:: ‘Notícias’
Prefeitura de Canavieiras
Canavieiras presente na rede de inovação do turismo
A Prefeitura de Canavieiras enviou três representantes da Secretaria do Turismo e Esportes para participar do Seminário Rede de Inovação em Gestão de Turismo. O evento, que foi realizado em Salvador durante dois dias, contou com a participação do secretário Fernando Volpi e as diretoras Ana Cristina e Aline Souza.
Segundo o secretário Fernando Volpi, no encontro, gestores públicos e privados participaram de um curso de atualização e aperfeiçoamento, com ênfase para a inovação, empregando metodologia já comprovada e não meramente experimental. “Hoje, municípios como Canavieiras que tem grande parte do seu Produto Interno Bruto (PIB), tem que estar focado na qualificação desta atividade”, ressalta.
JÓJO VENCE OUTRA VEZ EM FERNANDO DE NORONHA
Por: Píupa Amaral – Juiz credenciado pela ISA (International Surfing Association)
Depois de vencer a etapa de abertura do Circuito Pernambucano na última sexta, 28, na Cacimba do Padre em Fernando de Noronha o ilheense Jojó de Olivença volta a subir no pódio.
Desta vez o baiano garantiu três primeiros lugares na segunda etapa do Circuito Brasileiro Master em Noronha realizado no último final de semana 29 e 30 de março.
Na categoria Grand Master (acima de 40 anos), Jojó eliminou nada mais nada menos que um dos favoritos e colecionador de troféus, o paraibano Fabio Gouveia (PB), Caia Souza (FN) e Roni Ronaldo (SC) conquistaram o terceiro e quarto lugar respectivamente.
Na categoria Kahuna (acima dos 45 anos), surfou muito e voltou a vencer não dando chance para Claudio Marroquim (PB), Armando Maciel (SC) e Cardoso Junior (CE).
Na categoria especial Jojó mostrou que estava em conexão com as ondas e voltou a brilhar vencendo pela segunda vez consecutiva o ilustre Fabio Gouveia (4º).
Outro ilheense que representou muito bem a Bahia, mas infelizmente não encontrou as ondas foi, Marcelo Alves, (4º) na Master e (7º) na Grand Master.
A terceira etapa que inicialmente estava prevista para Itacaré foi transferia para Praia de Batuba em Olivença. Competindo em casa os atletas ilheenses terão todo o apoio da torcida nos dias 20 e 21 de abril.
Você não pode perder!
Parabéns e Boa Sorte a todos!
Agrissênior Notícias – Nº 469 – 02 de abril de 2014
PARA LER EM TELA CHEIA CLIQUE ONDE ESTÃO AS 4 SETINHAS (LADO DIREITO).
Nota de esclarecimento
A Reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz, professora Adélia Maria de Melo Pinheiro esclarece a comunidade acadêmica e comunidade externa estar sensível a pauta de reivindicação encaminhada pelo Diretório Central dos Estudantes – DCE.
Registra a interlocução constante com as diversas categorias, e nas últimas semanas, em especial com os estudantes, intensificada em virtude da pauta de reivindicações apresentada em 10 de março de 2014.
A Reitora reafirma que sempre esteve comprometida com a assistência estudantil, haja vista o incremento orçamentário que elevou a proporção de recursos vinculados a Assistência Estudantil Direta (bolsas permanências, bolsas moradia e subsidio ao restaurante universitário) em relação ao total dos recursos orçamentários destinados a rubrica investimento de 15,07 % em 2013 para 18,01% em 2014.
As ações da UESC nesta área são permanentemente qualificadas, implicando atender o maior número de estudantes.
No final da tarde de hoje, 28 de março, foi entregue ao representante do DCE, documento com os compromissos firmados, conforme ofício reproduzido na íntegra, a seguir.
Os estudantes deixaram a reitoria no edifício José Haroldo Castro Vieira, no campus Professor Soane Nazaré de Andrade, por volta das 20h30min desta sexta-feira(28).
JOJÓ DE OLIVENÇA VENCE EM FERNADO DE NORONHA
Por: Píupa Amaral – Juiz credenciado pela ISA (International Surfing Association).
O ilheense, Jojó de Olivença leva a melhor e vence a etapa de abertura do Circuito Pernambucano, encerrada na última sexta, 28, na Cacimba do Padre em Fernando de Noronha.
Manobrando forte, Jojó surfou muito e garantiu o lugar mais alto do pódio ao derrotar os cariocas, Arthur Gama, Marcos Monteiro e Pernambucano Saulo Carvalho.
Outros ilheenses que representaram a Bahia foram o vice-campeão mundial Grand Master (surfista acima dos 40 anos), Marcelo Alves da Praia do Norte, Jonathan Filho e Wilson Nora.
Na categoria Profissional, Jojó atual terceiro melhor do mundo na categoria Kahuna (surfista acima dos 45 anos), perdeu na semifinal para o campeão da prova, Patrick Tamberg e Wilson também na semifinal foi eliminado por Halley Batista, o vice-campeão.
Ainda na praia da Cacimba do Padre em Fernando de Noronha, os ilheenses entrarão na água para a disputa do Circuito Brasileiro de Surf Master que tem como Presidente da Entidade o Saudoso Adalvo Argolo de Ilhéus.
Boa Sorte a todos!
PETO 69º CIPM APREENDE DROGA E MUNIÇÃO
PARA LER EM TELA CHEIA CLIQUE ONDE ESTÃO AS 4 SETINHAS (LADO DIREITO).
Carta de Paixão Barbosa
Caros amigos
Convidado pelo prefeito Jabes Ribeiro, assumi em janeiro de 2013, com muito orgulho e disposição, a tarefa de estruturar a Secretaria de Comunicação Social de Ilhéus, não apenas pelo fato, já honroso em si mesmo, de passar a trabalhar em favor de um município tão importante da Bahia e do Brasil, mas também pelas minhas ligações pessoais e afetivas com esta terra ilheense. Mas a missão se tornou ainda mais importante pelo tamanho do compromisso que o prefeito e sua equipe assumiram, de reorganizar a administração municipal, depois de oito anos de um desmonte sistemático das estruturas da governança local.
Infelizmente, por problemas de ordem pessoal, familiares e de saúde, informei, já há algum tempo, ao prefeito e agora mais amigo ainda, Jabes Ribeiro, da impossibilidade de continuar à frente da Secom. Saio com a sensação de ter feito tudo ao meu alcance para corresponder à confiança em mim depositada, embora reconheça que o trabalho mal começou e muito ainda está por ser feito, tão logo sejam superadas as limitações impostas pelas dificuldades da conjuntura econômico-financeira que Ilhéus ainda enfrenta.
Porém, também saio com a consciência tranqüila, pela certeza de que a equipe que ficará à frente da Secom tem toda a capacidade de dar prosseguimento ao trabalho de respaldo ao prefeito e a todo o secretariado, na missão de bem informar à comunidade sobre as ações desenvolvidas pela gestão municipal, seguindo os princípios da comunicação correta, precisa e, principalmente, com muita honestidade e responsabilidade.
Até porque, afasto-me do comando da Secom, mas continuarei a ser um colaborador de Ilhéus, mesmo à distância, porque acredito na firmeza de propósitos da atual gestão e não tenho dúvidas de que, apesar de todas as dificuldades, ela será capaz de cumprir os compromissos assumidos com a população ilheense.
Agradeço de coração, a boa receptividade que tive, não apenas dos colegas de secretariado e dos funcionários municipais, mas de todos aqueles que apostam e agem pelo bem de Ilhéus, em especial aos colegas jornalistas e representantes dos meios de comunicação de toda a região. Faço um agradecimento especial ao prefeito Jabes Ribeiro e ao vice-prefeito Cacá, sempre dispostos a avalizar e respaldar o trabalho desenvolvido por toda a equipe da Secom.
E, tenham certeza, estarei sempre à disposição de Ilhéus, mesmo à frente de novos desafios que a vida ainda me reserva.
Um grande abraço a todos.
Paixão Barbosa.
—
Olá, querido Paixão!
Paz e Luz!
Vou pedir ao povo que compõe a BARCA CELESTIAL para que esse piripaque na sua saúde passe logo ou, que seja, rapidamente resolvido/solucionado.
Você, velho companheiro, é de um coração de ouro e de competência conhecida e reconhecida.
É bom lembrar dos desbravadores… aqueles que mandavam fotos de cidades onde a energia ia embora às 22 horas, mas que as fotos teriam que chegar na redação antes daquele horário (lembrando da criatividade de mandar a foto da praça primeiro rsrsrsrs).
Outra boa lembrança ( amiguinha da de cima)
Dar ‘corda’ em caixa de madeira, ligada em fios de telefone e bem devagarinho ir rodando e rezando pra linha não cair kkkkkkkkkkkkkk é para poucos…
Lembrou?
Tenho absoluta certeza que logo logo tomarei conhecimento da sua completa recuperação e, quem sabe, topando novos desafios…
Grande beijo e que DEUS continue iluminando os seus passos.
Qualquer coisa é só assoviar que eu chego, viu?
Rabat.
Deputada visita empresas e volta a cobrar melhorias para Distrito Industrial de Ilhéus
A deputada estadual Ângela Sousa (PSD) visitou nesta quinta-feira (27) algumas empresas de informática instaladas no Distrito Industrial de Ilhéus, acompanhada do gerente da Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial da Bahia (Sudic-Ilhéus), João Fortunato, para ouvir as reivindicações dos empresários e trabalhadores e verificar as condições em que se encontram o local. Com dezenas de empresas instaladas e responsável pela geração de milhares de empregos, o Distrito Industrial de Ilhéus está em situação crítica, com a falta de iluminação, buracos em todas as ruas, sem segurança e com o mato tomando conta do local, necessitando de ações imediatas por parte dos governos municipal e estadual.
Na semana passada a deputada estadual Ângela Sousa se reuniu com o secretário da Casa Civil da Bahia, Rui Costa, onde mais uma vez relatou os problemas enfrentados pelo Distrito Industrial de Ilhéus e cobrou providências do Governo do Estado para amenizar a situação, garantindo melhores condições de acesso para os empresários e trabalhadores, para que assim possa atrair ainda mais empresas para a cidade. A parlamentar acrescentou que a Prefeitura de Ilhéus também precisa cumprir o seu papel, realizando os serviços no local, já que o Distrito Industrial gera muitos empregos e renda para a cidade. “A situação está crítica e não pode continuar como está”, denunciou.
Suspensão de processo seletivo vai prejudicar atendimento à saúde em Ilhéus
Unidades que estão sendo reformadas ou construídas deverão ter a reabertura adiada e programas importantes de atendimento à população, especialmente ao segmento mais carente, enfrentarão problemas por falta de profissionais
A decisão da Terceira Vara da Justiça do Trabalho, de conceder liminar suspendendo a seleção pública simplificada realizada pela Secretaria Municipal de Saúde vai interromper o processo de recuperação do setor em Ilhéus e prejudicar gravemente as famílias mais carentes que dependem do atendimento público, alertou, nesta sexta-feira, dia 28, o titular da pasta, José Antonio Ocké. O secretário de Saúde explicou que o processo de seleção simplificada foi a maneira encontrada pela Prefeitura para substituir profissionais contratados sem concurso e preencher vagas existentes em quase todas as unidades de saúde de Ilhéus, impedindo que postos em fase de reforma e outros que estão sendo construídos fiquem sem funcionar, uma vez que a administração municipal não pode realizar concurso público por estar acima do limite imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal, que é de 54% na relação entre despesas com pessoal e as receitas correntes líquidas do município.
A suspensão do processo seletivo, mesmo que de forma liminar, deverá impedir a abertura de unidades de saúde que estão em fase final de reforma e recuperação, nas áreas rural e urbana, irá prejudicar o atendimento de alta e média complexidade, vai paralisar a formação de equipes itinerantes destinadas a atender distritos e vilas onde não há unidades de saúde. E, como lembrou Barbara Christian Magalhães, coordenadora de Atenção Básica da Sesau, ainda vai criar problemas para áreas também muito sensíveis, como o combate à dengue e os programas de vacinação. E acrescenta: “Justamente quando estamos investindo forte na prevenção, para impedir a proliferação de doenças, esses profissionais selecionados irão fazer muita falta e poderemos ter um aumento de casos de dengue, por exemplo”.
SALTO DE QUALIDADE
Ilhéus comemora o Dia Mundial do Teatro
Além de divulgar os inúmeros projetos da área, a celebração, neste 27 de Março, também nasceu com a proposta de aproximar a arte teatral do povo. Em Ilhéus, as atividades vão acontecer até o próximo sábado, dia 29
A Secretaria Municipal de Cultura de Ilhéus (Secult) divulgou uma programação para comemorar o Dia Mundial do Teatro, celebrado em todo o planeta neste dia 27 de Março. Inserida no calendário internacional em 1962 pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), a data marca a realização de eventos em diversas partes do mundo, como espetáculos gratuitos e homenagens a obras e artistas teatrais.
Em Ilhéus, as atividades serão promovidas pela Secult, em parceria com o Teatro Popular do Município e o Oco Teatro Laboratório de Salvador. “Desde a antiguidade, o homem usou o teatro como forma de expressão. Em função dessa realidade, além de homenageá-lo como uma arte milenar, o dia 27 de Março também tem a proposta de divulgar a cultura dos diferentes povos da Terra”, opina o secretário municipal de Cultura de Ilhéus, Paulo Atto.
De acordo com a programação elaborada, a Sala Fernando Leite Mendes, na Secretaria de Cultura, situada na Rua Jorge Amado, Centro de Ilhéus, sediará, a partir das 18 horas desta quinta-feira (27), com entrada franca, um grande debate sobre o Teatro de Grupo e Dramaturgia. O evento terá como convidado especial o diretor artístico do Oco Teatro Laboratório, Luis Alberto Alonso Aude, e como mediadores, o secretário de Cultura, Paulo Atto, e o diretor do Teatro Popular de Ilhéus, Romualdo Lisboa.































































