:: ‘Notícias’
Liga Ilheense de Futebol
Neste domingo, acontece no Estádio Mário Pessoa, a 12ª Rodada do Campeonato de Futebol Amador 2014.
Legião da Boa Vontade (LBV)
Armagedons, desperdício e crack
Paiva Netto

Paiva Netto
Aprendamos a respeitar a Vida, do contrário a deusa morte multiplicará o seu trabalho. Foi o que reafirmei em 1991, na Serra do Pilar, em Vila Nova de Gaia, Portugal, gravando o programa “Boa Vontade”, para a Rede Bandeirantes de Televisão, do Brasil.
Muita gente pensa que o Armagedom (Apocalipse de Jesus, 16:16) se refere apenas à possibilidade de guerra nuclear, química, bacteriológica, cibernética. Mas qualquer desrespeito às criaturas, que nem mesmo podem defender-se no útero materno, é um Armagedom. O crime organizado é um Armagedom. O analfabetismo material e espiritual é um Armagedom. A implosão da família é um Armagedom. O avanço tecnológico sem o espírito de solidariedade social é um Armagedom. O fanatismo religioso é um Armagedom. O materialismo desbragado é um Armagedom. A fome é um Armagedom. O Armagedom está à nossa mesa: os vegetais cheios de agrotóxicos, as carnes repletas de antibióticos e hormônios. O Armagedom reflete-se nas águas poluídas dos oceanos, lagos, rios e, mesmo, fontes. Os flagelados da seca e das inundações padecem um Armagedom. Sair às ruas para o serviço, o estudo ou a diversão, sem a certeza de um retorno tranquilo ao lar, diante da violência e da insegurança que por toda parte hoje se manifestam, o que é isso senão um Armagedom? A falta de Amor nos corações é um gerador de Armagedons. As pessoas ficam esperando o Armagedom, e ele já está aí… criado por nós.
E vejam só a conclusão do recente estudo inglês, “Global Food; Waste not, Want not”, que constitui outro inacreditável Armagedom. Ele aponta que, a cada ano, cerca de dois bilhões de toneladas de alimentos têm como destino o lixo. É simplesmente metade da comida do planeta. Esses números, sobre o desperdício que ocorre no mundo, revelam paradoxo capaz de questionar nossa própria condição de civilizados.
RESPEITO À VIDA
Entretanto, os problemas têm solução quando os seres humanos realmente se dispõem a resolvê-los. É uma questão de respeito ao divino privilégio de existir. Por isso, aqui se encaixa como uma luva este pensamento de Henry Ford (1863-1947), que certa vez definiu a Boa Vontade como a maior força da Vida: “Os tempos de riqueza não nascem por acaso. Surgem como resultado de muito esforço e pertinácia”.
Esse mesmo empenho devemos empregar no combate às drogas que infelicitam tantas famílias e na devida reabilitação dos seus usuários. O crack, o álcool, o tabaco, só para citar alguns, são, portanto, lamentáveis Armagedons a serem superados. Diz uma campanha do governo brasileiro: “Com o compromisso de todos é possível vencer o crack”. Eis uma consciência imprescindível em qualquer frente de trabalho.
PERTO DE JESUS, LONGE DOS PROBLEMAS
Digo sempre aos jovens na LBV: Quanto mais perto de Jesus, mais longe dos problemas.
No Evangelho do Cristo Ecumênico, o Divino Estadista, encontramos excelentes diretrizes do comportamento ideal para a vivência em sociedade, tendo o bom senso como guia de todas as horas.
José de Paiva Netto — Jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com
No LIVRAMENTO AGORA
FEIRA DE SANTANA: POLÍCIA MILITAR FAZ “MILAGRE” E “CURA” DEFICIENTE QUE VENDIA DROGAS EM CADEIRA DE RODAS
Foto Divulgação / 66ª CIPM
A Polícia Militar de Feira de Santana flagrou nesta segunda-feira (07) um jovem que vendia drogas sentado em uma cadeira de rodas. O fato ocorreu durante uma ação da Moto Bairro 66 – serviço da 66ª CIPM que utiliza motocicletas para fazer rondas em Bairros da cidade e ganhou notoriedade na imprensa após repercutir nas redes sociais com frases irônicas do tipo: “A PM fez o cidadão levantar, isso é milagre” postada por diversos internautas. Segundo boletim de ocorrência os Policias Militares suspeitaram do rapaz que estava no Bairro Ponto Central e resolveram realizar uma abordagem, ao perceberem que ele portava entorpecentes, solicitaram que o cidadão ficasse de pé com as mãos na cabeça. O pedido foi prontamente atendido, o jovem levantou-se com rapidez e foi conduzido a Delegacia sendo autuado em flagrante por tráfico de drogas.
(Foto Divulgação 66ª CIPM)
Prefeitura de Canavieiras
Prefeitura de Canavieiras institui o programa “Plantar para Colher”
“Plantar para Colher”, este o nome do programa que foi sendo lançado pela Prefeitura de Canavieiras e que será gerenciado pela Secretaria Municipal da Agricultura, com a finalidade de incentivar a criação de um polo hortifrutigranjeiro em Canavieiras. O programa foi formatado para atender aos pequenos agricultores do Município, com a prestação de serviços de orientações técnicas e equipamentos.
No BLOG AGRAVO
Professores do Colégio Estadual de Ilhéus são ameaçados de morte por traficantes
Centro Estadual de Educação Profissional
Professores do Centro Estadual de Educação Profissional (antigo Colégio Estadual de Ilhéus) estão sendo ameaçados de morte por supostos traficantes, que tem enviado mensagens intimidando os profissionais e afirmando que matará os educadores. Nas mensagens enviadas por telefones celulares, inclusive com números identificados, os traficantes xingam os professores e acusam de terem acabado com as bocas de fumo na escola, por esse motivo dizem que vão matá-los. As mensagens foram enviadas, individualmente e como nomes de cada um dos professores, para diversos educadores.
O fato foi comunicado na manhã desta quinta-feira (10) à APPI/APLB-Sindicato, Delegacia Sindical Costa do Cacau, que estará encaminhando a denúncia à Secretaria Estadual de Educação, Ministério Público Estadual e Procuradoria Geral do Estado da Bahia. Os professores ameaçados também já prestaram queixa na Polícia Civil de Ilhéus, que está apurando o caso, tentando chegar aos autores das ameaças.
Assustados com as ameaças de morte, os professores afirmaram desconhecer a existência de qualquer tráfico dentro do Centro Estadual de Educação Profissional de Ilhéus. Eles também questionaram os riscos que correm como educadores, uma profissão que, além de receber baixos salários, ainda convive com ameaças de mortes e de agressões físicas.
Plenário da Câmara de Ilhéus seria mais útil se alugado para festas de arrocha
Desde janeiro de 2013 pouco se vê de proveitoso nesta que deveria ser a casa de leis; Que deveria ser uma verdadeira Augusta casa do povo; Que deveria ser um poder independente; Que deveria ser um espaço da moralidade e dos bons costumes e do exemplo. O que se vê é uma anarquia, uma falta de respeito, uma falta de propósitos, uma politicagem podre, um ringue de lutas baixas. Uma verdadeira vergonha para a cidade. Uma desordem!
Com raríssimas exceções, é constante os ataques e relações anti-civilizadas de propositores bizarros e semi-analfabetos. Xingamentos e chacotas faz parte das metralhadoras desgovernadas. Muitos apelos tendenciosos, gestos impróprios e obscenos e linguagens chulas. Palavras como Culhão, porra, ladrão, xibungo, cheirador de pó, zorra, safado, vagabundo, mentiroso, canalha e tantos outros já fazem parte do rol de verbetes corriqueiros de alguns agentes públicos. Até agressões físicas já aconteceram neste espaço que vive um dos piores momentos de sua história. Lamentavelmente, está pior que a zona. Pelo menos na zona existe ordem! ‘A plateia’ como a edilidade chama o público, presenciam todas as 3ª e 4ª feiras o espetáculo. As gravações não mentem! A comissão de ‘dicori’, como pronuncia certo vereador careca, não passa de um zero à esquerda. Uma comissão que pra nada presta. Poderia até extinguir!
Projetos que não andam, não funcionam e nunca são colocados em práticas; indicações que o executivo sequer ler; convocação via requerimentos que não se exige o cumprimento; vereadores que são campeões de faltas e seus dias são abonados; sessões que deixam de acontecer, constantemente, por falta de quórum, e na maioria das vezes por armação; vereadores que puxam o saco do executivo e pedem até autorização pra fazer xixi; homens públicos fofoqueiros que tudo que acontece na câmara ligam imediatamente para passar para o prefeito. Independência nem aqui e nem no inferno! Alguns vereadores envergonham a casa. Coisa ridícula!
Pela turbulência e falta de credibilidade que vive o ‘parlamento’, a melhor sugestão seria fechar as portas para assuntos legislativos até dezembro, e alugar o plenário de 2ª a 5ª feira para seminários, cursinhos e feiras de automóveis seminovos e motocicletas de pequena cilindradas. Já na 6ª feira, sábado e domingo poderia ser arrendado para a realização de festas de arrochas. Polentinha do Arrocha; Márcio José, Um Love a Mais, Benner Show, Pablo e, principalmente Moreno do Capricho, o maior fenômeno do arrocha atualmente na região.
Ganharia a sociedade que iria se divertir nos finais de semana; ganharia os vereadores que não precisariam mais vestir os seus ternos surrados e ficarem enrolando e discutindo bobagens na câmara e brincando de vereança; ganharia o executivo que jogaria solto.
Sessões de verdade em Ilhéus e que você sai esperançoso, somente a do Descarrego, da IURD.
—
No JORNAL DO RADIALISTA
http://portal.jornaldoradialista.com.br/plenario-da-camara-de-ilheus-seria-mais-util-se-alugado-para-festas-de-arrocha/
Prefeitura de Ilhéus não fará atendimento ao público nesta sexta-feira
A paralisação do atendimento é devido à adesão de Ilhéus à campanha da Viva o Seu Município da Confederação Nacional de Municípios (CNM), que tem por objetivo chamar a atenção do governo Federal para a atual situação de falência das unidades federativas brasileiras.
Em adesão à campanha Viva o Seu Município, promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), o prefeito Jabes Ribeiro decretou que nesta sexta-feira, dia 11, não haverá atendimento ao público nos departamentos municipais, haverá apenas expediente interno. Contudo, estarão disponíveis à população os serviços do Samu, das Unidades de Pronto Atendimento, de salva-vidas e da Guarda Municipal. A população também vai contar com ações de limpeza e iluminação públicas, transporte urbano e ordenamento e fiscalização do trânsito.
A decisão do prefeito considera a enorme dificuldade enfrentada pelo município, diante da maior crise estrutural do país. A isso, associa-se a omissão das outras esferas governamentais no desenvolvimento de ações que possam minimizar esse grave quadro de dificuldades. Ainda, segundo o decreto, o ato da Prefeitura pondera o comprometimento na execução dos serviços públicos essenciais, dado o esgotamento financeiro de Ilhéus, causado por interferência direta da União que repassa cada vez mais atribuições, sem a correspondente previsão de receita para custeio.
O movimento da CNM, que teve início no último 23 de fevereiro, tem o objetivo de chamar a atenção do governo Federal para a atual situação de falência das unidades federativas brasileiras. Portanto, a Paralisação Nacional das Prefeituras, neste 11 de abril, pretende denunciar esta crise e defender as bandeiras prioritárias do movimento municipalista, que inclui cinco pontos:
- Aumento de 2% do FPM – As propostas de emenda constitucional que estão tramitando no Congresso (PEC 39/2013 SF e PEC 341/2013 CD) alteram a participação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) dos atuais 23,5% para 25,5% da arrecadação nacional do IPI e do IR. Isso representaria, em 2014, um aporte de mais de R$ 7 bilhões aos cofres municipais, auxiliando, sobretudo, os pequenos e médios Municípios que têm no FPM uma de suas mais importantes fontes de receitas.
- Reformulação da Lei Complementar 116/2003 ISS – O projeto pretende, além de incluir novas atividades econômicas na LC 116/2003, resolver o problema da guerra fiscal no ISS, alterando as operações de leasing, as operações com cartões de crédito e débito e a pacificação do entendimento da tributação das obras de construção civil. Com isso, será possível arrecadar, aproximadamente, R$ 5 bilhões a mais a cada ano e promover uma melhor equidade de receitas entre os Municípios.
- Desonerações do IPI somente da parcela da União – O governo federal pode conceder renúncias de impostos para fomentar a economia. E, nestes últimos anos, uma das principais políticas macroeconômicas foi a de desonerações no Imposto de Produtos Industrializados (IPI). O problema disso é que o IPI compõe o FPM, e a cada desoneração acaba acarretando menos FPM aos Municípios. Por isso, precisamos que somente seja possível ao governo federal desonerar a sua parte do imposto.
- Apreciação pelo STF da Lei 12.734/2012 com a redistribuição dos royalties de petróleo e gás – O movimento municipalista conseguiu – após imensa luta junto ao Congresso Nacional – derrubar o veto a Lei 12.738/2012, que redistribui de forma mais justa os royalties de petróleo e gás das plataformas continentais. Esta lei encontra-se sob judice no STF esperando a manifestação da suprema corte sobre a sua constitucionalidade.
- Encontro de contas das dívidas previdenciárias – Durante a XVI Marcha, a CNM pautou a questão do encontro de contas das dívidas dos Entes municipais junto à Previdência. Ou seja, abater da dívida dos Municípios o que a Previdência deve a eles. Até o momento, a Receita Federal e o Ministério da Previdência Social não concordaram com o pleito municipalista.
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Campanha de imunização do HPV nas escolas é prorrogada até o dia 17 em Ilhéus
A vacina contra o HPV é quadrivalente, ou seja, protege contra quatro tipos do vírus, sendo dois vinculados ao risco de contrair câncer e responsáveis por 70% dos casos da doença.

A campanha de imunização contra o HPV, direcionada a meninas na faixa etária de 11 a 13 anos, nas escolas públicas e privadas de Ilhéus, foi prorrogada pela Secretaria Municipal de Saú.
A campanha de imunização contra o HPV, direcionada a meninas na faixa etária de 11 a 13 anos, nas escolas públicas e privadas de Ilhéus, foi prorrogada pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) até o dia 17 de abril. Nesta quinta-feira, dia 10, a ação ocorre no Colégio Estado do Ceará. Na segunda-feira, dia 14, serão imunizadas adolescentes do Colégio Paulo Américo e, na terça-feira, dia 15, do Colégio Moisés Bohana. Já na quarta-feira (16/04), serão contempladas as estudantes do Colégio Estadual do Basílio e, finalizando a campanha, na quinta-feira, dia 17, as alunas do Colégio Fábio Araripe Goulart serão imunizadas.
Colégio Ideal. O IDEAL!

A torcida da Rede entra em campo! A partir de hoje, está disponível o site “Torcida em Rede”, repleto de atividades, curiosidades, projetos pedagógicos, concursos culturais e muito mais.
Um projeto para que todos entrem conosco no clima da Copa. Acompanhe em nossas redes sociais as atividades deste projeto.
Navegue pelo site e fique por dentro:www.torcidaemrede.com.br
Amplie ainda mais essa torcida! Torça em Rede!
*Colégio IDEAL & Rede Pitágoras: uma parceria de Sucesso!*
Curta nossa página:
https://www.facebook.com/
Justiça Eleitoral julga ação improcedente e mantém resultado das urnas em Coaraci
O Juiz Izaqueu Lourenço da Silva Júnior, titular da 135ª zona eleitoral de Coaraci, no Sul da Bahia, julgou improcedente ação que pedia a perda de mandato da prefeita de Coaraci, Josefina Castro, e do seu vice Sérgio Fraife. A ação foi movida pela oposição.
“Julgo improcedente todos os pedidos formulados nas exordiais mantendo incólumes os mandatos do prefeito e do vice-prefeito dos representados, bem como suas elegibilidades, preservando-se inalterado, ainda, o resultado obtido nas urnas no dia 7 de outubro de 2012, por ser esta a melhor decisão coadunante como melhor direito aplicado a espécie”, escreveu o juiz na sentença.
A prefeita comentou a decisão judicial. “Estávamos tranquilos quanto a decisão. Sempre pautamos nossa ação baseado na ética e na legalidade”, disse. A decisão garante um clima de tranquilidade aos mais de 20 mil moradores de Coaraci.
—
Gilvan Rodrigues
Ilhéus adere à campanha Viva o Seu Município
Em adesão ao movimento promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), o prefeito Jabes Ribeiro decretou expediente interno nesta sexta-feira, dia 11, ficando vedado o atendimento ao público.
Diante da atual situação de falência das unidades federativas brasileiras, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) promove desde o dia 23 de fevereiro, a campanha Viva Seu Município. A próxima iniciativa vai ocorrer nesta sexta-feira, dia 11, quando chefes de Executivos deverão realizar uma ação no sentido de mobilizar o governo Federal e cidadãos para as problemáticas das administrações. Em adesão ao movimento, o prefeito Jabes Ribeiro decretou expediente interno na sexta-feira, ficando vedado o atendimento ao público.
Contudo, de acordo com o decreto, estarão disponíveis à população os serviços do Samu, das Unidades de Pronto Atendimento, de salva-vidas e da Guarda Municipal. A população também vai contar na sexta-feira, dia 11, com ações de limpeza e iluminação públicas, transporte urbano e ordenamento e fiscalização do trânsito.
A decisão do prefeito considera a enorme dificuldade enfrentada pelo município, diante da maior crise estrutural do país. A isso, associa-se a omissão das outras esferas governamentais no desenvolvimento de ações que possam minimizar esse grave quadro de dificuldades. Ainda, segundo o decreto, o ato da Prefeitura pondera o comprometimento na execução dos serviços públicos essenciais, dado o esgotamento financeiro de Ilhéus, causado por interferência direta da União que repassa cada vez mais atribuições, sem a correspondente previsão de receita para custeio.
Secretaria de Comunicação (Secom)





























































