:: ‘Notícias’
Notícias da AVEP
PARA LER EM TELA CHEIA CLIQUE ONDE ESTÃO AS 4 SETINHAS (LADO DIREITO).
ASSOCIAÇÃO LEANDRO FERREIRA DE TAE KWON DO
PARA LER EM TELA CHEIA CLIQUE ONDE ESTÃO AS 4 SETINHAS (LADO DIREITO).
Marinha do Brasil
MARINHA ABRE CONCURSO PÚBLICO PARA MÚSICOS
Estarão abertas, até o dia 29 de abril de 2014, as inscrições para o Concurso Público de admissão ao Curso de Sargentos Músicos do Corpo de Fuzileiros Navais, para 2015. As 24 vagas são distribuídas de acordo com os seguintes naipes: Clarone Sib(1), Saxofone Alto Mib(5), Trompete Sib(2), Trompa em Fá(3), Trombone Tenor Dó(1), Bombardino Dó(2) e Percussão-Bateria Completa(10).
Os principais requisitos são: ser brasileiro nato, de ambos os sexos, com mais de 18 anos e menos de 24 anos (no primeiro dia do mês de janeiro de 2015), com ensino médio completo.
As inscrições poderão ser realizadas no Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador – Avenida da França nº1300 – Comércio – Salvador – BA. CEP: 40010-000 – Tel: (71) 3415-2689, (71) 3507-3815 ou pela Internet no endereço http://www.densm.mar.mil.br/marinhafn/index_concursos.jsp?id_concurso=46, onde também poderá ser encontrado o edital com as informações completas.
Aqueles que forem classificados em todas as etapas do processo passarão por um Curso de Formação de18 meses, na cidade do Rio de Janeiro.
SERVIÇO:
Concurso Público de Nível Médio – Sargento Músico do Corpo de Fuzileiros Navais
Total de vagas: 24
Inscrições: 01 a 29 de abril de 2014
Valor da inscrição: R$ 44,00
Data das provas: Exame de Escolaridade- 07/06/14 e Prova Prática – 28/07 a 08/08/14
Ilhéus é contemplada com 1.699 vagas do Pronatec
As aulas do primeiro semestre terão inicio na próxima segunda-feira, dia 7, promovendo a 890 jovens qualificação profissional em diversas áreas. As outras 809 oportunidades de capacitação serão oferecidas no segundo semestre deste ano.
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), oferece neste ano de 2014, em Ilhéus, 1.699 vagas para diversos cursos profissionalizantes. As atividades pedagógicas para 890 estudantes terão início na próxima segunda-feira, dia 7, na Escola Heitor Dias, no período noturno. Mas, na última segunda-feira, dia 31, foi realizada a aula inaugural do semestre, no Instituto Federal da Bahia (IFBA). As 809 vagas restantes serão oferecidas no segundo semestre.
Os cursos, com carga horária de 160 horas, que terão início na próxima semana são nas áreas de Assistente de Operação de Logística Portuária, Camareira em Meios de Hospedagem, Assistente de Planejamento e Controle de Produção, Agente de Gestão de Resíduos Sólidos, Auxiliar Administrativo e Inglês Aplicado a Serviços Turísticos. Também estão sendo capacitados profissionais para atuar como Agente de Alimentação Escolar, Cuidador de Idoso, Espanhol Aplicado a Serviços Turísticos, Assistentes de Planejamento e Controle de Produção, Inglês e Espanhol Básico e Vendedor.
Ilhéus / Dia do Blogueiro.
Foi bastante divulgada proposição e aprovação do Dia do Blogueiro na cidade de Ilhéus. A proposição foi do vereador e advogado criminalista Cosme Araújo.
Nesta quarta, 02, aconteceu (quase não acontece) uma sessão para marcar o dia que, agora, é lei.
Cosme Araújo autor de tamanha honraria, vereador atuante, amigo, solidário, destemido, franco e mais do que sincero fez com que esse velho coração, remendado e com saudade da Bruxinha, trabalhou fazendo com que os veículos, desse tipo de mídia, tenham o seu dia aqui no município de Ilhéus.
Quando disse que “quase não acontece a sessão” foi, segundo inúmeros comentários e algumas afirmações houve uma articulação para esvaziar o plenário. Não se sabe se as ausências foram orquestradas porque a iniciativa do projeto tenha partido de um vereador de Oposição ou se por medo dos ausentes se presentes tivessem de ouvir possíveis acusações em cima de episódios recentes. Um outro, com espírito bem sacaninha rsrsrsrsrsrs disse que não esperasse os da base do governo porque com a cidade esburacada e trânsito caótico chegar na Câmara de cinquentinha seria impossível …
Estou pensando, seriamente, em reforçar o tratamento da perna (tem horas que ela some e eu caio) e, mesmo no sacrifício (dor), voltar a frequentar a Câmara para dizer das ações de alguns dedicados homens públicos.
Jornalistas, blogueiros, siteiros (será existe essa palavra? rsrsrsr) radialistas, amigos aqui da rua, colaboradores aqui do site, meu irmãozinho Naldinho com sua patroa Ligia, IRMÃOS de Maçonaria capitaneados pelo Venerável Mestre e advogado Enio Lima, enfim, muita gente foi pra lá.
Fiz um apanhado de fotos no face (Fabio Roberto, João Otávio, Jerberson Josué) e juntei com as que foram feitas pelo meu querido IRMÃO Garcia indiscutivelmente mestre do fotojornalismo. Coloquei todas e vou adicionando as que foram aparecendo na galeria. Lá em baixo vou colocar o link pra todo mundo ver.
Quando falei, da tribuna, que a Bruxinha Sibila teve participação ativa e destacada dedicação na criação e solidificação do site senti uma saudade tremenda porque ela ainda está em Salvador cuidando da saúde. Logo logo ela volta para, com seu crivo, manter o site no rumo … Bjo, CORUJÃO DA MADRUGADA rsrsrsrsr
No mais é agradecer aos que contribuíram/contribuem para o R2CPRESS ser o que é hoje.
Agradeço ao amigo Vereador Cosme Araújo pela proposição e, também, ao seu ‘pupilo’ Fabio Roberto por conta da excelente cobertura do evento.
Bjo Grande para todos e fiquem com DEUS (Sempre!).
Rabat
(Velho escrivinhador que sabe como, em determinadas ocasiões, brincar de juntar letras e, muitas vezes, essa brincadeirinha faz um estrago sem precedentes para não dizer um efeito devastador. Tomara que imaginem o que vem por aí com a sede que estou…).

VEJA FOTOS CLICANDO AQUI E DEPOIS NA SETA PARA AVANÇAR.
Funcionamento da rede de saúde depende também do recurso humano
No programa Linha Direta com o Prefeito desta quarta-feira, dia 2, Jabes Ribeiro volta a falar sobre as ações que o município está implementando para reestruturar os serviços de saúde pública. Além de aspectos relativos à infraestrutura, uma das questões discutidas no programa foi a decisão liminar da justiça que impede a convocação dos profissionais classificados, na última seleção, para atuar no setor. Na ocasião, o Procurador Geral do Município, Otávio Carmo, explica o que será feito para reverter a situação. Além disso, são destacados avanços na saúde de Ilhéus, incluindo a inauguração do PA da Dengue, desde o último dia 17 de março. O ‘Linha Direta com o P
NOTICIAS DO CLUPESIL
O Clube de Pesca de Ilhéus (CLUPESIL) estará participando do Torneio Norte-Nordeste, em Sergipe, na Cidade de Estancia, na praia do Saco.
Este Torneio é um dos melhores em prêmios e peixes
Após reforma, General Osório será palco para workshops, exposições e incentivo a leitura
A conclusão dos serviços está prevista para o próximo mês de junho, com a entrega no aniversário da cidade. Segundo a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) o espaço será transformado em um ambiente vivo.

O secretário de Cultura Paulo Atto e o superintendente de obras da Sedur Ednaldo Azevedo vistoriaram a execução das obras de reforma nesta segunda-feira – Foto Gidelzo Silva Secom-Ilhé.
Ao vistoriar na tarde desta segunda-feira, dia 31, o prédio do Grupo Escolar General Osório, onde funcionavam a Biblioteca Pública Municipal de Ilhéus e o Arquivo Público, o secretário municipal de Cultura, Paulo Atto, informou que após a recuperação do imóvel, a proposta é retornar o acervo da biblioteca pública e transformar o espaço num ambiente vivo, com atividades culturais voltadas para o incentivo à leitura, workshops e realização de exposições. “Com isso, vamos fazer com que o ilheense comece a visitá-la com novo olhar”, ressaltou.
Na oportunidade, Paulo Atto lembrou que o prefeito Jabes Ribeiro sempre considerou como uma das prioridades da sua gestão a melhoria do imóvel onde funcionou o Grupo Escolar General Osório. “Vale ressaltar que ele foi responsável pela transformação do prédio, situado na Praça Castro Alves em biblioteca e arquivo, após promover duas recuperações seguidas, principalmente por se tratar de equipamento histórico”, disse.
Por sua vez, o superintendente de Obras da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) de Ilhéus, Ednaldo Azevedo, que também acompanhou a vistoria, destacou que a vencedora da licitação, a empresa Santos Souza Comércio, Prestação de Serviços e Construções Ltda, segue com o cronograma de serviços estabelecido, cuja conclusão está prevista para o próximo mês de junho, no aniversário da cidade.
Ednaldo Azevedo explicou que no projeto licitado estão sendo realizados serviços de limpeza, para, em seguida, iniciar a recuperação de toda a instalação elétrica e hidráulica, troca do piso (assoalho), assim como as esquadrias e forros. Ainda faz parte dos trabalhos desta primeira etapa a substituição de portas, janelas e vidraças que não tenham mais condições de aproveitamento. E no final, a realização da pintura do prédio.
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Semana do Microempreendedor Individual de Ilhéus inclui exposições, atendimentos e capacitações
A Semana do Empreendedor ocorre em âmbito nacional com a proposta de valorizar e incentivar o microempreendedor individual, estimulando a regularização e promovendo capacitações, com a proposta de impulsionar o desenvolvimento econômico.

No primeiro dia do evento, nesta segunda-feira, dia 31, o vice-prefeito e titular da Sedic, Carlos Machado (Cacá), comentou que a Semana do Empreendedor ocorre em âmbito nacional.foto Gidelzo Silva.
Até a próxima sexta-feira, dia 4, os cerca de cinco mil microempreendedores individuais de Ilhéus contam com uma série de atividades, envolvendo cursos de capacitação, exposições, regulamentação de documentos e demais informações voltadas para o desenvolvimento econômico. O objetivo da Semana do Empreendedor é fomentar ainda mais os negócios dos pequenos investidores ilheenses. O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Sedic) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e conta com a parceria do Banco do Brasil, Faculdade de Ilhéus, Câmara dos Dirigentes Lojistas e CrediBahia.
Ceplac orienta para poda que antecede aplicação do Tricovab
Assim, como a data ideal para essa primeira aplicação é o mês de maio, a poda dos galhos infectados deve ser feita a partir do início de abril. O Tricovab deve ser aplicado sobre o material infectado – galhos e frutos – resultado dessa poda. Ao todo, serão quatro aplicações do biofungicida, nos meses de maio, junho, julho e agosto.
De acordo com o chefe do Serviço de Pesquisa da Ceplac, José Marques Pereira, esses são os meses mais úmidos do ano na região sul da Bahia, o que favorece tanto a produção de cacau quanto a do fungo da vassoura-de-bruxa, o Moniliophthora perniciosa. “Por isso devemos fazer esse trabalho coordenado, de poda e aplicação, nos meses ideais”.
Mais chuva, mais vassoura
As chuvas que caíram na região durante o verão foram muito boas para a produção, mas também favorecem a proliferação do M. perniciosa. O índice de comprometimento da produção pelos ataques de vassoura-de-bruxa giraram, no ano passado, em torno de 5%. “Com essas chuvas, o prejuízo causado pela doença deve alcançar uma média de 11.3% da produção, segundo o setor de Socioeconomia da Ceplac, que faz a previsão de safra”, explica Marques.
E é justamente devido a essas condições favoráveis ao fungo que o produtor deve atentar para o pacote tecnológico ofertado pela Ceplac, a fim de garantir maior eficácia contra as doenças que se beneficiam dessa maior umidade, como a vassoura-de-bruxa e a podridão parda.
No caso específico do controle da vassoura-de-bruxa com o Tricovab, a Ceplac recomenda, por exemplo, a utilização de cacaueiros geneticamente melhorados com resistência à vassoura; remoção de material infectado por meio da poda fitossanitária; aplicação do Tricovab, sobre o material removido e deixado na serrapilheira; e aplicação de produtos químicos para a proteção dos frutos em desenvolvimento.
O produtor deve adquirir o Tricovab junto aos escritórios locais da Ceplac ou na Unidade de Biocontrole da Ceplac, em sua sede regional, na BR-415, quilômetro 22 – rodovia Ilhéus-Itabuna.
Jornalista da Sueba – Superintendência da Ceplac na Bahia
Domingos Matos
Fotos: Águido Ferreira
—
Assessoria de Comunicação da Ceplac
Dia do Blogueiro
Jornalista Roberto Rabat na Câmara de Ilhéus, nesta 4ª feira, dia 02 de abril.
O Vereador Cosme Araújo (PDT) peticionou na última 3ª feira, 18, Requerimento nº 043/2014, seguindo formalidades legais e regimentais, proposta de uso da tribuna da Augusta Casa de Leis no próximo dia 02 de abril, do Jornalista Roberto Rabat, em tempo regulamentar de 20 minutos, para que possa expor sobre a data alusiva ao DIA DO BLOGUEIRO e seus reflexos como meio de comunicação.
Para o autor do projeto, Cosme Araújo, a data é em reconhecimento aos profissionais que militam e desenvolvem um trabalho de extrema importância diante da velocidade da notícia. Nada mais justo em reconhecer todos esses, indistintamente, que provam online a importância da precisão da informação, dos louros e da critica construtiva, numa ferramenta altamente importante para a sociedade e para o mundo globalizado.
Foi escolhido o dia 04 de abril, a pedido dos próprios profissionais da área, por ter sido este, exatamente há dez anos, o dia de inicio e colocação no ar-online do precursor de todos os sites de jornalismo no sul da Bahia, www.r2cpress.com.br, produzido e editado pelo jornalista Roberto Rabat Chame.
Roberto Rabat Chame é jornalista profissional, filiado à Associação Brasileira de Imprensa, ao Sindicato dos Jornalistas da Bahia e Federação Nacional dos Jornalistas, devidamente registrado sob o nº DRT 2471 – MTB-BA.
Há mais de 40 anos milita na imprensa regional e o seu site, um dos mais acessados da Bahia.


























































