendimento de plantão, que são as praias mais distantes, que não apresentam infraestrutura do tipo barracas de praia, e onde a incidência é recorrente, principalmente na temporada de verão”, acrescentou.

No GOTAS DE PAZ

SEJA AGRADECIDO

A pior coisa que podemos fazer é agirmos com ingratidão em relação àqueles que nos fazem o bem. Devemos agradecer sempre por todo o bem recebido. Devemos agradecer até mesmo àqueles que nos causam transtornos, pois esses nos ajudam a nos fortalecermos e principalmente a aprendermos como não agir para com o próximo. Antes de apontarmos o dedo para alguém, lembremo-nos de uma gentileza, de uma ajuda recebida desse mesmo alguém.  Uma pessoa pode fazer muitas coisas boas para nós, e porque falhou uma vez já passamos a falar mal dela para os outros. Isto não é correto. Quantas vezes não falhamos com os outros? Quem somos nós para apontarmos o mínimo defeito do outro, se somos ainda tão imperfeitos? Por essa razão, sejamos gratos a cada pessoa que passar pela nossa vida. Cada pessoa que cruzar o nosso caminho deixará um aprendizado para nós. Agradeçamos sempre por tudo e por todos. A gratidão é sentimento nobre. Somente os humildes sabem agradecer verdadeiramente!

www.gotasdepaz.com.br

ALGUMAS DO DIA

Recursos do Fundeb são liberados nesta quarta-feira (22)

Já podem ser acessados pelos governos estaduais e municipais os recursos complementares da União, em fevereiro, ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Do total de R$ 918,97 milhões repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação, R$ 91,89 milhões complementam o pagamento do piso dos professores. A União repassa os valores aos estados e respectivos municípios que não alcançam, com a própria arrecadação, o valor mínimo nacional estabelecido a cada ano. Os estados que recebem a complementação são Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco e Piauí.

LEIA MAIS

Operação Rodovida aumenta fiscalização nas estradas

Até o próximo dia 5, a Operação Rodovida vai reforçar a conscientização dos foliões durante o Carnaval. A segunda fase da ação do governo federal tem o objetivo de prevenir e evitar acidentes nas estradas federais do País. Entre as atividades está a disseminação de campanhas educativas nas redes sociais, para alertar os motoristas sobre o resultado desastroso da mistura de álcool com direção. Além disso, a operação reforçou a fiscalização sobre alcoolemia (o conhecido teste do bafômetro), excesso de velocidade, motocicletas, ultrapassagens irregulares e transporte de crianças.

LEIA MAIS

 Regiões afetadas pela seca em MG, SE e MA receberão aporte de R$ 4,8 milhões

O Governo Federal autorizou o repasse de R$ 4,8 milhões para ações emergenciais em regiões que sofrem os efeitos do prolongado período de seca e estiagem no Maranhão, em Minas Gerais e Sergipe. Os recursos do Ministério da Integração Nacional são destinados à contratação de carros-pipa e aquisição de forragem animal. Do total, R$ 1,8 milhão vão reforçar o abastecimento de água potável em centros urbanos do Maranhão. Outros R$ 2 milhões foram liberados para o Governo de Sergipe favorecendo pequenos produtores em 26 municípios. Já o aporte de R$ 1 milhão ao governo de Minas Gerais é complementar a recursos já disponibilizados em setembro de 2016. Ao todo, R$ 3,3 milhões estão sendo investidos em ações para o fornecimento de água à população de 44 municípios mineiros.

LEIA MAIS

 IPCA-15 registra menor valor para fevereiro em cinco anos

Com a queda nos preços de artigos de vestuário e alimentos, a inflação continua em trajetória de desaceleração. Em fevereiro, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15) variou 0,54%, no menor resultado para o mês desde 2012, quando a taxa foi de 0,53%. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (22) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística  (IBGE). No acumulado dos últimos doze meses, o indicador atingiu 5,02%, bem abaixo do teto da meta de inflação (6,5%), e mais próximo de convergir ao centro da meta (4,5%). No ano, o resultado de fevereiro ficou em 0,85% e caiu em relação aos 1,42% registrados no mesmo mês do ano passado.

LEIA MAIS

A NOVA PONTE ILHÉUS/PONTAL; SONHO OU PESADELO? UMA ENGENHARIA QUE NÃO TEM VERGONHA.

Por Edgard Siqueira

PARA LER EM TELA CHEIA CLIQUE NAS DUAS SETINHAS.

DO ILHÉUS 24 HORAS

ILHÉUS:

Paciente em ESTADO GRAVE necessita com URGÊNCIA  de DOAÇÃO de sangue

de QUALQUER TIPO 

Bruna_Alves_Sangue

Bruna Alves precisa urgentemente de doação de sangue qualquer tipo. Ela se encontra na UTI do hospital São José, com anemia falciforme.

As pessoas que puderem ajudar devem ir até o Banco de Sangue, que fica na rua Dom Manoel Paiva, 226, centro, para fazer a doação de sangue. É importante levar o nome completo da paciente e informar que a doação é destinada para Bruna Alves.

Pode doar, pessoas com mais de 18 anos, que estejam bem de saúde, ou a partir dos 16 com autorização dos pais. Idosos até os 69 também podem doar. As doações não podem ser feitas em jejum nem a menos de duas horas depois do almoço. Lembre-se: A sua doação pode salvar uma vida.

Governo realiza pagamento das diárias de Carnaval aos policiais nesta quarta-feira

Já está disponível aos mais de 26 mil servidores estaduais baianos, que atuam na área de segurança pública, o pagamento das diárias relativas ao plantão de Carnaval. O montante investido, como parte das ações de valorização do funcionalismo estadual do Governo da Bahia, chega a quase R$ 27 milhões e atende servidores da Secretaria da Segurança Pública (SSP), Polícia Militar e Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento de Polícia Técnica (DPT) e Casa Militar.
No dia 9 de fevereiro, o governador Rui Costa anunciou em seu Facebook reajuste de 6,29% no valor das diárias dos plantões de Carnaval em 2017, com base na variação do Índice de Preços ao Consumidor Ampliado (IPCA) de 2016. Na mesma postagem, foi informado o encaminhamento de projeto de lei à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), que estabelece novos critérios para a concessão do Prêmio por Desempenho Policial (PDP). O projeto de lei foi entregue no dia 17 de fevereiro.
O pagamento dos proventos aos demais servidores estaduais será feito no dia 24 de fevereiro, antes dos festejos momescos. A tabela de pagamentos do funcionalismo foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) de 12 de janeiro.

O CARNAVAL

Dom Fernando Arêas Rifan*

           Semana próxima é o Carnaval. Como todos os anos, aproveitamos a ocasião para uma reflexão de ordem histórica e espiritual.
Segundo uma teoria, a origem da palavra “carnaval” vem do latim “carne vale”, “adeus à carne”, pois no dia seguinte começava o período da Quaresma, tempo em que os cristãos se abstêm de comer carne, por penitência. Daí que, ao se despedirem da carne na terça-feira que antecede a Quarta-Feira de Cinzas, se fazia uma boa refeição, com carne evidentemente, e a ela davam adeus. Tudo isso, só explicável no ambiente cristão, deu origem a uma festa nada cristã. Vê-se como o sagrado e o profano estão bem próximos, e este pode contaminar aquele. Como hoje acontece com as festas religiosas, quando o profano que nasce em torno do sagrado, acaba abafando-o e profanando-o. Isso ocorre até no Natal e nas festas dos padroeiros das cidades e vilas. O acessório ocupa o lugar do principal, que fica prejudicado, esquecido e profanado.
O Carnaval poderia até ser considerado uma festa pitoresca de marchinhas engraçadas, de desfiles ornamentados, um folguedo popular, uma brincadeira de rua, uma festa quase inocente, uma diversão até certo ponto sadia, onde o povo extravasa sua alegria. Mas, infelizmente, tornou-se também uma festa totalmente profana e nada edificante, onde campeia o despudor, as orgias e festas mundanas, cheias de licenciosidade, onde se pensa que tudo é permitido, onde a imoralidade é favorecida até pelas autoridades, com a farta distribuição de preservativos, preocupadas apenas com a saúde física e não com a moral.
A grande festa cristã é a festa da Páscoa, antecedida imediatamente pela Semana Santa, para a qual se prepara com a Quaresma, que tem início na Quarta-Feira de Cinzas, sinal de penitência. Por isso, é a data da Páscoa que regula a data do Carnaval, que precede a Quarta-Feira de Cinzas, caindo sempre este 47 dias antes da Páscoa.
Devido à devassidão que acontece nesses dias de folia, muitos cristãos preferem se retirar do tumulto e se entregar ao recolhimento e à oração. É o que se chama “retiro de Carnaval”, altamente aconselhável para quem quer se afastar do barulho e se dedicar um pouco a refletir no único necessário, a salvação eterna. É tempo de se pensar em Deus, na própria alma, na missão de cada um, na necessidade de estar bem com Deus e com a própria consciência. “O barulho não faz bem e o bem não faz barulho”, dizia São Francisco de Sales.
Já nos advertia São Paulo: “Não vos conformeis com esse século” (Rm 12,2); “Já vos disse muitas vezes, e agora o repito, chorando: há muitos por aí que se comportam como inimigos da cruz de Cristo. O fim deles é a perdição, o deus deles é o ventre, a glória deles está no que é vergonhoso, apreciam só as coisas terrenas” (Fl 3, 18-19); “Os que se servem deste mundo, não se detenham nele, pois a figura deste mundo passa” (cf. 1 Cor 7, 31).
Passemos, pois, este tempo na tranquilidade do lar, em algum lugar mais calmo ou, melhor ainda, participando de algum retiro espiritual. Bom descanso e recolhimento para todos!

*Bispo da Administração Apostólica São João Maria Vianney
http://domfernandorifan.blogspot.com.br/

Ilhéus busca entendimento com a Justiça sobre os precatórios trabalhistas

A Prefeitura de Ilhéus, representada pela Procuradoria Geral do Município, busca entendimento com a Justiça do Trabalho acerca dos precatórios trabalhistas. Conforme requerimento apresentado pelo município, na atual gestão, devidamente deferido, a Presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 5ª Região, Desembargadora Maria Adna Aguiar, designou uma audiência global sobre o assunto para o próximo dia 27 de março, às 10 horas. O local escolhido foi o Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, localizado na Avenida Soares Lopes, no centro da cidade.

A intenção do governo é se antecipar diante do grave problema com a justiça trabalhista e realizar acordos mais favoráveis ao município. A proposta é conseguir uma conciliação global, diminuindo a dívida e equacionando os encargos financeiros que comprometem parte significativa da receita orçamentária de Ilhéus, além da possibilidade de parcelamento do passivo trabalhista.

Ao assumir a gestão, o prefeito Mário Alexandre constituiu uma Comissão Interdisciplinar de Avaliação e Revisão de Precatórios e RPV´s Trabalhistas (CIARP), através do Decreto Municipal nº 36/2017. A Comissão é coordenada pelo Procurador Geral, Fabiano Resende, e também composta por um subcoordenador, o secretário da Fazenda, Elifaz Anunciação; o primeiro-secretário, o assessor do Procurador Geral, Gustavo Aurélio Seára Niella; o segundo-secretário, chefe de setor da Secretaria de Saúde, Uziel Pires Santos; o assessor geral, que exerce essa função junto ao Procurador Geral, Michel Mendonça Ribeiro; e mais um assessor, o chefe do setor de Recursos Humanos, Antônio Rodrigo Viana Ramos.

A medida tem como finalidade promover o esforço conjunto das secretarias de Finanças e de Administração na tentativa de obter acordos que desonerem os cofres públicos, diante da enxurrada de ações movidas contra o município durante administrações anteriores, que resultaram num vultuoso passivo, colocando Ilhéus como o maior devedor do estado e entre os maiores devedores do país.  As secretarias designadas contratarão, nos próximos dias, empresa especializada para efetuar a revisão dos cálculos das ações. Enquanto isso, a Justiça do Trabalho está providenciando a entrega de todos os processos para que a equipe de trabalho possa fazer carga.

O prefeito Mário Alexandre classificou a iniciativa como um importante avanço para conseguir uma expressiva redução da dívida municipal oriunda de ações trabalhistas e, assim, equilibrar as contas públicas: “É preciso discutir com mais profundidade sobre essa questão, aproveitando a presença da própria Presidente do Tribunal Regional do Trabalho no evento e assim podermos negociar ao máximo, demonstrando a imperiosa necessidade de equilíbrio das contas municipais, viabilizando a administração, para o bem da coletividade”, completou.

MARINHA DO BRASIL

MARINHA ABRE CONCURSO COM 190 VAGAS PARA O COLÉGIO NAVAL

          Estão abertas, até o dia 30 de março de 2017, as inscrições para o Concurso Público para o  ingresso de alunos no Colégio Naval, da Marinha do Brasil, para o preenchimento de 190 vagas.

Os principais requisitos são: ser do sexo masculino, ter 15 anos completos e menos de 18 anos de idade no primeiro dia do mês de janeiro de 2018 e ter concluído o 9º ano do Ensino Fundamental, ou estar em fase de conclusão.

As inscrições devem ser realizadas no site  www.ingressonamarinha.mar.mil.br.

O valor da taxa de inscrição é de R$65,00, havendo a possibilidade de isenção para candidatos oriundos de família de baixa renda.

O candidato será submetido a provas de Matemática e Inglês em primeira etapa e, se aprovado, a provas de Estudos Sociais, Ciências, Português e Redação. Os classificados passarão ainda por verificação de inspeção de saúde, teste de aptidão física, avaliação psicológica e verificação de documentos.

Os aprovados em todas as etapas do processo estudarão no Colégio Naval, localizado em Angra dos Reis-RJ, pelo período de três anos letivos, em regime de internato. Durante o curso terão a formação de ensino médio e militar-naval. Além disso, terão direito a uniforme, alimentação, vencimentos e assistências médica, odontológica, psicológica, social e religiosa. Receberão, também, uma bolsa-auxílio de R$1.010,00.

SERVIÇO:

Concurso Público de Admissão ao Colégio Naval 2017

Inscrição: 22 de fevereiro a 31 de março de 2017

Vagas: 190 vagas

Valor: R$ 65,00

Datas das provas: a serem definidas.

Informações: www.ingressonamarinha.mar.mil.br ou (71) 3507-3825

No GOTAS DE PAZ

O SORRISO CONFORTA

Vamos procurar sorrir mais. O sorriso traz leveza ao rosto e torna aquele que sorri simpático e carismático. Quando sorrimos para alguém emitimos uma energia positiva que chega ao outro em forma de fluidos benéficos. Ao mesmo tempo cria-se uma empatia e esses mesmos fluidos voltam dobrados para aquele que os emitiu. O sorriso conforta a alma do outro. A pessoa sente um bem estar enorme, pois percebe que alguém a viu e notou a sua existência. Não devemos passar pelos outros como quem passa ao lado de um poste ou de um muro. Pessoas precisam de atenção, carinho e respeito. Comecemos então a sorrir mais, a sermos mais simpáticos para com as outras pessoas. Simpatia atrai simpatia. Lembremo-nos: recebemos de volta aquilo que doamos.

www.gotasdepaz.com.br





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia