:: ‘Notícias’
Colégio Ideal. O IDEAL.

Veja FOTOS de atividades/eventos do Colégio IDEAL clicando AQUI e depois emAPRESENTAÇÃO DE SLIDES.
Vigilância Sanitária e CRF vão reforçar fiscalização nas farmácias de Ilhéus
Vistorias feitas em estabelecimentos farmacêuticos revelam irregularidades, como a ausência de profissional do setor e o comércio de produtos alheios ao ramo de atividades em drogarias e farmácias

Em reunião,foi definida uma estratégia conjunta de ação diante da necessidade de reforçar a fiscalização nos estabelecimentos farmacêuticos, visando por fim a irregularidades nas drogas.
Após reunião entre o secretário de Saúde de Ilhéus, José Antonio Ocké, e o presidente do Conselho Regional de Farmácia (CRF-BA), Mário Martinelli Júnior, com a presença das coordenadoras dos serviços de Vigilância Sanitária do Município e do Estado, Cathianne Pinto e Camila Tupinambá, foi definida uma estratégia conjunta de ação diante da necessidade de reforçar a fiscalização nos estabelecimentos farmacêuticos, visando por fim a irregularidades nas drogarias da cidade.
Em recentes vistorias feitas pelo Conselho Regional de Farmácia (CRF), verificou-se que em muitos estabelecimentos os profissionais farmacêuticos não são encontrados, o que se constitui em uma infração sanitária grave, passível de sanções previstas na lei federal 5.991, de 1973. Segundo as normas, todas as farmácias e drogarias devem manter em seu estabelecimento, no horário de funcionamento, um especialista na área de farmácia, que deve permanecer em regime de plantão.
Prefeitura de Canavieiras
Faeg-Sul promove sua primeira reunião de 2014 em Canavieiras
Discutir as políticas públicas da cultura do Litoral Sul foi um dos objetivos do 1º Encontro de 2014 do Fórum de Agentes, Empreendedores e Gestores Culturais do Sul da Bahia, realizado em Canavieiras. Na reunião, que contou com a participação de diversos municípios, ficou evidenciada a necessidade de uma ampla mobilização para implantar o Sistema de Cultura nas diversas cidades que compõem o Território.
Presente ao Fórum, o prefeito de Canavieiras, Almir Melo, ressaltou a abnegação dos agentes culturais, em frente às dificuldades de empreender a cultura, já que não existe uma política definida para esse segmento. O prefeito informou que Canavieiras é uma cidade cultural por excelência e que em suas gestões várias ações foram empreendidas para organizar o setor.
Lembrou, ainda, Almir Melo, que o Sistema Municipal de Cultura foi instituído com a sanção da Lei 999, de 11 de dezembro de 2013, com a finalidade de estimular o desenvolvimento municipal com o exercício dos direitos culturais, promovendo a economia da cultura e o aprimoramento artístico-cultural em Canavieiras.
Matrículas nas escolas da rede municipal permanecem abertas até dia 31, em Ilhéus
A expectativa é que até o fim do período de matrícula, em 31 de março próximo, todas as vagas da rede municipal de ensino sejam preenchidas.
A procura por vagas nas escolas municipais de Ilhéus tem aumentado consideravelmente, nos últimos dias, e a expectativa é que todas as vagas sejam preenchidas até o fim do período de matrículas, cujo prazo vai até o dia 31 de março. A informação é da chefe do Setor de Matrícula da Secretaria de Educação, Soraya da Silva.
Ela acrescenta que a procura por vagas tem sido grande e que em algumas escolas já não há mais vagas. “Os pais que chegam às escolas e não encontram vagas são encaminhados para as unidades mais próximas. O que não podemos é deixar de realizar a matrícula”, afirma Soraya. No caso dos pais que requisitem a primeira matrícula na rede municipal de ensino, devem estar munidos de documentos pessoais e históricos escolares dos filhos.
Por sua vez, a secretária municipal de Educação, Marlúcia Rocha, prevê um aumento significativo na quantidade de alunos na rede municipal de ensino, este ano, em razão da atipicidade que marcou o ano letivo de 2013, com dificuldades para regularização da merenda escolar, a carência de ônibus para o transporte escolar e os problemas enfrentados em muitas unidades. O ano letivo de 2014 acontecerá no próximo dia 14 de abril.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Prefeito cumprimenta general em homenagem da 18ª CSM
O general de Divisão Racine Bezerra está deixando o comando da 6ª Região Militar para assumir o Comando Militar do Palácio do Planalto e recebeu homenagem em Ilhéus

O prefeito Jabes Ribeiro, ao lado de autoridades militares na homenagem ao general Racine Bezerra – Foto Gidelzo Silva – Secom Ilhéus.
O prefeito Jabes Ribeiro cumprimentou, na manhã desta terça-feira, dia 25, o comandante da 6ª Região Militar, general de Divisão Racine Bezerra Lima Filho, que vai assumir o Comando Militar do Palácio do Planalto e foi homenageado pela 18ª Circunscrição do Serviço Militar, de Ilhéus, com uma formatura de despedida. O prefeito participou da solenidade, a convite do chefe da 18ª Circunscrição de Serviço Militar, tenente coronel Roosevelt Fonseca, ao lado de representações de organizações militares vinculadas à 6ª RM, a exemplo do tenente coronel Paulo Sérgio, do 35º Batalhão de Infantaria Motorizada, baseado em Feira de Santana
Secretaria de Comunicação (Secom)
69ª CIPM / IMPRENSA
Para ler em tela cheia clique onde estão as 4 setinhas (lado direito).
Prefeitura de Canavieiras
Canavieiras realiza II Remada no Rio Pardo
Secretaria do Turismo e Esportes da Prefeitura de Canavieiras promoveu, domingo (23), a II edição da Remada do Rio Pardo, domingo passado (23). O evento, que trouxe a Canavieiras novos remadores de cidades vizinhas, se destacou pela presença de um grande número de participantes da cidade, percorreram o trecho denominado Rio Patipe em direção à Barra do Albino, ao Norte da Ilha de Atalaia.
Algumas escalas foram programadas nos 13 quilômetros do percurso, com a finalidade de proporcionar aos remadores contemplar melhor a paisagem enquanto descansavam. O programa tem por objetivo, estimular o esporte náutico com equipamentos não-motorizados (stand up paddle, caiaque, canoa canadense) e exclusivamente a remo, e revelar a beleza da região no passeio que já faz parte da grade de opções turísticas e de lazer em Canavieiras.
Polícia prende acusado de cometer 11 homicídios em Ilhéus e região
A Polícia Militar/ CIPPE Cacaueira conseguiu prender na cidade de Una, Everton Alves da Silva, vulgo Tom do Alto do Coqueiro. Ele é acusado de ter assassinado 11 pessoas e ser matador da facção criminosa Raio B. Os crimes foram executados em Ilhéus, Salvador, Itabuna e são investigados pela Polícia Civil.
Usando identidade de um primo de 17 anos, se passando por menor, Tom foi autor da tentativa de assalto a Mercearia Pai e Filho na Av. Antonio Carlos Magalhães, quando disparou e acertou no pescoço o comerciante Ivan Fraga, que sobreviveu a tentativa de homicídio.
Tom é irmão de Johnatas Alves da Silva, tinha 16 anos de idade e era conhecido por “John John do Alto do Coqueiro”, assassinado com 12 tiros de pistola calibre ponto .40 em março de 2013 na Rua Nossa Senhora das Graças, no Alto da Conquista. Jonh tinha mais de dez homicídios nas costas.
Apresentando na 7ª COORPIN à delegada Andreia Oliveira, Tom foi entrevistado pelo radialista Marinho Santos.
Mostrando muita frieza ele conta sobre sua vida no crime, afirmando que matava para não morrer, já que suas vítimas também eram homicidas.
Ouça a entrevista :
*Agradecimento ao parceiro do Blog Agravo, o radialista Marinho Santos/ Programa Tropa de Elite, por disponibilizar com exclusividade a entrevista .
Blog Agravo:
http://www.agravo.blog.br/2014/03/24/policia-prende-acusado-de-cometer-11-homicidios-em-ilheus-e-regiao/
LBV inscreve jovens para programa de inclusão social em Itabuna
O Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade (LBV) em Itabuna está com inscrições abertas para o programa Jovem: Futuro no Presente!, que atende adolescentes entre 15 e 17 anos.
A iniciativa ajuda a fortalecer a cidadania e colaborar com a inclusão social, inserção sociocultural de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, por meio da construção de vínculos interpessoais e familiares.
Durante a permanência no projeto os atendidos participarão de atividades esportivas, palestras e passeios educativos, atendimentos psicológico e social especializado.
As inscrições vão até o dia 31 de março, das 9h às 16h, no Centro Comunitário de Assistência Social da LBV, localizado na Rua Gileno Amado, 135 — Caixa D’Água. Informações: (73) 3212-6242.
—
É NESTA QUARTA O MÉRITO LOJISTA DA CDL DE ILHÉUS
Dezenas de empresas que se destacaram em vários segmentos serão homenageadas
O dia 26 de março foi a data escolhida pela diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas de Ilhéus para realizar o evento que já é considerado o maior prêmio empresarial da região sul da Bahia: o Mérito Lojista. Na oportunidade, as empresas que se destacaram pelos relevantes serviços prestados à sociedade, no ano anterior, são homenageadas com troféus – uma réplica da Deusa da Fortuna – numa grande festa. “Será uma noite glamourosa, com buffet assinado pela Marlene Marinho, atração musical conhecida no cenário nacional e muita gente bonita. Sem dúvidas uma oportunidade de confraternização, comemoração e de fazer negócios”, disse o presidente da CDL de Ilhéus, Paulo Ganem, entusiasmado com o evento que, segundo ele estimula a competição saudável entre os comerciantes que querem sempre estar no topo das pesquisas.
Além das homenagens aos vencedores da pesquisa realizada com os associados da entidade, a CDL realizará homenagens póstumas às famílias de Teobaldo Perelo e Eduardo Chalhoub, que deixaram marcas importantes como empresários na cidade. Para lembrar os 40 anos de fundação da entidade, a ser comemorado em setembro do ano corrente, quatro sócios-fundadores que ainda possuem empresas ativas na cidade, também serão homenageados. “Essa é uma forma de reconhecer a importância desses comerciantes para Ilhéus. Pessoas bem sucedidas, atuantes no movimento, inovadoras e que merecem nosso respeito. É preciso seguir esses exemplos”, explicou Ganem.
O Prêmio Mérito Lojista é uma festa para convidados e será realizada na próxima quarta-feira, 26 de março, as 19h no Centro de Convenções de Ilhéus. À frente do cerimonial estarão os jornalistas Roger Sarmento e Adana Matos, já a animação ficará por conta das cantoras Ju Morais do The Voice Brasil e Brena Gonçalves e Laís Marques, de Ilhéus.
Cinco primeiros lotes de ferrovia ficarão prontos até ano que vem
Considerado prioridade no alto escalão do Governo da Bahia, o trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) que ligará Ilhéus, no Sul do estado, a Caetité, no Sudoeste, ficará pronto até o final de 2015.
|
|
|---|
|
Vários trechos da Ferrovia Leste-Oeste já estão com os dormentes instalados à espera dos trilhos |
A previsão é do coordenador executivo de Infraestrutura e Logística da Casa Civil do governo, Eracy Lafuente. “Esse trecho é prioritário porque dará viabilidade, em termos de operação, ao transporte da carga de minério de ferro, de Caetité até Ilhéus, onde ficará o Porto Sul”, explica. Ao todo, o trecho contém cinco lotes, chamados 1, 2, 2A, 3 e 4.
A empresa Bahia Mineração (Bamin), responsável pela exploração da maior mina de ferro existente em Caetité, utilizará o trecho da Fiol para transportar de 20 a 25 milhões de toneladas/ano do produto até o Porto Sul, onde terá um terminal de uso privativo (leia mais sobre o Porto Sul na página 7). Empresas que exploram outras minas de ferro, bauxita, magnesita e manganês na região também utilizarão o mesmo trecho da Fiol.
Unidade de Saúde Euler Ázaro, volta a funcionar depois de ser recuperado
Uma equipe de 15 profissionais já está prestando serviços à população, atendendo a diversos programas, juntando-se às demais unidades que foram reabertas pela atual gestão, constituindo um conjunto de 23 postos de saúde da família e 13 centros de saúde em funcionamento

O prefeito Jabes Ribeiro, o vice, Carlos Machado e vereadores visitaram a unidade que já está está em pleno funcionamento – Foto Gidelzo Silva – Ilhéus-Secom.
O prefeito Jabes Ribeiro, visitou na manhã desta segunda-feira, dia 24, a Unidade Básica de Saúde Euler Ázaro, reaberta na semana passada (21), após passar por uma ampla obra de reforma. Localizada na Avenida Central do Teotônio Vilela, um dos bairros mais populosos de Ilhéus, a unidade funciona de segunda a sexta-feira, sempre das 7 às 17 horas, com uma equipe composta por 15 profissionais, entre médicos, odontólogos, enfermeiras, recepcionistas e técnicos em enfermagem. Além do prefeito, também visitaram a Unidade Euler Ázaro na manhã desta segunda-feira o vice-prefeito e secretário de Indústria e Comércio, Carlos Machado (Cacá), o secretário de Saúde do município, Antônio Ocké, e os vereadores Tarcísio Paixão e Valmir Freitas.





























































